VENCEDOR l Arthur Aguiar, 32 anos, ator e cantor. Rio de Janeiro. 1 Liderança, 7 paredões.
O ator e cantor Arthur Aguiar foi jogador de futebol até ser descoberto por um diretor teatral. Ganhou destaque como um dos protagonistas de ‘Rebelde’ (2011), da Record, uma novela teen, e por projetos musicais que manteve paralelamente à carreira de ator. Em 2014, foi protagonista de ‘Malhação: Sonhos’. Participou de outras novelas como ‘Êta Mundo Bom!’ (2016) e ‘O Outro Lado do Paraíso’ (2017).
Arthur entrou no ‘BBB’ na quinta-feira após a estreia do programa por ter testado positivo para a Covid-19, ainda no pré-confinamento. Sempre assertivo nos jogos e provas, teve desde o início uma rivalidade com Jade Picon, maior rixa da edição. Passou por sete paredões e, na dinâmica do paredão falso, foi escolhido e pôde ficar no quarto secreto observando as movimentações dos outros participantes. Foi o vencedor do ‘BBB22’, o primeiro participante do camarote a conquistar o feito, em uma final disputada com Paulo André e Douglas Silva. Obteve 68,96% de preferência do público.
Arthur Aguiar investiu na carreira de cantor após o confinamento, lançando a música ‘Fora da Casinha’, seguida de outros projetos musicais. Também fez participações em programas televisivos e estrelou ‘Pluft, o Fantasminha’, filme baseado na obra de Maria Clara Machado.
Laís, 30 anos, médica, Crixás, Goiás. Pipoca, 1 vez paredão.
Interiorana, trabalhou na linha de frente durante a pandemia de Covid-19. Pouco antes de ser confinada, recebeu a notícia da morte do pai. Apesar de ter pensado em desistir, decidiu manter a participação no programa.
Laís foi a primeira participante da edição a ser anunciada no ‘Big Day’, breaks na programação que mostram os participantes ao público pela primeira vez. Na casa, foi integrante do Lollipop e se aproximou de seus colegas de quarto, principalmente de Bárbara Heck e Jade Picon. Rivalizou com Arthur Aguiar, protagonizando um dos jogos da discórdia mais agitados da edição, em que afirmou que o brother era incoerente no jogo. Formou um dos casais da temporada ao lado de Gustavo Marsenga. Foi a nona eliminada com 91,25%, maior porcentagem da temporada, disputando o favoritismo do público com Douglas Silva e Eliezér.
Luciano, 28 anos, ator e bailarino. Florianópolis, Santa Catarina. Pipoca, 1 paredão.
Luciano se definiu como alguém competitivo. Estudou balé clássico por 15 anos e sua paixão pela dança o levou a explorar diversos ritmos, o considerava ser uma vantagem nas festas do reality. Acabou eliminado no primeiro paredão, com 41,31% dos votos, em disputa com Natália e Naiara Avezedo.
Após sua passagem pelo reality, investiu na carreira de influencer, postando vídeos de humor nas redes sociais e passou a fazer parte de uma plataforma paga de conteúdo adulto.
Brunna Gonçalves, 30 anos, bailarina e influencer. Nilópolis, Rio de Janeiro. Camarote, 1 paredão.
Esposa da cantora Ludmilla, já participou de turnês fora do país e morou num trailer. Integrante do Lollipop, manteve-se alinhada com as decisões do grupo. Na quinta semana de jogo, a sister atendeu o Big Fone, tendo que fazer imediatamente uma indicação ao paredão. Gustavo Marsenga foi o escolhido. Na mesma semana, a própria Brunna foi indicada pelo líder Lucas. Disputando a preferência do público com Gustavo e Paulo André, foi eliminada com 76,18% dos votos.
A projeção do reality alavancou a carreira da influencer, que se despediu do balé de Ludmilla e passou a focar em projetos pessoais. O reencontro com a esposa, ao som de ‘Maldivas’, música composta por Ludmilla em sua homenagem, aconteceu no palco do ‘Domingão com Huck’.
