Memoria Globo

Marco Nanini em Um Sonho a Mais, 1985. Jorge Baumann/Globo — Foto: Globo

Marco Nanini na novela Um Sonho a Mais

Anabela e sua turmaO autor Lauro César Muniz criou um núcleo de travestis, formado por Anabela, um dos disfarces de Volpone, Florisbela, disfarce de seu fiel escudeiro, Mosca (Marco Nanini), e Clarabela (Antônio Pedro). Anabela desperta a paixão do cinquentão Pedro Ernesto (Carlos Kroeber) e chega a se casar no civil com ele. Temendo a reação do marido, Anabela diz que só se entregará a ele depois de se casar também na igreja. Anabela vive fugindo das investidas de Pedro, que contrata uma sexóloga para ajudar sua amada a resolver seus problemas. Sem alternativas, Anabela decide, então, pedir a separação. Pedro Ernesto sofre, mas, depois, acaba se apaixonando por Dorothy (Tamara Taxman) e termina a novela sem saber que Anabela era, na realidade, Volpone. Apesar do tom de humor dos personagens, pressões da Censura e de telespectadores fizeram com que a trama envolvendo os três fosse atenuada.

Valéria GuimarãesOutra personagem importante da história é a bonita e atraente Valéria Guimarães (Maitê Proença). Ela é uma moça pobre, que se esforça para entrar na alta sociedade, e deseja se casar com um homem rico. Vive atormentada pelo mesmo pesadelo: um tanque cheio de roupa suja para lavar. Em determinado momento da trama, descobre que é filha de Dr. Telles (Rubens Corrêa) e irmã de Estela (Sylvia Bandeira). Acaba se envolvendo com Mosca (Marco Nanini), Joaquim (Edson Celulari) e Aranha (Fulvio Stefanini), seu cunhado. Por interesse, decide ficar com o último.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)