Por Memória Globo

João Miguel Júnior/Globo

Produção

Os atores Lilia Cabral e Domingos Montagner gravaram em Nova York cenas que foram exibidas nos dois primeiros episódios do seriado. Pontos turísticos da cidade – como a estátua da Liberdade, Times Square, a Quinta Avenida e o Rockfeller Center – serviram como locação para os passeios do casal Mercedes e Carlos.

As gravações em Nova York duraram 12 dias e contaram com o apoio de uma equipe americana,
comandada pelo produtor Chris Bongirne.

Lília Cabral e Domingos Montagner em 'Divã', 2011 — Foto: Luiz C. Ribeiro/Globo

Domingos Montagner e Lilia Cabral no seriado 'Divã', 2011 — Foto: Luiz C. Ribeiro/Globo

Domingos Montagner e Lilia Cabral em 'Divã', 2011 — Foto: Luiz C. Ribeiro/Globo

Domingos Montagner em 'Divã', 2011 — Foto: Luiz C. Ribeiro/Globo

Lilia Cabral em 'Divã', 2011 — Foto: Luiz C. Ribeiro/Globo

Figurino e Caracterização

Com a orientação de dar continuidade ao visual do filme Divã – lançado em 2009 e também inspirado no livro de Martha Medeiros –, Ellen Milet manteve o figurino de Mercedes, apenas com pequenas mudanças para adequá-lo à nova fase da personagem. Com isso, seu guarda-roupa ganhou saias rodadas, decotes mais ousados e vestidos estampados.

Lilia Cabral em 'Divã', 2011 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Cenografia e Arte

Os cenários e a produção de arte da série também seguiram o mesmo conceito do longa-metragem, com algumas adaptações. Para reconstruir a casa da protagonista, a equipe de cenografia montou cada ambiente exatamente como era a locação do filme. E, além dos acréscimos necessários por conta do intervalo de três anos entre a estreia no cinema e na televisão, o cenógrafo Cláudio Domingos procurou adequar a casa de Mercedes à nova fase da personagem – agora separada, mais confiante e com um trabalho de pintora despontando. Segundo ele, sua principal inspiração foi a própria Lilia Cabral e sua atuação. Nos cenários não há nada que seja tendência, apenas o que Mercedes seria capaz de escolher.

Lilia Cabral em 'Divã', 2011 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)