Vinicius (Vyni), 23 anos, bacharel em Direito. Crato, Ceará. Pipoca, 1 paredão.
“Influencer da baixa renda”, assim o rapaz se define. Foi criado pela avó, a quem chama de mainha e sobrevive, junto com a família, da renda de um restaurante na cidade onde mora. Concurseiro, conseguiu uma bolsa de pós-graduação na faculdade por ter se formado com notas satisfatórias.
No programa, Vyni se aproximou de Eliezér, formando uma das principais amizades da edição. Na sexta semana, liderados por Jade Picon, a dupla Vyni e Eliezer deveriam votar em Douglas Silva, mas escolheram Jessilane como alvo. Como resultado, Larissa foi ao paredão, sendo a eliminada da vez. O descumprimento do combinado gerou conflito no grupo Lollipop, do qual Vyni fazia parte. Duas semanas depois, Vyni disputou o paredão com Pedro Scooby e Gustavo recebendo 55,87% dos votos, sendo o oitavo eliminado.
Ao sair do reality, Vyni continou focado na carreira de influencer, dando suporte à família.
Jade Picon, 20 anos, empresária e influencer. São Paulo. 2 lideranças, 1 paredão.
Antes mesmo de entrar na casa, já contabilizava mais de 13 milhões de seguidores nas redes sociais. A sister é famosa por seu estilo de vida, compartilhando seus looks , agenda de trabalho, alimentação e rotina de treinos com os fãs. Jade se define como autônoma desde os 13 anos. Entrou na casa na primeira quinta-feira da semana de estreia, por ter testado positivo para a Covid-19 durante o confinamento.
Líder do Lollipop, articulou a sobrevivência do grupo por diversas vezes e se tornou uma das principais participantes da edição. Sua rivalidade com Arthur Aguiar, a quem indicou direto ao paredão nas duas vezes consecutivas em que foi líder, foi um dos destaques do ‘BBB 22’. O embate direto entre os dois, que ocasionou a eliminação de Jade por 84,93%, quebrou recordes: foram mais de 3 milhões e 500 mil votos por minuto, totalizando 698 milhões. Essa foi a segunda maior votação de um paredão na história do ‘Big Brother Brasil’, perdendo apenas para o embate Manu Gavassi , Felipe Pior e Mari González, na vigésima edição do programa.
Fora do confinamento, Jade seguiu como influencer e apostou na carreira de atriz. Em ‘Travessia’, novela das 21h, criada e escrita por Gloria Perez, interpretou Chiara.
Douglas Silva, 33 anos, ator. Rio de Janeiro. 2 lideranças, 6 paredões.
Internacionalmente conhecido pelo papel de “Dadinho” no filme ‘Cidade de Deus’, Douglas Silva cresceu na comunidade Kelsons, na Penha, Zona Norte carioca. Entre 2002 e 2005 interpretou outro personagem marcante: o Acerola de ‘Cidade dos Homens’, cuja atuação lhe rendeu uma indicação ao Emmy Internacional, sendo o primeiro brasileiro a conseguir tal feito. ‘Cidade dos Homens’ voltou ao ar por mais duas temporadas, exibidas em 2017 e 2018.
“DG”, como ficou conhecido na casa, foi finalista do programa junto com Paulo André e Arthur Aguiar. Integrante do grupo Grunge, participou do paredão mais acirrado da temporada, em que disputou a preferência do público com Arthur Aguiar e Naiara Azevedo, a eliminada da semana. Sobre a ocasião, o apresentador Tadeu Schmidt revelou que estava escrevendo o discurso do terceiro paredão para a possível saída de Douglas. Terminou em terceiro lugar, com 1,13% dos votos. Faturou R$ 50 mil.
Dando seguimento à carreira de ator, Douglas Silva estrelou campanhas publicitárias, uma delas ao lado da filha Maria Flor. No mesmo ano, interpretou Oberdan, na participou da novela ‘Todas as Flores’, novela original Globoplay escrita por João Emanuel Carneiro..
