Memoria Globo

PROGRAMA

No segundo programa de 2002, exibido em 21 de abril, os concorrentes ao prêmio foram a comerciária Heloísa, de 31 anos, a produtora de eventos Márcia, 26, o empresário Ruy, 40, o comerciante Hamilton, 31, a vendedora Francilene, 19, e o personal trainer Roberto, 28. A vencedora foi Márcia que, entre os desafios que teve de enfrentar estavam o de pular de uma torre de 30 metros de altura e agarrar-se por cinco segundos a uma rede posicionada a 2,5 metros de distância, e permanecer quatro minutos imobilizados em uma cova com 300 ratos.

O participante Fábio vence o programa de estreia.

O participante Fábio vence o programa de estreia.

Chegada dos participantes ao quarto programa, exibido em 05/05/2002: Franz, Camila, Silvana, Kátia, Luís Antônio e Marco Antônio (Gigante).

Chegada dos participantes ao quarto programa, exibido em 05/05/2002: Franz, Camila, Silvana, Kátia, Luís Antônio e Marco Antônio (Gigante).

Os participantes Franz, Camila e Marco Antônio (Gigante) disputam a final do quarto programa. Franz vence.

Os participantes Franz, Camila e Marco Antônio (Gigante) disputam a final do quarto programa. Franz vence.

A vitória no terceiro episódio de Hipertensão, exibido em 28 de abril, foi do estudante de Direito Tainah, de 21 anos, do Rio de Janeiro, que concorreu com a policial Andréa, 32, a modelo Fabyola, 30, a técnica de natação Beatriz, 40, o professor de jiu-jitsu Malibu, 44, e o ator Creo Kellab, de 29 anos. Entre outras provas, Tainah teve de entrar em uma tubulação de esgoto e tentar achar a saída mais rápido que os demais participantes. A concorrente Fabyola se machucou ao ser arrastada por dois cavalos num caminho coberto de lama. Para ela, no entanto, o pior foi encarar um aquário contendo 25 cobras, no qual tinha que “pescar” ameixas com a boca. Apesar de tudo, Fabyola não se arrependeu, pois, segundo afirmou em entrevistas à época, seu objetivo era ficar exposta e receber convites. Acabou convidada para posar para duas revistas.

No quarto programa, que foi ao ar em 5 de maio, o vencedor foi o professor de Educação Física Franz, de 28 anos, do Rio de Janeiro. Os outros participantes eram a professora de Educação Física Camila, de 22 anos, Silvana, 34, a piloto de helicóptero Kátia, 34, o árbitro de futebol Luís Antônio, 31, e o personal trainer Marco Antônio (Gigante), de 27 anos. Neste programa, eles tiveram de saltar de uma carreta para outra a 60 quilômetros por hora, comer grilos e conter a respiração, durante o maior tempo possível, mergulhado de cabeça para baixo num tanque d´água.

PARTICIPANTES

Os seis participantes do primeiro programa, exibido em 14 de abril de 2002, foram a modelo Cristiane, de 23 anos, a professora de educação física Ladjane, de 46 anos, a estudante Bianka, de 27 anos, o aeroviário Fábio, de 25 anos, o relações públicas Sérgio, de 25 anos, e o administrador de empresas Ildazio, de 35 anos. Após enfrentar vários desafios, entre os quais caminhar sobre uma viga de oito metros, suspensa a 30 metros do chão, o vencedor foi o aeroviário Fábio.

Chegada dos participantes ao primeiro programa, exibido em 14/04/2002: Cristiane, Ladjane, Bianka, Fábio, Sérgio e Ildazio.

Chegada dos participantes ao primeiro programa, exibido em 14/04/2002: Cristiane, Ladjane, Bianka, Fábio, Sérgio e Ildazio.

CURIOSIDADES

Um Hipertensão especial contou com a participação da atriz Carolina Dieckmann, da jogadora de basquete Janete, da ex-integrante do Big brother Brasil 2 Xaiane, do apresentador Luciano Huck, do ator Marcos Pasquim e do jogador de vôlei Tande. Todos os participantes deste especial foram premiados. Os prêmios, totalizando 50 mil reais e proporcionais à superação dos desafios, foram doados a instituições com trabalhos sociais e comunitários. O vencedor foi o jogador Tande que, como os companheiros de programa, ficou pendurado a uma altura de 32 metros, tendo que acertar um alvo em movimento; foi obrigado a separar com as mãos o maior número possível de cobras de barriga branca, deitado em um compartimento com 10 mil minhocas nas pernas e 5 mil baratas na cabeça; e, debaixo d´água, tentar sair o mais rapidamente possível de uma jaula trancada com cadeado, nadando até uma bóia.

Hipertensão teve sua primeira temporada em 2002. Os programas de 2002 e 2010 e 2011 foram diferentes em relação à duração, regras e apresentadores, mas a lógica da competição com provas eletrizantes – que exigem preparo físico e emocional – continuou. Na temporada de 2002, o game, apresentado por Zeca Camargo, durou quatro semanas. Cada semana trazia seis participantes diferentes e o desafio acabava no final da semana, onde o vencedor das três provas ganhava o prêmio de R$ 50 mil.

O participante Fábio Nascimento, candidato de uma das edições de Hipertensão, caiu nas graças da direção de Recursos Artísticos da TV Globo e ingressou na oficina de atores da emissora, devido a seu carisma.  

Cristiane se machucou em uma das provas, que consistia em saltar para um helicóptero em movimento de cima de um jet-ski a 60 quilômetros por hora. Ela foi rapidamente resgatada pela equipe de segurança do programa. A TV Globo custeou todos os seus exames médicos.

O formato tinha algumas semelhanças com o programa No Limite, o primeiro reality show da TV brasileira, exibido em 2000 e 2001 também nas noites de domingo.

PRODUÇÃO

Em 2002, a equipe de produção mobilizou cerca de 100 profissionais, responsáveis, entre outras coisas, por testar diversas vezes cada tarefa proposta. Com a ajuda de dublês especializados, realizavam-se testes das provas radicais, para que elas fossem desempenhadas com total segurança. Nas gravações – acompanhadas por especialistas e equipes médicas e de socorro –, utilizaram-se rigorosos equipamentos de segurança. Nove câmeras registravam em detalhe a execução de cada prova.

Os participantes de cada programa – que contou com gravações em vários pontos do Rio de Janeiro – foram selecionados a partir de cadastros feitos para os programas No Limite (2000) e Big Brother Brasil (2002). Uma das provas a que os competidores tiveram que se submeter foi beber um drinque contendo seis minhocas, quatro besouros e uma barata. O programa, que durou apenas cinco semanas, recebeu diversas críticas, por incluir provas como esta. O advogado Leonardo Fogaça Pantaleão chegou a encaminhar ao Ministério Público de São Paulo uma ação para inibir determinados quadros. Segundo ele, o programa humilhava e feria os direitos dos cidadãos.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)