Por Memória Globo

Acervo/Globo

'Dupla Identidade' mostra o universo dos serial killers. Na trama, o assassino Eduardo Borges (Bruno Gagliasso), o Edu, dribla a polícia e está em uma boa fase na vida profissional. O advogado e estudante de psicologia conseguiu um emprego na equipe do senador Oto (Aderbal Freire-Filho), político preocupado com sua reeleição e com os problemas que o assassino em série vem causando para sua campanha.

Série escrita por: Gloria Perez | Direção: Mauro Mendonça Filho e René Sampaio | Direção de núcleo: Mauro Mendonça Filho | Período de exibição: 19/09/2014 – 19/12/2014 | Horário: 23h30 | Nº de episódios: 13

Abertura do seriado 'Dupla Identidade' (2014).

Abertura do seriado 'Dupla Identidade' (2014).

Curiosidades

A história de Dupla Identidade é mostrada através da mente do serial killer Edu (Bruno Gagliasso). O início de cada episódio mostrava o resumo dos episódios anteriores e, em seguida, uma frase de algum psicopata famoso.

Cena de 'Dupla Identidade' em que Edu (Bruno Gagliasso) faz mais uma vítima. Com delegado Dias (Marcello Novaes) e a psicóloga Vera (Luana Piovani).

Cena de 'Dupla Identidade' em que Edu (Bruno Gagliasso) faz mais uma vítima. Com delegado Dias (Marcello Novaes) e a psicóloga Vera (Luana Piovani).

A autora Gloria Perez publicou um blog especialmente para o seriado. O site – http://gloriaperez.com.br/duplaidentidade – foi alimentado sempre com informações sobre o tema, curiosidades e até mesmo bizarrices que a autora descobriu durante o processo. Uma delas foi a história da romena Vera Renczi, que viveu nos anos 1920 e fez 35 vítimas, todos maridos e namorados. Se fosse traída, ou notasse qualquer sinal de distanciamento, ela abria seu potinho de arsênico e os eliminava. Depois, enterrava os corpos no porão onde, muitas vezes, passava horas sentada em uma cadeira de balanço.

Vale lembrar que, pela primeira vez, uma produção da Globo teve um webdocumentário exibido no GSHOW sobre o universo explorado na TV. Com apoio da direção da série, o programa do site abordava o caso dos serial killers de forma documental para destrinchar o tema retratado na tela, além de mostrar os bastidores da produção de Dupla Identidade.

Personagens

EDUARDO BORGES, O EDU (Bruno Gagliasso) – É um jovem atraente, carinhoso e confiável para a sociedade. Coleciona tantas qualidades para esconder a verdade: é um criminoso sádico e calculista. Um serial killer. Namorado de Ray (Débora Falabella).

RAY (Débora Falabella) – É solteira e tem uma filha, Larissa (Maria Eduarda Miliante). Torna-se vulnerável pela instabilidade emocional causada pelo transtorno de personalidade borderline. Edu (Bruno Gagliasso) a manipula. Ela acredita que vive uma verdadeira história de amor com o psicopata.

VERA (Luana Piovani) – Psicóloga forense, especializou-se no FBI em Ciência Comportamental e foi chamada para reforçar a equipe que cuidaa dos assassinatos em série. Trabalha com o delegado Dias (Marcello Novaes). No passado, os dois viveram uma grande paixão e esse amor volta a reacender.

DIAS (Marcello Novaes) – Casado com Celina (Dedina Bernardelli) e pai de Tati (Brenda Sabryna). É o delegado responsável pela investigação dos assassinatos em série. Deseja chegar ao cargo de Secretário de Segurança. Enfrenta conflitos amorosos e profissionais com a chegada de Vera (Luana Piovani).

OTO VEIGA (Aderbal Freire-Filho) – Velha raposa do universo político, o senador dança conforme a música e faz de tudo para conseguir se reeleger. Casado com Silvia (Marisa Orth) e pai de Júnior (Bernardo Mendes), age sempre pensando em manter as aparências e angariar mais votos. Vai achar Edu um jovem inexperiente e fácil de manipular.

SILVIA (Marisa Orth) – Casada com o senador Oto Veiga (Aderbal Freire-Filho), e mãe de Júnior (Bernardo Mendes), está em crise no casamento. Encanta-se por Edu (Bruno Gagliasso).

JÚNIOR (Bernardo Mendes) – Filho de Oto Veiga (Aderbal Freire-Filho) e Silvia (Marisa Orth). Encontra a família em crise após voltar da França.

DINA (Mariana Nunes) – Melhor amiga e vizinha de Ray (Débora Falabella). Cuida de Larissa (Maria Eduarda Miliante), filha da produtora de moda.

NELSON (Paulo Tiefenthaler) – Investigador e braço direito de Dias (Marcello Novaes).

ELDA (Luana Tanaka) – Perita legista e amiga de Vera (Luana Piovani).

CÍCERO (Felipe Hintze) – Investigador especializado em tecnologia e computadores.

LARISSA (Maria Eduarda Miliante) – Filha de Ray (Débora Falabella).

CLAUDIA (Thiare Maia) – Investigadora.

FOTOS

Luana Piovani e Luana Tanaka em 'Dupla Identidade', 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Gláucio Gomes e Bruno Gagliasso em 'Dupla Identidade', 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Bruno Gagliasso em 'Dupla Identidade', 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Débora Falabella e Mariana Nunes em 'Dupla Identidade', 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Brenda Sabryna e Luana Piovani em 'Dupla Identidade', 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Bruno Gagliasso e Marcello Novaes em 'Dupla Identidade', 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Aderbal Freire Filho em 'Dupla Identidade', 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Débora Falabella em 'Dupla Identidade', 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Diego Cristo em 'Dupla Identidade', 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

VÍDEOS

Cena em que Edu (Bruno Gagliasso) conhece Ray (Débora Falabella) na praia.

Cena em que Edu (Bruno Gagliasso) conhece Ray (Débora Falabella) na praia.

Primeiro bloco do último capítulo do seriado Dupla Identidade.

Primeiro bloco do último capítulo do seriado Dupla Identidade.

Segundo bloco do último capítulo do seriado Dupla Identidade.

Segundo bloco do último capítulo do seriado Dupla Identidade.

Terceiro e último bloco do último capítulo do seriado Dupla Identidade.

Terceiro e último bloco do último capítulo do seriado Dupla Identidade.

FONTES

Boletins da Rede Globo de Programação, 10/01/2014 – 31/12/2014; Central Globo de Documentação (Cedoc); site: http://gshow.globo.com/programas/dupla-identidade/.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)