Por Memória Globo

Elles Soares/Globo

Após dez edições, o 'The Voice Brasil' entrou em um novo ciclo. Na apresentação, Fátima Bernardes, um dos grandes nomes da TV Globo. “É momento de iniciar uma nova década. E é impressionante como o programa, mesmo depois de dez edições, tem frescor, continuamos vendo muita gente talentosa chegando", comentou ela, à época. Nos bastidores, a missão ficou a cargo da atriz Thaís Fersoza, que já havia feito o 'The Voice+', dedicado a cantores mais velhos, naquele mesmo ano.

Para o time de técnicos, a nova formação contou com Gaby Amarantos, que entrou no lugar de Carlinhos Brown e se juntou a Lulu Santos, Michel Teló e IZA. Não que Gaby fosse uma novata: ela já havia atuado como técnica assistente de Lulu Santos em 2013 e foi técnica do 'The Voice Kids' em 2021.

Keilla Júnia foi a vencedora desta edição, dando a Michel Teló a impressionante marca de sete vitórias como técnico,

Keilla Junia celebra vitória no 'The Voice Brasil' 2022 com seu técnico Michel Teló, vitorioso pela sétima vez — Foto: Ellen Soares/Globo

Apresentadoras: Fátima Bernades e Thaís Fersoza | Técnicos: Gaby Amarantos, Lulu Santos, IZA, Michel Teló | Direção: Creso Macedo | Núcleo: Boninho | Período: 15/11/2022 a 29/12/2022 | Exibição: terças e quintas, após a novela das nove (TV Globo), Multishow (reprises nas quartas e sextas, 19h30), Globoplay (on demand) | Episódios: 14

As etapas

Começando com doze candidatos em cada time, selecionados nas ‘Audições às Cegas’, a disputa foi ficando cada vez mais acirrada, fase a fase. No ‘Tira-Teima’, os técnicos precisaram reduzir seus times: em grupos de candidatos, houve apresentações solo, e somente duas vozes puderam ser salvas – as remanescentes ficaram disponíveis para o ‘Peguei’. Depois, cada time levou suas vozes para as ‘Batalhas’, momento em que duplas disputaram a preferência de seu técnico. Na ‘Batalha dos Técnicos’, um desafiou o outro em um duelo, com uma voz representando seu time. Ao final de todas as rodadas, o técnico que tivesse mais vitórias ganhava uma vantagem para a fase ‘Remix’. Nesta etapa, era hora de balancear os times e escolher um talento para avançar direto para a semifinal. Na semifinal e na final, o público passava a ter participação ativa nas decisões do jogo.

Na primeira fase, os candidatos se apresentaram e foram avaliados apenas pela voz nas 'Audições às Cegas'. Os técnicos viraram suas cadeiras e montaram seus times. Naquele esquema: se mais de um técnico virasse, o participante escolhia com quem queria trabalhar. O botão de bloqueio ficou disponível durante toda a fase. Com ele, os técnicos puderam bloquear uns aos outros, e o técnico bloqueado só descobria que estava impedido de participar da disputa do candidato se decidisse virar sua cadeira.

Após quatro programas dedicados a essa fase, os times ficaram assim:

Time Gaby: Mila Santana, Marina Rosa, Brena Marinho, Analu e Adriana Bosaipo, Davi Lima, Cesar Soares, Adri Amorim, Nicole Carrion, Hevelyn Costa, Dandara Ruffier, Andreia Leal.

Time IZA: Dgê, Val Andrade, Bete de Castro, Bell Lins, Evelyn Lima e Emmily Pires, Agatha Henriques, Graziela Medori, Antonia Medeiros, Evy, Bê Lourenço, Nathalia Toste.

Time Lulu: Mel Fernandes, Gisele de Santi, Kacá Novais, Nath Audizio, Bruno Galvão, Camila Alexandre, Isis Mendonça, Victor & Gabih, Fellipe Dias, Juniô Castanha, Bela Portugal, Jucier Jr..

Time Teló: Neto & Felipe, Makem, Camila Malkov, Keilla Júnia, Duda e Isa Amorim, Déborah Castolline, Elayne Tyne, Brenda Helen, Júlio Mallaguthi, Renan Bell, Sá Biá, Lua.

No 'Tira-teima', os técnicos Gaby Amarantos, IZA, Michel Teló e Lulu Santos precisavam reduzir seus grupos e, para isso, ​formaram quartetos para se enfrentar – um em cada programa do 'Tira-Teima', que foram três ao todo – em números solos. De cada quarteto, o técnico salvava duas vozes. As outras duas ficaram disponíveis para o “Peguei”. Nesta fase, cada técnico tinha dois “Pegueis”. Os times terminaram o Tira-Teima com oito vozes, cada.

Com as novas equipes formadas, os técnicos Gaby Amarantos, IZA, Michel Teló e Lulu Santos dividiram seus times em duplas para encarar as 'Batalhas', cantando a mesma música. Ao final da apresentação, o técnico decidia qual dos dois candidatos permaneceria no time. Nesta etapa, eles também podem usar o “Peguei” para resgatar os eliminados das performances, com o limite de dois “Pegueis” por time. Foram dois programas de dedicados a esta fase, que acabou com 24 participantes, seis em cada grupo.

