Por Memória Globo

Thiago Prado Neri/Globo

Preocupada em sempre aumentar a circulação da revista, Alberta se esforça para conseguir furos. Quem mais sofre com essa corrida desenfreada por notícias sobre a vida das celebridades, muitas vezes um atentado contra a ética, é o advogado Duran (Sandro Christopher). Ele sempre tenta convencer Alberta e a dona da revista, Catarina Faissol (Marília Pêra), a desistirem de pautas que possam levar a empresa a ser processada.

Alberta é uma mulher de poucos sorrisos. Não se envolve emocionalmente com facilidade, é muito exigente com seus funcionários e dedica-se muito mais ao trabalho do que à sua filha Paula (Kim Kamberlly). A editora tem um caso com Tom (Guilherme Trajano), a quem oferece uma oportunidade de estágio na revista. O problema é que sua filha também se apaixona por ele, sem saber do envolvimento do rapaz com sua mãe.

Catarina Faissol herdou a revista A Vida Alheia de seu pai. A empresária dá certa liberdade editorial a Alberta, pois acredita que a editora saiba obter furos jornalísticos que alavancam as vendas. Mas, ainda assim, questiona as decisões editoriais. É casada com Júlio (Carlos Gregório), completamente sustentado por ela. A união foi arranjada pelo pai de Catarina. Apesar de não amar o marido, a empresária não aceita se separar. Na trama, ela se envolve com João (Raoni Carneiro), jovem que ela emprega como repórter na revista.

As repórteres Manuela (Danielle Winits) e Olívia (Karin Roepke) disputam espaço para suas matérias nas páginas da publicação. Alberta é uma verdadeira inspiração para Manuela, que planeja seguir carreira semelhante à de sua editora. Para tal, a repórter se esforça para se destacar na redação. Chega, inclusive, a esconder seu relacionamento com o fotógrafo Lírio (Paulo Vilhena), pois Alberta não aceita namoros entre colegas de trabalho.

Lírio é o principal paparazzo da revista e está sempre atento a oportunidades para conseguir os melhores cliques. Dirige um fusquinha e divide apartamento com Manuela e Chico (Edgar Bustamante),fotógrafo freelancer. Solange (Sylvia Massari) é editora de moda da revista e tem quatro filhos, que cria sozinha e com dificuldade. É extrovertida e não esconde seus problemas dos colegas de trabalho.

Lista de Episódios

Manchas do Passado (08/04/2010);
A Luz que não se Apaga (15/04/2010);
A Bolsa (22/04/2010);
Telhado de Vidro (29/04/2010);
A Vítima (06/05/2010);
O Direito de Cada Um (13/05/2010);
Que Fim Levou Alain Vieira? (20/05/2010);
O Sequestro (27/05/2010);
Porque temos fé (03/06/2010);
O Filme Americano (10/06/2010);
Uma Noite na Ópera (17/06/2010);
A Babá (24/06/2010);
Intimidação (01/07/2010);
O Esquema (08/07/2010);
O Palácio de Inverno (15/07/2010);
Noblesse Oblige (22/07/2010);
Nem Tudo que Reluz (29/07/2010);
Acidente de Trabalho (12/08/2010);
Amor de Mãe (19/08/2010);
Abandonos (26/08/2010);

Manchas do Passado

No primeiro episódio, 'Manchas do Passado', Manuela (Danielle Winits) suspeita que o filho da celebridade Verônica Moyana (Isabeli Fontana) não seja fruto do relacionamento dela com o marido, Alfredo (Geraldo Blota Filho). A jornalista compara uma foto da criança com uma do ator Tadeu Bertini (Carlo Porto) e percebe que ambos têm manchas de nascença idênticas. Tadeu havia contracenado com Verônica em uma novela pouco tempo antes, e Manuela desconfia que os dois tenham se envolvido. Para ter acesso mais fácil às informações, a jornalista finge ser babá do filho de Verônica. Esse é apenas um dos disfarces que a repórter utiliza para tentar conseguir furos de reportagem. Já Alberta (Claudia Jimenez) se encarrega de encontrar Tadeu – sob o falso pretexto de uma entrevista para a capa da revista – para conseguir alguns fios de seu cabelo para o teste de paternidade. Com a prova em mãos, cabe à Alberta negociar com os envolvidos no caso o quanto vale a publicação da notícia.

