Por Memória Globo

Thiago Prado Neri/Globo

Cada episódio conta, paralelamente, a história de vida do candidato (narrada por ele mesmo, durante o teste de elenco num teatro) e os dramas pessoais de Fábio, Elisa e a equipe de produção do espetáculo. O programa utiliza o recurso do flashback para desenhar por completo o perfil de cada candidato. Com exceção de Edmilson (Bruno Heitor) e Pedro Balla (Emiliano D’Ávila), os personagens levam o mesmo nome dos atores que os interpretam, deixando ainda mais tênue a distinção entre o que é real e ficcional.

A seleção foi feita em dois dias, com uma carga horária de 18 horas diárias de trabalho. No primeiro dia, os auditores se dedicaram a ouvir os candidatos com idades entre 18 e 23 anos. No segundo, os que tinham de 24 a 28 anos.

Jovem sonhador e idealista, Fábio conta com sua fiel assistente e produtora, Elisa (Elisa Pinheiro), para ajudá-lo a tomar decisões e organizar suas ideias. Para desespero da moça, o projeto ainda não tem história e orçamento. Fábio sequer imagina quantos atores selecionará, como será o cenário ou o figurino. Ao contrário do processo tradicional de criação de um roteiro, ele decidiu compor seu enredo a partir dos personagens, a partir das histórias reais dos candidatos selecionados. Eles servirão de fonte de inspiração.

Fábio e Elisa já tinham vivido um romance no passado, mas ela o deixou por achar que ele ainda estava apaixonado por uma ex-namorada, Nanda (Nanda Costa). Anos antes, uma peça encenada por Fábio e Nanda fez um tremendo sucesso, e eles foram chamados para fazer um teste para a TV. Foi vendo tanta gente jovem sonhando ser ator que Fábio teve a ideia de fazer uma peça sobre as histórias dessas pessoas e compartilhou o projeto com Nanda. Só que o casal acabou terminando antes de esses planos se realizarem: apenas Nanda passou para o teste da TV, e Fábio, morrendo de inveja da namorada, sugeriu que não deviam trabalhar sozinhos. Ela ficou decepcionada com o rapaz, e eles se afastaram. Nanda foi fazer a novela, e ele seguiu com o projeto Clandestinos.

Com a reaproximação de Nanda, na tentativa de fazer parte de Clandestinos, Elisa teme que Fábio queira retomar a relação com ela. Mas não é o que acontece. Fábio até pensa em selecionar Nanda, apenas pelo seu talento, mas a atriz diz que já tem outros planos. Na verdade, tinha estado lá para reconquistá-lo, mas percebeu que não tinha mais lugar na vida dele. Reaproximados pela peça, Fábio reconquista Elisa.

No final do sétimo episódio, Fábio leva ao palco Clandestinos, onde todos os personagens são protagonistas. De centenas de candidatos, o diretor escolheu Pedro Gracindo, Luana Martau, Emiliano D’Ávila, Chandelly Braz, Deborah Wood, Alejandro Claveaux, Renata Guida, Giselle Batista, Michelle Batista, Adelaide de Castro, Bruno Heitor, Hugo Leão e Eduardo Landim. Fábio também atua na peça, como se fosse um narrador das histórias, e, em seu final, faz uma declaração de amor para Elisa.

Lista de Episódios

O Sonho Começou (04/11/2010);
Emiliano atrai Elisa e Fábio fica Enciumado (11/11/2010);
Vale tudo para Conquistar Papel em Peça (18/11/2010);
Novos Clandestinos tentam sua Sorte (25/11/2010);
Trio Feminino busca o Estre (02/12/2010);
Nanda e Fábio (16/12/2010);

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)