Após dez edições, o 'The Voice Brasil' entrou em um novo ciclo. Na apresentação, Fátima Bernardes, um dos grandes nomes da TV Globo. “É momento de iniciar uma nova década. E é impressionante como o programa, mesmo depois de dez edições, tem frescor, continuamos vendo muita gente talentosa chegando", comentou ela, à época. Nos bastidores, a missão ficou a cargo da atriz Thaís Fersoza, que já havia feito o 'The Voice+', dedicado a cantores mais velhos, naquele mesmo ano.
Para o time de técnicos, a nova formação contou com Gaby Amarantos, que entrou no lugar de Carlinhos Brown e se juntou a Lulu Santos, Michel Teló e IZA. Não que Gaby fosse uma novata: ela já havia atuado como técnica assistente de Lulu Santos em 2013 e foi técnica do 'The Voice Kids' em 2021.
Keilla Júnia foi a vencedora desta edição, dando a Michel Teló a impressionante marca de sete vitórias como técnico,
Apresentadoras: Fátima Bernades e Thaís Fersoza | Técnicos: Gaby Amarantos, Lulu Santos, IZA, Michel Teló | Direção: Creso Macedo | Núcleo: Boninho | Período: 15/11/2022 a 29/12/2022 | Exibição: terças e quintas, após a novela das nove (TV Globo), Multishow (reprises nas quartas e sextas, 19h30), Globoplay (on demand) | Episódios: 14
As etapas
Começando com doze candidatos em cada time, selecionados nas ‘Audições às Cegas’, a disputa foi ficando cada vez mais acirrada, fase a fase. No ‘Tira-Teima’, os técnicos precisaram reduzir seus times: em grupos de candidatos, houve apresentações solo, e somente duas vozes puderam ser salvas – as remanescentes ficaram disponíveis para o ‘Peguei’. Depois, cada time levou suas vozes para as ‘Batalhas’, momento em que duplas disputaram a preferência de seu técnico. Na ‘Batalha dos Técnicos’, um desafiou o outro em um duelo, com uma voz representando seu time. Ao final de todas as rodadas, o técnico que tivesse mais vitórias ganhava uma vantagem para a fase ‘Remix’. Nesta etapa, era hora de balancear os times e escolher um talento para avançar direto para a semifinal. Na semifinal e na final, o público passava a ter participação ativa nas decisões do jogo.
Na primeira fase, os candidatos se apresentaram e foram avaliados apenas pela voz nas 'Audições às Cegas'. Os técnicos viraram suas cadeiras e montaram seus times. Naquele esquema: se mais de um técnico virasse, o participante escolhia com quem queria trabalhar. O botão de bloqueio ficou disponível durante toda a fase. Com ele, os técnicos puderam bloquear uns aos outros, e o técnico bloqueado só descobria que estava impedido de participar da disputa do candidato se decidisse virar sua cadeira.
Após quatro programas dedicados a essa fase, os times ficaram assim:
Time Gaby: Mila Santana, Marina Rosa, Brena Marinho, Analu e Adriana Bosaipo, Davi Lima, Cesar Soares, Adri Amorim, Nicole Carrion, Hevelyn Costa, Dandara Ruffier, Andreia Leal.
Time IZA: Dgê, Val Andrade, Bete de Castro, Bell Lins, Evelyn Lima e Emmily Pires, Agatha Henriques, Graziela Medori, Antonia Medeiros, Evy, Bê Lourenço, Nathalia Toste.
Time Lulu: Mel Fernandes, Gisele de Santi, Kacá Novais, Nath Audizio, Bruno Galvão, Camila Alexandre, Isis Mendonça, Victor & Gabih, Fellipe Dias, Juniô Castanha, Bela Portugal, Jucier Jr..
Time Teló: Neto & Felipe, Makem, Camila Malkov, Keilla Júnia, Duda e Isa Amorim, Déborah Castolline, Elayne Tyne, Brenda Helen, Júlio Mallaguthi, Renan Bell, Sá Biá, Lua.
No 'Tira-teima', os técnicos Gaby Amarantos, IZA, Michel Teló e Lulu Santos precisavam reduzir seus grupos e, para isso, formaram quartetos para se enfrentar – um em cada programa do 'Tira-Teima', que foram três ao todo – em números solos. De cada quarteto, o técnico salvava duas vozes. As outras duas ficaram disponíveis para o “Peguei”. Nesta fase, cada técnico tinha dois “Pegueis”. Os times terminaram o Tira-Teima com oito vozes, cada.
Com as novas equipes formadas, os técnicos Gaby Amarantos, IZA, Michel Teló e Lulu Santos dividiram seus times em duplas para encarar as 'Batalhas', cantando a mesma música. Ao final da apresentação, o técnico decidia qual dos dois candidatos permaneceria no time. Nesta etapa, eles também podem usar o “Peguei” para resgatar os eliminados das performances, com o limite de dois “Pegueis” por time. Foram dois programas de dedicados a esta fase, que acabou com 24 participantes, seis em cada grupo.
