Samantha Ayara foi a grande vencedora da 6ª temporada do 'The Voice Brasil', com 41% dos votos do público. A mineira de 20 anos marcou a temporada com sua história de superação: na temporada anterior, ela participou da primeira fase do programa, mas nenhum jurado virou a cadeira. Um ano depois, retornou ao reality e conquistou a vitória. "Vamos resolver o problema do ano passado. De nenhuma cadeira pro título do 'The Voice Brasil'", disse Leifert, ao anunciar a vitória.
A edição de 2017 trouxe uma nova integrante: Ivete Sangalo passou a integrar o time de técnicos, substituindo Claudia Leitte, que foi para o 'The Voice Kids'. A apresentação dos bastidores ficou a cargo da cantora e atriz Mariana Rios, na função desde o ano anterior.
Apresentação: Tiago Leifert, Mariana Rios | Técnicos: Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Lulu Santos, Michel Teló | Direção: Creso Macedo | Núcleo: Boninho | Exibição: quinta-feira, 22h30 | Período: 21/9/2017 a 21/12/2017. | Episódios: 14.
Antes da disputa, o 'Reencontro'
Para o lançamento da temporada, foi ao ar na Globo o programa especial ‘The Voice Reencontro’, exibido entre os dias 04 e 20 de setembro de 2017. Cada episódio mostrava, em tom documental, as trajetórias de artistas que se destacaram nas edições passadas do reality, com depoimentos pessoais, histórias de bastidores e apresentações marcantes. Os ex-participantes que relembraram suas histórias nesse programa especial foram: Sam Alves, Marcela Bueno, Lui Medeiros, Deena Love, Pedro Lima, Dom Paulinho Lima, Ayrton Montarroyos, Nikki, Paula Sanffer, Ju Moraes, Liah Soares, Danilo Dyba, Mylena Jardim, Kassia Marvila, Luana Camarah, Renan Zonta, Lucy Alves, Rodrigo Castellani, Bruno Gadiol, Leandro Buenno, Renato Vianna, Marcello Archetti, Ellen Oléria e Maria Cristina.
Show de lançamento
No dia 12 de setembro aconteceu o show de lançamento da 6ª temporada do 'The Voice Brasil', com apresentações dos técnicos Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Michel Teló e Lulu Santos, além de ex-participantes, como Danilo Reis e Rafael e os cantores Renato Viana, Rodrigo Castellani, Mylena Jardim e Bruno Gadiol. O show foi exibido em flashes ao vivo na web, e disponibilizado na íntegra no Globoplay.
'Audições às cegas'
A primeira etapa, na que os técnicos ouvem os candidatos sem vê-los e precisam virar as cadeiras para demonstrar sua aprovação, se desenvolveu ao longo de seis programas, até o dia 26/10. Como de praxe, os cantores que fizerem mais de um treinador virar pode escolher com quem quer ficar. "Depois de cinco temporadas a gente aprende uma coisa ou outra. Tem muita voz boa, e a gente corre atrás mesmo. Fora que a gente quer derrubar o Teló", brincou Lulu à época do início da temporada, referindo-se ao fato de o sertanejo já ser ali um bicampeão invicto.
Entre os destaques da temporada está a apresentação de Isabel Antonio, refugiada do Congo, que cantou 'Trem Bala', de Ana Vilela, nas 'Audições às Cegas'. Ela conquistou uma vaga no time de Carlinhos Brown e emocionou a todos com sua história de vida.
Essa fase acabou com 48 candidatos na disputa -- 12 em cada time, portanto.
'Tira-teima'
Na nova fase do reality musical, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Lulu Santos e Michel Teló precisavam escolher apenas seis pessoas de seus times para permanecerem no programa. Ao todo, foram três programas de 'Tira-Teima' (de 2 a 16/11) e, em cada um deles, apenas dois dos quatro participantes que subiam ao palco continuavam na competição.
Day apresenta música autoral 'Meu Lugar'
'Batalhas'
Seguiu-se então a fase das 'Batalhas', em que cada participante cantava em dupla com outro integrante do próprio time. Excepcionalmente, a disputa desta fase foi exibida em 21 de novembro, uma terça-feira, por conta de um jogo de futebol transmitido na quinta. Neste momento, os técnicos podiam usar o recurso 'Peguei'. Na semana seguinte acabou tendo uma pausa no programa, também por conta do futebol. A retomada aconteceu em 5 de dezembro, já com a 'Batalha dos Técnicos'.
