A Academia Fama funcionou na casa que serviu de cenário para a novela As Filhas da Mãe (2001), de Silvio de Abreu, construída no parque aquático Rio Water Planet, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio. Para registrar o dia-a-dia dos 12 participantes, 16 câmeras e microfones foram espalhados por toda a casa.
Após 77 dias de dedicação exclusiva à música, dez shows ao vivo e pelo menos dez horas por dia de trabalho, a paulista Vanessa Jackson, dona de uma voz poderosa e com forte presença no palco, foi a grande vencedora, concorrendo com os finalistas Nalanda, Adelmo e João Batista. Como prêmio, teve o direito de gravar um CD nos EUA.
O vencedor de Fama Bis foi o mineiro Marcus Vinícius, que recebeu como prêmio a gravação de um CD e ainda gravou Flor do Abacate, tema de abertura de Sabor da Paixão (2002), novela de autoria de Ana Maria Moretzsohn.
Tiago Silva, vencedor da 4ª edição, foi convidado pela Warner Music para gravar um CD com o seu grande parceiro da casa, o participante Hugo Alves. Cídia e Sabiá foram premiados com uma participação num espetáculo de Zezé Di Carmargo e Luciano, no Rio. Tiago se apresentou, ainda, no Criança Esperança daquele ano, no Ibirapuera, em São Paulo.
Com 46% dos votos do público, o baiano Fabio, que venceu o obstáculo de sua gagueira, foi o grande vencedor, disputando a final com a carioca Evelyn e a gaúcha Shirle. Os três assinaram, no palco, os contratos com as gravadoras que lançariam seus CDs de estreia, e Fábio ainda ganhou um carro e uma apresentação no Canecão, no Rio.