Memoria Globo

Susana Vieira e Ney Latorraca em Um Sonho a Mais, 1985. Jorge Baumann/Globo — Foto: Globo

RENATA ARANHA MENEZES (Susana Vieira) – Irmã de Orlando Aranha (Fulvio Stefanini) e casada com um homem muito mais velho que ela, Guilherme Menezes (José Lewgoy). Sempre foi manipulada pelo irmão, inclusive na escolha do marido. A intenção era que sempre agisse de acordo com os interesses dele, em função dos negócios. É uma mulher elegante, interessante e presente nas colunas sociais. Seu grande objetivo é colocar as mãos na herança de Volpone (Ney Latorraca).

ANTÔNIO CARLOS VOLPONE (Ney Latorraca) – Órfão, o pequeno Volpone foi adotado por uma mulher de posses, passando a conviver, durante toda a sua adolescência, com pessoas ricas, dentre elas, seus melhores amigos Estela (Sylvia Bandeira) e Orlando (Fulvio Stefanini). Volpone casa-se com Estela, mas Orlando, com ciúmes, arquiteta várias ações para afastá-los. A pior delas se deu logo após o casamento deles: Volpone precisou fugir para o Cairo, às pressas, acusado de assassinar o sogro, Dr. Telles (Rubens Corrêa). Após 18 anos, tendo feito fortuna, Volpone volta ao Brasil para tentar reconquistar Estela. Para fugir das malhas da lei, no entanto, e poder circular livremente, finge-se moribundo e se utiliza de muitos disfarces, transformando-se em outras pessoas: o médico Nilo Peixe, o industrial Augusto Melo Sampaio, a executiva Anabela Freire e o motorista André Silva. As tramas amorosas e de disputa de poder giram em torno de Volpone, pois todos querem se aproveitar da suposta morte iminente dele para herdar sua enorme fortuna.

Cissa Guimarães em Um Sonho a Mais, 1985. Geraldo Modesto/Globo — Foto: Globo

AMÉLIA BICUDO(Cissa Guimarães) – Repórter trabalha na televisão, no Jornal do Amanhã, e tenta sua grande reportagem contando toda a história de Volpone (Ney Latorraca).

Marco Nanini em Um Sonho a Mais, 1985. Jorge Baumann/Globo — Foto: Globo

MOSCA (Marco Nanini) – Seu nome verdadeiro é Jurandir de Souza, mas ele prefere ser chamado pelo apelido que lhe fora dado nos tempos de escola, devido a um tique nervoso. Mosca é o fiel escudeiro de Volpone. Ele o acompanhou ao Egito e lá viveu com o amigo até o dia em que ele resolveu voltar ao Brasil. É simpático e boa gente, mas sem a menor iniciativa própria, muito inseguro. No entanto, quando orientado, pode conseguir resultados brilhantes. Assim como o patrão, assume o disfarce de uma mulher, Florisbela.

ESTELA ARANHA (Sylvia Bandeira) – Mulher bonita, envolvente e suave, a grande paixão da vida de Volpone (Ney Latorraca). Casou-se com ele muito jovem, sofreu enorme decepção e acabou se unindo a Orlando Aranha (Fulvio Stefanini), com quem vive muito bem, mas sem maiores paixões. Da relação, nasceu Mônica (Tássia Camargo). Desestrutura-se completamente com a volta de Volpone, a quem acreditava odiar profundamente.

ORLANDO ARANHA (Fulvio Stefanini) – Principal inimigo de Volpone (Ney Latorraca), um homem ambicioso, com poucos escrúpulos e uma situação financeira bastante invejável. Sente-se ameaçado com a volta do rival. É dono de uma companhia de navegação e visa sempre atender a seus interesses acima de todas as coisas. Foi, no passado, o principal responsável pela fuga de Volpone para o Egito. Casou-se com Estela (Sylvia Bandeira), com quem teve Mônica (Tássia Camargo).

MÔNICA ARANHA (Tássia Camargo) – Filha de Aranha (Fulvio Stefanini) e Estela (Sylvia Bandeira). Tem dificuldades para viver no mundo dos pais. Interessa-se em desvendar o passado deles e de Volpone (Ney Latorraca), o que provoca alguns conflitos familiares. É noiva de Emílio (Roberto Bataglin).

SANDRA (Márcia Porto) – “Enfermeira” de Volpone (Ney Latorraca). Recrutada em um “inferninho”, ela o ajuda nos momentos em que ele precisa se fingir de moribundo.

TAROBA (Paulão) – Mordomo da casa de Volpone (Ney Latorraca). Foi selecionado de maneira peculiar, quando fugia da polícia em disparada pela rua.

EMÍLIO MENDES (Roberto Bataglin) – Noivo de Mônica (Tássia Camargo) e filho do importante banqueiro Pedro Ernesto Martins (Carlos Kroeber). Emílio é um dos raros jovens cariocas que usa smoking e acredita na cultura europeia. O rapaz também gosta de esportes.

