A história tem início em 1927, em Morros Verdes, Portugal. Maria Vitória (Vitória Strada) é prometida ao médico Fernão Moniz (Jayme Matarazzo) desde criança, mas não está contente com a decisão de seu pai, o empresário José Augusto (Tony Ramos) da Quinta da Carrasqueira. Mafalda (Marisa Orth), mãe de Maria Vitória, morreu cinco meses após dar à luz a filha. José Augusto não impõe nada à Maria Vitória, apesar de acreditar que o casamento com Fernão seja a melhor opção por já ter um bom relacionamento com o pai do rapaz, o médico Álvaro Moniz. O destino da moça acaba se cruzando com o de Inácio (Bruno Cabrerizo), por quem se apaixona. Humilde, o agricultor foi criado pela tia Henriqueta (Nívea Maria) e tem o sonho de ir trabalhar no Brasil para fazer dinheiro, decisão que Maria Vitória apoia.
Durante a festa de 18 anos de Maria Vitória, Fernão a pede em casamento na frente de todos, mas é rejeitado e culpa Inácio. Por vingança, Fernão usa sua influência para que Inácio seja demitido do lugar onde trabalhava, e Maria Vitória pede, então, ao pai que o empregue em sua propriedade. A convivência os deixa cada vez mais apaixonados, e eles têm sua primeira noite de amor. Pouco depois, Inácio viaja ao Brasil e, ao chegar no Rio de Janeiro, começa a trabalhar no Empório de Geraldo (Jackson Antunes). Em Portugal, Maria Vitória começa a se sentir enjoada e descobre estar grávida.
'Tempo de Amar' (2017): Fernão (Jayme Matarazzo) pede Maria Vitória (Vitória Strada) em casamento
Quem também contribui para a separação de Maria Vitória e Fernão é Delfina (Letícia Sabatella), empregada de José Augusto. Trabalhando há anos na Quinta da Carrasqueira, Delfina tem uma filha chamada Tereza (Olivia Torres) e pretende casá-la com Fernão. Por isso, apoia a decisão de Maria Vitória não selar o compromisso com o rapaz.
Separação
Maria Vitória decide escrever uma carta para Inácio. Delfina, por sua vez, arma um plano e consegue que todas as cartas endereçadas à Quinta da Carrasqueira sejam entregues a ela. Pressionada por Delfina, Maria Vitória conta ao pai sobre sua gravidez, e a jovem é mandada para um convento.
No Rio de Janeiro, Inácio fica contente ao descobrir que vai ser pai e é presenteado por Geraldo com a passagem de volta a Portugal. Porém, pouco depois, é assaltado e agredido, tendo o dinheiro da passagem e os documentos roubados. Quem o encontra desacordado é Lucinda (Andreia Horta), uma mulher amargurada pelo passado. Obcecada pelo ex-noivo, a quem tenta reconquistar a qualquer custo, a jovem tem um passado trágico. Em uma das separações do casal, Lucinda tentou fazer uma poção para salvar o relacionamento, e o material inflamável usado causou um incêndio, matando sua mãe. Sentindo-se culpada e com uma cicatriz do acidente, passa a lidar com a rejeição do ex-noivo até o dia em que encontra Inácio desacordado.
Lucinda (Andréia Horta) relembra acidente que causou morte de sua mãe
Lucinda, aos poucos, se afeiçoa ao português, fingindo se importar com sua história de amor com Maria Vitória. Os meses se passam, e a filha de Inácio e Maria Vitória nasce, recebendo o nome de Mariana. Não demora muito para que a menina seja entregue à adoção de um casal de Lisboa. Desesperada com a situação, Maria Vitória foge do convento e descobre, com informações passadas por Delfina, que tem uma tia no Rio de Janeiro, Alzira (Déborah Evelyn). Após vender um medalhão que ganhou do pai quando completou a maioridade, Maria Vitória compra uma passagem e viaja ao Brasil à procura da tia e de Inácio.
Em busca do amado
No Rio de Janeiro, Inácio fica cego como consequência das agressões dos assaltantes, sendo acompanhado por Dr. Reinaldo (Cassio Gabus Mendes), pai de Lucinda, a essa altura já apaixonada pelo rapaz. Ao longo da novela, com o tratamento, Inácio recupera a visão. O português pede que Lucinda troque cartas com Maria Vitória, para ter notícias da amada. A jovem finge escrever à portuguesa e inventa histórias, como a de que Maria Vitória teria se casado.
