Memoria Globo

TRAMA PRINCIPAL

Stella (Glória Menezes), Helena (Andréa Beltrão) e Lênin (Humberto Martins) compõem os três eixos principais da novela, que fala de mães que abandonam os filhos e de filhos que abandonam os pais. Em estilo de melodrama e ritmo de comédia, mostra pessoas solitárias que tentam recomeçar suas vidas. Todos buscam, de alguma forma, recompor as famílias desestruturadas, que perderam ou das quais abdicaram.

Dezoito anos atrás, Stella abandonou os filhos pequenos em nome de um grande amor. Agora, passando por uma crise no casamento, tenta se reaproximar dos três rapazes: Lênin, Fidel (Marcello Novaes) e Mussolini (Luciano Vianna). Os meninos foram criados pelo pai, Lupércio (Cláudio Marzo), pela alemã Aliança (Ivone Hoffmann) e pelo tio, Aurélio (Ary Fontoura), que comanda o Solar Santa Maria, hotel da família de Stella, localizado em uma praia de Florianópolis. Atualmente em decadência, o empreendimento teve seus momentos de glória no passado.

O atual marido de Stella é Ângelo Visconti (Mário Gomes), ex-contínuo do solar. Por esforço próprio, ele construiu um império, a rede hoteleira Visconti. Quando a novela começa, Stella e Ângelo estão próximos da separação, e ela tem mais uma vez de escolher entre ficar com o marido, apesar da relação desgastada, ou ir atrás dos filhos, ainda magoados com ela.

Helena, por sua vez, abandonou sua família no passado porque tinha vergonha do pai, Moreira (Jorge Dória), um estelionatário. Além disso, ela creditava o suicídio da mãe à vida difícil que teve ao lado do marido. Helena deu a volta por cima ao se casar com o promotor linha-dura Bráulio Vianna (Murilo Benício), sem contar para ele sobre a verdadeira origem de sua família. Os dois têm duas filhas pequenas, Giovanna (Alessandra Aguiar) e Juliana (Kananda Raia). Mas o drama de Helena recomeça quando Vianna passa a se empenhar na prisão de Moreira, sem saber que é seu sogro. Helena não tem dúvidas de que o pai deve ser preso, mas se surpreende ao encontrá-lo mais velho, menos poderoso, doente e precisando de sua ajuda.

Bráulio Vianna é bom pai e bom marido, mas sofre de absoluta falta de humor. É inflexível, e leva-se muito a sério. Apesar de leal à família, não resiste e passa a ter um caso com sua empregada, Dolores (Thalma de Freitas), frequentando o quarto dela à noite. Quando ele descobre a verdade sobre Moreira, obriga que a mulher escolha entre as filhas e o próprio pai.

O cachorro Zé, estrela canina da novela, simboliza o título da trama, que representa a maior parte dos personagens: sozinhos em seus recomeços, à mercê do próprio destino. Zé é um cão cheio de personalidade, que escolhe a casa de Helena para se instalar, onde já moram outros 15 cachorros. Só ele é testemunha das escapadas de Bráulio para o quarto da empregada, de quem tem muita bronca.

Já a história de Lênin mostra que ele tentou muitas coisas na vida depois que abandonou sua casa, na adolescência, em função da relação conflituosa com o pai. Ele sonhava ser piloto de corridas, e viajou para a Inglaterra, como mecânico. Tornou-se piloto de provas até sofrer um grave acidente, que dilacerou seu ombro, forçando-o a abandonar a carreira logo no início. A partir daí, nada mais deu certo. Um dia, já morando no Rio de Janeiro e acusado por um crime que não cometeu, vê-se obrigado a buscar esconderijo na casa do pai, em Florianópolis. Quando chega lá, o choque é grande: Lupércio enlouqueceu, os irmãos sumiram, e o patrimônio da família se desfez. Lênin esperava encontrar o pai com quem sempre brigou, mas se depara com uma figura frágil e doente. Assim como Helena, ele descobre que, ao contrário do que sempre imaginou, precisa de sua família.

As vidas de Helena e Lênin se cruzam quando ela viaja a Florianópolis para ajudar o pai. Os dois se apaixonam, mas Helena ainda gosta de Bráulio, e quer tentar salvar o casamento desgastado.

No final da história, Helena termina grávida de Bráulio. Ela e Lênin chegam à conclusão de que nunca haviam se amado de verdade, e que a relação dos dois era baseada mais na atração física. Lênin a incentiva a procurar o marido, e ela segue em busca de seu verdadeiro amor. Bráulio, por sua vez, confessa que procurava Dolores à noite para se sentir mais homem, porque sempre se achou diminuído em relação à esposa. Ela o perdoa, os dois declaram seu amor e terminam juntos.

Lênin morre vítima de uma grave doença genética. Em suas últimas palavras, ele diz que havia rodado o mundo inteiro, mas que suas melhores lembranças ficaram no casarão da família. É lá que ele morre, nos braços dos irmãos Fidel e Mussolini. Depois, há uma passagem de três anos na história, que mostra o destino dos personagens. – Na última cena da novela, Lênin aparece sorrindo no telhado do casarão, com uma taça de champanhe na mão.

TRAMAS PARALELAS

Outra história de recomeço é a do ultra-romântico Fidel (Marcello Novaes), um intelectual tímido e triste, apaixonado por surfe, que passa cinco anos na prisão pela tentativa de assassinato de um homem que quase matou seu irmão, Lênin (Humberto Martins). Quando deixa a cadeia, Fidel abre um ateliê de confecção de peças de madeira e ferro, utilizando o que aprendeu trabalhando com marcenaria no presídio. O triângulo amoroso formado por ele, Pietra (Vanessa Lóes) e Renata (Carolina Dieckmann) ganhou destaque na trama.Pietra é mãe de Toquinho (Eduardo Caldas), e ficou paraplégica ao ser baleada nas costas durante a fuga de Fidel, injustamente caçado pela polícia. Penalizado, Fidel optou por terminar seus dias ao lado dela. Antes do fim da trama, ele descobre que é pai de Toquinho. Mas Pietra resolve romper a relação de 15 anos por não suportar ver Fidel amargurado e solitário, além de sentir-se incapaz como mulher, por estar numa cadeira de rodas. Ela presenteia o amado com uma viagem a Búzios e, ao chegar lá, ele se surpreende com a presença de Renata, gerente do hotel em que vai ficar hospedado. Ao conhecer o filho dela, que usa óculos de grau, é apaixonado por leitura e quer aprender a pegar onda, Fidel entende que o menino é seu filho. Renata e ele terminam juntos e apaixonados, numa romântica cena no mar.

Entre os encontros e desencontros da trama, há também as ações de grandes vilões, como o casal Ítalo (Rômulo Arantes) e Cassandra (Maria Zilda). Irmã de Helena, Cassandra é ambiciosa e encontrou no marido o parceiro ideal para botar em prática seu lado mau. Os dois têm uma relação debochada e agressiva, mas de extrema paixão.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)