A Luz que não se Apaga

A morte de um consagrado ator movimenta o episódio 'A Luz que Não se Apaga'. A secretária de Alberta, Leila (Karina Mathin), informa-lhe sobre o falecimento do famoso Ricardo Duval (Fernando Rocha). A secretária afirma que seu primo, funcionário de um cemitério, garantiu-lhe que a chegada do corpo está marcada para o fim do dia. Para confirmar a informação, Alberta escala a repórter Manuela e o fotógrafo Lírio (Paulo Vilhena), que, disfarçados, investigam o caso na clínica onde o ator esteve internado. Catarina (Marília Pêra) decide ajudar na checagem da informação e conversa com a esposa de Ricardo, Madalena (Jacqueline Dalabona), que, embora visivelmente abatida, faz questão de esconder a morte do marido. Sem entender os motivos pelos quais a família ocultaria o fato, Alberta pensa alto, presa no elevador da redação com o office boy da revista, Pardal (Luciano Borges). O rapaz, para surpresa da editora, apresenta a razão para que a viúva encubra a notícia: a provável queda na arrecadação do carnê de poupança do qual Ricardo Duval era garoto-propaganda, caso o público saiba da morte antes do vencimento da mensalidade, marcado para dali a poucos dias. Enquanto isso, vestida de enfermeira, Manuela consegue obter de uma funcionária da clínica informações sobre a morte do ator. Com uma pequena câmera escondida, Lírio faz seus cliques. Ao conseguir a confirmação da notícia, Alberta planeja a capa da próxima edição da revista.

A Bolsa

Em 'A Bolsa', a capa da revista é Fúlvia Lara (Juliana Knust), ex-participante de um reality show. Ela é flagrada furtando a bolsa de Manuela, sem saber que se tratava da bolsa de Catarina, emprestada para a repórter.

Telhado de Vidro

No episódio 'Telhado de Vidro', o fotógrafo Lírio se torna uma “celebridade-relâmpago” ao ser flagrado aos beijos com a atriz Lorena Malka (Daniele Valente), amante de Xaveco Dallas (Maurício Gonçalves), um cantor popular. Um paparazzo fotografa tudo, e, em pouco tempo, Lírio já é conhecido nos sites de celebridades como o “misterioso namorado de Lorena”. Ao ver as notícias, Manuela fica chateada, mas percebe no caso uma boa oportunidade para um furo: uma entrevista exclusiva com Lírio para a revista A Vida Alheia. Na redação, Duran (Sandro Christopher) descobre na gaveta de Alberta fotos de Catarina beijando o recém-contratado repórter João (Raoni Carneiro). A empresária, surpresa com o material encontrado, coloca o emprego de Lírio, responsável pelos cliques, em jogo. Isso até o fotógrafo revelar que possui mais fotos comprometedoras, como as de Alberta jantando com Tom (Guilherme Trajano). A editora, da mesma forma que Catarina fez com João, pensava em dar uma vaga de estagiário para o rapaz na revista.

A Vítima

Manuela consegue uma informação valiosa sobre o envolvimento de uma atriz com um respeitado autor, no episódio 'A Vítima'. Enquanto esperava a liberação de Lírio na delegacia – o fotógrafo foi detido após urinar na rua –, a repórter ouviu o relato de uma jovem, Elisa Sóffer (Carla Martelli), que declarou ter sofrido violência sexual do autor Delano (Luis Melo) durante um jantar na casa dele. Catarina e Alberta acreditam ter em mãos uma grande capa para a revista. As informações, entretanto, começam a ficar desencontradas depois que a imprensa informa, logo no dia seguinte, que Delano e Elisa estão noivos e que ela será a protagonista da próxima novela que ele escreverá. Embora tenha perdido a matéria para a revista, Alberta questiona o autor sobre os fatos. É quando ela descobre que tudo não passou de uma armação. A editora entende todo o contexto quando vê a ex-mulher de Delano, Leila (Bia Seidl), empresariando a nova atriz.

O Direito de Cada Um

A capa do episódio 'O Direito de Cada Um' estampa o jogador de futebol Balu (Dudu Pelizzari), no motel, com o travesti Doris (Bruno Kimura). Quando o casal percebeu o flash da máquina de Chico (Edgar Bustamante), o jogador correu para a janela, fazendo o paparazzo se desequilibrar e cair. Mas a imagem já tinha sido capturada e ganhou a capa da revista.

Que Fim Levou Alain Vieira?

