A trama central gira em torno de dois jovens, amigos inseparáveis: Liliane (Cristina Mullins), a Pituca, e Pedro das Antas (Paulo Castelli), o Serelepe. Ela é filha de um dos fazendeiros mais ricos da região; e ele, de pais desconhecidos, “caído do Céu num raio de luar”, diz a lenda local. O tempo passa, e os dois tomam rumos diferentes. Pedro das Antas vai estudar em um colégio interno na capital, e Liliane viaja com a mãe para a Europa. Dez anos depois, Pedro e Liliane voltam a São João del-Rei. Eles se reencontram e constatam que ainda se amam, mas uma grande revelação coloca todo o sentimento dos dois a perder. Pedro descobre ser o verdadeiro dono das terras do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), pai de Liliane. No final da trama, depois de muitos conflitos, Pedro sucumbe ao amor que sente por Liliane e desiste de se vingar de Epaminondas. Ele entra em acordo com o coronel e termina a novela feliz, ao lado de seu amor.
Autoria: Benedito Ruy Barbosa | Colaboração: Edmara Barbosa | Direção: Gonzaga Blota e Ary Coslov | Direção-geral: Gonzaga Blota | Período de exibição: 10/10/1983 – 16/03/1984 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 140
Abertura da novela Voltei Pra Você (1983).
TRAMA PRINCIPAL
Idealista, Pedro sonha dividir a terra com várias famílias da região, estabelecendo um regime de trabalho comunitário, tendo como base uma cooperativa. Formado em Agronomia, o jovem conhece as deficiências das lavouras e sonha poder conscientizar o povo, dando-lhes oportunidade de ter uma vida melhor e mais digna. Para reaver sua propriedade, ele decide contratar os serviços de Dr. Camargo (Paulo Figueiredo), advogado especializado em causas de litígios de terra.
TRAMAS PARALELAS
O braço direito do coronel é Januário (Gilberto Martinho), um homem severo que vive com a mulher Nena (Ana Ariel) e a filha Lucinha (Elizangela) na fazenda de Epaminondas. No passado, foi jagunço do coronel e até hoje é temido por todos da região.
PERSONAGENS
LILIANE (Cristina Mullins) – Filha do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga). Tem características da mãe – já falecida – e do pai, o que a faz ser meiga, terna, carinhosa e, ao mesmo tempo, mandona, prepotente, capaz de qualquer vilania na defesa dos seus interesses. Quando volta à fazenda, após 10 anos na Europa, reencontra o seu grande companheiro de infância, Pedro das Antas (Paulo Castelli), o Serelepe, passando a viver um grande conflito: entregar-se ao amor do rapaz ou ficar ao lado do pai, que disputa com Pedro terras da região.
PRODUÇÃO
'Voltei pra Você' mostrou a mineira São João del-Rei como grande ponto turístico e cultural e divulgou o trabalho da Fundação Roberto Marinho na restauração de obras e monumentos artísticos da cidade. As cenas externas da novela foram gravadas em Minas e em uma fazenda do estado do Rio de Janeiro.
CURIOSIDADES
Em 'Voltei pra Você', o autor Benedito Ruy Barbosa reviveu seis personagens: Pituca (Cristina Mullins), Serelepe (Paulo Castelli), coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), Padre Santos (Percy Aires), Zelão (Nelson Xavier) e Tuim (Cosme dos Santos), que haviam feito parte de Meu Pedacinho de Chão, novela de sua autoria, apresentada simultaneamente pela Globo e pela TV Cultura de São Paulo, em 1971. Castro Gonzaga e Percy Aires reviveram os mesmos personagens que interpretaram em 1971, coronel Epaminondas e Padre Santos. Na obra dos anos 70, Zelão foi vivido por Maurício do Valle, e Patrícia Aires e Aires Pinto deram vida à Pituca e a Serelepe.
CENAS MARCANTES
Pedro das Antas (Paulo Castelli), o Serelepe, retorna à São João Del-Rei e reencontra o Padre Santos (Percy Aires). Eles conversam sobre Pituca. 10/10/1983.
Os amigos Zelão e Tuim relembram Serelepe, Pituca e a professor a Juliana. 10/10/1983
Zelão guarda a caixa deixada pela mãe Benta para Serelepe. O que há dentro da caixa vai mudar o rumo da história de Serelepe. 10/10/1983
Paciência promete a Curió que fará um casamento simples e com apenas quatro testemunhas. O noivo fica nervoso quando chega à igreja e vê que a promessa foi quebrada. 17/03/1984
Lucinha tem três bebês e a “ninhada,” como diz o pai
Os dois resolvem largar tudo e viajar por ai. Cena final da novela. 17/03/1984
Fontes
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Ary Coslov (16/03/2009), Benedito Ruy Barbosa (27/03/2008) e Osmar Prado (14/06/2002); Boletim de programação da Rede Globo, número 561; BIONDO, Sonia, “A estréia de hoje – história de uma vingança frustrada pelo amor” In: O Globo, 10/12/1983; FERNANDES, Ismael. Memória da Telenovela Brasileira. São Paulo, Brasiliense, 1977, p.286-7; Guia ilustrado TV Globo: novelas e minisséries. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; “Voltei pra Você teve saldo positivo” In: Amiga, 19/03/1984; www.dirce.com.br, acessado em 11/2002; www.imdb.com, acessado em 08/2006; www.teledramaturgia.com, acessado em 08/2006; pt.wikipedia.org/wiki/Voltei_pra_Você, acessado em: 06/2011. |