Por Memória Globo

Estevam Avellar/Globo

A primeira temporada da série mostrou o cotidiano de Aline e dos dois namorados. Entre os assuntos abordados nos episódios estavam as crises femininas de Aline, a falta de dinheiro, a procura de emprego pelos rapazes e os relacionamentos dos três com os seus respectivos pais. Os personagens ficaram mais humanos, e os pais de Aline ganharam um espaço maior na trama. Eles se separam, arranjam novos parceiros e, no final, voltam a ficar juntos.

Zé, pai de Aline, foi um hippie que viveu intensamente a década de 1970. Hoje não tem muitos sonhos e desejos. É apenas um homem dominado por suas duas mulheres: Dolores, sua esposa mandona-depressiva, e Aline, sua filha e maior xodó. Sempre ao lado da jovem, mesmo que às vezes se decepcione com tamanha modernidade, Zé se descobre muito mais parecido com ela do que imagina. Além disso, percebe que essa modernidade é mais divertida do que pensa. Dolores, por sua vez, é uma mulher que aprendeu muito com a vida e com o tempo, o que lhe tornou uma pessoa muito endurecida na maioria das vezes. Também já passou dos quarenta – embora não assuma isso em público – e tem pavor de envelhecer. Achando que não é uma boa esposa para Zé e que não foi uma boa mãe para Aline, tenta virar a melhor amiga da filha e mudar as coisas em sua vida amorosa. Dolores é invocada, cínica e desiludida, mas, no fundo, é uma romântica, apaixonada por Zé.

Nessa temporada, novos personagens se juntam ao trio principal, como Pipo (Gilberto Gawronski), o patrão de Aline; Rico (Otávio Müller), namorado de Pipo; a vizinha Kelly (Bianca Comparato), uma espécie de Aline low-profile, que, além de ser sua confidente, também vira namorada de seu pai; o excêntrico Zito (Paulo Betti), ex-namorado de Dolores; a jovem cantora Lola (Raquel Galvão), que adora roubar os namorados de Aline; e o pai “largadão” de Pedro, o saxofonista Jorge (Paulo Miklos).

Pipo é dono da loja de CDs e DVDs Pipo & Rico Records, em que Aline trabalha. É homossexual assumido e mantém um romance com Rico, seu sócio. Rico é ex-integrante da gang de motociclistas Hells Angel, foi motorista de caminhão e segurança de casa noturna. Além disso, orgulha-se de ter ido ao festival de Woodstock, em 1969. Na loja de CDs e DVDs trabalha ainda Max (César Cardadeiro). O músico de garagem transformou Aline em sua musa e não esconde isso de ninguém, fazendo músicas e declarações a ela, sempre que possível.

Dona Rosa continua como síndica do prédio onde Aline, Pedro e Otto moram, sonhando em botar os três para fora do edifício. Só que sempre acaba provando do seu próprio veneno. Ela é mãe de Wallace (Fernando Caruso), que passa o dia espionando Aline, sua grande paixão enrustida. Wallace é um típico come-dorme, e, apesar de maluco, é gente boa. A outra vizinha de Aline, Linda (Luciana Brites), é uma jovem modelo que esbanja sensualidade, tornando-se uma tentação para Otto e Pedro, o que deixa a protagonista muito irritada. Também faz parte da trama o personagem Yuri (Isio Ghelman), o psicanalista de Aline.

No primeiro episódio do seriado, Diário de Aline, o trio atravessa uma crise financeira. Pedro e Otto estão desempregados e cabe a Aline o sustento da casa – mas ela está endividada, e a falta de pagamento das contas faz com que o gás e a luz do apartamento sejam cortados. Para tentar sair dessa situação, Pedro se aventura como saxofonista, mesmo não sabendo tocar; e Otto sai à procura de qualquer emprego. Diante do fracasso de seus namorados, Aline sai para visitar algumas livrarias da cidade e tentar se distrair. É quando se depara com o diário de Kelly (Bianca Comparato), sua vizinha. Menos de um segundo depois, Aline tem uma grande ideia: publicar seu próprio diário. Seus problemas começam quando o editor (Gilray Coutinho), indicado por Kelly, resolve apimentar sua biografia, mudando completamente suas histórias.

No sétimo e último episódio da temporada, Aline Partida, aflita com um sonho constante onde tem que escolher entre Pedro e Otto, Aline obriga os namorados a participarem de sua terapia com Yuri. Após tomarem conhecimento da angústia da amada, os rapazes começam a se questionar sobre qual dos dois ela escolheria, caso fosse necessário. Tantas dúvidas dão início a uma crise que pode resultar no término do romance. Já em São Paulo, Zé se divide entre o amor de Kelly e Dolores, que se mostram completamente encantadas pelo quarentão. Depois de anos sem entender o relacionamento da filha, Zé se vê na mesma situação: tendo que gerenciar dois amores.

