Memoria Globo

Primeira fase

Coronel Saruê

Jacinto (Tarcísio Meira) é dono de quase todas as terras de Grotas de São Francisco no final dos anos 1960. Ele também dita a política e a economia local. O único que desobedece às ordens do Coronel Saruê é Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi). O proprietário da fazenda Piatã não se conforma com o preço de revenda do algodão imposto pelo rival e ainda se nega a vender seu pedaço de terra para ele.

Jacinto recebe total apoio da mulher, Encarnação (Selma Egrei), que nunca superou a morte do primogênito no Rio São Francisco. Sem encontrar o corpo da criança, ela vive à espera de algum sinal do “Gaiola Encantado”, um barco cuja lenda diz carregar as almas dos mortos pelo Velho Chico. Mas o casal tem um herdeiro: Afrânio de Sá Ribeiro (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes), que acaba de se formar em Direito, em Salvador, às custas do pai.

O jovem é apaixonado por Iolanda (Carol Castro/ Christiane Torloni), uma mulher à frente de seu tempo. Por medo dos pais, ele não assume o relacionamento com a cigana e também cantora. Com a morte repentina do pai, Afrânio fica dividido entre as responsabilidades da fazenda ao lado da mãe e seu futuro como advogado junto com Iolanda na capital. Ele toma a difícil decisão de levar adiante a saga do pai e se torna o novo Coronel Saruê.

— Foto: Globo

Afrânio (Rodrigo Santoro) aceita passar a noite hospedado na casa dos compadres de Jacinto e acaba se envolvendo com a filha do casal, Leonor (Marina Nery).

Afrânio (Rodrigo Santoro) aceita passar a noite hospedado na casa dos compadres de Jacinto e acaba se envolvendo com a filha do casal, Leonor (Marina Nery).

Vida nova

Afrânio (Rodrigo Santoro) ficou muito tempo longe da fazenda de Grotas de São Francisco. Ao assumir o posto de Jacinto (Tarcísio Meira), o novo Coronel Saruê precisa aprender a lidar com os negócios de algodão do pai e ser respeitado pelo povo da região. Para isso, ele segue as orientações do capataz Clemente (Júlio Machado) e de sua mãe, Encarnação (Selma Egrei).

Ao começar as visitas nas fazendas dos parceiros de Jacinto, Afrânio conhece Leonor (Marina Nery), filha do coronel Aracaçu (Carlos Betão) e de Zilu (Veronica Cavalcanti). A moça, que fez promessa para conseguir um marido, tem relação sexual com ele no mesmo dia que o conhece. Ao serem flagrados, Afrânio fica sem saída: ou casa ou morre. Para desespero de Encarnação, o jovem volta casado para Grotas.

Além dos problemas pessoais, Saruê não consegue manter o legado do pai. Ao perder a popularidade e parte dos negócios para Capitão Rosa (Rodrigo Lombardi), ele manda o capataz Clemente (Júlio Machado) atear fogo no depósito de algodão do rival. O episódio aumenta o ódio entre as duas famílias.

Pai de família

Sete meses após o casamento, Leonor (Marina Nery) dá à luz Maria Tereza (Isabella Aguiar). Afrânio (Rodrigo Santoro) fica encantado, mas sua mãe, Encarnação (Selma Egrei), não se conforma com o sexo do bebê. O parto prematuro e complicado deixa sequelas em Leonor. O médico garante que ela não sobreviverá a outra gravidez, mas a moça não desiste de ter um menino.

Maria Tereza cresce livre e ao lado de Cícero (Lucca Fontoura/ Pablo Morais), filho de Doninha (Barbara Reis/ Suely Bispo) e Clemente (Júlio Machado), um dos empregados do Coronel. A longo dos anos, o jovem se apaixona pela filha dos patrões e isso terá consequências graves. Antes, porém, Leonor engravida e, mais uma vez, sofre um parto prematuro. Conforme foi previsto pelo médico, a mulher de Afrânio morre. No entanto, Martim (Davi Caetano/ Lee Taylor) sobrevive e se torna o preferido da avó Encarnação que enxerga nele o filho que perdeu.