PEDRO ERNESTO MARTINS (Carlos Kroeber) – Banqueiro, pai de Emílio (Roberto Bataglin). Orlando Aranha (Fulvio Stefanini) tem interesse no casamento de sua filha, Mônica (Tássia Camargo), com Emílio, pois planeja se associar ao banqueiro após a união do jovem casal. Pedro Ernesto, por sua vez, fica viúvo e se torna um grande partido para jovens interesseiras.

CÁSSIO NORONHA (Emile Eddé) – Psiquiatra de Mônica (Tássia Camargo), é um homem completamente deslumbrado com o mundo do poder e do dinheiro, que conhece através de seus pacientes. É pouco ortodoxo no seu método de terapia e circula pelos mesmos lugares que Mônica, colocando-a, às vezes, em situações embaraçosas.

EDSON CHAVES (Anselmo Vasconcellos) – Advogado de Volpone (Ney Latorraca), é o principal articulador de suas tramoias. Conhece todos os segredos do seu cliente e tem potencial para se tornar uma peça perigosa no jogo.

BETO (Marcelo Ibrahim) – Amigo de Emílio (Roberto Bataglin).

GLENDA (Tânia Gomide) – Secretária de Orlando Aranha (Fulvio Stefanini).

OLÍVIA (Lupe Gigliotti) – Ex-governanta do pai de Estela (Sylvia Bandeira), e única testemunha do incidente entre Volpone e o sogro, Dr. Telles (Rubens Corrêa).

GUILHERME MENEZES (José Lewgoy) – Marido de Renata (Susana Vieira). É um autêntico antigo cavalheiro, mas que só sabe gastar as riquezas de sua família. Adora festas, personalidades, artistas internacionais e fascina a todos com sua conversa. Considera-se tio de Volpone (Ney Latorraca), já que sua falecida irmã foi quem o tirou do orfanato, motivo mais do que suficiente, em sua opinião, para se tornar o herdeiro exclusivo de Volpone.

VALÉRIA GUIMARÃES (Maitê Proença) – Filha de Beatriz (Yara Amaral), é uma mulher muito bonita, atraente e que pretende, a todo custo, entrar na alta sociedade através de um casamento com um homem rico. A pobreza que enfrentou durante toda a lhe criou um grande trauma, levando-a, por exemplo, a ter pesadelos constantes com tanques cheios de roupas para lavar. Renata (Susana Vieira), com que mora em determinado momento da história, e o banqueiro Andrade (Cláudio Mamberti) tentam ajudá-la em sua ascensão social.

FELIPE (Ricardo Zambelli) – Amigo de Andrade.

MAGDA (Maria Helena Dias) – Filha da dona do orfanato onde Volpone (Ney Latorraca) foi criado. Uma das poucas pessoas que realmente gosta do milionário.

GIOMAR (Henriqueta Brieba) – Governanta de Volpone (Ney Latorraca), que nada sabe das tramoias do patrão. Acredita que ele realmente está moribundo e que é um “santo”.

JULIÃO (Paulette) – Bailarino e neto de Olívia (Lupe Gigliotti).

REGINA (Cláudia Magno) – Jovem carioca que se envolve com Joca (Edson Celulari).

SONIA (Eliane Ovalle) – Mulher muito bonita, amiga de Renata (Susana Vieira) e Valéria (Maitê Proença), também buscando penetração no mundo dos colunáveis.

BEATRIZ GUIMARÃES (Yara Amaral) – Mãe de Valéria (Maitê Proença). A costureira trabalhou muitos anos com o famoso estilista Denner, o que lhe permitiu estabelecer contatos com a alta sociedade, como com Renata (Susana Vieira). É a principal incentivadora da filha, para quem deseja um casamento com um homem rico.

JOAQUIM BUENO DE ANDRADE (Edson Celulari) – Mais conhecido como Joca, o paulista, de família aristocrática do interior, é um homem inteiramente arruinado. Pretende se casar com uma mulher rica para ter dinheiro e receber um sobrenome importante. Mantém uma relação estreita com Mônica (Tássia Camargo), Emílio (Roberto Bataglin) e Valéria (Maitê Proença). Também se aproxima de Volpone (Ney Latorraca), que tudo fará para ajudá-lo.

LULA MARTINS (Antônio Pedro) – Lula, marido de Nona (Cinira Camargo), é capaz de tudo para se tornar herdeiro de seu ex-amigo Volpone (Ney Latorraca).

NONA MARTINS (Cinira Camargo) – Mulher de Lula (Antônio Pedro) e a principal incentivadora para que ele ludibrie Volpone e abocanhe sua herança.

ANDRADE (Cláudio Mamberti) – Banqueiro paulista que ajuda Valéria (Maitê Proença) em seus planos para ascender socialmente.

JAIME (Edson Silva) – Copeiro de Renata (Susana Vieira) e Guilherme (José Lewgoy).

ISABEL (Liz Beltrão) – Empregada de Estela (Sylvia Bandeira).

MAGALHÃES (Marcus Vinícius) – Delegado encarregado do caso de Volpone (Ney Latorraca) e manipulado por Orlando Aranha (Fulvio Stefanini).

AFONSO (Tony Ferreira) – Homem de confiança de Orlando Aranha (Fulvio Stefanini).

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)