Lista de Episódios

Diário de Aline (01/10/2009);
Aline Serial Killer (08/10/2009);
Aline Gorda (15/10/2009);
Aline TPM (22/10/2009);
Aniversário da Aline (29/10/2009);
Aline, Otto e Pedro no Rio (05/11/2009);
Aline Partida (12/11/2009);

No primeiro episódio da segunda temporada, Aline decide rifar a si mesma para tirar as finanças da casa do vermelho. O ganhador passará um fim de semana com ela. Otto e Pedro não levam a história a sério, até que ela conta que já conseguiu vender quase todos os cem números. A situação piora quando os rapazes conhecem o vencedor da rifa, Heitor (Marco Furlan). Otto e Pedro ficam com ciúmes, mas é deles que a jovem gosta de verdade.

No segundo episódio, Aline percebe que a separação de seus pais é mesmo inevitável. Ela conhece a especialista em formar casais Vera (Maria Luisa Mendonça) em um bar e pede sua ajuda para encontrar um companheiro para sua mãe. É assim que Dolores conhece João (Kiko Mascarenhas), um homem quase idêntico a Zé, mas que, mesmo assim, ganha seu coração. A própria Vera, por sua vez, conquista o ex-marido de Dolores. Apesar do entendimento entre os casais, Aline não se acerta com Vera. A especialista implica com a relação dela com Otto e Pedro e tenta mostrar para a jovem que o triângulo amoroso pode não dar certo. Enquanto isso, Otto e Pedro resolvem arrumar um emprego e vão trabalhar em uma lanchonete chamada Rock Burguer. É por lá que eles conhecem as gêmeas Mirela e Malu (Michelle e Giselle Batista), que confundem o coração dos meninos.

Um cão suga toda a atenção de Aline no terceiro episódio da segunda temporada. A protagonista leva o animal para sua casa após quase atropelá-lo. Ele é batizado de Elvis e é tratado como gente, deixando Otto e Pedro com ciúmes. O vira-lata pensa alto, na voz de Marcelo Médici. Otto começa a trabalhar como diarista, já Pedro faz testes para se tornar jogador de futebol, seu grande sonho. Para tal, ele conta com o incentivo do jogador Raí. Tanto João e Dolores quanto Zé e Vera vivem em clima de lua de mel e pensam em ter um filho.

É aniversário de dois anos de namoro de Aline, Otto e Pedro no quarto episódio da série. No entanto, os rapazes não se lembram da data e decepcionam a namorada. Na esperança de que eles se lembrem do aniversário, ela os presenteia com camisetas de seus times: Santos para Otto e São Paulo para Pedro. Mesmo depois da surpresa, eles continuam indiferentes. Acham quer ganharam o presente porque, no mesmo dia, aconteceria uma partida entre os dois times. Com as camisetas em mãos e sem ingressos para o jogo, os meninos entram em uma promoção de uma rádio e ganham o direito de ir ao estádio no ônibus do Santos. Durante a viagem, Otto e Pedro conhecem o jogador Neymar, que assina a camiseta deles e vê que nela há uma dedicatória de Aline. É quando os dois percebem que magoaram a moça. Enquanto isso, Aline pega a estrada com sua avó, Adelina (Maria do Carmo Soares), que viaja para se despedir de seu amante.

No último episódio da série, Aline não está em um bom dia: é quase atropelada por um ônibus, estraga os planos de Wallace de finalmente conseguir morar sozinho e sofre com as constantes brigas de Otto e Pedro. Para piorar, na saída do consultório do seu psicanalista, ela passa mal, desmaia na calçada e fica, literalmente, cara a cara com a Morte (Nathalia Dill). Aline consegue negociar para que seja “levada” apenas no final do dia e, em uma corrida contra o tempo, tenta desfazer as confusões que armou. Nesse episódio, os pais de Aline fazem as pazes, e Dolores revela estar grávida; Wallace e Kelly começam a namorar; Otto e Pedro voltam a se falar; e Rico e Pipo adotam uma menina, a quem batizam de Aline. A protagonista, por sua vez, morre, mas a Morte entende que o amor dos rapazes por ela é verdadeiro e que o mundo precisa de Aline viva.

Lista de Episódios

Aline Rifada (03/02/2011);
Em busca do par Perfeito (10/02/2011);
Aline decide Adotar um Cachorro (17/02/2011);  
Dois anos de namoro (24/02/2011);
O Musical (03/03/2011); 

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)