Leonor (Marina Nery) dá à luz um menino, mas não resiste ao parto do filho.

Leonor (Marina Nery) dá à luz um menino, mas não resiste ao parto do filho.

Família Rosa

Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi) acredita que o povo de Grotas não pode ficar à mercê do poder de um coronel. Casado com Eulália (Fabiula Nascimento), o casal não tem filhos, mas adota Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/Lucy Alves) que foi abandonada em sua fazenda.

Com a morte de Jacinto (Tarcísio Meira), Rosa incentiva a população a buscar novos caminhos da venda de algodão. Após o incêndio criminoso em suas terras, ele consegue conquistar de vez a confiança de outros produtores, o que desperta uma reação mais efetiva dos De Sá Ribeiro. No dia do casamento de Afrânio e Leonor, O Capitão Rosa é assassinado no cais do porto.

Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi) é assassinado enquanto Afrânio (Rodrigo Santoro) e Leonor (Marina Nery) se casam na igreja.

Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi) é assassinado enquanto Afrânio (Rodrigo Santoro) e Leonor (Marina Nery) se casam na igreja.

Família Dos Anjos

Após o nascimento de Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner), Belmiro (Chico Diaz) e Piedade (Cyria Coentro) deixam a casa no sertão para escapar da seca e da fome. A família busca ajuda na igreja de Grotas. Padre Romão (Umberto Magnani) os recebe e batiza Santo para que não morra pagão. No entanto, o bebê sobrevive e o padre os leva até à fazenda de Grotas para eles conseguirem um emprego. Lá, Clemente (Júlio Machado) os recebe, e encaminha o religioso até Afrânio (Rodrigo Santoro), que se recusa ajudá-los.

Chico Diaz e Cyria Coentro em Velho Chico, 2016. Caiuá Franco/Globo. — Foto: Globo

Padre Romão segue para a fazenda Piatã. Eulália (Fabiula Nascimento) e Capitão Rosa (Rodrigo Lombardi) acolhem a família, pois a mulher precisava de uma mãe de leite para Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves). Inconformado por não trabalhar, Belmiro, poucos dias depois, deixa o local de madrugada para buscar emprego e acaba impedindo um desastre ao ver os capangas dos De Sá Ribeiro ateando fogo no depósito de algodão do Capitão.

O tempo passa, nasce Bento (Vitor Aleixo/ Dyio Coelho/ Irandhir Santos), irmão de Santo. Luzia, Bento e Santo crescem na fazenda Piatã como irmãos, mas a menina se apaixona por Santo.

Amor proibido

Maria Tereza de Sá Ribeiro (Julia Dallavia) e Santo dos Anjos (Renato Góes) ignoram as desavenças familiares e passam a se encontrar escondidos. Antes de assumir o relacionamento, o casal é flagrado por Cícero (Pablo Morais), que sente uma paixão doentia por Terê, e relata o episódio para Afrânio (Rodrigo Santoro). Enfurecido, Saruê agride a filha e a tranca no quarto.

Santo está decidido a se casar com a filha do Coronel e conta a verdade para os pais. A princípio, Belmiro (Chico Diaz) é contra o casamento, mas ele decide apoiar o filho para desespero de Luzia (Larissa Góes). A filha adotiva de Eulália (Fabiula Nascimento) é apaixonada pelo jovem e não aceita vê-lo com outra.

O casal vive um amor proibido

O casal vive um amor proibido

Ao lado do pai e do irmão, Bento (Diyo Coelho), Santo vai até a fazenda de Grotas pedir Terê em casamento. No entanto, Afrânio não dá chance para o rapaz falar e expulsa o trio de sua casa. Inconformado com a atitude da família Dos Anjos, Cícero (Pablo Morais) não acata a ordem de Saruê e arma uma tocaia para matar o rival. Ao ver o filho correr perigo, Belmiro se joga na frente dele e morre com um tiro no peito.

