Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

Kika (Clarice Piovesan) e Xuxu (Stênio Garcia) eram, originalmente, personagens de um quadro apresentado no Planeta dos Homens (1976). O casal fez tanto sucesso que, em março de 1978, ganhou sua própria série. Kika era uma mulher sensual apaixonada pelo marido e Xuxu, um sujeito pacato que se esforçava para satisfazer a mulher. Consertar uma torneira, cortar as unhas dos pés, lavar o carro… Por mais que a sedutora Kika implorasse pela atenção do marido dentro de uma camisolinha sexy, as atividades mais banais eram a prioridade de Xuxu. Quando pedia alguma coisa, ela sempre fazia beicinho: “Xuxu, apaga… a luz!”.

Em alguns episódios, o programa satirizava personagens fictícios famosos, como o Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle. Muito do ritmo e das soluções visuais de Kika & Xuxu eram inspirados na linguagem das histórias em quadrinhos. Apenas os objetos de cena eram reais. Os cenários eram compostos por desenhos feitos em madeira pelo artista plástico Juarez Machado, que também assinava os figurinos e a abertura do programa.

Redação: Luis Fernando Verissimo, Wilson Aguiar Filho e Caulos | Direção: Marco Aurélio Bagno | Supervisão: Walter Avancini | Período de exibição: 06/03/1978 – 1978 | Horário: de segunda a sexta, às 17h

Clarice Piovesan e Stênio Garcia em 'Kika e Xuxu', 1978 — Foto: Acervo/Globo

Produção

O diretor Marco Aurélio Bagno trabalhava com três câmeras fixas, e os atores se movimentavam de forma a entrar e sair de quadro. O programa era gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro.

Clarice Piovesan em 'Kika e Xuxu', 1978 — Foto: Acervo/Globo

Curiosidades

Segundo Stênio Garcia, a ideia para os nomes dos personagens foi de Paulo Araújo, diretor de Planeta dos Homens, ao saber que o ator e Clarice Piovesan – casados, na vida real – se tratavam pelos apelidos de “Kika” e “Xuxu”. 

FOTOS

Clarice Piovesan, Stênio Garcia e André Villon em Kika & Xuxu, 1978. Nelson Di Rago/ Globo — Foto: Globo

Clarice Piovesan, Paulo Silvino e Stênio Garcia no programa Kika e Xuxu. Globo — Foto: Globo

Clarice Piovesan, Paulo Silvino e Stênio Garcia no programa Kika e Xuxu

Primeiro episódio do seriado. Com Kika (Clarice Piovesan), Xuxu (Stênio Garcia), José Augusto Branco e Fabíola Fraccaroli. Clarice e Stênio eram casados na vida real e se chamavam pelos apelidos “Kika” e “Xuxu”.

Primeiro episódio do seriado. Com Kika (Clarice Piovesan), Xuxu (Stênio Garcia), José Augusto Branco e Fabíola Fraccaroli. Clarice e Stênio eram casados na vida real e se chamavam pelos apelidos “Kika” e “Xuxu”.

Stênio Garcia no programa Kika e Xuxu. Globo — Foto: Globo

Stênio Garcia no programa Kika e Xuxu

Ficha Técnica

Elenco: Antônio Carlos | Ary Fontoura|Castro Gonzaga| Clarice Piovesan – Kika | Denise Dumont| Elza Gomes| Fabio Sabag| Fabíola Fraccaroli| José Augusto Branco| Luiz Armando Queiroz| Marcelo Picchi| Marilu Bueno| Nuno Leal Maia| Paulo Silvino| Roberto Azevedo| Stênio Garcia – Xuxu|  Zezé Macedo 
Supervisão: Walter Avancini
Redatores: Luis Fernando Verissimo, Wilson Aguiar Filho e Caulos
Direção: Marco Aurélio Bagno
Cameraman: Fernando Travessoni

FONTES

Depoimento concedido ao Memória Globo por Stênio Garcia (19/06/2002); Boletim de programação da TV Globo 267, 269, 270, 273; BRAUNE, Bia; RIXA. Almanaque da TV. Rio de Janeiro. Ediouro, 2007; MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo v. 1: programas de dramaturgia e entretenimento'. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2003 PENTEADO, Léa. “A volta de Juarez Machado à TV” In: O Globo, 01/041978; “Kika e Xuxu – Histórias da classe média, com princípio, meio e fim” In: O Globo, 06/03/ 1978.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)