Para criar o seriado, o diretor-geral e redator final João Falcão usou como referência a vida ao seu redor e sua convivência com as mulheres. Sua ideia era construir um personagem – Léo, vivido por Eduardo Moscovis – que retratasse um homem em conflito diante da força da mulher.
O seriado marcou a estreia na televisão da atriz Luisa Arraes, filha do diretor Guel Arraes e da atriz Virginia Cavendish. Para viver a personagem, ela escureceu e cortou os cabelos.
Emanuelle Araújo, Ana Maria Braga, Marília Pêra e Debóra Olivieri fizeram participações especiais na primeira temporada de Louco por Elas.
Glória Menezes foi homenageada no episódio exibido em 12 de março de 2013. Sua carreira na televisão foi relembrada na cena em que Violeta conta seu passado para a neta Theodora (Laura Barreto). A sequência contou com um clipe de imagens da atriz, e o cenário da casa foi decorado com fotos antigas de personagens como Ana Preta, de Pai Herói (1979); Roberta, de Guerra dos Sexos (1983); Rosemere, de Brega & Chique (1987); e Laurinha Figueroa, de Rainha da Sucata (1990).
Flashback! Violeta relembra passado cheia de nostalgia