Por Memória Globo

Arte/Memória Globo

A decoração de um dos quartos seguiu um estilo zen e a do outro recebeu um toque tropical. A suíte do líder voltou a ser personalizada, e o confessionário ganhou aquários. Outra novidade na casa foi a instalação de um “hidrospa” no jardim, onde também foi colocado um futon (tipo de colchão japonês) para meditação. A varanda duplicou de tamanho, facilitando a circulação, e foram mantidas a academia de ginástica, a piscina e a cozinha. Como na última edição, os concorrentes não podiam escolher seus quartos: um sorteio semanal definia onde eles dormiriam. Tudo para evitar a formação de “patotas”.

Quarenta e duas câmeras e 68 microfones entraram novamente em ação para gravar as 24 horas de convivência do grupo.

CURIOSIDADES

Os recordistas de rejeição das primeiras edições dos BBBs surgiram em 2005. Envolvida em intrigas com outros participantes, a estudante carioca Aline Cristina ganhou a antipatia dos telespectadores. A rejeição do público foi grande a ponto de a carioca ter a fachada de sua casa pichada com a palavra X-9 – gíria para delator – e se traduziu em 95% dos votos quando ela enfrentou Grazi Massafera no paredão. Após manifestações de preconceito, o participante Rogério, o Gê, esteve no centro de uma discussão que envolvia sexualidade com Jean Willys. Rogério foi eliminado com 92% dos votos num paredão com Sammy.

Uma equipe de jornalistas a postos 24 horas por dia no Projac, hoje Estúdios Globo, produzia notícias em tempo real para o site do BBB, além de galerias de fotos e mais de 50 vídeos com os melhores momentos diários dos participantes. A página do programa na internet contava ainda com cinco câmeras ao vivo, com transmissão direta da casa, sendo três delas exclusivas para a web. Na seção Mural BBB Fã, os internautas podiam mandar recados para seus big brothers favoritos. O site também mostrava, com atualização minuto a minuto, o saldo da conta pessoal de “estalecas”, a moeda corrente do programa. Promoções levavam o internauta às arquibancadas em dias de eliminação e aos corredores escuros, onde ficavam as câmeras e os cinegrafistas. O site do Big Brother foi o mais acessado da internet, na categoria Entretenimento, durante os três meses em que a atração ficou no ar. Foram mais de 60 milhões de visitas.

4 fotos
Bastidores do Big Brother Brasil 5

Era possível acompanhar tudo o que os bbbs faziam na casa pelo Premiere Shows, canal pay-per-view da Globosat. O canal exibia imagens do programa 24 horas por dia, a maior parte do tempo ao vivo. O assinante só não podia ver o que acontecia na casa em tempo real quando os participantes estavam no confessionário ou executando tarefas especiais. Nesses instantes, eram exibidos compactos com os melhores momentos do programa, como as festas, os barracos, a hora da malhação e do banho. O Premiere Shows do BBB 5 registrou recorde de assinaturas.

O Fantástico fez uma reportagem especial com o vencedor Jean Willys após o término do programa. Fora da casa, o professor lançou um livro de contos e crônicas e ingressou na política. A cearense Natália foi capa da revista Playboy. A cabeleireira Tati Pink ganhou um quadro fixo no humorístico Zorra Total.

Participantes do BBB5 — Foto: Acervo/Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)