Eliezér, 31 anos, designer e empresário. Volta Redonda, Rio de Janeiro. Pipoca. 1 liderança, 6 paredões.
Apaixonado por viagens, já foi atacado por macacos na Tailândia e esteve à deriva no mar da Ásia. Eli, como ficou conhecido, chegou na casa cativando os telespectadores pela sua risada incomum. E se empenhava bastante em provas de resistência.
No game, viveu uma trajetória intensa: se envolveu com a cantora Maria e, pouco tempo depois, engatou um affair com Natalia. Outro ponto alto da participação do brother foi a amizade com Vinicius. Eliezér foi o último eliminado da temporada antes da grande final. Ele disputou a berlinda com Arthur Aguiar e Douglas Silva, com 65,76% dos votos. Sua saída fez com que essa final fosse a primeira disputada por integrantes do camarote.
Fora da casa, Eli apostou na vida de digital influencer e chamou atenção pelos procedimentos estéticos que realizou. Iniciou um romance com a também influencer e ex-bbb BBB Viih tube e fizeram um casamento simbólico durante o ‘Rock in Rio 2022’. Ainda no mês de setembro daquele ano, o casal anunciou o nascimento da primeira filha, chamada Lua.
Eslovênia. 25 anos, estudante de marketing e modelo, Caruaru, Pernambuco. Pipoca, 1 paredão.
Eslô, como gosta de ser chamada, foi estudante de Física e ganhou o Miss Pernambuco 2018. Adepta de grandes desafios, se definiu como uma pessoa que fala muito. A sister, contou que seu pai quis chamá-la de Bósnia, mas desistiu.
Formou um dos principais casais da edição ao lado de Lucas Bissoli e foi a 11ª eliminada da edição, com 80,87% dos votos, no paredão disputado com Douglas Silva e Paulo André. Integrante do grupo Lollipop, viralizou na internet com a chamada “tradição da Eslovênia”’, em que todos os emparedados que vestiam peças cor-de-rosa e se sentavam ao seu lado eram eliminados na mesma noite.
Após o confinamento, seguiu com a faculdade de Marketing e, apostando na vida de influencer, realizou procedimentos estéticos. Oficializou o namoro com Lucas pouco tempo após o fim do programa.
Gustavo. 31 anos, bacharel em Direito. Curitiba, Paraná. Pipoca, 2 lideranças, 5 paredões.
Polêmico, justiceiro e determinado, assim Gustavo se apresentou ao público para pleitear uma vaga no programa. Sua entrada não foi comum: durante a quarta semana, uma casa de vidro foi instalada nas dependências do ‘BBB 22’, e o público deveria votar para a permanência ou não dele e da colega Larissa Tomásia. Os dois agradaram os telespectadores e se juntaram aos brothers.
Apesar de ter entrado quando Naiara Azevedo e Rodrigo Mussi, destaques da edição, já haviam sido eliminados, Gustavo soube se encaixar no game e agitou o game. Durante o confinamento, o se envolveu com a médica Laís. Um paredão contra Eliezer e Paulo André fez de Gustavo o décimo-quinto eliminado da edição. Ele recebeu 81,53% dos votos.
No pós-BBB, Gustavo fez alguns trabalhos como modelo e engatou um romance sério com Laís.
Jessilane 26 anos, bióloga e professora de Biologia. Valparaíso de Goiás, Goiás. 3 paredões.
Jessilane começou a trabalhar aos 14 anos e auxilia a família com o salário de professora. A sister conta que seu maior orgulho é ter concluído o mestrado, primeira vez em que alguém de sua família obteve o título.
A trajetória da sister na casa chamou atenção pelos posicionamentos. Jessilane formou um grupo com Naiara Avezedo, Linn da Quebrada e Nathalia. Apelidadas pelo público de “comadres”, o quarteto não durou muito, com a eliminação de Naiara ainda na terceira semana de confinamento. E as diferenças do agora trio foram motivos, por vezes, de discussão, com Jessilane evitando combinar votos. Décima-quarta eliminada da edição, com 63,63% dos votos, disputou a preferência do público em um paredão quádruplo com Arthur Aguiar, Douglas Silva e Eliezéer.
