Por Memória Globo

Estevam Avellar/Globo

JORGE MACEDO (João Miguel) – Policial incorruptível, dedicado e obstinado. É afastado do cargo de chefia da Delegacia de Repressão a Entorpecentes em Fortaleza, e se vê obrigado a deixar para trás sua mulher, Isabel (Ana Cecília), e a filha adolescente, Paula (Aline Peixoto). Transferido para Brasília, trabalha na burocracia da Polícia Federal. Assume a operação do roubo de 60 kg de ouro no aeroporto da capital. 

MARCO AURÉLIO BARONI (Paulo Vilhena) –Banido frio e inteligente. Filho de uma família de classe média alta, em Curitiba, Baroni é formado em Engenharia. Competente e sedutor, transita com desenvoltura no submundo do crime e na alta sociedade. Namora Celeste (Andreia Horta) e finge tratar Ana Tereza (Nathalia Costa) como se fosse sua filha.

CELESTE (Andreia Horta) – Namorada de Baroni (Paulinho Vilhena), é mãe de Ana Tereza (Nathalia Costa), ex-mulher de Ney (Gustavo Machado) e ex-prostituta. É uma mãe super protetora e é apaixonada por Baroni. Acredita que vai ter uma vida confortável ao lado do bandido e da filha. Ao longo da trama, descobre que o namorado agredia e torturava Ninota, como era chamada Ana Tereza. Celeste decide entregar o paradeiro do namorado e ajuda os policiais federais a prendê-lo.

GERMANO (Ângelo Antônio) – Agente da Polícia Federal em Porto Alegre e braço direito de Macedo (João Miguel).

ÁUREA (Denise Weinberg) – Mãe de Jorge Macedo (João Miguel) e de Eduardo (Daniel Warren). É uma mulher de personalidade forte, vive apartando as brigas dos filhos e carrega a culpa de ter sido obrigada a deixar Macedo para trás quando jovem. Namora um político mau-caráter, Walter Gama (Carlos Miele).  Ao longo da trama é diagnosticada com mal de Alzheimer.

EDUARDO (Daniel Warren) – Meio-irmão mais novo de Jorge Macedo. É fruto de um relacionamento extraconjugal de Áurea (Denise Weinberg) com um político. De caráter duvidoso, vive as custas da mãe.

ISABEL (Ana Cecília Costa) – Mulher de Jorge Macedo (João Miguel) e mãe de Paula (Aline Peixoto). Apaixonada pelo marido,  sente o desgaste da relação com a mudança dele para Brasília.  Ela se recusa a ir morar na capital do país.

PAULA (Aline Peixoto) – Filha de Jorge Macedo (João Miguel) e Isabel (Ana Cecília Costa). Vive com a mãe em Fortaleza e tem um ótimo relacionamento com o pai. Cuida da avó quando ela é diagnosticada com mal de Alzheimer.

WALTER GAMA (Carlos Miele) – Namorado de Áurea, é político e dono de uma loja de carros importados, que usa como fachada para contrabando.

ANA TEREZA (Nathalia Costa) – Filha de Celeste (Andrea Horta) e Ney (Gustavo Machado). É chamada de Ninota pelos familiares e convive mais com Baroni (Paulinho Vilhena), namorado de sua mãe, do que com o próprio pai. Sofre maus tratos do padrasto.

NEY (Gustavo Machado) – Pai de Ana Tereza (Nathalia Costa), ex-marido de Celeste (Andrea Horta) e ex-parceiro de cadeia de Baroni (Paulinho Vilhena). É o típico bandido ‘pé-de-chinelo’. Preso após um assalto a banco, entrega o nome de Baroni para a polícia. É torturado e morto pelo antigo colega.

WANDA (Inês Peixoto) – Tia e cúmplice de Baroni (Paulinho Vilhena). Estudou geografia e ajuda a quadrilha a mapear os locais dos assaltos. Namora Suzane (Juliana Schalch). Agride a namorada ao descobrir que ela está grávida. É presa no final da trama.

SUZANE (Juliana Schalch) – Ex-viciada em drogas e namorada de Wanda (Inês Peixoto). Faz parte da quadrilha de Baroni e é presa no fim da trama.

LETÍCIA (Arieta Corrêa) – Primeira mulher de Baroni (Paulinho Vilhena). Tem um filho pequeno de outra relação, mas que Baroni trata como seu. É dona de sete postos de gasolina, onde lava o dinheiro dos roubos do ex-marido.

ROSA (Gisele Fróes) – Mãe de Baroni (Paulinho Vilhena). Matou o ex-marido com um martelo ao vê-lo espancar o filho. Ajudou Baroni a se formar em engenharia e acoberta todas as suas artimanhas. É dona de mercado.

EUDES ANDRADE (Luciano Chirolli) – Superintendente da Polícia Federal em Brasília. É ele quem designa Macedo para assumir as investigações  do assalto ao aeroporto. É duramente criticado por sua atitude.

NESTOR MUNIZ (Roney Facchini) – Delegado da Polícia Federal em Brasília. Perde a oportunidade de chefiar as investigações do assalto ao aeroporto para Macedo (João Miguel).

LIBÂNIO (Fernando Alves Pinto) – Agente da Polícia Federal e integrante da equipe de Macedo (João Miguel).

TABORDA (Michel Melamed) – Agente da Polícia Federal. É remanejado junto com Libânio (Fernando Alves Pinto) para ajudar no caso de Macedo (João Miguel). 

CHARLES (Júlio Andrade) – Amigo e braço direito de Baroni (Paulinho Vilhena). É divertido e o menos violento da quadrilha.

OLIVEIRA (Mario Bortolotto) – Chefe da antiga quadrilha de Baroni (Paulinho Vilhena), é um bandido experiente e cruel. É pai de Miltinho (Gabriel Manita) e acaba  morto a mando de Baroni dentro de uma penitenciária em Fortaleza.

MILTINHO (Gabriel Manita) – Filho de Oliveira (Mario Bortolotto) e integrante da nova quadrilha de Baroni. Participa do assalto no aeroporto de Brasília. É morto por Baroni.

CABELEIRA (João Baldasserini) – Bandido foragido em São Paulo, que se junta à quadrilha de Baroni (Paulinho Vilhena).

GRILO (Daniel Kronenberg) – Bandido da quadrilha de Baroni (Paulinho Vilhena). Tenta matar o ex-chefe a mando de Oliveira (Mario Bortolotto), mas é morto pelo próprio Baroni.

CLAYTON (Cassiano Carneiro) – Bandido e informante da Polícia Civil. Com medo de ser morto pelos policiais corruptos, se entrega e tenta ajudar os federais, mas é morto por seus inimigos.

GREGO (Roberto Birindelli) – Piloto e chefe do tráfico de armas na região sul do país.

QUEIROZ (Marat Descartes) – Policial civil, amigo e ex-parceiro do delegado Jorge Macedo (João Miguel).

JOEL ARAGÃO (Heitor Goldflus) – Segurança da Infraero no aeroporto de Brasília. 

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)