Memoria Globo

Totalmente Demais trouxe novidades na interação com outras plataformas de mídia. A primeira inovação veio antes da estreia – a Globo produziu um “episódio zero”, de seis minutos, lançado apenas no portal GSHOW, na primeira semana de novembro de 2015.  O episódio tinha roteiro original e funcionava como um prólogo da novela, passava uma ideia do que estaria por vir a quem assistiu, mas não apresentava nada que atrapalhasse quem aguardava o primeiro capítulo da televisão aberta.

Outro destaque foi o desenvolvimento de uma nova forma de interação com o público na internet. Os bastidores do concurso “Garota Totalmente Demais” eram divulgados no GSHOW com conteúdo exclusivo das participantes. A Globo também criou um perfil da personagem Lu, interpretada por Julianne Trevisol, em uma rede social. Na novela, houve uma ação de crossover que deu certo: no último capítulo a personagem Fedora, que seria interpretada por Tatá Werneck na próxima novela das 19h, Haja Coração, fez uma participação especial.

Ao contrário do que se fazia até então, a Globo decidiu exibir o último capítulo de Totalmente Demais em uma segunda-feira. A única vez que a emissora não encerrou uma trama numa sexta foi em 1970, com Estúpido Cupido. A justificativa da Globo foi a de fugir do feriado de Corpus Christi, quando normalmente a audiência é mais baixa, apesar da trama juvenil ter mantido altos índices durante todo o período de exibição.

 Quando a trama terminou, o Globoplay e o GSHOW exibiram um spin-off Totalmente Sem Noção Demais. A série de dez episódios conquistou 3.4 milhões de visualizações na primeira semana. Eram histórias inéditas sobre alguns personagens da novela, como Carolina (Juliana Paes), Hugo (Orã Figueiredo), Cassandra (Juliana Paiva), Débora (Olivia Torres), Zé Pedro (Hélio De la Peña) e Dorinha (Samantha Schmütz).

Capítulo de Totalmente Demais feito especialmente para a web.

Capítulo de Totalmente Demais feito especialmente para a web.

OS AUTORES

Os autores Rosane Svartman e Paulo Halm já haviam trabalhado juntos na Globo nas temporadas de 2012 e 2014 de Malhação. Antes disso, escreveram o sucesso adolescente para o cinema, Desenrola (2011). Na época da estreia da novela Totalmente Demais, os escritores revelaram que a ideia da trama surgiu enquanto estavam engarrafados, na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro, durante um temporal. A ideia era que a trama fosse desenvolvida para uma série, mas acabou se transformando em novela das 19h.

LOCAÇÃO EXÓTICA

Os autores Rosane Svartman e Paulo Halm já haviam trabalhado juntos na Globo nas temporadas de 2012 e 2014 de Malhação. Antes disso, escreveram o sucesso adolescente para o cinema, Desenrola (2011). Na época da estreia da novela, os autores revelaram que a ideia da trama surgiu enquanto estavam engarrafados, na Barra da Tijuca, durante um temporal. Inicialmente seria uma série, que acabou se transformando em novela das 19h.

CIDADE CENOGRÁFICA

A cidade cenográfica com aproximadamente 7 mil m² foi dividida entre Curicica e Bairro de Fátima, os dois principais bairros da novela. De acordo com o cenógrafo Marcelo Carneiro e a diretora de arte May Martins, Curicica era colorida, mais agreste, com comércio popular e cerâmica. Já o Bairro de Fátima, tinha muitas árvores, cores mais neutras e prédios revestidos de pastilhas. Para a criação do cenário da redação da revista Totalmente Demais, a equipe fez pesquisa de campo e visitou a sede de publicações de eventos de moda e empresas de cosméticos. Segundo a produtora de arte Eugênia Maakaroun, em entrevista à imprensa na época, todo mês fictício da trama tinha uma nova capa da publicação pendurada na parede, que precisava ser produzida. Outro desafio da cenografia foi construir o cinema abandonado onde Jonatas (Felipe Simas) morava. O espaço fazia referência a antigos cineteatros.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)