Abertura da novela Velho Chico (2016).
Uma história de amor entre Maria Tereza de Sá Ribeiro (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga) e Santo dos Anjos (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner) movimenta a trama de Velho Chico. Dividida em duas fases, a novela começa na década de 1960, na fictícia Grotas de São Francisco, e mostra a disputa por terras e poder entre os De Sá Ribeiro e os Dos Anjos. A rivalidade entre as duas famílias se estende até a atualidade e se entrelaça à trajetória de luta pelo renascimento do Rio São Francisco, o Velho Chico. Para a nova geração, a briga não faz mais sentido. Mas, mesmo contra a vontade, os descendentes são envolvidos nos embates provocados pelo reencontro entre Santo e Terê.
Uma novela de: Benedito Ruy BarbosaEscrita por: Edmara Barbosa e Bruno Barbosa LuperiColaboração: Luis Alberto de AbreuDireção artística: Luiz Fernando CarvalhoDireção: Gustavo Fernandez, Philippe Barcinski e Antonio KarnewaleDireção-geral: Luiz Fernando Carvalho e Carlos Araujo
Período de exibição: 14/03/2016 – 01/10/2016 | Horário: 21h | N° de capítulos: 172
TRAMAS
A trama principal de Velho Chico fala da disputa de terras e poder entre as famílias de Maria Tereza de Sá Ribeiro (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga) e Santo dos Anjos (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner), casal de amantes que tem a vida afetada pela briga entre os antepassados. A novela começa na década de 1960, na fictícia Grotas de São Francisco. Outros personagens marcantes da trama são Beatriz (Dira Paes), professora na escola rural de Grotas que luta pelo direito das crianças à educação; o vereador Bento ((Irandhir Santos);Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi), dono da fazenda Piatã; Rodrigo Santoro e Antônio Fagundes, que interpretam o coronel Afrânio de Sá Pereira na primeira e segunda fases.
PERSONAGENS
Afrânio ( Rodrigo Santoro)
Afrânio (Antônio Fagundes)
As gravações da novela começaram em janeiro de 2016, no Nordeste, e duraram cerca de dois meses.
Bento (Irandhir Santos), Martim (Lee Taylor) e Beatriz (Dira Paes).
Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi)
Casa de Belmoiro (Chico Diaz) e Piedade (Cyria Coentro)
BASTIDORES
O figurino, assinado por Thanara Schonardie, respeitou o processo artesanal. As roupas passaram por uma primeira etapa de descoloração do tecido e posteriormente de tingimento para chegar na cor definitiva. A finalização foi realizada com técnicas de envelhecimento natural: exposição ao sol, aplicação de cera, desgaste com lixas, pedras e, em alguns casos, foi usada a própria terra do sertão.
A equipe, com 120 pessoas, gravou em diversas cidades no interior nordestino. Foram cerca de 500 cenas. Entre as locações escolhidas estão: São Francisco do Conde, Raso da Catarina e Cachoeira, na Bahia; Baraúna, no Rio Grande do Norte; Povoado Caboclo e Olho D´água do Casado, em Alagoas. A gravação da novela contou com a mão de obra local. Cerca de 70 atores foram escalados e cerca de 70% do elenco da novela também é do Nordeste.
AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS
A novela mostrou questões sociais importantes relacionadas ao Rio São Francisco e à agricultura, meio ambiente e sustentabilidade, bem como coronelismo e política. O alerta sobre a transposição e o fim da maioria dos afluentes do São Francisco foi constante na trama.
CENAS
Afrânio (Rodrigo Santoro) aceita passar a noite hospedado na casa dos compadres de Jacinto e acaba se envolvendo com a filha do casal, Leonor (Marina Nery).
Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi) é assassinado enquanto Afrânio (Rodrigo Santoro) e Leonor (Marina Nery) se casam na igreja.
O casal vive um amor proibido
Luzia (Lucy Alves) fala com Piedade (Zezita Matos) sobre o ciúme que sente de Santo.
Nas margens do Rio São Francisco, Tereza (Camila Pitanga) vê Santo (Domingos Montagner) em seu barco.
Miguel (Gabriel Leone) e Olívia (Giullia Buscacio) se conhecem e conversam sobre técnicas sustentáveis de cultivo na região. Luzia (Lucy Alves) chega e impede aproximação.
Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner) se beijam. Filha de Afrânio se arrepende de atitude impulsiva e deixa o amado sozinho.
Miguel (Gabriel Leone) e Olívia (Giullia Buscacio) se conhecem e conversam sobre técnicas sustentáveis de cultivo na região. Luzia (Lucy Alves) chega e impede aproximação.
Sob os olhares de toda a família, pai e filho se enfrentam em reencontro
A filha do Saruê tenta resistir, mas se entrega ao amado
Cena em que Tereza (Camila Pitanga) revela a Santo (Domingos Montagner) que ele é pai de Miguel (Gabriel Leone).
Santo (Domingos Montagner) anuncia para a família que Miguel (Gabriel Leone) é seu filho. Luzia (Lucy Alves) finge se conformar.
Vendo Olívia (Giullia Buscacio) sofrer por acreditar que Miguel é seu irmão, Luzia (Lucy Alves) revela à filha que seu pai não é Santo (Domingos Montagner).
Olívia (Giullia Buscacio) vai atrás de Miguel (Gabriel Leone) após descobrir que ele não é seu irmão e os dois se beijam.
Tereza (Camila Pitanga) cuida de Santo (Domingos Montagner) após encontrá-lo ferido em uma tribo indígena e os dois trocam juras de amor.
Disposto a acabar com provas que o incriminam, Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) atira e mata Martim (Lee Taylor).
Encarnação (Selma Egrei) confessa para Piedade (Zezita Matos) que foi a mandante do assassinato do Capitão Ernesto Rosa e implora para ser perdoada.
Afrânio (Antônio Fagundes) se liberta do coronel Saruê, tira a peruca e se joga nas águas do rio atrás de Martim.
Beatriz (Dira Paes) ganha eleição e se torna nova prefeita de Grotas do São Francisco.
Completamente desorientado após vagar sem rumo, o Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) começa a ter delírios no meio do sertão.
Luzia (Lucy Alves) deixa a fazenda Piatã em busca de seu destino, e se depara com uma mãe que abandona o próprio filho
Miguel (Gabriel Leone) dá entrevista sobre projeto que colocou em prática ao lado de Olívia e sobre influências de Ernesto Rosa, Belmiro e Santo dos Anjos e de Martim de Sá Ribeiro em sua vida.
Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner) se casam enquanto Olívia (Giullia Buscacio) dá à luz gêmeos (2016)
Saga se encerra com imagens do personagem Santo
FONTES: Boletins de programação da Rede Globo (05/02/2016 – 30/09/2016); Central Globo de Documentação (Cedoc); site: http://gshow.globo.com/novelas/velho-chico/.