Por Memória Globo

João Miguel Júnior/Globo

A série, idealizada por Luiz Fernando Carvalho, se aproximou da linguagem das redes sociais, com diálogos curtos e ácidos fazendo o papel dos comentários da rede. Segundo o diretor, as diversas mulheres da história representam o desdobramento do feminino principal, Lívia, o amor primordial de André. Assim como os personagens masculinos da trama representam o desdobramento do próprio André.

Em entrevista à época das filmagens, o diretor Luiz Fernando Carvalho afirmou que o programa era uma resposta à sua versatilidade narrativa, à sua curiosidade por novos temas e linguagens. Ele disse ainda que a série não era propriamente uma comédia, mas a busca por uma narrativa leve, que fugia a qualquer tentativa de definição de um gênero. E cunhou a trama como “a tragédia de um homem ridículo”.

A opção por fazer de Freud um boneco animado em stop motion foi a maneira encontrada pela direção para tratar o tema da psicanálise sem ser de forma sisuda ou excessivamente acadêmica.

O diretor Carlos Manga fez uma participação especial no seriado como Don Carlo, um conde italiano decadente que namora Celeste (Vera Fischer).

O apresentador Serginho Groisman participou da trama como ele mesmo, nas cenas em que André é entrevistado no programa Altas Horas.

O canal por assinatura GNT exibiu um documentário sobre o processo de criação do diretor Luiz Fernando Carvalho na realização da série.

O roteiro de 'Afinal, o que Querem as Mulheres?' foi transformado em uma obra composta por seis livros, publicada pela editora LeYa, com licenciamento da Globo Marcas.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)