Agitação urbana
A novela de Bosco Brasil buscou valorizar o centro de São Paulo, fantasiando uma região viva, pulsante e que reúne gente bacana que escolheu aquele endereço para viver. Na história, há várias manifestações artísticas nas ruas e praças locais. É ali que se encontra a escola de Hélia (Eliane Giardini), onde são ensinadas diversas modalidades de dança, e onde vive a musicista Miranda Paranhos (Eliana Pittman) – sogra de Iolanda (Malu Galli) e avó de Joca (Darlan Cunha) –, integrante de uma banda formada por moradores da região. Ali também funciona a pizzaria de Pasquale (Genézio de Barros), a Pasquale & Pasquale Pizza Volante, ponto de encontro para bater papo, rever amigos ou experimentar mais uma das exóticas receitas criadas pelo dono do estabelecimento, um cearense metido a italiano. Andando mais um pouco pelos arredores do Vale do Anhangabaú, chega-se ao Pilhanatural de Meditação, Relaxamento e Autoconhecimento, o SPA de Bodanski (Otávio Müller), onde são cobradas fortunas por tratamentos esdrúxulos que prometem o equilíbrio do ser humano.
Galeria do rock
Um dos pontos mais badalados da trama é a Galeria, onde circulam personagens como Ramón (Leonardo Medeiros), presidente da Associação de Lojistas e dono da “Ao Tiozinho do Rock”, loja de discos raros; e Zapata (Antonio Fragoso), dono de duas lojas, que atua como agente secreto de Albano (Guilherme Weber), colocando em prática algumas de suas armações contra Leal (Antonio Fagundes) e Ramón. Ramón é o maior obstáculo de Leal na realização do Titã II, cuja construção aconteceria na área onde funciona a Galeria.
Abandonado pela mulher, Ditta (Alessandra Maestrini), que abriu mão da família para se dedicar à carreira internacional de cantora lírica, Ramón parece um roqueiro liberal, mas é um homem muito conservador, principalmente em relação à educação dos filhos Janis (Aline Peixoto) e Led (Guilherme Leicam). Janis, que ganhou esse nome em homenagem à cantora Janis Joplin, nunca aceitou a atitude da mãe, e faz todas as vontades do pai, que vive interferindo em sua relação com Túlio (João Baldasserini), motoboy da pizzaria da região, por quem ela se apaixona. Led (homenagem à banda de rock Led Zeppelin) também faz concessões para agradar Ramón: na frente de todos finge ser fã de rock, mas é apaixonado por música clássica e faz aulas de violoncelo em segredo. O rapaz é exímio praticante de parkour, esporte que usa a arquitetura da cidade como obstáculo para saltos e manobras. Pai e filhos têm como grande amigo Gaulês (Jairo Mattos), dono de um sebo de histórias em quadrinhos na Galeria, que, de tão próximo, já faz parte da família.
No início da trama, Ditta chega a São Paulo para uma apresentação no Teatro Municipal, em companhia de sua assistente Justine (Tuna Dwek), e tenta uma reaproximação com os filhos. Apesar de desprezada por eles, a cantora quer recuperar o tempo perdido e tenta ajudá-los de todas as formas, entrando em conflito com Ramón, que não aceita sua aproximação. No fundo, Ramón ainda é apaixonado por Ditta, e vice-versa – os dois ficam muito mexidos com o reencontro. No decorrer da história, Ramón se envolve com a tatuadora Bárbara (Luciana Borghi) e deixa Ditta morrendo de ciúmes. Ambos não querem admitir que ainda se amam. O desejo de voltar a fazer parte da família Piñon faz com que Ditta coloque a carreira em risco: ela chega a cancelar uma turnê para não sair de perto dos filhos. Entre as idas e vindas de Ditta, Justine, o braço direito da cantora, que, a princípio, era contra sua permanência no Brasil, apaixona-se por Pasquale (Genézio de Barros), o dono da pizzaria local.
Ditta apoia o namoro da filha com Túlio, e dá força a Led para investir em seu sonho de se tornar violoncelista, além de ajudar o filho em seus conflitos amorosos. A princípio apaixonado por Katrina (Carol Abras), que, por sua vez, é apaixonada por Gaulês, Led acaba namorando a fisioterapeuta Dodô (Naruna Costa). Dodô e Led estreitaram o relacionamento quando ele se machucou e precisou de tratamento para voltar a ser plenamente capaz de tocar violoncelo.
No decorrer da trama, Ditta, que havia retomado a carreira por não conseguir ser feliz longe dos palcos e de sua vocação, larga a turnê e retorna ao Brasil por causa de Ramón, que, diabético, tem sua doença agravada pelos maus hábitos e entra em coma. No final, Ditta e Ramón se reconciliam e terminam juntos. Led é aprovado para uma vaga na Orquestra Jovem, e Janis e Túlio resolvem se casar, com a aprovação de Ramón. Gaulês, por sua vez, chega ao final da trama ao lado da delegada Tita Bicalho (Cris Vianna), que tem atuação decisiva nos confrontos policiais da novela. A família Piñon e os demais personagens da Galeria comemoram o tombamento do local.
A médica Lavínnia
'Tempos Modernos' também apresentou a trama da rica ginecologista Lavínnia (Cláudia Missura), que aplica todo seu dinheiro na compra de equipamentos de última geração para o projeto de uma maternidade portátil. Lavínnia se envolve com o enfermeiro Lindomar (Edmilson Barros) – um machão que não pode ver um rabo de saia –, e o tímido técnico em informática Valvênio (Alexandre Cioletti). É com este que chega ao fim da novela, grávida.