Memoria Globo

PRODUÇÃO

Os primeiros capítulos da novela foram gravados no Egito.

CENSURA

A trama envolvendo o núcleo de travestis, formado por Anabela, um dos disfarces de Volpone, Florisbela, disfarce de seu fiel escudeiro, Mosca (Marco Nanini), e Clarabela (Antônio Pedro), precisou ser amenizada por pressão da Censura.

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO

Para compor as diferentes identidades que Volpone assumia, o ator Ney Latorraca contou com o caprichado trabalho das equipes de figurino e maquiagem. Ao incorporar Anabela, vestia-se sempre com roupas extravagantes. Para o disfarce do conservador Augusto, um longo bigode e uma rechonchuda barriga foram essenciais. Já Nilo Peixe se diferenciava dos demais pelo carregado sotaque lusitano, mas também pelo nariz e queixo postiços e cabelos brancos. André, por sua vez, não usava grandes disfarces. Carioca da gema, também carregava no sotaque. Adorava praia e música heavy metal. Para interpretar Renata, a atriz Susana Vieira cortou o cabelo no estilo punk e o pintou de loiro.

CURIOSIDADES

Daniel Más escreveu Um Sonho a Mais até o capítulo 37. A partir de então, foi substituído por Lauro César Muniz, responsável pelo argumento original. Para escrever a trama a partir daquele momento, o autor contou com a colaboração de Mário Prata e Dagomir Marquezi.Um Sonho a Mais foi a primeira novela a mostrar um beijo na boca entre dois homens. Anabela e Pedro Ernesto protagonizaram a cena de um rápido e cômico “estalinho”.A trama envolvendo os personagens de Edson Celular (Joaquim Bueno) e Maitê Proença (Valéria Guimarães) foram modificadas, pois os dois atores se afastaram da novela, ainda no meio da história, devido a compromissos profissionais no cinema.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)