Chegada dos participantes no BBB15, 20/01/2015.
No jogo, não faltou o imprescindível: romances, brigas, provas de resistência e uma vítima excluída que dá a volta por cima tornando-se vencedora. Nesta edição, o herói escolhido pelo público foi o estudante Cézar. Ele optou por jogar sozinho, não se deixar levar por combinação de votos e, com isso, foi alvo da casa algumas vezes. O brother gostava de filosofar e falava palavras inventadas para descrever situações. A antagonista do campeão da edição foi Angélica. A auxiliar de enfermagem tinha um gênio forte. Arrumou briga com Cézar e Fernando, combinou votos com Amanda e foi eliminada com 69% de rejeição na quinta semana de confinamento.
REGRAS DO JOGO
Na estreia do programa, em 20/01/2015, Pedro Bial explica as novas regras do reality, 20/01/2015.
A dinâmica do jogo passou por mudanças importantes. A festa, que acontecia no sábado, foi antecipada para sexta-feira – a de quarta-feira foi mantida. No BBB15, não houve divisão física da casa em grupos, como em outros anos. Foram dois quartos, uma sala e uma cozinha para todos. A divisão foi de outra ordem: pela primeira vez, a casa foi organizada nos grupos “Tá com tudo” – podia comer livremente e fazer supermercado – e o “Tá com nada” – passava a semana com uma dieta restrita, à base de arroz, feijão, ovos, goiabada, leite e banana . Os próprios participantes tinham a responsabilidade de administrar a alimentação, de acordo com cada grupo formado na prova da comida. Caso alguém do “Tá com nada” comesse algo fora do seu cardápio, haveria punição para toda a equipe. O carioca Luan foi recordista nesse quesito. Além de esconder e comer um saco de pão do outro grupo, ele ainda comeu um frango empanado e levou para dentro da casa uma bala de uma das festas, o que é proibido. O “Tá com nada” perdeu pontos. Em uma ocasião, toda a casa foi punida, e a produção lacrou a geladeira.
Adrilles e Mariza ganham troféus na categoria Seriado - uma edição de imagens dos brothers exibida na final, em 07/04/2015.
Uma das maiores mudanças da edição, anunciada por Bial na estreia do programa, foi a do papel do líder. Além de indicar alguém ao paredão no domingo, passou a embolsar R$10 mil com a conquista do trono. Mas, por outro lado, perdeu uma das maiores vantagens até então: a imunidade. Passou a caber ao líder dividir o grupo – entre “Tá com tudo” e “Tá com nada” – para a prova da comida no sábado.
O líder sempre tem dúvidas na hora de apontar sua vítima. Essa edição trouxe a novidade BBBOráculo para ajudar, ou confundir mais ainda, a escolha soberana.
Uma vez na semana, dentro do quarto do líder, ele tinha direito a fazer uma pergunta a uma bola de cristal que, depois de um tempo, lhe trazia a resposta. Como um bom Oráculo, o BBBOráculo não respondia diretamente. A bola de cristal usava metáforas e parábolas para que o líder desvendasse a dica e chegasse à resposta sozinho. Mas alguns brothers ficaram confusos e disseram que não nada entenderam nada, como Mariza.
ROMANCES E BRIGAS
Amanda, Aline e Fernando ganham troféus na categoria Jornalismo – uma edição de imagens dos brothers exibida na final, em 07/04/2015.
Os desencontros e encontros amorosos entre Amanda, Fernando e Aline movimentaram a casa. Na primeira noite, Amanda e Fernando dividiram a cama de casal e dormiram abraçados. No dia seguinte, a empresária acordou animada com o possível relacionamento, mas ela não esperava que a entrada de uma nova participante na casa colocaria tudo a perder. A participante Aline despertou o interesse de Fernando à primeira vista. O brother jogou tudo o que tinha com Amanda para o alto e decidiu ficar com a nova integrante do grupo. A rejeição fez Amanda reviver traumas do passado e passou a tratar o crush como um desafeto, inclusive o indicando para o paredão quando teve oportunidade. Mas o mundo dá voltas. Assim que Aline, rejeitada pela casa, foi eliminada, os dois reataram o romance, que seguiu até a semifinal, quando Fernando saiu como o terceiro colocado da edição.
VOCÊ SABIA? Do lado de fora da casa, Fernando e Aline se reencontraram. Eles logo engataram um namoro, casaram-se e tiveram um filho, chamado Lucca.
As principais brigas do BBB15 foram protagonizadas pelos participantes Luan e Adrilles. Luan, natural de Mesquita, município do Rio de Janeiro, era esquentado, barraqueiro, polêmico. Roubava comida do outro grupo quando estava no “Tá com nada”, não respeitava as regras do programa. O comportamento despertava irritação dos colegas. Luan teve uma discussão feia com Adrilles, que tomara partido de Amanda em um desentendimento envolvendo Fernando. A confusão envolveu dedo na cara e precisou ser apartada por colegas. Luan ainda brigou com Aline, Amanda e Fernando, antes de ser eliminado com 87% dos votos. Adrilles também não parou por aí. Discutiu com Rafael, Luan e Mariza.
Luan e Adrilles ganham troféus na categoria Minissérie – uma edição de imagens dos brothers exibida na final, em 07/04/2015.
Um outro desentendimento não terminou tão bem. Durante uma festa que ocorreu no dia 7 de março, Tamires cedeu aos encantos de Rafael. O rapaz, que namorava Talita até a moça ser eliminada, a chamou para trocar carícias no quarto, no meio da madrugada. No dia seguinte, ele se fez de desentendido, afirmou que não lembrava de nada que havia feito, o que deixou Tamires com peso na consciência – ela traíra a confiança de Talita. A situação foi demais para ela, que pediu para deixar o programa.
Tamires anuncia que está deixando o programa, 09/03/2015.
GRANDE FINAL
Diferentemente dos anos anteriores, o terceiro colocado, Fernando, deixou o programa dois dias antes da final, com 78% dos votos, depois de enfrentar Amanda no paredão. A última berlinda foi definida por uma série de provas, do qual saiu vitorioso Cézar – quem, curiosamente, não venceu nenhum desafio o programa inteiro. Após eliminação de Fernando, o público precisava decidir entre os dois amigos – Cézar foi o favorito, venceu o BBB com 65% dos votos. A final do BBB15 apresentou uma novidade em relação aos anos anteriores. Por representar a 15ª edição no ano em que a Globo completava 50 anos, a produção resolveu fazer uma espécie de entrega de prêmios para os ex-participantes, que estavam na plateia. As categorias foram divididas em: novela, minissérie, série, jornalismo, humor, reality. Um vídeo editado com melhores momentos dos personagens ia ao ar, e, depois, Bial anunciava quem ganharia um troféu simbólico. Luan, por exemplo, ganhou o troféu de “minissérie” por participar dos maiores barracos da casa.
Perfil de Cézar, exibido na final, 07/04/2015.