Por Memória Globo

VENCEDORA

Na etapa final, Vanessa Jackson é a vencedora e canta “Dom Verdadeiro” junto com os demais participantes.

Na etapa final, Vanessa Jackson é a vencedora e canta “Dom Verdadeiro” junto com os demais participantes.

Após 77 dias de dedicação exclusiva à música, dez shows ao vivo e pelo menos dez horas por dia de trabalho, a paulista Vanessa Jackson, dona de uma voz poderosa e com forte presença no palco, foi a grande vencedora do Fama, concorrendo com os finalistas Nalanda, Adelmo e João Batista. Como prêmio, teve o direito de gravar um CD nos Estados Unidos. O álbum, com 13 faixas, entre canções inéditas e regravações, levou o nome da artista. Vanessa assinou algumas composições do disco, que contou com a participação especial de músicos que já trabalharam com astros como Madonna, Michael Jackson e Sting.

No mesmo dia em que a primeira edição do programa chegou ao fim, os dez novos concorrentes da segunda edição, conhecida como Fama Bis, foram apresentados ao público.

Os 12 participantes – selecionados de um total de 720 fitas enviadas de todo o país para a TV Globo – ficaram dez semanas confinados na Academia Fama.

EXIBIÇÃO: 27/04/2002-06/07/2002

PARTICIPANTES

Os escolhidos para participar da primeira edição do Fama foram apresentados ao público pela primeira vez no Fantástico. Todos, em sua maioria, sabiam tocar um ou mais instrumentos. Eram eles: Adelmo Casé, de 27 anos, baiano de Salvador, que tinha cerca de 40 composições próprias e já abrira shows de Fernanda Abreu, Ed Motta e Flávio Venturini, tendo, inclusive, gravado um CD independente; Ana Luiza, paulista, de 19 anos, que cantava desde chorinho a rock nacional na noite de São Paulo; Andrea Marquee, paulista de 30 anos, que trabalhava em musicais no teatro como atriz, cantora e bailarina, e já havia lançado dois CDs, um deles na Europa; Fael Mondego, compositor carioca de 22 anos, ex-crooner de bailes e festas de aniversário; João Batista, de 18 anos, natural de Natal, no Rio Grande do Norte, que se apresentava cantando em dupla com um tecladista em aniversários, churrascos, bares, associações, casamentos e até feijoadas; Juliano Cortuah, compositor gaúcho de 30 anos, que já tinha tido uma de suas músicas gravadas pelo grupo Fat Family, além de ter composto duas canções em parceria com Arnaldo Antunes; Kíldere, cearense de 26 anos que já participara de shows de calouros locais e festivais de música de cidades pequenas do Ceará, tendo cantado por cerca de dois anos em quiosques da Lagoa, na Zona Sul do Rio, e formado uma banda própria; Lívia Leite, de 18 anos, mineira de Barbacena, que desde os 15 cantava em concursos de banda e barzinhos, tendo se apresentado em restaurantes brasileiros em Miami, nos Estados Unidos; Nalanda, baiana de 19 anos, que já cantava em trio elétrico na Bahia desde os 13 anos, animando blocos infantis, e à época do programa fazia parte da orquestra afro-baiana; Rodriggo, de 19 anos, mineiro de Itanhandu que começara a fazer shows aos 11 anos, tocando num hotel-fazenda; Tonny Francis, de 20 anos, goiano de Jataí que começara a carreira aos 12 anos, fazendo dupla sertaneja com o pai, e tocava em bares, boates e festivais em Goiás; e a paulista Vanessa Jackson, de 20 anos, dona de um repertório recheado de black music que, aos 13 anos, já cantava na banda de flashback The Big Jam Band, tendo cantado em formaturas, bailes e lanchonetes, além de ter sido backing vocal durante um ano da banda Art Popular.

Participantes do Fama 2002 - Galeria de fotos

13 fotos
Participantes do Fama 2002

O PROGRAMA

ENSAIOS

A rotina de trabalhos do grupo incluía aulas de canto, dança, interpretação, desenvolvimento corporal, malhação e atualidades na parte da manhã; e ensaios das coreografias dos shows na parte da tarde. Ao longo da semana, um programa de dez minutos, exibido antes de Malhação – Múltipla Escolha (1999), mostrava o dia a dia dos candidatos na Academia.

Ensaios do Fama 2002

3 fotos
Ensaios do Fama 2002

ACADEMIA FAMA

Os 12 participantes – selecionados de um total de 720 fitas enviadas de todo o país para a TV Globo – ficaram dez semanas confinados na Academia Fama.

Academia Fama (2002)

8 fotos
Reality show que revelou e lançou novos talentos no cenário musical brasileiro.

VISITAS ILUSTRES

Durante os cerca de dois meses que permaneceram reclusos, os candidatos receberam visitas de vários músicos, como Djavan, Titãs, Skank, Gilberto Gil e Ivete Sangalo.

Visitas ilustres - Fama 2002

5 fotos
Visitas ilustres - Fama 2002

ORIENTADORES E JURADOS

Os candidatos contaram com a orientação dos professores Ana Kfouri e Rossela Terranova (expressão corporal), Felipe Abreu (canto) e Monique Aragão (interpretação). Também fizeram parte da equipe a fonoaudióloga Ângela de Castro, o professor de educação física Guilherme Linhares – responsável pelo condicionamento físico dos participantes –, o jornalista Leonel Kaz, que dava aulas de atualidade e cultura, e o coreógrafo Renato Vieira, responsável pela coreografia e pelo ensaio dos shows que aconteciam toda semana. Os participantes contavam também com o apoio psicológico de Analice Gigliotti. A diretora da Academia foi a musicista Liliane Secco, responsável por identificar e trabalhar as principais dificuldades dos candidatos.

O corpo de jurados era formado por Ivo Meirelles, sambista; Guto Graça Mello, produtor musical; Maria Carmem Barbosa, escritora e roteirista; Hélio Costa Manso, diretor artístico da gravadora Som Livre; e Mônica Venerabile, do Sistema Globo de Rádio. Semanalmente era lançado um CD, pela gravadora BMG, com as músicas cantadas pelos participantes no show anterior. A Som Livre foi responsável pelo lançamento do CD com os melhores momentos de Fama.

Orientadores e jurados do Fama 2002

14 fotos
Orientadores e jurados do Fama 2002
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)