Por Memória Globo

Arte/Memória Globo

A trajetória da campeã Munik foi marcada pelo bom humor e o agito nas festas. Era sempre a última a deixar a pista de dança. Filha de uma merendeira e de um moto-taxista, Munik costumava trabalhar em eventos para ajudar a família. Antes de ganhar o BBB, pretendia fazer faculdade de jornalismo e sonhava apresentar o Jornal Nacional. No jogo, ficou com Renan, mas ele não levou o romance adiante por medo de perder a namorada que estava do lado de fora. Munik também trocou beijos com Juliano Laham, um ator que entrou na casa por 24h para enganar os participantes. Ana Paula, por outro lado, não viveu romance, mas a intensidade com a qual mergulhou no reality encantou o público. Ela esteve em praticamente todos os barracos da edição e virou meme na internet ao retornar de um paredão falso gritando “Olha ela!” na cara dos inimigos. Ana Paula tinha tudo para ganhar, mas foi desclassificada por agredir Renan em uma festa.

Público escolheu as cenas mais engraçadas da décima sexta edição do BBB, 05/04/2016.

Público escolheu as cenas mais engraçadas da décima sexta edição do BBB, 05/04/2016.

REGRAS DO JOGO

O BBB16 estreou no dia 19 de janeiro de 2016. Como ocorreu nos anos anteriores, o primeiro programa da temporada apresentou o perfil dos participantes e imediatamente realizou uma prova de resistência, valendo liderança: divididos em três grupos, os brothers participaram de uma maratona de dança em cima de plataformas giratórias. O último grupo a desistir venceu. Após 12 horas e 38 minutos de prova, o quarteto formado por Daniel, Alan, Ronan e Tamiel saiu vitorioso. Dois dias depois, a casa foi surpreendida pela entrada de mais dois participantes: Geralda e Matheus. Eles disputaram a preferência do público com outro casal, Fernanda e William. Em pouco tempo, o novato Matheus começou a ficar com a participante Maria Cláudia, a Cacau. Já Geralda, ou Dona Gê, tornou-se amiga da colega mais jovem do confinamento: Munik. Foi também no início do jogo que Ana Paula mostrou a que veio: estressou-se com Laércio, porque o flagrou dormindo de cueca. Os dois protagonizaram diversas brigas na segunda semana do programa, que culminaram na eliminação do designer. Paralelamente, o participante Alan desistiu da competição. Para não alterar a programação do reality, a direção do programa decidiu fazer um paredão falso – ninguém seria eliminado na terça, dia 9 de fevereiro. O público votou, na verdade, para um participante permanecer em um quarto especial, no segundo andar da casa, vendo e ouvindo tudo o que se passava lá embaixo. A escolhida foi Ana Paula. O jogo mudou depois disso.

OLHA ELA!

Ana Paula retorna ao jogo depois de dois dias confinada após o Paredão do Bem. 11/02/2016

Ana Paula retorna ao jogo depois de dois dias confinada após o Paredão do Bem. 11/02/2016

Para os confinados, aquele foi um paredão convencional. Ana Paula foi indicada pela líder Juliana, e o oponente dela, Ronan, pela casa. Com 74% dos votos, recebidos na terça-feira de carnaval, Ana Paula deveria deixar a casa. Amparada por Ronan, Munik e Geralda, Ana foi até a saída acreditando que havia sido eliminada. Quando chegou ao isolamento no segundo andar da casa, chorou ao descobrir que havia sido presenteada pelo público. Ela ficou dois dias ali. Poderia ver e ouvir tudo o que ocorria na casa e, ao retornar, estaria imune. Ana Paula passou o tempo bebendo champagne e planejando o retorno. Na manhã de quinta-feira, abriu a porta dos quartos dos inimigos, gritando: “Olha ela!”. Virou meme. Plena e cheia de si, a mineira não durou mais muito tempo no jogo. Protagonizou diversas brigas com Renan – em uma delas, acusou o modelo de ter “dente falso” e “cabelo horroroso” – até a derradeira. Na festa “Trem Expresso”, do sábado daquela semana, Ana Paula provocou Adélia, que acabou jogando bebida em sua cabeça. A jornalista resolveu perseguir Adélia pela festa, e Renan decidiu intervir, separando as duas. Foi neste momento em que Ana Paula, alcoolizada, deu dois tapas na cara do participante. No dia seguinte, ela foi chamada ao confessionário e deixou o programa imediatamente. Esta foi a primeira vez na história do BBB em que um participante foi desclassificado por agressão.

