Um Anjo Caiu do Céu é uma comédia sentimental contemporânea que conta a história do famoso fotógrafo João Medeiros (Tarcísio Meira), que, durante anos, percorreu o mundo dedicado exclusivamente às causas humanitárias. Ele está em Praga, na República Tcheca, para mais uma de suas exposições, quando fotografa por acaso o líder neonazista Eric Brunner (Jan Ponan) e, por isso, sofre um atentado que o deixa à beira da morte. A vida de João é salva pelo anjo Rafael (Caio Blat), enviado pelas altas instâncias celestes para lhe oferecer uma nova chance: o fotógrafo ganha mais seis meses de vida para resolver os problemas de sua família desajustada, que ele preteriu por amor à arte da fotografia. É assim que João retorna ao Rio de Janeiro, onde tem de lidar com as discórdias e a infelicidade dos parentes, encontrando mais dificuldades nas batalhas do cotidiano do que nas guerras e conflitos que enfrentou pelo mundo.
Um Anjo Caiu do Céu: João fotografa líder nazista
Um Anjo Caiu do Céu: João sofre um atentado e é salvo pelo anjo Rafael
Ele conta com a ajuda de Rafael, que se torna seu assistente e vive uma experiência como mortal. Ao longo da trama, Rafael se apaixona por Cuca (Débora Falabella), que gosta mesmo é de Breno (Henri Castelli). Ele vai perdendo seus poderes e tem de decidir se volta à condição de anjo ou fica na Terra.
Um Anjo Caiu do Céu: Cuca conhece o anjo Rafael
Entre os problemas que João encontra em sua volta ao Brasil estão a falência da loja da ex-mulher, a sonâmbula Naná (Renata Sorrah), agora casada com o aproveitador e cafajeste Tarso (José Wilker); a infelicidade da filha Virgínia (Deborah Evelyn), que culpa o pai pelo acidente sofrido na adolescência, quando perdeu uma das pernas, destruindo seu sonho de ser bailarina; e a angústia da filha Duda (Patrícia Pillar), que se tornou uma mulher neurótica após o desaparecimento de seu filho Joaquim, Kiko (Jonatas Faro).
Um Anjo Caiu do Céu: João recebe segunda chance
O fotógrafo também tem de enfrentar a descoberta de uma terceira filha, a jovem Cuca, fruto de uma relação extraconjugal com a cunhada Laila (Christiane Torloni). Cuca sempre pensou que era filha de Alceu (Paulo José), e sua vida se transforma a partir dessa revelação. A começar pela relação com o suposto pai, que a expulsa de casa após saber a verdade. Alceu atormenta a vida de vários personagens ao longo da história, atuando como um dos vilões da trama.
Um Anjo Caiu do Céu: Alceu descobre que Cuca é filha de João
Além de lidar com os problemas de sua família, João ainda tem de cuidar da própria vida, já que os neonazistas não desistiram de matá-lo. A espiã nazista Lenya (Chris Couto) é orientada a vigiar o fotógrafo e recuperar as fotos que ele tirou do suposto líder da organização, Brunner. Agindo contra os nazistas estão os agentes judeus Davi (Caco Ciocler) e Emanoel Steinberg (José Carlos Machado).
No decorrer da trama, surgem outros personagens para defender as duas causas, entre eles os líderes nazistas Adolfinho (Caio Junqueira) e Sid Valente (Odilon Wagner) e os agentes antinazistas Débora (Suzana Werner) e Josué (Felipe Camargo). Os dois grupos travam uma verdadeira luta durante a novela, que termina com a morte de Brunner, Adolfinho, Sid e Emanoel. Lenya e Josué se apaixonam, assim como Davi e Débora, e os quatro passam a trabalhar juntos, ajudando a polícia a desbaratar organizações criminosas.
Uma nova personagem foi inserida na história cerca de um mês antes do término da novela. A manicure Shirley (vivida também por Renata Sorrah) é mãe de Rodrigo (Tarcísio Filho), filho de João, que nasceu de um relacionamento do passado. João se envolve com Shirley e descobre, no final da história, que ela também é um anjo celestial. Ele próprio se transforma no Anjo Medeiros, e os dois partem juntos, no barco do fotógrafo.
No final da novela, Naná faz sucesso com uma loja para grávidas e gestantes. Laila descobre que foi adotada quando criança, reconcilia-se com Naná e adota um bebê abandonado, entregando para Cuca a direção da escola de moda. Cuca e Breno terminam juntos, e Rafael volta a ser anjo, após ser submetido a um julgamento celestial, uma espécie de santo inquérito, por ter infringido algumas regras.