A caminho do Brasil, Maria Vitória conhece Helena (Jessyka Alves), e as duas se tornam amigas. Helena é uma moça humilde que vem para o Brasil com suas duas irmãs, Natália (Giulia Gayoso) e Felícia (Amanda de Godoi), para trabalhar no Maison Dorée, estabelecimento de Madame Lucerne (Regina Duarte). Na verdade, o instituto é um cabaré famoso na cidade.
Ainda no navio, a portuguesa também conhece Teodoro (Henri Castelli), um político inescrupuloso que fica atraído por ela. O deputado brasileiro agarra-a à força, e ela resiste, o que chama atenção do imediato do navio, que, ao ver a confusão, aborda o político, em defesa da moça. Teodoro mente e reverte a situação a seu favor. A palavra de um homem rico teve mais força do que a de uma jovem da terceira classe na embarcação. Maria Vitória, então, é presa. A jovem é libertada quando Giuseppe (Guilherme Prates) e Tomaso (Ricardo Vianna), italianos que se tornam amigos da moça, ameaçam Teodoro, exigindo a soltura da portuguesa.
Enquanto isso, em Morros Verdes, ao atestar que a neta foi dada para a adoção, José Augusto se arrepende e decide procurar Mariana, o que Delfina desaprova. Fernão volta a se aproximar da Quinta da Carrasqueira, dessa vez com um novo interesse: Tereza, a filha de Delfina. O rapaz desconfia da ligação entre José Augusto e a filha da empregada, e acaba descobrindo o segredo: Tereza é filha bastarda de José Augusto. Dessa forma, Delfina se empenha em afastar Maria Vitória do pai justamente para garantir a Tereza toda a herança. Fernão se casa, por interesse, com a moça, apesar de rejeitá-la.
Chegada ao Brasil
Maria Vitória chega ao Brasil e descobre que Alzira foi embora do endereço onde morava. Desolada, a portuguesa acompanha Helena até o instituto e descobre que o lugar é uma casa de prazeres. Natália e Felícia decidem trabalhar para a cafetina, mas Helena e Maria Vitória fogem e vão morar com Giuseppe e Tomaso. Em uma noite, durante um passeio, Maria Vitória conhece Vicente (Bruno Ferrari), que a salva de um ataque de um cão feroz. Jovem republicano e com ideais progressistas, Vicente é sobrinho do Conselheiro Francisco (Werner Shünemann) e irmão de Olímpia (Sabrina Petráglia). Ele e Maria Vitória firmam uma amizade, com Vicente se dispondo a ajudar nas buscas por Inácio.
Na casa de Lucinda, Emília (Françoise Forton), tia da moça, percebe que a sobrinha descarta os remédios de Inácio para impedi-lo de voltar a enxergar e procurar Maria Vitória. Lucinda se finge de amiga e segue seu plano. Um dia,ao ir ao empório de Geraldo, encontra a portuguesa. Quando o ex-patrão de Inácio conta à estrangeira que o rapaz foi dado como morto, Maria Vitória se desespera, e Lucinda a acode . A partir daí, as duas se aproximam. Para confirmar a morte de Inácio, Lucinda entrega as cinzas da própria mãe para que Maria Vitória acredite no ocorrido. A moça, então, decide voltar a Portugal e encontrar a filha Mariana. Seus planos não vão adiante porque uma bomba explode no navio. Ela sai ilesa, mas fica no Brasil. A essa altura, José Augusto sequestra a neta Mariana e passa a criá-la na Quinta da Carrasqueira a contragosto de Delfina. No Brasil, Lucinda casa-se com Inácio e o mantém longe de qualquer contato com pessoas que possam ligá-lo a Maria Vitória.
A explosão do navio coloca Vicente na mira da polícia, já que suas ideias republicanas o levaram a criar um Grêmio Cultural que reúne opositores e críticos ao governo. Mas, na verdade, a culpa da explosão é de Otávio (Marcel Octávio), um radical republicano. A clandestinidade faz com que Vicente e Maria Vitória fiquem cada vez mais próximos. Após se beijarem, ela passa a considerar um relacionamento com o rapaz, apesar de ainda sofrer por Inácio.
