Por Memória Globo

Estevam Avellar/Globo

Produção

O conceito é de teia que vai além das ligações dos envolvidos no assalto.  O seriado tinha como característica a multiplicidade de cenários brasileiros, com personagens e locações que se relacionavam por diversas cidades do país. Como palco, a Chapada dos Guimarães, ambientes urbanos, aeroportos e os bastidores da Polícia Federal de Brasília. Cenários reais para gravações que se transformavam em grandes eventos. “Não tivemos quase nenhuma cena corriqueira. Quando aconteciam, eram muito rápidas. O seriado teve sempre muita ação, helicópteros, caminhões, capotagens, tudo grandioso”, contou o diretor de núcleo Rogério Gomes ‘Papinha’. 

Figurino e Caracterização

Os personagens Baroni (Paulinho Vilhena) e Macedo (João Miguel) eram semelhantes de diversas formas. Os dois eram vaidosos. Delegado Macedo era um pouco mais formal e o bandido imprimia sua personalidade nas roupas, o que reforçava o ar de sedutor. Ele tinha um cavanhaque marcado e cabelos curtos.

Manter a característica pessoal de cada um foi o principal desafio da supervisora de caracterização, Valéria Toth: “Para a criação dos policiais, foi preciso dois meses de pesquisa para fazer algo mais verossímil. Já com os bandidos, era importante diferenciar um do outro. Muitos eram estilosos, jovens descolados, que vieram da classe média. Procuramos buscar referências reais, mas deixar um traço exclusivo do seriado”.

Celeste (Andreia Horta) era uma pessoa simples, longe do estereótipo de mulher de bandido. Apesar de bonita e chamar atenção, estava sempre de calça jeans e camiseta, acentuando suas formas generosas. A vaidade se refletia nos cabelos compridos, brincos e saltos.

Cenografia e Arte

Para manter uma unidade entre os diversos espaços que foram apresentados ao longo da trama, a equipe de cenografia se ateve ao máximo a estética natural da própria história, unindo desde o início da produção as opções de cores escuras e mais uniformes dentro de cada núcleo.

Apenas o cenário da Polícia Federal foi reproduzido em estúdio, com uma réplica dos escritórios da polícia compostos de teto, paredes fechadas e sem boca de cena. Tudo para que fosse o mais realista possível. 

Trilha Sonora

Nacional

'Não aprendi dizer adeus'
Intérprete:
 Leonardo

'Adoro amar você'
Intérprete: 
Danie

Internacional

'Knockin’On Heaven’s Door'
Intérprete:
 Guns N’Roses

'Hallelujah'
Intéprete: 
Jess Buckley

'Riding On The Wings Of My Lord'
Intéprete:
 Lenny Kravitz

'The Weight'
Intéprete:
 The Band

I Feel Good
Intéprete:
 James Brown

'New Dawn Fades'
Intéprete
: Joy Division

'Atmosphere'
Intéprete: 
Joy Division

'Rag Mama Rag'
Intéprete:
 The Band

'Volando Voy'
Intéprete: 
Camarón De La Isla

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)