Fora do confinamento, Jessilane quitou o financiamento do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do Ministério da Educação que concede financiamento a estudantes em cursos superiores privados. A ex-BBB segue fazendo trabalhos como influenciadora digital.
Larissa, 25 anos, digital influencer. Limoeiro, Pernambuco. Pipoca, 1 paredão.
A entrada de Larissa no ‘BBB 22’ aconteceu na quarta semana, na dinâmica da Casa de Vidro, ao lado de Gustavo Marsenga.
Ao entrar no ‘BBB’, Larissa se aproximou do grupo Lollipop. Como só ingressou no reality um mês depois de sua estreia, usou informações colhidas fora do programa como arma. Acabou no paredão por ter sido traída por seu grupo. Em um combinado do paredão, plano arquitetado por Jade, Eliezér e Vinicius descumpriram o acordo liderado por Jade, colocando Larissa no único paredão em que disputou durante os 16 dias em que esteve confinada. Foi a sexta participante a ser eliminada (88,85% dos votos), em disputa com Arthur Aguiar e Linn da Quebrada.
Após o reality, a carreira de influencer ganhou projeção nacional. Larissa fez participações em programas como o ‘Rolling Kitchen Brasil’ e ‘Mais Você’.
Linn da Quebrada, 31 anos, cantora e atriz, São Paulo. 1 liderança, 3 paredões.
Lina Pereira, mais conhecida como Linn da Quebrada, é uma agitadora cultural que lançou seu primeiro single, ‘Enviadescer’, em 2017. Em seus trabalhos como cantora, atriz e apresentadora, Linn enaltece a arte queer e busca, com suas canções, visibilidade para o público LGBTQIA+. Linn é a primeira participante transexual do grupo camarote e a segunda na história do ‘BBB’ – que em sua 11ª edição teve como sister a modelo Ariadna Arantes.
No confinamento, Linn fez parte do grupo das “comadres”, com Naiara Avezedo, Jessilane e Natália. A participação de uma mulher transexual no reality agitou as redes sociais com debates sobre o assunto, como é costume no ‘BBB’. Um dos momentos marcantes de sua participação foi a prova de resistência em que, após 17h, Douglas Silva, Paulo André e Pedro Scooby decidiram desistir para que Linn se tornasse líder. Décima-segunda eliminada, saiu do programa com 77,6% dos votos ao disputar o favoritismo do público com Eliezér e Gustavo.
Retomando a carreira pós-reality, Linn foi apresentadora do ‘Prêmio Multishow’ e fez participações em diversos programas da Globo, com destaque para o ‘Altas Horas’, ao lado de diversas ex-BBB’s falando sobre suas experiências no reality. A cantora também passou por uma cirurgia de feminilização.
Lucas, 31 anos. Engenheiro e estudante de Mmedicina. Vila Velha, Espírito Santo. Pipoca. 2 lideranças, 1 paredão.
Decidiu cursar Medicina ao se tornar engenheiro de produção. É conhecido pelos amigos como “Barão da Piscadinha”, pelo sucesso com as mulheres. Competitivo, diz que não entra em nada para perder, tendo seus melhores desempenhos durante competições.
O apreço pela competitividade se mostrou no jogo, com Lucas vencendo duas lideranças. Além de sua habilidade nas provas, o brother formou com Eslovênia mais um casal da edição. Enfrentando Pedro Scooby e Paulo André, Lucas foi o décimo eliminado com 77,54% dos votos.
A participação alavancou a carreira de influencer de Lucas, que teve de conciliar os trabalhos como modelo com os estudos na faculdade de Medicina.
Maria, 21 anos, atriz e cantora. Rio de Janeiro. Camarote.