A etapa seguinte foi a 'Batalha dos Técnicos'. Nela, um técnico desafiava o outro para um duelo, cada um com uma voz representando seu time. Como de praxe, coube aos dois técnicos que não participavam da disputa definir quem foi o vencedor. Foi uma fase muito disputada. No embate entre Brena Marinho e Bela Portugal, por exemplo, Lulu preferiu se esconder para não ver a disputa tão equilibrada entre as duas candidatas. A plateia gritava tanto os dois nomes que Teló e IZA brincaram que estavam ouvindo 'Brela', e Fátima sugeriu a criação de uma dupla. Neste caso, Bela acabou levando a melhor.
Gaby Amarantos, IZA, Lulu Santos e Michel Teló chegaram na fase 'Remix' precisando reajustar a quantidade de integrantes de seus times, que estava desalinhada. Nesta etapa, realizada em 22 de dezembro, cada técnico tinha três vagas e escolheu uma voz do time para avançar direto para a próxima fase, garantindo já uma vaga na semifinal. Os demais integrantes se apresentaram disputando as duas vagas restantes. Foram duas rodadas de salvamento: na primeira, os técnicos salvaram uma voz de seus próprios times; na segunda, todas as vozes restantes ficaram à disposição dos técnicos.
Keilla Júnia lembra de trajetória até a semifinal do 'The Voice Brasil'
Nesta 11ª temporada, o público começou a ajudar na definição dos rumos do programa na 'Semifinal', realizada em 27 de dezembro. Os times chegaram assim para esta fase:
Time Gaby: Fellipe Dias, Mila Santana e Nath Audizio.
Time IZA: Bell Lins, Cesar Soares e Dgê.
Time Lulu: Brenda Helen, Juceir Jr e Juniô Castanha.
Time Teló: Duda e Isa Amorim, Keilla Junia e Makem.
Os três candidatos de cada time se apresentaram individualmente, mas apenas um podia seguir para a ‘Final’. Durante o show de cada time, o público votou na sua voz predileta. Sem saber o resultado da votação, o técnico escolhia um dos participantes para receber uma pontuação bônus. O resultado final dependia, portanto, da soma da porcentagem do voto do público com o bônus concedido pelo técnico.
A 'Grande Final' foi realizada, ao vivo, em 29 de dezembro. Depois de uma temporada que celebrou a diversidade de vozes, com apresentações memoráveis, muitas emoções e reviravoltas, os finalistas foram Mila Santana (Time Gaby), Bell Lins (Time IZA), Juceir Jr (Time Lulu) e Keilla Júnia (Time Teló). A decisão foi inteiramente tomada a partir de voto popular.
A vencedora foi Keilla Júnia, com 51,78% dos votos do público.
Fã declarada de Whitney Houston, na decisão, ela soltou a voz com 'I Will Always Love You' e cantou um sucesso de Roberto Carlos – 'Como É Grande O Meu Amor por Você' – na segunda rodada dos finalistas. O prêmio: um contrato com a Universal Music e 500 mil reais.
Live com a grande campeã do The Voice Brasil. 30/12/2022
Mineira de Matozinhos, Keilla toca violão, violoncelo e outros instrumentos que aprendeu sozinha. Começou a cantar na igreja aos 3 anos e, mais tarde, entrou para a Orquestra Jovem da cidade. Chegou ao ‘The Voice’ de forma avassaladora, virando as quatro cadeiras com sua interpretação de 'Rise Up', hit conhecido na voz de Andra Day, e que repetiu no palco após a consagração do resultado. Sempre elogiada por seu técnico, chegou à semifinal depois de ser escolhida por ele para passar direto por duas fases do programa.
“Quando ouvi a Keilla cantar e virei a cadeira para ela, eu já sabia que ela poderia ser uma finalista. Era claro para mim, tanto que é possível ver a minha reação: fiquei desesperado, eu queria muito ela no meu time e a oportunidade de trabalharmos juntos. Sabia que ela estaria entre as vozes favoritas”, contou Teló ao gshow após a final, com a segurança de quem já é sete vezes campeão.
Veja algumas apresentações dos finalistas:
Keilla Júnia canta "I Have Nothing". The Voice Brasil', 27/12/2022
Duda e Isa Amorim cantam "Não Aprendi a Dizer Adeus". The Voice Brasil', 27/12/2022
Juniô Castanha canta "Penhasco"
No programa de encerramento, Teló também aproveitou para homenagear Erasmo Carlos, que morrera no dia 22 de novembro. Ele cantou um pot-pourri com 'Gatinha Manhosa', 'Se Você Pensa' e 'Minha Fama de Mau', de autoria do Tremendão e Roberto Carlos.
FONTES:
Releases "Nova temporada do The Voice Brasil’ chega à TV Globo no dia 15 de novembro", 24/10/2022, e "Técnicos e direção contam detalhes da 11ª temporada do ‘The Voice Brasil’", 10/11/2022 | "Lulu Santos se esconde no palco para fugir da Batalha dos Técnicos". In: Gshow, 15/12/2022 | "Keilla Júnia é a campeã do The Voice Brasil 2022". In: Gshow, 29/12/2022 |