Por Memória Globo

Acervo Globo

Diretor-geral: Carlos Magalhães | Direção de núcleo: Boninho | Período de exibição: 27/05/2003 a 29/07/2003

Em 'O Jogo', programa semanal exibido de maio a julho de 2003, os 12 participantes tinham de lidar com pistas e evidências para desvendar um crime cometido numa vila fictícia no sul do Brasil e concorrer a um prêmio de até 250 mil reais. O trabalho de investigação, levado ao ar em dez episódios, envolveu seis homens e seis mulheres, que moraram juntos numa casa monitorada por câmeras, considerada o Q.G. do grupo, único lugar seguro onde não corriam o risco de serem eliminados pelo assassino.

As tarefas do grupo eram coordenadas pelo jornalista Zeca Camargo, apresentador do reality. 'O Jogo' é um programa criado pela Fox, que levou ao ar o reality 'Murder in a Small Town X', em 2001. A versão brasileira foi assinada por Ronaldo Santos, com direção de núcleo de J.B. de Oliveira, o Boninho. O programa ligava o roteiro de Ronaldo Santos à reação espontânea dos participantes em suas tentativas de desvendar pistas do crime. Exibido todas as terças-feiras, após o humorístico 'Casseta & Planeta, Urgente!', tinha 45 minutos de duração. Flashes de três a cinco minutos eram exibidos às segundas-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, antes do 'Jornal da Globo', para mostrar um pouco do dia-a-dia dos participantes.

A rotina dos participantes não incluía nenhum script. Eles não tinham texto, nem eram dirigidos. Durante suas missões nas ruas, tinham contato com os suspeitos e com os moradores locais, sem qualquer interferência de direção. O roteiro existia apenas para a parte dramatúrgica do programa.

O Programa

O ponto de partida de 'O Jogo' foi o assassinato do influente empresário Wagner Klein, diretor da Escola Paes Brasil, na fictícia Vila de Santo Antônio, no sul do país. Candidato a prefeito da cidade, Wagner era casado com a professora de Biologia Priscila Klein, mulher infeliz no casamento, e tinha um filho, Maurício Klein, jovem misterioso que vivia dos negócios do pai apesar de manter uma relação de aparências com a família. Depois de seu misterioso assassinato, descobria-se que o diretor era também um homem cheio de desafetos – com pelo menos 12 suspeitos que poderiam ter cometido o crime. Priscila e Maurício desapareceram no dia do crime. No decorrer do programa, foi descoberto que os dois também haviam sido assassinados.

'O Jogo' (2003): o apresentador Zeca Camargo apresenta aos investigadores os doze suspeitos do crime.

'O Jogo' (2003): o apresentador Zeca Camargo apresenta aos investigadores os doze suspeitos do crime.

O assassinato, cometido no barco da família Klein, foi gravado pelo próprio assassino que, sem mostrar sua identidade, propôs um jogo, descrevendo 12 suspeitos – incluindo-se entre estes – e perguntando ao público: “Quem sou eu entre eles?”. Para desvendar o mistério, entraram em cena os 12 investigadores, que receberam missões distintas. Eles foram divididos em grupos para o cumprimento das tarefas e a análise das pistas. Tudo era discutido e avaliado em conjunto. A cada episódio, o grupo todo, por meio da avaliação das pistas e dos álibis, reunia provas concretas e inocentava um dos suspeitos. Eram eliminados um suspeito e um participante/investigador. Para reunir as provas, os investigadores saíam em missões de investigação. Ao final, apresentavam uma conclusão. Se não conseguissem ou fizessem uma indicação equivocada, o apresentador Zeca Camargo revelava o nome do suspeito que deveria ter sido descartado pelo grupo, assinalando as pistas que comprovariam a sua inocência.

'O Jogo' (2003): os participantes recebem sua primeira missão: ir ao velório da vítima.

'O Jogo' (2003): os participantes recebem sua primeira missão: ir ao velório da vítima.

No final de cada episódio, depois que o grupo cumpria todas as missões propostas, dois participantes saíam para a “investigação final” do capítulo. Um deles era escolhido pelo líder e o outro pelo grupo. Eles recebiam dois envelopes com indicações que os levavam a lugares distintos. Em um deles, estava uma nova pista. No outro, o assassino e, conseqüentemente, a “morte” do participante que o encontrava. A entrega dos envelopes era baseada na sorte. Cada um dos dois investigadores escolhidos tinha sempre 50% de chances de ser eliminado.

O líder era indicado pelo participante eliminado. Antes de saírem para a última missão de cada um dos episódios, os dois investigadores deixavam gravado um testamento, no qual indicavam um dos companheiros restantes para ser o comandante da equipe na semana seguinte. Valia a indicação do investigador eliminado.

A cada capítulo, o grupo tinha a chance de acumular 25 mil reais, o que só acontecia quando os investigadores acertavam quem era o suspeito inocente do episódio. Se não cumprissem a tarefa ou indicassem a pessoa errada, não recebiam o valor. A quantia, que ia sendo reunida pelo grupo até o final do programa, compunha o prêmio do vencedor. Se o grupo inocentasse todos os suspeitos corretamente, o vencedor embolsaria 250 mil reais. Se falhasse uma vez, o prêmio final seria de 225 mil reais, e assim sucessivamente.