O assassinato de Belmiro aumenta a rivalidade entre as duas famílias e Bento jura vingança. O povo também fica inconformado e o delegado da cidade aconselha Afrânio a sair de Grotas por um tempo. O Coronel leva a família para Salvador e coloca Maria Tereza em um internato. Com a ajuda de uma nova amiga, Martha (Adriana Gabriela), Terê escreve cartas para Santo e as envia para a fazenda Piatã. Entretanto, Luzia, que deseja conquistar Santo, intercepta as mensagens.

Casamento arranjado

Maria Tereza (Julia Dallavia) passa mal no colégio interno e descobre que está grávida de Santo (Renato Góes). A notícia enlouquece Afrânio (Rodrigo Santoro) que decide matar o jovem. Na volta para casa, Bento (Diyo Coelho), que deseja vingar a morte do pai, atira em Saruê, que fica em coma.

Iolanda (Carol Castro) se desespera quando descobre o estado de saúde do Coronel, e vai ao hospital. Lá, conhece Maria Tereza. A empatia entre as duas é imediata. Ao acordar do coma, Afrânio decide ficar com Iolanda mesmo contra a vontade da mãe, Encarnação (Selma Egrei).

Mesmo sem receber respostas das cartas enviadas para Santo (Renato Góes), Terê vai atrás dele na fazenda Piatã e o flagra aos beijos com Luzia (Larissa Góes). Decepcionada, ela acata as ordens do pai, que deseja casar a filha com Carlos Eduardo (Rafael Vitti), um jovem ambicioso que almeja entrar para a política.

Em troca de um cargo em Brasília, Afrânio sugere que Carlos Eduardo, além do casamento com Maria Tereza, assuma seu neto. No dia da cerimônia, Santo ainda tenta impedir a união, mas a jovem segue o plano do pai.

Segunda fase

A volta de Terê

Quase 30 anos depois, Maria Tereza (Camila Pitanga) volta para Grotas de São Francisco com o marido, o ambicioso político Carlos Eduardo (Marcelo Serrado). Ele se tornou deputado e aspira novas conquistas. O político criou Miguel (Gabriel Leone), fruto da relação proibida de Tereza e Santo (Domingos Montagner), como se fosse seu filho. O jovem passou anos na França estudando agronomia orgânica.

Terê volta para o aniversário de 100 anos da avó, Encarnação (Selma Egrei) e reencontra o pai, Afrânio (Antonio Fagundes), e a madrasta Iolanda (Christiane Torloni). Ela passa a comandar a exportação de frutas da família em Salvador, mas constata que a centenária está triste por não receber a visita do neto Martim (Lee Taylor). O jovem desapareceu no mundo após brigar com Afrânio.

Nas margens do Rio São Francisco, Tereza (Camila Pitanga) vê Santo (Domingos Montagner) em seu barco.

Nas margens do Rio São Francisco, Tereza (Camila Pitanga) vê Santo (Domingos Montagner) em seu barco.

Ao lado da família De Sá Ribeiro continua Doninha (Suely Bispo), agora com a ajuda de Dalva (Mariene de Castro) nos afazeres da casa. Ela perdeu Clemente (Julio Machado) e nunca teve notícias sobre a morte do marido. Cícero (Marcos Palmeira) ocupou o lugar do pai como jagunço de Afrânio. Ele ainda é apaixonado por Tereza.

A festa de Dona Encarnação tem outro desfalque: Miguel, que ainda está na França. A volta do rapaz para cuidar da fazenda do avô é temida por Carlos Eduardo, que receia sua aproximação com o pai biológico. Santo desconhece a existência de Miguel, fruto de seu relacionamento com Terê. As cartas interceptadas por Luzia (Lucy Alves) o impediram de viver essa paternidade. Com o caminho livre, a filha de criação de Eulália (Fabiula Nascimento) se casou com ele.

