Por Memória Globo

Arte/Memória Globo

Camila Costa, cenógrafa responsável pelo BBB, afirmou que a decoração foi pensada como para uma casa de “um artista excêntrico e milionário”. O lado externo ganhou espelhos com diferentes formatos e alturas, não mais apenas retangulares. Na piscina, pela primeira vez, plantas foram colocadas em um patamar dentro da água e se mexiam de acordo com o movimento. Na cozinha, um painel de LED trazia as informações da quantidade de estalecas de cada participante e dos litros de água usados pela casa. Este ano, a casa inteira esteve no “Tá Com Nada” – quando a comida era racionada. Na sala, um mural com os rostos dos 17 participantes impressos em 3D exibia se o jogador estava no paredão, imune, líder ou eliminado. A sinalização acontecia com a mudança de cor na iluminação. Os dois quartos da casa foram apelidados pelos jogadores de Ouro e Diamante. O Ouro era dourado e verde, com cinco camas; já o Diamante exibia cores fortes em suas paredes, chão e roupa de cama, com 4 camas. No segundo andar, a sala multiuso foi usada como “Quarto dos Sete Desafios”, mercado, local para festas de quarta-feira e salão de jogos no dia em que os familiares dos participantes viveram um dia de BBB.

Bastidores do Big Brother Brasil 19

5 fotos
Bastidores do Big Brother Brasil 19

CURIOSIDADES

Como na edição anterior, em algumas terças-feiras, as famílias dos brothers do BBB19 apareciam no quadro De Olho nas Famílias, onde víamos as reações dos parentes dos participantes assistindo ao programa. Eles torciam, se divertiam, dançavam e se emocionavam. Outro momento marcante das famílias nessa edição aconteceu na quinta-feira, dia 7 de março. O segundo andar da casa ganhou mesa de totó, sinuca e outros jogos para divertir os BBBs enquanto os familiares dos jogadores entravam na mansão do reality. Sem o grupo saber, os parentes e amigos dos brothers passaram o dia como se fossem participantes do BBB: tinham microfones personalizados, fizeram a própria comida na cozinha e curtiram a piscina. No final da tarde eles deixaram a casa e participaram da Prova do Líder à noite. Rízia venceu a prova e teve um encontro de 30 segundos emocionante com a irmã.

Familiares dos brothers entram na casa, 07/03/2019

Familiares dos brothers entram na casa, 07/03/2019

Pela primeira vez no reality, a casa votou diretamente para eliminar um participante. No domingo 10 de março, um paredão quádruplo foi formado entre Alan, Carol, Hariany e Tereza. A berlinda foi formada por Danrley, que atendeu ao Big Fone e indicou Carol; a líder Rízia colocou Tereza no paredão, e a votação no confessionário botou as duas pessoas mais votadas na mira. O público votou até o domingo dia 12 de março para salvar duas pessoas. Quando Tiago Leifert informou que Carol e Alan estavam fora de perigo, ele abriu uma votação no confessionário para eliminar Hariany ou Tereza. A pernambucana recebeu mais votos e deixou o programa.

VOCÊ SABIA? Nesta temporada, o líder ganhava dois mil reais, mil estalecas, imunidade e o quarto do líder. Elana alcançou o título três vezes seguidas, duas em parceria com Danrley.

A primeira formação do paredão, com votação da casa e indicação do líder, só aconteceu no dia 27 de janeiro. Hana, a segunda líder do BBB19, indicou Gustavo, que deixou o reality. O primeiro paredão foi o Superparedão que colocou 14 integrantes da casa na berlinda. Apenas os imunes da semana, Rodrigo, Gustavo e Paula, não correram o risco de deixar o programa. Durante cinco semanas seguidas, todas os indicados dos líderes ao paredão deixaram o programa. Essa “maldição” só foi quebrada na nona semana, quando a líder Gabriela indicou Paula, mas quem saiu foi Danrley.

Em 23 de janeiro, o participante Vanderson foi intimado pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá (DEAM), no Rio de Janeiro, a prestar depoimento em inquérito instaurado após denúncias feitas contra o biólogo. O caso estava relacionado a situações vividas pelo participante fora da casa. Isso acarretou sua desclassificação do BBB19, e, como o candidato não foi substituído, o programa seguiu com 15 participantes.

Nesta temporada, o Raio X, um vídeo diário que os brothers gravavam no confessionário na parte da manhã, teve um tempo fixo para ser cumprido: todos os candidatos tinham que fazer seus vídeos de 30 segundos em uma hora e meia. O mercado também ganhou um cronômetro, e cada um tinha um minuto e meio para escolher e comprar seus produtos. Muitos se enrolaram e não conseguiram comprar o que queriam na primeira semana.

Grande parte das festas de quarta aconteceram no quarto multiuso enquanto as de sexta tinham a área externa como locação. Alguns temas das festas foram: Arte (18/01), O Tempo Não Para (23/01), Aqualoucos (25/01), Grandes Navegações (30/01), BBBali (02/02), Moda (06/02), Gillette Venus (08/02), A Todo Vapor (13/02), Neon (15/02); Cosplay (22/02), Sétima Arte (27/02), BBBloco (02/03), Identidades (09/03), África (15/03), Televisão (20/03), Luz (28/03), Aviação (04/04), Lojas Pompéia (07/04) e Internet (10/04).

No dia 26 de janeiro, após a exibição do filme Minha Vida em Marte, no Cine Globoplay, os atores Paulo Gustavo e Mônica Martelli entraram na casa para conversar com os participantes. Malvino Salvador esteve duas vezes no BBB em uma ação de merchandising, e Ana Maria Braga e Louro José bateram um papo pelo telão da casa com os finalistas Alan e Paula. Os convidados musicais que animaram as festas neste ano foram DJs Cat Dealers, na Festa Neon do dia 16 de fevereiro; Iza, na Festa África no dia 15 de março; e Preta Gil com seu bloco na Festa BBBloco do dia 02 de março.

POLÊMICAS

O BBB19 foi a edição até o momento com maior diversidade cultural entre os participantes. Esta característica rendeu alguns desentendimentos e choques entre alguns colegas, fatos que repercutiram fora da casa, como um episódio em que Paula afirmou ter medo do participante Rodrigo devido à sua crença religiosa. Ao deixar o programa, o ator prestou queixa contra a colega na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. Ao sair do reality, a bacharel em direito foi intimada a depor sobre o caso. Episódio parecido ocorreu com o participante Maycon. Ao ver Gabriela e Rodrigo dançando uma canção de Jorge Aragão, disse ter sentido um arrepio ao ouvir “músicas esquisitas”. No dia seguinte, ele questionou crenças dos colegas. Na época, a Globo se posicionou em nota, afirmando que “Não fomos notificados, mas é importante pontuar que a Globo respeita a diversidade, a liberdade de expressão e repudia com veemência qualquer tipo de intolerância e preconceito, em todas as suas formas. Desde 2016, a emissora mantém no ar a campanha ‘Tudo começa pelo Respeito’, em parceria com UNESCO, UNICEF, UNAIDS e ONU MULHERES, que atua na mobilização da sociedade para o fortalecimento de uma cultura que não apenas tolere, mas respeite e discuta amplamente os direitos de públicos vulneráveis à discriminação e ao preconceito. Desta forma, é importante reiterar que qualquer manifestação pessoal, equivocada ou não, feita pelos participantes do programa, não reflete o posicionamento da emissora”.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)