PROGRAMA
No segundo programa de 2002, exibido em 21 de abril, os concorrentes ao prêmio foram a comerciária Heloísa, de 31 anos, a produtora de eventos Márcia, 26, o empresário Ruy, 40, o comerciante Hamilton, 31, a vendedora Francilene, 19, e o personal trainer Roberto, 28. A vencedora foi Márcia que, entre os desafios que teve de enfrentar estavam o de pular de uma torre de 30 metros de altura e agarrar-se por cinco segundos a uma rede posicionada a 2,5 metros de distância, e permanecer quatro minutos imobilizados em uma cova com 300 ratos.
O participante Fábio vence o programa de estreia.
Chegada dos participantes ao quarto programa, exibido em 05/05/2002: Franz, Camila, Silvana, Kátia, Luís Antônio e Marco Antônio (Gigante).
Os participantes Franz, Camila e Marco Antônio (Gigante) disputam a final do quarto programa. Franz vence.
A vitória no terceiro episódio de Hipertensão, exibido em 28 de abril, foi do estudante de Direito Tainah, de 21 anos, do Rio de Janeiro, que concorreu com a policial Andréa, 32, a modelo Fabyola, 30, a técnica de natação Beatriz, 40, o professor de jiu-jitsu Malibu, 44, e o ator Creo Kellab, de 29 anos. Entre outras provas, Tainah teve de entrar em uma tubulação de esgoto e tentar achar a saída mais rápido que os demais participantes. A concorrente Fabyola se machucou ao ser arrastada por dois cavalos num caminho coberto de lama. Para ela, no entanto, o pior foi encarar um aquário contendo 25 cobras, no qual tinha que “pescar” ameixas com a boca. Apesar de tudo, Fabyola não se arrependeu, pois, segundo afirmou em entrevistas à época, seu objetivo era ficar exposta e receber convites. Acabou convidada para posar para duas revistas.
No quarto programa, que foi ao ar em 5 de maio, o vencedor foi o professor de Educação Física Franz, de 28 anos, do Rio de Janeiro. Os outros participantes eram a professora de Educação Física Camila, de 22 anos, Silvana, 34, a piloto de helicóptero Kátia, 34, o árbitro de futebol Luís Antônio, 31, e o personal trainer Marco Antônio (Gigante), de 27 anos. Neste programa, eles tiveram de saltar de uma carreta para outra a 60 quilômetros por hora, comer grilos e conter a respiração, durante o maior tempo possível, mergulhado de cabeça para baixo num tanque d´água.
PARTICIPANTES
Os seis participantes do primeiro programa, exibido em 14 de abril de 2002, foram a modelo Cristiane, de 23 anos, a professora de educação física Ladjane, de 46 anos, a estudante Bianka, de 27 anos, o aeroviário Fábio, de 25 anos, o relações públicas Sérgio, de 25 anos, e o administrador de empresas Ildazio, de 35 anos. Após enfrentar vários desafios, entre os quais caminhar sobre uma viga de oito metros, suspensa a 30 metros do chão, o vencedor foi o aeroviário Fábio.
Chegada dos participantes ao primeiro programa, exibido em 14/04/2002: Cristiane, Ladjane, Bianka, Fábio, Sérgio e Ildazio.
CURIOSIDADES
Um Hipertensão especial contou com a participação da atriz Carolina Dieckmann, da jogadora de basquete Janete, da ex-integrante do Big brother Brasil 2 Xaiane, do apresentador Luciano Huck, do ator Marcos Pasquim e do jogador de vôlei Tande. Todos os participantes deste especial foram premiados. Os prêmios, totalizando 50 mil reais e proporcionais à superação dos desafios, foram doados a instituições com trabalhos sociais e comunitários. O vencedor foi o jogador Tande que, como os companheiros de programa, ficou pendurado a uma altura de 32 metros, tendo que acertar um alvo em movimento; foi obrigado a separar com as mãos o maior número possível de cobras de barriga branca, deitado em um compartimento com 10 mil minhocas nas pernas e 5 mil baratas na cabeça; e, debaixo d´água, tentar sair o mais rapidamente possível de uma jaula trancada com cadeado, nadando até uma bóia.
Hipertensão teve sua primeira temporada em 2002. Os programas de 2002 e 2010 e 2011 foram diferentes em relação à duração, regras e apresentadores, mas a lógica da competição com provas eletrizantes – que exigem preparo físico e emocional – continuou. Na temporada de 2002, o game, apresentado por Zeca Camargo, durou quatro semanas. Cada semana trazia seis participantes diferentes e o desafio acabava no final da semana, onde o vencedor das três provas ganhava o prêmio de R$ 50 mil.
O participante Fábio Nascimento, candidato de uma das edições de Hipertensão, caiu nas graças da direção de Recursos Artísticos da TV Globo e ingressou na oficina de atores da emissora, devido a seu carisma.
Cristiane se machucou em uma das provas, que consistia em saltar para um helicóptero em movimento de cima de um jet-ski a 60 quilômetros por hora. Ela foi rapidamente resgatada pela equipe de segurança do programa. A TV Globo custeou todos os seus exames médicos.
O formato tinha algumas semelhanças com o programa No Limite, o primeiro reality show da TV brasileira, exibido em 2000 e 2001 também nas noites de domingo.
PRODUÇÃO
Em 2002, a equipe de produção mobilizou cerca de 100 profissionais, responsáveis, entre outras coisas, por testar diversas vezes cada tarefa proposta. Com a ajuda de dublês especializados, realizavam-se testes das provas radicais, para que elas fossem desempenhadas com total segurança. Nas gravações – acompanhadas por especialistas e equipes médicas e de socorro –, utilizaram-se rigorosos equipamentos de segurança. Nove câmeras registravam em detalhe a execução de cada prova.
Os participantes de cada programa – que contou com gravações em vários pontos do Rio de Janeiro – foram selecionados a partir de cadastros feitos para os programas No Limite (2000) e Big Brother Brasil (2002). Uma das provas a que os competidores tiveram que se submeter foi beber um drinque contendo seis minhocas, quatro besouros e uma barata. O programa, que durou apenas cinco semanas, recebeu diversas críticas, por incluir provas como esta. O advogado Leonardo Fogaça Pantaleão chegou a encaminhar ao Ministério Público de São Paulo uma ação para inibir determinados quadros. Segundo ele, o programa humilhava e feria os direitos dos cidadãos.