Figurino e Caracterização
As mudanças que aconteceram na vida de Lara, entre 'Cinquentinha' e 'Lara com Z', também transformaram seu visual. E, para dar conta dessa “nova” personagem, as equipes de figurino e caracterização realizaram uma reciclagem. Os tons coloridos e marcantes permaneceram, mas agora em roupas e maquiagens mais leves, explorando o verão e a chegada de um novo amor.
Para interpretar Lady Macbeth, Lara ganhou cabelos mais ondulados, louros e em camadas, além de uma maquiagem mais pesada, em tons de azul e preto, marcando a figura da diva no teatro.
Outras personagens também tiveram seu visual modificado de acordo com a trama. Celina, que sempre viveu à sombra da mãe, passou a se vestir com as rendas e os brilhos de Lara nessa nova fase. Já Bárbara, que adotou uma nova postura por conta da família do namorado, usou um figurino mais formal, menos criativo, mas sem deixar de ser sexy.
O tradicional e a elegância estavam presentes nos figurinos da família de Maria Beatriz e Maximiliano, especialmente em Oliver. A rebeldia ficava por conta apenas de sua irmã Maria Valentina. Sua transgressão se refletia em seu guarda-roupa, onde misturava o brilho com o trabalho, o masculino com o feminino.
Cenografia e Arte
O Teatro João do Rio, comprado por Lara Romero logo no início da trama, era um dos destaques da cenografia de Lara com Z. Inspirado no Teatro Municipal de Niterói, o cenário foi montado em um dos estúdios da Central Globo de Produção, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Com o pé direito alto, incluía coxia e camarim, além de uma plateia com capacidade para 300 pessoas.
Para a cenografia de 'Macbeth', encenada pela protagonista, a equipe buscou referência em montagens feitas no Brasil e no mundo. A produção de arte do seriado optou por um visual mais moderno para a peça de Shakespeare.
Tão importante quanto o Teatro João do Rio era a mansão do falecido milionário, onde Lara e outros personagens passaram a morar. E onde também aconteceram momentos cruciais da história. As relíquias e as obras de arte do salão principal da casa, que já existiam em 'Cinquentinha', foram mantidas. Mas os quartos ganharam identidade própria, de acordo com as características de cada morador.
Assim como os dois principais cenários do seriado, outros ambientes foram cuidadosamente criados, com detalhes que remetiam aos personagens. O apartamento do solteiro Claus, por exemplo, era bastante sombrio e sempre desorganizado; a casa de Maria Beatriz e Maximiliano, tinha uma decoração clássica e sóbria; e o apartamento de Oliver, típico de um jovem que mora sozinho, contava com mesa de sinuca, home theater e equipamento para se exercitar no quarto.
Também foram montados no estúdio a repartição público onde Leandro trabalhava e a redação do jornal de Sandra e Eliete.