Por Memória Globo

Acervo/Globo

JUBA (Kadu Moliterno) – Melhor amigo de Lula (André de Biasi) e o mais prudente entre os dois. Ex-estudante de Direito, vive um conflito interno e com a família pelo fato de nunca ter se formado advogado, como queria seu pai. Assim como Lula, é apaixonado por Zelda e gosta de Bacana como se fosse um pai.

LULA (André de Biasi) – O mais aventureiro e inconsequente da dupla, Lula é quem geralmente cai em ciladas ou coloca o grupo em apuros. Assim como Juba, é apaixonado por Zelda e gosta de Bacana como se fosse um pai. Mora com eles num galpão adaptado como loft. É Lula quem dá o apelido a Bacana, logo no primeiro episódio.

ZELDA SCOTT (Andréa Beltrão) – Zelda – ou Zel, para os íntimos – é jornalista, feminista, idealista e intelectual, que já foi hippie, situacionista, punk, gótica e agora tenta ser uma mulher “moderna” dos anos 80, depois de voltar para o Brasil após uma temporada em Londres, onde acompanhou o exílio de seu Pai (Paulo José) de 1969 a 1983. Por isso mesmo, nem tenta se decidir por Juba (Kadu Moliterno) ou Lula (André de Biasi), já que é igualmente apaixonada por ambos e não vê problema em manter um relacionamento a três. Trabalha como repórter do jornal Correio do Crepúsculo, onde seu autoritário Chefe (Francisco Milani) a incumbe com pautas mirabolantes e quase sempre interesseiras. No início da série, mora sozinha, até que seu prédio desaba e ela vai viver com os heróis no mesmo galpão. Sua melhor amiga é Ronalda Cristina (Catarina Abdala) e, quando esta vira mãe, Zelda se torna madrinha – e inspiradora do nome – da pequena Zelda Cristina.

BACANA (Jonas Torres) – Menino órfão, foi criado no Circo Cristal, pertencente a seus pais (Cláudia Gimenez e Jorge Fernando), que morrem num dos primeiros episódios. Bacana é amante do surfe e do futebol, mas também do videogame e quadrinhos, que é adotado por Juba (Kadu Moliterno) e Lula (André de Biasi). Esperto, desconfiado e amante de histórias de fantasia e ficção científica, Bacana “alimenta” os episódios com os conhecimentos que tira dos livros e revistas. É autor de frases e pensamentos precoces para sua idade (entre 8 e 11 anos), como o bordão “Ai, meu saquinho!”.

RONALDA CRISTINA (Catarina Abdala)  – Melhor amiga de Zelda (Andréa Beltrão). É ela quem dá dicas e fala “verdades na cara” da jornalista. Ronalda segue as tendências do momento (na moda, música, comportamento) e, como está acima do peso, vive fazendo dietas exóticas para emagrecer. Na terceira temporada, engravida e vira mãe de Zelda Cristina, batizada em homenagem à madrinha e à mãe, respectivamente.

CHEFE (Francisco Milani) – O personagem não tem um nome, apenas o cargo: é o editor-chefe do jornal sensacionalista Correio do Crepúsculo. Tem discussões calorosas e cômicas com Zelda (Andréa Beltrão), sua repórter contestatária, que incluem inúmeras metáforas e expressões idiomáticas visualizadas ao pé da letra – como “pisar em ovos”  e “rasgar seda”.

BLACK BOY (Nara Gil) – É a narradora dos episódios, aparecendo fora da narrativa, apenas fechada num estúdio de rádio, com o rosto em contra-luz. Seu papel de “corifeu” é semelhante ao da DJ negra do filme norte-americano Os Selvagens da Noite (The Warriors, 1979), que retrata uma batalha de gangues numa Nova York distópica.

PAI (Paulo José) – Pai de Zelda (Andréa Beltrão), também jornalista, foi um exilado político de 1969 a 1983, durante o regime militar. Depois aparece como antropólogo indigenista.

NICO (Caio Junqueira) – Melhor amigo de Bacana (Jonas Torres). Nas primeiras aparições, é um menino de rua. Depois, aparece com uma família. 

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)