CORONEL EPAMINONDAS (Castro Gonzaga) – Um dos mais importantes fazendeiros da região. Mantém-se como um autêntico senhor feudal, esquecendo-se de que os tempos mudaram. O viúvo morre de saudades da filha Liliane (Cristina Mullins), que morou durante anos na Europa com a mãe. Sente que já não tem mais todo o poder nas mãos, principalmente depois que Pedro das Antas (Paulo Castelli), o Serelepe, decide lutar por suas terras, usurpadas pelo coronel.
LILIANE (Cristina Mullins) – Filha do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga). Tem características da mãe – já falecida – e do pai, o que a faz ser meiga, terna, carinhosa e, ao mesmo tempo, mandona, prepotente, capaz de qualquer vilania na defesa dos seus interesses. Quando volta à fazenda, após 10 anos na Europa, reencontra o seu grande companheiro de infância, Pedro das Antas (Paulo Castelli), o Serelepe, passando a viver um grande conflito: entregar-se ao amor do rapaz ou ficar ao lado do pai, que disputa com Pedro terras da região.
PEDRO DAS ANTAS (Paulo Castelli) – Também conhecido como Serelepe. Ninguém sabe quem são seus pais. Diz a lenda local que “caiu do Céu num raio de luar”. No decorrer da trama, ele descobre tudo sobre seu passado. Sua mãe de criação, Mãe Benta, deixa-lhe uma carta lhe revelando que seus pais foram assassinados por jagunços do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga) e que o coronel usurpou a terra de sua família e enriqueceu às custas de uma propriedade que não lhe pertencia. Ao descobrir isso, Pedro inicia uma luta contra o coronel pela recuperação de suas propriedades. Mas sofre por ter de se afastar da filha dele, Liliane (Cristina Mullins), a quem conhece desde criança. Pedro estudou em um internato, na capital, e, mais tarde formou-se em Agronomia. Luta pela posse das terras e, se ganhá-la, pretende criar uma cooperativa para os moradores da região, repartindo tudo o que é seu. Um idealista, que arregaça as mangas e luta por seus ideais.
JANUÁRIO (Gilberto Martinho) – É um dos antigos jagunços do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), de uma época que todos querem esquecer. Mora na fazenda com a mulher, Nenê (Ana Ariel), e a filha, Lucinha (Elizangela). É o braço direito de Epaminondas, seu fiel amigo, pois o coronel acoberta seus atos injustos. É um homem temido por todos na região.
NENÊ (Ana Ariel) – Mulher de Januário (Gilberto Martinho) e muito judiada pela vida. É esposa obediente de um marido mandão e prepotente. Demora para enfrentá-lo, o que só acontece quando está em jogo o futuro da filha deles, Lucinha (Elizangela). Luta pela felicidade da jovem, mesmo que, para isso, precise brigar com Januário.
LUCINHA (Elizangela) – Filha de Januário (Gilberto Martinho) e Nenê (Ana Ariel). Chegou ainda pequena à fazenda, onde praticamente foi criada. De certa forma, preenche o vazio deixado pela partida da filha do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), Liliane (Cristina Mullins). Como os pais, submete-se às vontades do coronel para não perder as regalias de viver na Casa Grande.
ZELÃO (Nelson Xavier) – Filho e neto de jagunços da região. Durante muito tempo, serviu ao coronel Epaminondas (Castro Gonzaga). Mas, ao se alfabetizar na primeira escola do local, mudou de vida. Valente, estourado, é o braço direito de Pedro das Antas (Paulo Castelli), a quem estima como a um irmão, já que sua mãe, Mãe Benta, foi quem cuidou do rapaz até ele ir para a capital. É bondoso ao extremo, chegando a ser ingênuo em alguns momentos. Lucinha (Elizangela) o fará esquecer, de vez, uma antiga paixão. E por ela será capaz de enfrentar não só Januário (Gilberto Martinho), mas todo o seu bando.
DOUTOR DELEGADO (Leonardo Villar) – Chamado assim por todos. É um exemplo de autoridade exercida com zelo, justiça e prudência. Homem de boa formação, responsável, com obsessão pela justiça em todas as suas decisões. É casado com Maruca (Neuza Amaral) e ama os filhos, Vivinha (Thaís de Campos) e Vado (João Signorelli), apesar das frequentes brigas que tem com o rapaz. É um inimigo velado do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), pois conhece toda a história de sua vida, não concordando com os meios utilizados por ele para conseguir seus objetivos.
MARUCA (Neuza Amaral) – Mulher do delegado (Leonardo Villar) e mãe de Vivinha (Thaís de Campos) e Vado (João Signorelli). É uma mulher resignada, seguindo o marido aonde ele for, já tendo feito muitas mudanças até chegar a São João del-Rei. Apaixonou-se pela cidade, pelos moradores e não quer mais sair dali. Tenta, sempre que pode, contornar os atritos dos filhos com o marido. Aprova o interesse de Camargo (Paulo Figueiredo) por Vivinha, mas espera que sua filha não tenha o mesmo destino que ela. É, antes de mais nada, mãe e esposa em tempo integral.
