Por Memória Globo

Memória Globo

O autor Antonio Calmon se inspirou nos filmes 'A Felicidade Não se Compra' (1946) e 'Do Mundo Nada se Leva' (1938), ambos de Frank Capra, e 'Nas Profundezas do Mar sem Fim' (Ulu Grosbard, 1999) para criar as tramas da novela. Seu protagonista é uma mistura de dois amigos seus, José Medeiros, um ex-correspondente de guerra já falecido, e o fotógrafo e artista Miguel Rio Branco, reconhecido internacionalmente. O nome do personagem é uma homenagem a um tio, o senador João de Medeiros Calmon. 'Prêt-à-Porter' (1994), de Robert Altman, e 'Missão Impossível' (1996), de Brian de Palma, filmado em Praga, serviram de referência para a direção de Dennis Carvalho.

“Eu queria fazer a história do homem que tem uma segunda oportunidade de consertar a sua vida. Foi maravilhoso ter conseguido o Tarcísio. Uma jogada genial do Dennis Carvalho porque o Tarcísio é o grande ícone da TV. É uma pessoa que não envelhece, não tem idade, que representa. Houve essa felicidade de temática com esse ator. Consegui o elenco que eu queria, lutei muito para ter o Caio Blat. Meu anjo tem que ser um ator de palco, jovem, um ator que possa contracenar com o Tarcísio Meira que é uma fera. Eu sabia que ia dar certo. O forte era a trama do Tarcísio com o anjo. E a simbiose que ficou entre os dois atores, ele e o Caio Blat. Acho que a novela deu muito certo também porque o Dennis, pela pessoa que ele é, extremamente generoso e um cara que trabalha junto. A gente ficou irmão.”
— Antonio Calmon

'Um Anjo Caiu do Céu' foi o primeiro trabalho de Dennis Carvalho como diretor de uma obra de Antonio Calmon. Ele trabalhou como ator na minissérie 'Sex Appeal' (1993), também de Calmon, no papel do vilão Wálter, e interpretou o personagem Jaime em 'Um Anjo Caiu do Céu'.

A novela marcou a primeira incursão da apresentadora Angélica em novelas da emissora. Ela interpretou Angelina.

Antonio Calmon homenageou Cassiano Gabus Mendes com o personagem Paulinho (Cássio Gabus Mendes), que finge ser um costureiro efeminado, mas no fundo ama as mulheres. Em 'Ti-Ti-Ti' (1985), escrita por Cassiano, Reginaldo Faria interpretou um personagem com esse perfil, o costureiro Jacques Léclair.

Cássio Gabus Mendes e José Wilker em Um Anjo Caiu do Céu, 2001 — Foto: Acervo/Globo

O universo da moda já esteve presente em outras produções da TV Globo, como as novelas 'Plumas e Paetês' (1980) e 'Ti-Ti-Ti', ambas de autoria de Cassiano Gabus Mendes; 'Desejos de Mulher' (2002), escrita por Euclydes Marinho; 'Top Model' (1989) e a minissérie 'Sex Appeal', de Antonio Calmon. A moda também voltaria a ser abordada em 'Belíssima' (2005), de Silvio de Abreu, e 'Cobras e Lagartos' (2006), de João Emanuel Carneiro.

Renata Sorrah destaca que nunca tinha interpretado duas personagens em uma mesma novela e que foi desafiador fazer cenas em que uma contracenava com a outra. A atriz destaca a cena em que Shirley fazia as unhas de Naná, trabalho que demandou flexibilidade por parte da atriz.

O nome da boate LZ-129 foi retirado do prefixo do dirigível Hindenburg, que explodiu sobre Nova Jérsei em 1937, quando estava prestes a concluir o voo entre a Alemanha e os EUA. O Hindenburg era um orgulho do regime nazista, fazendo parte do mesmo universo de referências que os neonazistas da trama.

Anjos que descem à Terra já foram personagens nas novelas 'O Sexo dos Anjos' (1989), de Ivani Ribeiro, e 'Deus nos Acuda' (1992), de Silvio de Abreu.

'Um Anjo Caiu do Céu' foi vendida para Portugal em 2001, no mesmo ano de sua exibição no Brasil.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)