Catarina e Alberta se veem em uma situação complicada quando a capa da próxima edição precisa ser trocada às pressas. No episódio 'Que Fim Levou Alain Vieira?', as duas estavam satisfeitas com uma matéria sobre Alana Balin (Thayana Dantas), filha de uma atriz famosa que havia feito fotos sensuais. Uma dessas imagens seria a capa da próxima edição da publicação, se Júlio (Carlos Gregório) não interferisse na decisão. Quando vê a foto, ele recorre a Catarina, alegando que a família de Alana é conhecida e que o pai da moça tem negócios com ele. Após insistir, Júlio consegue o que deseja, e Alberta fica sem saber como conseguirá uma nova opção suficientemente forte para que A Vida Alheia desbanque as publicações concorrentes nas bancas. A editora recebe, então, a notícia de que sua filha, Paula (Kim Kamberlly), está em um hospital acompanhando dois colegas que desmaiaram na pista de dança de uma boate. Ela vai ao local e vê que, além da amiga da filha, o outro internado é Alain Vieira, um músico que estourou há algum tempo, mas está desaparecido da mídia. Imediatamente, ela convoca Lírio e Manuela para fazerem uma matéria para a próxima edição da revista.

O Sequestro

Em 'O Sequestro', Myrna (Cynthia Falabella), ex-namorada da famosa cantora Magda (Leona Cavalli), afirma que as canções de sucesso de sua antiga companheira foram compostas por ela e não pela cantora. Myrna, então, faz Magda e Manuela reféns, com o intuito de que a repórter revele toda a verdade sobre as composições da cantora.

Alberta nutre antipatias por uma renomada atriz, Tereza Montiel (Monique Lafond), e, por conta disso, a artista nunca apareceu nas páginas de A Vida Alheia. Irritada pela pressão que Tereza faz para ser matéria, Alberta publica fotos da atriz sem maquiagem e em péssima luz, feitas por Lírio, sem que ela percebesse, enquanto as duas conversavam. No episódio seguinte, a atriz tira satisfações com Alberta.

Porque temos fé

Em 'Porque Temos Fé', o cantor de músicas românticas Leo Ângelo (Frederico Reuter) é acusado de assediar Laís (Cecília Dassi), sua fã. Os dois realmente se envolveram depois de um jogo de seduções da jovem, só que a mãe da moça, Dalva (Bia Nunnes), e sua sobrinha, Rosário (Mariah Rocha), passam a incriminá-lo propositalmente. Catarina admira muito o cantor e luta para que a história não ganhe as páginas da revista.

O Filme Americano

Catarina e Júlio já estão separados no episódio 'O Filme Americano' e iniciam a disputa pelo patrimônio da revista. Duran, o advogado da publicação, surpreende a socialite com a notícia de que seu ex-marido está requisitando um cargo na direção. Catarina também fica surpresa com a notícia de que Júlio está se relacionando com uma famosa ex-modelo, Nadia Lenz (Betty Lago).

No mesmo episódio, Manuela se faz passar por uma candidata de concurso de beleza para investigar o comportamento do popular apresentador de programa de televisão Ubiratan Miranda (Marcello Picchi). A repórter “fareja” uma boa matéria para a revista quando escuta o depoimento de Nalva (Flávia Couto). A moça conta que chegou às etapas finais do concurso, mas que o apresentador deixou claro que, se ela não aceitasse se relacionar com ele, seria eliminada da competição. Moema (Stella Miranda), esposa do artista, é quem escolhe as participantes.

Uma Noite na Ópera

Em 'Uma Noite na Ópera', Catarina é obrigada a publicar a foto de seu ex-marido, Júlio, acompanhado da namorada, a ex-modelo Nadia Lenz, pois a rival é garota-propaganda de uma joalheria patrocinadora da revista.

A editora Alberta descobre que Tom tem paquerado as colegas de redação e fica furiosa, mas é dele que parte a capa para a edição da semana. Após assistir à apresentação da cantora de ópera Mirella Schiavo (Mirna Rubim), o rapaz é convidado a visitá-la em sua suíte. Jogando charme para o repórter, a cantora pede que ele relaxe na banheira de hidromassagem enquanto ela conversa com Nadia. Por uma fresta na porta, Tom descobre um segredo das duas e garante a próxima capa da publicação.

A Babá

Em 'A Babá', a cozinheira Nadir (Maria Gladys) procura Manuela para denunciar sua patroa, a jovem atriz Luísa Mannes (Fernanda Rodrigues), por maus-tratos ao próprio filho. O receio da empregada é que a culpa recaia sobre a babá do bebê, Lena (Zezé Barbosa). Manuela, com o aval de Catarina, instala uma câmera escondida na residência de Luísa. No mesmo episódio, Alberta decide demitir Tom, mas desiste ao ser chantageada por ele: se for dispensado, ele promete contar a Paula sobre o caso dele com sua mãe.