VADO (João Signorelli) – Filho do Delegado (Leonardo Viliar) e de Maruca (Neuza Amaral) e irmão de Vivinha (Thaís de Campos). Rapaz rebelde, inconsequente, que se aproveita da autoridade do pai para bagunçar a cidade. Lidera uma turma de rapazes, sempre se envolvendo em confusões e tendo atritos com a vizinhança. É, inclusive, por conta disso que surgem os conflitos dentro de casa. Apaixona-se por Liliane (Cristina Mullins), filha do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), e tenta uma aproximação a qualquer preço, mas sofre com a indiferença da moça.
VIVINHA (Thaís de Campos) – Filha do Delegado (Leonardo Viliar) e de Maruca (Neuza Amaral) e irmã de Vado (João Signorelli). Moça simpática e muito animada. Depois das várias transferências do pai, encontra em São João del-Rei o que acredita ser seu único e verdadeiro amor: Pedro das Antas (Paulo Castelli). Mas acaba descobrindo que ama mesmo o advogado Camargo (Paulo Figueiredo) ao se aproximar dele para ajudá-lo a enfrentar o coronel Epaminondas (Castro Gonzaga).
CAMARGO (Paulo Figueiredo) – Advogado especializado em causas de litígio de terras, mas desacreditado na cidade por ter amargado uma derrota em seu primeiro caso. Bebe demais e só começa a mudar seu rumo quando é contratado por Pedro (Paulo Castelli) para ajudá-lo a recuperar suas propriedades. Isso lhe dá novo ânimo, e ele volta a ser respeitado por todos. Torna-se um idealista. O seu amor por Vivinha (Thaís de Campos) também lhe dá forças para levar sua luta adiante.
NETINHO (André de Biase) – Motoqueiro, amigo de Vado (João Signorelli) e namorado de Vivinha (Thaís de Campos) no começo da história. Seus pais são ricos, e ele faz parte da turma de rapazes que vivem arrumando confusões na cidade.
NENO (Felipe Carone) – Dono do bar frequentado pelos moradores de São João del-Rei. O estabelecimento tem instalações modernas, televisão, e serve como ponto de encontro para os personagens da história. Neno acredita que a liderança do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), exercida ali há anos, seja a razão para o atraso no desenvolvimento do município. É muito amigo do delegado (Leonardo Villar) e de sua família e um incentivador da luta de Camargo (Paulo Figueiredo) contra o coronel. Procura manter-se informado sobre as notícias do país e do mundo.
CLOTILDE (Íris Bruzzi) – Mulher de Neno (Felipe Carone), de quem é braço direito. Cuida da loja de Loteria Esportiva, que fica ao lado do estabelecimento do marido. É a grande confidente de Vivinha (Thaís de Campos) e Camargo (Paulo Figueiredo), a quem estima como se fosse seu filho.
CURIÓ (Ruy Resende) – Figura muito popular na cidade por suas bebedeiras e discursos. Casado com Paciência (Maria Alves), o que não é de conhecimento de ninguém, com quem teve vários filhos. Esteve preso durante algum tempo e, nessa época, leu tudo o que lhe caía nas mãos. Daí o conhecimento para fazer discursos seriíssimos e sensatos. As pessoas, no entanto, não lhe dão muita atenção, pois o seu estado é sempre lastimável.
PACIÊNCIA (Maria Alves) – Mulher de Curió (Rui Resende) e mãe de seus filhos, a quem sustenta trabalhando para as famílias mais abastadas da cidade. É uma mulher mansa, bondosa e generosa, que nunca se queixa da vida, característica que justifica seu nome. Não diz que é mulher de Curió, o grande vadio da cidade, pois tem vergonha de seu eterno estado de embriaguez.
TUIM (Cosme dos Santos) – Amigo fiel de Zelão (Nelson Xavier), com quem divide todos os problemas e preocupações. Cresceu junto com Pedro (Paulo Castelli), solto pela região, como uma cria da fazenda. É muito ingênuo e apaixonado por Branca (Íris Nascimento), mas tem dificuldades para vê-la, já que está proibido de entrar nas terras do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga).
BRANCA (Íris Nascimento) – Uma das criadas da fazenda, que ajuda Nenê (Ana Ariel) no serviço da casa. É muito alegre, brincalhona e, às vezes, dramática. Ri e chora com a mesma facilidade. É apaixonada por Tuim (Cosme dos Santos), com quem forma uma dupla engraçada. Ela vive correndo riscos para encontrá-lo.
PAGÉ (Edson Silva) – Ajudante de Neno (Felipe Carone) no bar. É muito simpático com os clientes.
PADRE SANTOS (Percy Aires) – Padre, procura manter a comunidade em paz. É amigo de todos e sempre tem um ouvido atento às lamentações, mesmo que para isso tenha de interromper os ensaios de tuba, seu instrumento predileto. É um grande conselheiro e ajuda muito Pedro das Antas (Paulo Castelli), o menino que viu crescer, com seus problemas com Liliane (Cristina Mullins) e com o coronel Epaminondas (Castro Gonzaga).
JABURU (Tony Vermont) – Cabo da delegacia. Ele auxilia o delegado nas rondas pela cidade. Está sempre metido em encrencas, já que não é dos mais espertos e se deixa levar por outros rapazes.
PAXÁ (Luiz Fabiano) – Líder do conjunto musical da cidade.
GISA (Solange Coutinho) – Amiga de Vivinha (Thaís de Campos).
RITA (Márcia Porto) – Amiga de Vivinha (Thaís de Campos).