Juntos, Santo e Luzia tiveram Olívia (Giulia Buscaio) e Isabel (Ana Raysa). A família também cultiva frutas e Santo fundou uma cooperativa que luta pelos interesses dos pequenos produtores. No decorrer dos anos, Eulália (Fabiula Nascimento) morre e a fazenda Piatã passou a ser comandada por Piedade (Zezita Matos), mãe de Santo e Bento (Irandhir Santos), que se formou em direito e se tornou vereador em Grotas contra a vontade de Afrânio.

Miguel e Olívia

O reencontro entre Santo e Maria Tereza acontece nas margens do Rio São Francisco. Após cavalgar, ela vê uma vela. Os dois ficam incrédulos ao se reconhecerem. Dias depois, eles se encontram no bar de Chico Criatura (Gesio Amadeu) e o contato entre eles aumenta. Ambos sabem que ainda se amam e a reaproximação entre eles afetará a vida de quase todos em Grotas.

Miguel (Gabriel Leone) volta para o Brasil e Maria Tereza (Camila Pitanga) se sente dividida. Ela quer contar a verdade sobre o pai biológico do agrônomo, mas é pressionada por Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) e Afrânio (Antonio Fagundes). Ambos não admitem que Terê revele o passado para o herdeiro. A relação da empresária com Coronel Saruê fica mais estremecida quando os dois discordam da maneira como a plantação de frutas é realizada na fazenda de Grotas.

Miguel (Gabriel Leone) e Olívia (Giullia Buscacio) se conhecem e conversam sobre técnicas sustentáveis de cultivo na região. Luzia (Lucy Alves) chega e impede aproximação.

Miguel (Gabriel Leone) e Olívia (Giullia Buscacio) se conhecem e conversam sobre técnicas sustentáveis de cultivo na região. Luzia (Lucy Alves) chega e impede aproximação.

Sem saber dos conflitos da mãe, Miguel propõe ao avô uma nova forma de produção. O jovem quer colocar em prática sua tese de doutorado: agronegócio sustentável e a convivência com o semiárido. No entanto, Afrânio deseja ter lucro rápido e transformar o neto no novo Coronel Saruê. Em pouco tempo, os dois começam a divergir e Miguel não aceita a opressão do avô.

Apesar de ter deixado a namorada Sophie (Yara Charry) na França, Miguel conhece Olívia (Giullia Buscacio), filha de Santo (Domingos Montagner) e Luzia (Lucy Alves) em Grotas. A empatia entre os dois é inevitável. Ambos planejam adotar técnicas sustentáveis de cultivo na região. Apesar de saberem que suas famílias são rivais, a amizade e a atração entre os dois cresce.

O retorno de Martim

Depois de ir embora de casa por divergências com o pai, o coronel Afrânio (Antonio Fagundes), Martim (Lee Taylor) retorna à Grotas no mesmo dia em que Miguel (Gabriel Leone) chega à fazenda do avô. Formado em jornalismo, Martim tornou-se fotógrafo e, durante muitos anos, percorreu vários países, deixando a família sem notícias.

Ao saber da volta de Martim, Afrânio recebe o filho sob a mira de uma arma e ordena que ele não pise mais no casarão. Tereza (Camila Pitanga), Iolanda (Christiane Torloni) e Miguel (Gabriel Leone) intercedem por ele. Mas somente Dona Encarnação (Selma Egrei) acaba com a confusão.

De volta às origens, Martim tenta resgatar o passado e, também, o Rio São Francisco. Ele conhece Beatriz (Dira Paes), professora da escola rural da região, que namora o vereador Bento (Irandhir Santos). Ele se apaixona pela educadora, mas contém seus sentimentos porque se torna aliado do político. Juntos, Martim e Bento tentam desvendar um esquema de corrupção da prefeitura da cidade.

Sob os olhares de toda a família, pai e filho se enfrentam em reencontro

Sob os olhares de toda a família, pai e filho se enfrentam em reencontro

O sumiço de Santo

Maria Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner) tentam evitar a paixão, mas não conseguem. Os dois passam a se encontrar novamente escondidos na beira do Rio São Francisco. Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) descobre a traição da mulher e tenta se aliar a Luzia (Lucy Alves). No entanto, Terê e Santo estão dispostos a assumir esse amor e a passar por cima da ira de Coronel Afrânio (Antonio Fagundes), que tentou acabar com a cooperativa do agricultor.