Intimidação

Em 'Intimidação', a capa da revista é sobre a filha da celebridade Valéria Mayol. A menina agrediu uma colega no colégio, e o assunto foi parar na polícia.

O Esquema

Em 'O Esquema', Manuela e Lírio ajudam a atriz Renata Nemo (Bellatriz) a descobrir quem são os dois homens que a perseguem. Em troca, os jornalistas ganham informações exclusivas de Renata para uma matéria especial para a revista. Alberta não consegue lidar com o fato de ter tido um caso com o namorado de sua filha e não sabe como contar a verdade a ela. Por sugestão de Catarina, cogita mandar Paula estudar na Suíça.

O Palácio de Inverno

No episódio 'O Palácio de Inverno', Paula sai de casa para morar com Tom. A maior preocupação de sua mãe é como ela vai se sustentar, afinal o rapaz perdeu o emprego na publicação. No mesmo episódio, a equipe da revista é enviada para o Palácio de Inverno, da Condessa Helene (Débora Olivieri), para onde são levadas algumas celebridades que, enquanto se divertem, posam para fotos e dão entrevistas. Desta vez, porém, por conta da necessidade de reduzir custos, os repórteres terão atribuições que vão além do esperado. A manutenção do palácio e o serviço aos hóspedes também estão na lista de afazeres dos jornalistas.

Noblesse Oblige

A chegada dos hóspedes-celebridades marca o episódio 'Noblesse Oblige'. Dentre os famosos convidados para a temporada no palácio, estão Rafael Régis (Ricardo Pereira), um galã que encanta as funcionárias da revista; Xaveco Dallas (Maurício Gonçalves) e Marina Dallas (Claudia Dourado). Além deles, Mel (Lavínia Vlasak) e Otavinho (Waldir Gozzi) se hospedam no castelo. Os dois se apresentam como um casal, mas o homem paquera Manuela, deixando Lívio enciumado.

Nem Tudo que Reluz

No episódio 'Nem Tudo que Reluz', a equipe da revista descobre que o administrador de uma grande empresa vem gastando grandes quantias de dinheiro em presentes para mulheres famosas do meio artístico. O problema é que as compras são feitas com a verba que o governo destina à companhia. A denúncia é feita por Francisquinho (Jorge Maya).

Acidente de Trabalho

Em 'Acidente de Trabalho', o romance de um príncipe (Patrick Braun) com uma modelo (Kelly Costa) mobiliza a redação da revista. Ao saber que o nobre desembarcou no Rio de Janeiro para pedir a namorada em casamento, mesmo contra a vontade da realeza, Alberta mobiliza toda a sua equipe para conseguir um furo sobre o noivado do casal. O fotógrafo freelancer Manolo (Daniel Rocha) e Lírio encontram o casal na estrada. O príncipe e a modelo são perseguidos pelos fotógrafos, mesmo que as perigosas manobras na estrada coloquem em risco a vida deles. O acidente é inevitável. O príncipe e a modelo morrem, tentando fugir dos paparazzi, levando Lírio a pensar em deixar a profissão.

Amor de Mãe

Vanusa Lessa (Arlete Salles) é a mãe interesseira de uma jovem celebridade. No episódio 'Amor de Mãe', ela usa a separação de sua filha, ex-participante de um reality show que havia se casado com um conhecido cantor romântico espanhol, para dar uma entrevista exclusiva para A Vida Alheia. Mas, para contar os detalhes do fim do casamento da filha à repórter Manuela, Vanusa exige que sua idade seja reduzida quando informada nas matérias e que a revista estampe em sua capa fotos de sua união com um rapaz bem mais jovem (André Rebustini).

Abandonos

No último episódio do seriado, Paula, grávida de Tom, é detida pela polícia. Cansada das agressões do namorado, ela resolve sair da casa dele. Só que ele não aceita a decisão e é violento com ela. Em um ímpeto de ódio e defesa própria, a filha de Alberta saca uma arma e atira em Tom. O rapaz morre. João, o chefe de reportagem da revista, cogita estampar o drama da editora, seu desafeto, na capa. Catarina, por sua vez, precisa lidar com a ousadia do ex-marido, que, valendo-se de sua participação nos negócios da publicação, lança o título concorrente Sarjeta, com sede no mesmo prédio de A Vida Alheia. A jornalista Olívia, contrariando Alberta, anuncia que irá trabalhar no projeto de Júlio. A situação também não é das melhores para Manuela. A repórter tem a carreira ameaçada depois que se torna indiretamente responsável por um crime fatal: ao promover o encontro de um jovem cantor com seu pai recém-liberto do presídio, Manuela presencia um acesso de ódio que termina tragicamente.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)