Naquela fase, os técnicos começam o programa definindo que participantes eles elegeriam para irem direto para a fase seguinte, sem precisar participar daquela disputa. Alysson e Adysson, Vinicius d'Black, Mariana Coelho e Carol Biazin foram os nomes preservados. Os restantes disputaram com concorrentes de outros times, e a decisão aí ficou a cargo do público. Salvaram-se Gab Ferreira, Alinne Alves, Tiago Velame, Samantha Ayara, Douglas Alessi, Sérgio Dalcin, Day e Juliano Barreto.
Juliano Barreto e Vinicius D'Black cantam "Sir Duke"
'Remix'
Em 7/12, os técnicos voltaram a usar o botão vermelho para selecionar seus candidatos favoritos. E, de novo, os participantes 'escolhidos' por mais de um técnico podia definir com quem preferia seguir. O treinador com mais gente em seu grupo ganhava a vantagem de uma carta de "Poder Supremo", na hora da escolha. Nesta fase, Samantha Ayara, que era do time de Ivete, acabou indo para o de Teló. "Ano passado ela veio e não virou nenhuma cadeira. Agora, cada vez que ela cantou aqui, enlouqueceu todo mundo", disse Teló, antes de apertar o botão.
Semifinal e Final
Para a semifinal, cada técnico contou com dois participantes, definidos na fase 'Remix':
Time Ivete: Carol Biazin e Juliano Barreto.
Time Teló: Alysson e Adysson e Samantha Ayara.
Time Brown: Gab Ferreira e Vinicius D’Black
Time Lulu: Day e Mariana Coelho
Relembre a trajetória de Samantha Ayara até vencer o The Voice Brasil 6
Seguiram para a final Carol Biazin, Samantha Ayara, Vinicius D’Black e Day. Após os shows ao vivo de cada finalista, a votação foi aberta ao público. Em seguida, os técnicos se apresentaram com convidados especiais, como Brown com Sandy (cantando 'A Namorada') e Teló com Chitãozinho e Xororó (cantando 'Nuvem de Lágrimas'.
Carlinhos Brown e Sandy cantam ‘A Novidade’
Além disso, os participantes puderam apresentar a versão inédita das músicas que lançaram no programa. Day cantou 'Meu Lugar', escrita por ela em homenagem a sua namorada. Samantha Ayara apresentou 'Quando Tudo Acabar', versão de 'Cuando Todo Se Va', de Luiz Fonsi. Vinicius D´Black interpretou novamente sua música inédita chamada 'Incondicional' e Carol Biazin, acompanhada de um violão, mostrou a sua canção 'Não Vai'.
Samantha foi a campeã, com 41% dos votos. Com isso, Michel Teló se tornou o único técnico tricampeão.
Globoplay
Além de cobrir os bastidores do 'The Voice Brasil', Mariana Rios também apresentou o 'The Voice Brasil Live', primeiro programa ao vivo exclusivo para o Globoplay. Às quartas-feiras à noite, Mariana conversava com participantes da temporada de 2017 e ex-participantes, repercutia os acontecimentos do programa e relembrava momentos marcantes.
Curiosidades
Na terceira noite de audições às cegas, Carlinhos Brown encerrou o programa cantando 'Carreirinha', uma música inédita, com letra de Cazuza. Lucinha Araújo, mãe do cantor, encontrou a letra que estava guardada até então, e entregou a Brown, que compôs a melodia junto com um dos produtores musicais do reality, Alexandre Castilho.
No show de lançamento da temporada, Ivete Sangalo levou seus colegas técnicos às lágrimas ao cantar 'Se eu não te amasse tanto assim', de Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle. O show foi gravado minutos depois de a cantora ter dado a notícia de sua gravidez ao público pelas redes sociais.
FONTES:
Boletins de programação: "Técnicos e ex-participantes se reúnem em show inédito para lançar nova temporada", 12/9/2017; "Faltam poucos dias para as cadeiras do 'The Voice Brasil' começarem a virar", 21/9/2017;"Participantes voltam ao palco na primeira noite de Tira-Teima", 02/11/2017 | Fase 'Remix' define semifinalistas do 'The Voice Brasil' In: Gshow, 07/12/2017 |