Ao revelar que Miguel (Gabriel Leone) é filho de Santo, Terê muda a vida de seus familiares e estremece seu relacionamento. Para proteger a filha Olívia (Giullia Buscacio), Santo vai até a fazenda Piatã e impede que a jovem e Miguel fiquem juntos. Em seguida, é a vez do agrônomo saber sobre o pai biológico. Miguel fica desnorteado com a notícia e corta relações com a mãe.

Após discutir com o avô, Miguel é acolhido pela família Dos Anjos. Inconformado, Afrânio tenta buscar o neto sem sucesso. Pouco tempo depois, Santo faz as pazes com Maria Tereza e incentiva o filho a fazer o mesmo. Logo após a reconciliação, mãe e filho ficam estarrecidos com o desaparecimento de Santo.

Surpreendido em uma emboscada, Santo leva um tiro de Carlos Eduardo e é levado por seu cavalo até o Rio São Francisco. O agricultor é resgatado por índios e fica entre a vida e a morte. Ao acreditar que o marido está morto e ver o sofrimento da filha por Miguel, Luzia (Lucy Alves) decide contar para a família que Olívia é fruto de um relacionamento fora do casamento. Luzia ainda revela que interceptou as cartas de Terê para Santo.

Cena em que Tereza (Camila Pitanga) revela a Santo (Domingos Montagner) que ele é pai de Miguel (Gabriel Leone).

Cena em que Tereza (Camila Pitanga) revela a Santo (Domingos Montagner) que ele é pai de Miguel (Gabriel Leone).

Santo (Domingos Montagner) anuncia para a família que Miguel (Gabriel Leone) é seu filho. Luzia (Lucy Alves) finge se conformar.

Santo (Domingos Montagner) anuncia para a família que Miguel (Gabriel Leone) é seu filho. Luzia (Lucy Alves) finge se conformar.

Vendo Olívia (Giullia Buscacio) sofrer por acreditar que Miguel é seu irmão, Luzia (Lucy Alves) revela à filha que seu pai não é Santo (Domingos Montagner).

Vendo Olívia (Giullia Buscacio) sofrer por acreditar que Miguel é seu irmão, Luzia (Lucy Alves) revela à filha que seu pai não é Santo (Domingos Montagner).

Olívia (Giullia Buscacio) vai atrás de Miguel (Gabriel Leone) após descobrir que ele não é seu irmão e os dois se beijam.

Olívia (Giullia Buscacio) vai atrás de Miguel (Gabriel Leone) após descobrir que ele não é seu irmão e os dois se beijam.

Tereza (Camila Pitanga) cuida de Santo (Domingos Montagner) após encontrá-lo ferido em  uma tribo indígena e os dois trocam juras de amor.

Tereza (Camila Pitanga) cuida de Santo (Domingos Montagner) após encontrá-lo ferido em uma tribo indígena e os dois trocam juras de amor.

Novo Saruê

Sem perder a esperança de encontrar Santo (Domingos Montagner), Maria Tereza (Camila Pitanga) não cessa a busca pelo amado e o encontra em uma tribo indígena. Recuperado, o agricultor volta para a fazenda Piatã e assume o relacionamento com Terê. Enquanto isso, Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) ameaça revelar todo esquema de corrupção do ex-sogro e se auto intitula o novo Coronel Saruê de Grotas.

O político também passa a chantagear o prefeito da cidade e o apoia nas urnas. No entanto, o candidato perde a eleição para a professora Beatriz (Dira Paes). A vida de Carlos Eduardo fica mais complicada quando ele descobre que o ex-cunhado, Martim (Lee Taylor), está investigando suas falcatruas. Ele o persegue e o mata.

Disposto a acabar com provas que o incriminam, Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) atira e mata Martim (Lee Taylor).

