PRODUÇÃO
'Um Anjo Caiu do Céu' teve seus primeiros capítulos gravados em Praga, na República Tcheca. O diretor Dennis Carvalho destaca o desafio para gravar a cena do atentado contra João Medeiros (Tarcísio Meira). Além da dificuldade da execução do trabalho, existia o desafio de fazer toda a produção fora do Brasil.
As cenas do atentado e da troca de tiros entre os agentes internacionais contaram com muitos efeitos especiais e com o apoio da empresa americana Special Effetcs Unlimited. As reuniões começaram a ser feitas meses antes de a cena ser gravada. A ideia era definir como fariam o corpo de João ser atirado aos céus e o anjo, interpretado por Caio Blat, aparecer levitando para resgatar seu protegido.
Além disso, o diretor e sua equipe também foram a Praga, com antecedência, para escolher as locações. Ficaram em Praga quase um mês, contando com uma equipe de cerca de 100 profissionais, entre brasileiros, americanos e tchecos, incluindo dois atores locais.
FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
Como a novela tinha como pano de fundo o universo da moda, a equipe de figurino teve a chance de criar de maneira mais lúdica. Emilia Duncan, que estreava como figurinista de novelas em 'Um Anjo Caiu do Céu', visitou várias escolas de moda, conversou com profissionais do ramo e assistiu a desfiles para idealizar as peças. A boate LZ-129 serviu de palco para a apresentação dos figurinos criativos da trama, já que era frequentada por pessoas de diferentes estilos.
As camisetas temáticas usadas pelo anjo Rafael (Caio Blat), as marias-chiquinhas da personagem Carol (Mariana Hein), as joias de Laila (Christiane Torloni), as gravatas de Lulu (Bel Kutner) e o look Prada-esporte de Lenya (Chris Couto) foram algumas das apostas da equipe de figurino da novela, que investiu na reciclagem de peças e tecidos. Não faltou brilho no visual.
O ator Hugo Carvana participou da composição de seu personagem, o sargento Garcia. Ele usava chapéu-coco, colete e tinha um jeito de andar diferente. Renata Sorrah destaca a elegância da sua personagem, sempre muito bem vestida, chique, e em Chanel. Tarcísio Meira, por sua vez, destaca a caracterização despojada de seu personagem. O fotógrafo João carregava um monte de brincos na orelha.
CENOGRAFIA E ARTE
A novela teve como pano de fundo o universo da moda, enfocada como forma de expressão artística e cultural. O tema esteve presente em dois cenários fixos da trama: uma escola de estilismo e a boate LZ-129, por onde circulavam personagens com figurinos alternativos. Além disso, as irmãs Naná (Renata Sorrah) e Laila (Christiane Torloni) pertenciam a uma tradicional família de comerciantes cariocas, especializada em lojas de artigos de vestuário feminino.
A boate LZ-129, um dos cenários mais importantes da trama, foi construída no Armazém 6 da Companhia Docas, na região portuária do Rio de Janeiro. O local foi reformado seguindo o estilo inglês do início do século XX.