A etapa seguinte foi a 'Batalha dos Técnicos'. Nela, um técnico desafiava o outro para um duelo, cada um com uma voz representando seu time. Como de praxe, coube aos dois técnicos que não participavam da disputa definir quem foi o vencedor. Foi uma fase muito disputada. No embate entre Brena Marinho e Bela Portugal, por exemplo, Lulu preferiu se esconder para não ver a disputa tão equilibrada entre as duas candidatas. A plateia gritava tanto os dois nomes que Teló e IZA brincaram que estavam ouvindo 'Brela', e Fátima sugeriu a criação de uma dupla. Neste caso, Bela acabou levando a melhor.

Gaby Amarantos, IZA, Lulu Santos e Michel Teló chegaram na fase 'Remix' precisando reajustar a quantidade de integrantes de seus times, que estava desalinhada. Nesta etapa, realizada em 22 de dezembro, cada técnico tinha três vagas e escolheu uma voz do time para avançar direto para a próxima fase, garantindo já uma vaga na semifinal. Os demais integrantes se apresentaram disputando as duas vagas restantes. Foram duas rodadas de salvamento: na primeira, os técnicos salvaram uma voz de seus próprios times; na segunda, todas as vozes restantes ficaram à disposição dos técnicos.

Keilla Júnia lembra de trajetória até a semifinal do 'The Voice Brasil'

Keilla Júnia lembra de trajetória até a semifinal do 'The Voice Brasil'

Nesta 11ª temporada, o público começou a ajudar na definição dos rumos do programa na 'Semifinal', realizada em 27 de dezembro. Os times chegaram assim para esta fase:

Time Gaby: Fellipe Dias, Mila Santana e Nath Audizio.

Time IZA: Bell Lins, Cesar Soares e Dgê.

Time Lulu: Brenda Helen, Juceir Jr e Juniô Castanha.

Time Teló: Duda e Isa Amorim, Keilla Junia e Makem.

Os três candidatos de cada time se apresentaram individualmente, mas apenas um podia seguir para a ‘Final’. Durante o show de cada time, o público votou na sua voz predileta. Sem saber o resultado da votação, o técnico escolhia um dos participantes para receber uma pontuação bônus. O resultado final dependia, portanto, da soma da porcentagem do voto do público com o bônus concedido pelo técnico.

A 'Grande Final' foi realizada, ao vivo, em 29 de dezembro. Depois de uma temporada que celebrou a diversidade de vozes, com apresentações memoráveis, muitas emoções e reviravoltas, os finalistas foram Mila Santana (Time Gaby), Bell Lins (Time IZA), Juceir Jr (Time Lulu) e Keilla Júnia (Time Teló). A decisão foi inteiramente tomada a partir de voto popular.

A vencedora foi Keilla Júnia, com 51,78% dos votos do público.

Fã declarada de Whitney Houston, na decisão, ela soltou a voz com 'I Will Always Love You' e cantou um sucesso de Roberto Carlos – 'Como É Grande O Meu Amor por Você' – na segunda rodada dos finalistas. O prêmio: um contrato com a Universal Music e 500 mil reais.

Live com a grande campeã do The Voice Brasil. 30/12/2022

Live com a grande campeã do The Voice Brasil. 30/12/2022

Mineira de Matozinhos, Keilla toca violão, violoncelo e outros instrumentos que aprendeu sozinha. Começou a cantar na igreja aos 3 anos e, mais tarde, entrou para a Orquestra Jovem da cidade. Chegou ao ‘The Voice’ de forma avassaladora, virando as quatro cadeiras com sua interpretação de 'Rise Up', hit conhecido na voz de Andra Day, e que repetiu no palco após a consagração do resultado. Sempre elogiada por seu técnico, chegou à semifinal depois de ser escolhida por ele para passar direto por duas fases do programa.

“Quando ouvi a Keilla cantar e virei a cadeira para ela, eu já sabia que ela poderia ser uma finalista. Era claro para mim, tanto que é possível ver a minha reação: fiquei desesperado, eu queria muito ela no meu time e a oportunidade de trabalharmos juntos. Sabia que ela estaria entre as vozes favoritas”, contou Teló ao gshow após a final, com a segurança de quem já é sete vezes campeão.

Veja algumas apresentações dos finalistas:

Keilla Júnia canta "I Have Nothing". The Voice Brasil',  27/12/2022

Keilla Júnia canta "I Have Nothing". The Voice Brasil', 27/12/2022

Duda e Isa Amorim cantam "Não Aprendi a Dizer Adeus". The Voice Brasil',  27/12/2022

Duda e Isa Amorim cantam "Não Aprendi a Dizer Adeus". The Voice Brasil', 27/12/2022

Juniô Castanha canta "Penhasco"

Juniô Castanha canta "Penhasco"

No programa de encerramento, Teló também aproveitou para homenagear Erasmo Carlos, que morrera no dia 22 de novembro. Ele cantou um pot-pourri com 'Gatinha Manhosa', 'Se Você Pensa' e 'Minha Fama de Mau', de autoria do Tremendão e Roberto Carlos.

FONTES:

Releases "Nova temporada do The Voice Brasil’ chega à TV Globo no dia 15 de novembro", 24/10/2022, e "Técnicos e direção contam detalhes da 11ª temporada do ‘The Voice Brasil’", 10/11/2022 | "Lulu Santos se esconde no palco para fugir da Batalha dos Técnicos". In: Gshow, 15/12/2022 | "Keilla Júnia é a campeã do The Voice Brasil 2022". In: Gshow, 29/12/2022
Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)