Disposto a acabar com provas que o incriminam, Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) atira e mata Martim (Lee Taylor).

O segredo de Encarnação

Com o sumiço do neto, Encarnação (Selma Egrei) passa a procurá-lo e o vê dentro do “Gaiola Encantado”. Transtornada, a centenária, que conviveu com a dor da morte de seu filho mais velho, Inácio, decide se livrar do peso de seus pecados e procura por Piedade (Zezita Matos) para confessar a culpa de um crime do passado.

Despida de vaidades, a matriarca da família De Sá Ribeiro confessa que ela foi a mandante do assassinato de Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi) e pede perdão a Piedade. Após a confissão, a centenária consegue descansar em paz.

Encarnação (Selma Egrei) confessa para Piedade (Zezita Matos) que foi a mandante do assassinato do Capitão Ernesto Rosa e implora para ser perdoada.

Encarnação (Selma Egrei) confessa para Piedade (Zezita Matos) que foi a mandante do assassinato do Capitão Ernesto Rosa e implora para ser perdoada.

Morte dos Saruês

Afrânio (Antônio Fagundes) se liberta do coronel Saruê, tira a peruca e se joga nas águas do rio atrás de Martim.

Afrânio (Antônio Fagundes) se liberta do coronel Saruê, tira a peruca e se joga nas águas do rio atrás de Martim.

Afrânio (Antonio Fagundes) fica sozinho. O Coronel enterrou a mãe, Encarnação (Selma Egrei), perdeu a mulher Iolanda (Christiane Torloni), que não suportava mais a opressão do marido, e se afastou da filha, Maria Tereza (Camila Pitanga), e do neto Miguel (Gabriel Leone). Entretanto, a vida de Afrânio volta a ter sentido com a ajuda de Santo (Domingos Montagner).

Preocupado com o sumiço de Martim, Santo procura pelo fotojornalista e recebe os retratos que ele fez de Carlos Eduardo (Marcelo Serrado). O produtor rural procura por Afrânio e entrega o flagra do crime do ex-deputado. O fazendeiro fica em choque e afirma que se arrepende dos erros cometidos com os filhos. Dias depois, Afrânio se liberta do coronel Saruê, reata com Iolanda e denuncia os crimes políticos ocorridos em Grotas do São Francisco. Ao saber da denúncia do ex-sogro, Carlos Eduardo foge pelo sertão, mas morre desidratado na caatinga.

Completamente desorientado após vagar sem rumo, o Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) começa a ter delírios no meio do sertão.

Completamente desorientado após vagar sem rumo, o Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) começa a ter delírios no meio do sertão.

O tempo passa e Afrânio, que respondeu seus crimes em liberdade, consegue reunir novamente toda família. Ele ainda conduz a filha Maria Tereza até o altar para se casar com Santo. No mesmo dia do casamento, o Coronel se torna bisavô. Miguel (Gabriel Leone) e Olívia (Giullia Buscacio) têm gêmeos.

No final da trama, Afrânio se aposenta e deixa a fazenda de Grotas sob o comando de Miguel. As últimas cenas da novela homenageiam Domingos Montagner, o protagonista de “Velho Chico”. O ator morreu afogado no Rio São Francisco alguns dias antes do término do folhetim.

Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner) se casam enquanto Olívia (Giullia Buscacio) dá à luz gêmeos (2016)

Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner) se casam enquanto Olívia (Giullia Buscacio) dá à luz gêmeos (2016)

Miguel (Gabriel Leone) dá entrevista sobre projeto que colocou em prática ao lado de Olívia e sobre influências de Ernesto Rosa, Belmiro e Santo dos Anjos e de Martim de Sá Ribeiro em sua vida.

Miguel (Gabriel Leone) dá entrevista sobre projeto que colocou em prática ao lado de Olívia e sobre influências de Ernesto Rosa, Belmiro e Santo dos Anjos e de Martim de Sá Ribeiro em sua vida.

Saga se encerra com imagens do personagem Santo

Saga se encerra com imagens do personagem Santo

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)