Cria da Cidade Alta, Zona Norte do Rio de Janeiro, Maria se define como alguém que tem bons argumentos e é debochada. Atriz, cantora e tudo o que a arte a permite ser, a carioca brilhou na pele de Verena, em ‘Amor de Mãe’, novela das 21h de Manuela Dias.
Maria foi uma participante marcante durante sua passagem pelo reality: dançou, se divertiu e se permitiu errar e acertar. Teve um breve envolvimento com Eliezér, de quem era próxima. Foi desclassificada após acertar a cabeça de Natália com um balde durante o Jogo da Discórdia.
Após a participação no programa, Maria continuou trabalhando como atriz, cantora e influencer, e foi convidada para ser a protagonista do. filme ‘Bandida: a Número 1 da Rocinha’.
Naiara Azevedo, 32 anos , cantora. Farol, Paraná. Camarote, 2 paredões.
Naiara Azevedo ficou nacionalmente conhecida em 2016 com o hit ‘’50 reais’. Cantora, compositora e instrumentista, tornou-se um dos maiores expoentes do sertanejo no país.
A competitividade com que Naiara se identificava fez diferença durante sua passagem no jogo. Sua participação ativa nas disputas rendeu bons momentos nas redes sociais. Foi integrante das “comadres” junto com Linn da Quebrada, Jessilane e Natalia. Em disputa acirrada, foi a terceira eliminada da edição no paredão em que Douglas Silva e Arthur Aguiar se salvaram. Obteve 57,77% dos votos.
Naiara retomou sua agenda após a participação no reality. Entre as músicas que lançou, estão o hit ‘Triscou Já Foi’ e a faixa ‘“50%’”, parceria com Marília Mendonça, gravada em 2021.
Natália, 22 anos, modelo e designer de unhas. Belo Horizonte, Minas Gerais. 4 paredões
A modelo Natália é uma das participantes mais jovens da edição. Determinada, conta que processo de aceitação do vitiligo, aos 9 anos de idade, marcou sua personalidade.
Na casa, aproveitou o máximo que pôde. Sempre envolvida em polêmicas, seu jeito determinado causou estranhamento entre os participantes, sendo, constantemente, alvo no Jogo da Discórdia. Em um desses momentos, foi atingida por um balde pela participante Maria, ação vista como agressão pela produção, o que culminou na desclassificação da adversária. Em outro momento, Natália protagonizou uma briga com suas aliadas Linn e Jessilane após uma bebedeira. A sister ainda se envolveu com Eliezér, formando um dos casais da edição. Foi a décima terceira eliminada em um paredão disputado com Gustavo e Paulo André, saindo com 83,43% dos votos.
Após a eliminação, Natália continuou os trabalhos como modelo e se lançou na carreira de atriz com dois trabalhos: a série ‘Aqui ao Lado: Vizinhos’, do Canal Futura, e o filme ‘Bandida: a Número 1 da Rocinha’. No longa, contracena com a ex-BBB Maria.
Paulo André Camilo, 23 anos, atleta olímpico. Santo André, São Paulo. Camarote. 3 lideranças, 5 paredões.
A história de Paulo André com a atletismo vem de família. Seu pai, o ex-velocista Carlos José Camilo de Oliveira, competiu representando o Brasil nos anos 1980. Décadas depois, “PA” foi semifinalista no Mundial de 2019 e nos Jogos Olímpicos de Tokyo, em 2021. No Pan 2019, também obteve destaque, com conquistando a medalha de prata nos 100 metros rasos.
Paulo André foi finalista no ‘BBB22’. Com Douglas Silva e Pedro Scooby formou um grupo que fez sucesso com o público. Competitivo e sempre sorridente, o brother não dispensava uma boa música, mostrando aos telespectadores a afinação, sempre que soltava a voz. Foi vice-campeão da edição, com 29,91% de preferência do público.
Ao sair do programa, “PA” passou a conciliar a vida de atleta com a de modelo, dada a repercussão de sua participação no reality. Desfilou na SPFW, tornou-se é digital influencer e estreou como comentarista do SporTV na Diamond League, disputa anual de atletismo.