A jornalista deu dois tapas no rosto de Renan e deixou o jogo. 05/03/2016.

A jornalista deu dois tapas no rosto de Renan e deixou o jogo. 05/03/2016.

O BBB não é necessariamente vitrine de virtudes nem de vícios. Tantas vezes desrespeitosa e desequilibrada, Ana Paula não é um exemplo, mas merece toda a compaixão e nos inspira à reflexão.
— Pedro Bial, em discurso no dia seguinte à expulsão de Ana Paula

MAIS BRIGAS

Como na maioria das edições, dois grupos se formaram na casa. De um lado, Munik, Ronan, Ana Paula e Geralda; de outro, os demais participantes. Todos os integrantes dos grupos rivais protagonizaram alguma confusão. Geralda e Matheus, por exemplo, se estranharam durante a “Festa Van Gogh”. O mineiro gritou com a professora aposentada: “Eu quero ir para o paredão com você, sua falsa!”. Munik não gostou da situação, achou o tom de voz de Matheus desrespeitoso e chamou a atenção do brother. Ronan e Daniel também discutiram feio na quarta semana. Os dois não se gostavam, e a gota d’água foi quando Daniel disse que o estudante de filosofia era insuportável e que ninguém gostava dele. Teve resposta. A confusão terminou com os dois ameaçando “resolverem” a briga fora da casa. Na semana seguinte, os dois se enfrentaram no paredão. Daniel foi eliminado.

Edição com os desentendimentos entre os participantes, 05/04/2016

Edição com os desentendimentos entre os participantes, 05/04/2016

SURPRESAS DA EDIÇÃO

Antes da prova do líder do dia 10 de março, Pedro Bial explicou que o último a fazer o Raio-X na manhã de domingo iria entrar no confessionário e “sumir”. O participante Renan foi levado para o andar de cima, onde ficou o dia todo vendo o que se passava na casa. À noite, ele desceu as escadas e, antes da benção do Anjo, indicou Geralda à berlinda. Foi um paredão triplo entre Geralda, Ronan, votado pela casa, e Renan, indicação da líder Munik. Renan foi o eliminado da semana.

ROMANCES

O BBB16 não foi marcado pela formação de muitos casais. Houve apenas um romance duradouro: Cacau e Matheus. Munik flertou com Renan, antes de o rapaz viver os maiores momentos de tensão com Ana Paula, trocou uns beijos com ele, mas desistiu de investir na relação. Renan queria preservar uma namorada que tinha fora da casa. Muitas semanas depois, em 18 de março, o ator libanês Juliano Laham entrou no programa para passar 24 horas. Os participantes achavam que ele vinha do BBB Líbano, mas, na verdade, era um ator. Fingiu que não falava português e enganou a todos, menos Ronan. Laham chegou até a ficar com Munik numa festa, antes da verdade vir à tona. Perguntado por Bial se o enlace fora atuação, ele se enrolou na resposta e deixou Munik boquiaberta. A campeã do BBB sequer o cumprimentou ao deixar o programa como grande vencedora, durante a festa.

RETA FINAL

Maria Claudia e Munik no BBB16, 2016 — Foto: Paulo Belote/Globo

Com a saída de Ana Paula, o programa ganhou novos protagonistas. Renan tentou se reaproximar de Munik, mas não deu certo. Acabou no paredão e foi eliminado. Dali em diante, o jogo foi dominado claramente pelos amigos da “anti-heroína”. Ronan, Munik e Geralda sabiam que estavam fortes e que o público torcia por eles. Geralda foi eliminada no penúltimo paredão, ficando em quarto lugar. Depois, saiu Ronan. Cacau e Munik foram as grandes finalistas. O público escolheu a goiana de 19 anos que sonhava ser apresentadora de televisão. Ela levou o grande prêmio de 1,5 milhão de reais, vencendo a rival por 6 x 0 – uma nova forma de contagem de votos, com base na divisão por regiões do Brasil. A final foi marcada por discursos de Pedro Bial e pelo show de Ivete Sangalo e Ludmilla.

Em seus últimos dias na casa, a estudante de Goiânia fez um vídeo relembrando seus momentos na casa. 05/04/2016

Em seus últimos dias na casa, a estudante de Goiânia fez um vídeo relembrando seus momentos na casa. 05/04/2016

Munik vence o BBB16, 2016 — Foto: Pedro Curi/Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)