Camila Costa, cenógrafa responsável pelo BBB, afirmou que a decoração foi pensada como para uma casa de “um artista excêntrico e milionário”. O lado externo ganhou espelhos com diferentes formatos e alturas, não mais apenas retangulares. Na piscina, pela primeira vez, plantas foram colocadas em um patamar dentro da água e se mexiam de acordo com o movimento. Na cozinha, um painel de LED trazia as informações da quantidade de estalecas de cada participante e dos litros de água usados pela casa. Este ano, a casa inteira esteve no “Tá Com Nada” – quando a comida era racionada. Na sala, um mural com os rostos dos 17 participantes impressos em 3D exibia se o jogador estava no paredão, imune, líder ou eliminado. A sinalização acontecia com a mudança de cor na iluminação. Os dois quartos da casa foram apelidados pelos jogadores de Ouro e Diamante. O Ouro era dourado e verde, com cinco camas; já o Diamante exibia cores fortes em suas paredes, chão e roupa de cama, com 4 camas. No segundo andar, a sala multiuso foi usada como “Quarto dos Sete Desafios”, mercado, local para festas de quarta-feira e salão de jogos no dia em que os familiares dos participantes viveram um dia de BBB.
Bastidores do Big Brother Brasil 19
CURIOSIDADES
Como na edição anterior, em algumas terças-feiras, as famílias dos brothers do BBB19 apareciam no quadro De Olho nas Famílias, onde víamos as reações dos parentes dos participantes assistindo ao programa. Eles torciam, se divertiam, dançavam e se emocionavam. Outro momento marcante das famílias nessa edição aconteceu na quinta-feira, dia 7 de março. O segundo andar da casa ganhou mesa de totó, sinuca e outros jogos para divertir os BBBs enquanto os familiares dos jogadores entravam na mansão do reality. Sem o grupo saber, os parentes e amigos dos brothers passaram o dia como se fossem participantes do BBB: tinham microfones personalizados, fizeram a própria comida na cozinha e curtiram a piscina. No final da tarde eles deixaram a casa e participaram da Prova do Líder à noite. Rízia venceu a prova e teve um encontro de 30 segundos emocionante com a irmã.
Familiares dos brothers entram na casa, 07/03/2019
Pela primeira vez no reality, a casa votou diretamente para eliminar um participante. No domingo 10 de março, um paredão quádruplo foi formado entre Alan, Carol, Hariany e Tereza. A berlinda foi formada por Danrley, que atendeu ao Big Fone e indicou Carol; a líder Rízia colocou Tereza no paredão, e a votação no confessionário botou as duas pessoas mais votadas na mira. O público votou até o domingo dia 12 de março para salvar duas pessoas. Quando Tiago Leifert informou que Carol e Alan estavam fora de perigo, ele abriu uma votação no confessionário para eliminar Hariany ou Tereza. A pernambucana recebeu mais votos e deixou o programa.
VOCÊ SABIA? Nesta temporada, o líder ganhava dois mil reais, mil estalecas, imunidade e o quarto do líder. Elana alcançou o título três vezes seguidas, duas em parceria com Danrley.
A primeira formação do paredão, com votação da casa e indicação do líder, só aconteceu no dia 27 de janeiro. Hana, a segunda líder do BBB19, indicou Gustavo, que deixou o reality. O primeiro paredão foi o Superparedão que colocou 14 integrantes da casa na berlinda. Apenas os imunes da semana, Rodrigo, Gustavo e Paula, não correram o risco de deixar o programa. Durante cinco semanas seguidas, todas os indicados dos líderes ao paredão deixaram o programa. Essa “maldição” só foi quebrada na nona semana, quando a líder Gabriela indicou Paula, mas quem saiu foi Danrley.
Em 23 de janeiro, o participante Vanderson foi intimado pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá (DEAM), no Rio de Janeiro, a prestar depoimento em inquérito instaurado após denúncias feitas contra o biólogo. O caso estava relacionado a situações vividas pelo participante fora da casa. Isso acarretou sua desclassificação do BBB19, e, como o candidato não foi substituído, o programa seguiu com 15 participantes.
Nesta temporada, o Raio X, um vídeo diário que os brothers gravavam no confessionário na parte da manhã, teve um tempo fixo para ser cumprido: todos os candidatos tinham que fazer seus vídeos de 30 segundos em uma hora e meia. O mercado também ganhou um cronômetro, e cada um tinha um minuto e meio para escolher e comprar seus produtos. Muitos se enrolaram e não conseguiram comprar o que queriam na primeira semana.
Grande parte das festas de quarta aconteceram no quarto multiuso enquanto as de sexta tinham a área externa como locação. Alguns temas das festas foram: Arte (18/01), O Tempo Não Para (23/01), Aqualoucos (25/01), Grandes Navegações (30/01), BBBali (02/02), Moda (06/02), Gillette Venus (08/02), A Todo Vapor (13/02), Neon (15/02); Cosplay (22/02), Sétima Arte (27/02), BBBloco (02/03), Identidades (09/03), África (15/03), Televisão (20/03), Luz (28/03), Aviação (04/04), Lojas Pompéia (07/04) e Internet (10/04).
No dia 26 de janeiro, após a exibição do filme Minha Vida em Marte, no Cine Globoplay, os atores Paulo Gustavo e Mônica Martelli entraram na casa para conversar com os participantes. Malvino Salvador esteve duas vezes no BBB em uma ação de merchandising, e Ana Maria Braga e Louro José bateram um papo pelo telão da casa com os finalistas Alan e Paula. Os convidados musicais que animaram as festas neste ano foram DJs Cat Dealers, na Festa Neon do dia 16 de fevereiro; Iza, na Festa África no dia 15 de março; e Preta Gil com seu bloco na Festa BBBloco do dia 02 de março.
POLÊMICAS
O BBB19 foi a edição até o momento com maior diversidade cultural entre os participantes. Esta característica rendeu alguns desentendimentos e choques entre alguns colegas, fatos que repercutiram fora da casa, como um episódio em que Paula afirmou ter medo do participante Rodrigo devido à sua crença religiosa. Ao deixar o programa, o ator prestou queixa contra a colega na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. Ao sair do reality, a bacharel em direito foi intimada a depor sobre o caso. Episódio parecido ocorreu com o participante Maycon. Ao ver Gabriela e Rodrigo dançando uma canção de Jorge Aragão, disse ter sentido um arrepio ao ouvir “músicas esquisitas”. No dia seguinte, ele questionou crenças dos colegas. Na época, a Globo se posicionou em nota, afirmando que “Não fomos notificados, mas é importante pontuar que a Globo respeita a diversidade, a liberdade de expressão e repudia com veemência qualquer tipo de intolerância e preconceito, em todas as suas formas. Desde 2016, a emissora mantém no ar a campanha ‘Tudo começa pelo Respeito’, em parceria com UNESCO, UNICEF, UNAIDS e ONU MULHERES, que atua na mobilização da sociedade para o fortalecimento de uma cultura que não apenas tolere, mas respeite e discuta amplamente os direitos de públicos vulneráveis à discriminação e ao preconceito. Desta forma, é importante reiterar que qualquer manifestação pessoal, equivocada ou não, feita pelos participantes do programa, não reflete o posicionamento da emissora”.