Os suspeitos

Eram os seguintes os suspeitos do assassinato de Wagner Klein: Alice Erthal, ex-mulher de Maurício Klein, com quem tinha um filho de sete anos, João Pedro; Oscar Acioly, delegado da vila, que mantinha uma relação misteriosa com a vítima; Belisa Hoffman, prefeita de Vila de Santo Antônio, rival do morto nas eleições que seriam realizadas na cidade; Cida, uma mulher mística atormentada pelo espírito do irmão, morto aos 15 anos em um acidente, como o pai de ambos; Ritinha, filha do fundador da escola Paes Brasil (dirigida por Wagner Klein), que vivia um dilema – ser a moça exemplar para o pai ou deixar sua personalidade rebelde transparecer; Silvério Santarém, o Broder, jovem esperto e aproveitador, dono do bar Feito a Mão, que nunca se relacionou bem com a família; Telma Werner, repórter da Gazeta de Santo Antônio, mulher revoltada e agressiva; o pescador Lúcio, jovem revoltado que sofreu preconceito por sua condição financeira; Petrônio Lavínio, o Pepê, que vivia nas ruas da vila, tendo crescido à margem dos irmãos, e cujo pai tratava de assuntos misteriosos com Klein; Tadeu Reigel, dentista de nove entre dez socialites de Vila de Santo Antônio, homem tranqüilo, caseiro, esportista e misterioso, que fora aluno da escola Paes Brasil; Rodolfo Muller, rival de Wagner no comércio, comandava a indústria pesqueira de Vila de Santo Antônio; e Otto Ventura, psiquiatra que tinha boa parte dos suspeitos como clientes e de quem diziam ser pressionado por Klein. Atores desconhecidos do grande público interpretaram os personagens.

Os participantes

'O Jogo' (2003): Elaine desvenda que Ritinha é a assassina e vence. Apresentação de Zeca Camargo.

'O Jogo' (2003): Elaine desvenda que Ritinha é a assassina e vence. Apresentação de Zeca Camargo.

Todos os concorrentes de 'O Jogo' passaram por um treinamento na Academia de Polícia do Rio de Janeiro para receber noções básicas de investigação. Eram eles: a carioca Elaine, de 27 anos, ex-produtora de publicidade; o advogado mineiro Breno, de 25 anos, que à época estudava para prestar concurso para delegado federal; o também mineiro Marco Antônio, de 30 anos, artista de rua e músico circense; a goiana Fernanda, de 23 anos, estudante de administração; o escritor gaúcho Antônio, de 41 anos, interessado em magia e contos fantásticos; a carioca Joana, de 21 anos, estudante de cinema e assistente de direção de documentários, eleita musa do verão do Rio de Janeiro em 2001; o administrador paulista Sidney, de 28 anos, amante de aventuras e esportes radicais; a carioca Priscila, de 26 anos, dona de um salão de beleza; a promoter mineira Tatiana, de 30 anos, figura badalada nas colunas sociais de Belo Horizonte; Rebeca, de 22 anos, estudante de design de interiores, nascida em Curitiba mas criada em Salvador, na Bahia; o arquiteto pernambucano Henrique, de 32 anos; e o cientista carioca Marcelo, de 32 anos.

No loft onde ficaram instalados, o Q.G. localizado no centro da vila, os participantes reuniam as informações adquiridas ao longo de suas investigações. Na sala, no andar de baixo, tinham acesso a um computador que funcionava como uma rede de informações e pesquisa. No andar de cima, além dos quartos, havia a sala de reuniões, onde se encontravam diariamente com o apresentador Zeca Camargo, coordenador das investigações do grupo. O prédio onde funcionava o Q.G. teve seu interior todo reformado: após um mês de obras, transformou-se numa casa de 500 metros quadrados adaptada para moradia, com ênfase ao ambiente profissional. A cenografia foi assinada por Leila Moreira.

A vencedora de O jogo foi a carioca Elaine, que seguiu a pista certa e acusou a assistente social Ritinha de assassinato no último capítulo do reality. Elaine disputou a final com o mineiro Breno , que, como líder da semana, teve prioridade para apontar o assassino. Mas Breno acusou o dentista Tadeu Reigel. Elaine levou o prêmio de 200 mil reais.

Elaine seguiu o mapa que levava ao esconderijo de Ritinha, na capela, e ouviu a confissão da assassina, que havia prometido vingar a morte do pai e acabar com a família Klein. O pai de Ritinha se matou após descobrir que ela mantinha um romance com Wagner Klein. Ritinha contou à Elaine que passou boa parte da vida arquitetando sua vingança e assassinou não só os Klein, mas todos os ex-colegas de uma seita satânica que não quiseram colaborar com seu plano. Ela também havia seqüestrado e ainda planejava matar João Pedro, filho de Maurício Klein com Alice Erthal. No final do episódio, Ritinha se suicidou.

Produção

As gravações de 'O Jogo' envolveram uma equipe de 160 pessoas, entre técnicos, engenheiros, produtores, diretores, editores, cenógrafos, figurinistas e produtores de arte, e foram realizadas em Laguna, no litoral de Santa Catarina, cidade de 70 mil habitantes à época. As locações da cidade escolhidas como cenários – 22 ao todo, incluindo o cemitério local e um consultório dentário – receberam decorações e adereços novos, de acordo com o roteiro do reality, e todas eram reais, isto é, possuíam infra-estrutura completa, não eram cenográficas. Moradores de Laguna atuaram como figurantes do reality.

Fonte

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)