Pedro Scooby. 33 anos, surfista. Rio de Janeiro. Camarote, 2 lideranças, 3 paredões.
Carioca de Curicica, Pedro Scooby surfa em ondas gigantes e viu na entrada no ‘BBB’ um modo do público conhecê-lo melhor. O brother diz que não faz jus à sua fama de marrento.
O estilo “good vibes” de Pedro Scooby, sempre de fala calma, foi um de seus principais atrativos na edição. Era difícil vê-lo em conflitos. O grupo que formou com Paulo André e Douglas Silva caiu nas graças do público. Eles se mantiveram unidos até a reta final do programa. Scooby foi o último camarote a ser eliminado na edição, saindo no décimo-sexto paredão ao disputar a permanência com Eliezéer e Douglas Silva. Ele teve 55,95% dos votos.
Após sua participação no reality, sua esposa Cintia Dicker anunciou a gravidez de Aurora, primeira filha do casal e quarta de Pedro Scooby – ele é pai de outras três crianças, fruto de seu casamento com Luana Piovani. Pedro continuou a praticar surfe em Nazaré, Portugal, praia conhecida por ter as maiores ondas do mundo.
Rodrigo, 36 anos, gerente comercial. São José dos Campos, São Paulo.
Antes de ser gerente comercial em uma multinacional, Rodrigo já havia morado na Austrália, onde foi pedreiro. Também fez trabalhos como modelo. Com uma história de vida forte, é determinado e diz que acorda todos os dias para vencer.
A participação de Rodrigo no ‘BBB 22’ foi marcante. Embora tenha saído no início do jogo – foi o segundo eliminado da edição, com 48,45% dos votos, em um paredão disputado com Natália e Jessilane –, movimentou a casa montando estratégias e construindo alianças. Era adepto de uma visão bem competitiva das relações.
Os primeiros meses pós-‘BBB’ não foram fáceis para Rodrigo. A carreira de modelo e influencer, alavancada pelo reality, foi brevemente interrompida por um acidente em 31 de março. Rodrigo estava no banco de trás de um carro por aplicativo que se chocou contra a traseira de um caminhão. Sofreu traumatismo craniano ao ser arremessado para frente e passou por três cirurgias. Após 20 dias hospitalizado, seguiu para casa e iniciou o tratamento fisioterápico. Retomou os trabalhos como modelo ao se recuperar.
Bárbara, 29 anos, Relações Públicas e Modelo. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Pipoca, 1 paredão.
Busca fugir do estereótipo de patricinha estudando para que as pessoas possam enxergá-la para além da aparência.
Integrante do grupo Lollipop, Bárbara se aproximou de Laís e esteve alinhada às estratégias do grupo. A sister tinha mania de chupar um limão como forma de regular sua dieta, chamando a atenção público. Bárbara foi a quarta eliminada da temporada, em um paredão contra Arthur Aguiar e Natália, com 82,02% dos votos.
Tiago Abravanel, 34 anos, ator e apresentador. São Paulo. Camarote.
Fã do programa, o ator e apresentador começou a carreira no teatro, participando de peças de sucesso como ‘Miss Saigon’ e ‘Hairspray’. Na Globo, estreou como o Demir de ‘Salve Jorge’ (2012) e fez participações em outras novelas como ‘Joia Rara’ (2013) e ‘Pega Pega’ (2017). Foi o terceiro lugar na décima edição do reality ‘Dança dos Famosos’.
No confinamento, Tiago tinha uma postura calma e evitava conflitos. Com o acirramento da disputa e as definições de prioridades dos participantes, sentiu-se isolado no jogo. Apertou o botão de desistência no domingo, 27 de fevereiro, horas antes da formação do paredão.
Fora do confinamento, continuou seus trabalhos como ator e apresentador, marcando presença em programas de televisão e no teatro com a peça ‘Anastasia’.