Encontro de mãe e filha
Paralelo a isso, os segredos da família de Maria Vitória começam a ser desvendados quando ela descobre, em uma conversa com Celina (Bárbara França), filha de Alzira, que suas mães são irmãs. Alzira é casada com Bernardo (Nelson Freitas), um homem infiel que perdeu os bens em apostas e fez com que a família tivesse de mudar de endereço. De início, Alzira reluta em acolher Maria Vitória, o que desperta desconfiança em Bernardo, que acredita que a esposa quer blindar a moça de saber a verdade sobre sua mãe, por causa do dinheiro. Quando finalmente tia e sobrinha se encontram, a história é revelada: a mãe de Maria Vitória é Celeste Hermínia (Marisa Orth), que mudou de nome quando chegou ao Brasil. O acerto de contas entre as duas é marcado pela revelação de que Mafalda/Celeste Hermínia foi expulsa por José Augusto quando tentou fugir com a filha ao descobrir que o marido não era só amante de Delfina como também pai de Tereza.
'Tempo de Amar’ (2017): Maria Vitória (Vitória Strada) descobre que Celeste Hermínia (Marisa Orth) é sua mãe
Com o tempo, Celeste Hermínia e Maria Vitória estreitam os laços e ficam cada vez mais amigas, ao passo que o relacionamento da jovem com Vicente se intensifica, e os dois noivam. Inácio, em contrapartida, enfrenta turbulências no casamento ao descobrir as armações de Lucinda e decide sair de casa. Músico, o português foi boicotado em shows pela esposa, que o impedia de sair de casa. Ele decide volta para Portugal ao descobrir que Mariana está na Quinta da Carrasqueira com o avô José Augusto. Este, por sua vez, vai para o Brasil reencontrar a filha e acaba contando a ela que Inácio está vivo e casado. Pouco tempo depois, Maria Vitória descobre que a mulher em questão é Lucinda, com quem vai tirar satisfações e rompe a amizade. Os dias se passam, e Maria Vitória, apaixonada, se casa com Vicente. O casal embarca junto com José Augusto para Portugal para reencontrar Mariana.
Em Portugal, Inácio e Maria Vitória finalmente têm um reencontro que alimenta as esperanças do rapaz e desperta ciúmes em Vicente, que é tranquilizado pela esposa. O ex-casal chega a se beijar, mas ela garante que eles continuarão amigos, pois é apaixonada pelo marido. A compreensão é mútua, e Inácio e Vicente fazem um acordo para que não haja nenhum mal-entendido na relação deles com Maria Vitória. Inácio volta ao Brasil e dá início à carreira de artista em dupla com Justino (Jorge de Sá). Pouco tempo depois, Maria Vitória, Vicente e Mariana retornam ao Brasil felizes.
Fernão, que a essa altura havia fugido para o Brasil deixando Tereza na miséria, conhece Lucinda, e os dois se apaixonam. Lucinda decide dar um golpe em sua tia Emília, fazendo seu amante se aproximar dela para tirar-lhe todo o dinheiro. Os dois são desmascarados por Inácio e fogem, terminando a trama em um navio cargueiro rumo a Paris.
Final feliz
Maria Vitória e Vicente sofrem um acidente durante uma tempestade em alto mar enquanto velejavam. O rapaz cai na água, e seu corpo desaparece. Passado um mês e encerradas as buscas, Inácio se oferece para ficar ao lado do antigo amor, que agradece o carinho, mas mantém as esperanças na volta de Vicente. É o que acontece. Pouco tempo depois, Vicente reaparece. Ele tinha sido socorrido por pescadores, levado a uma ilha e passou alguns dias desacordado até recuperar as forças. A volta alegra a todos, e ele termina feliz ao lado de Maria Vitória, que revela estar grávida do marido.
T'empo de Amar' (2017): Vicente (Bruno Ferrari) reencontra Maria Vitória (Vitória Strada) na praia
O disco de Inácio e Justino se torna um sucesso, e eles saem em turnê pela Europa. O português pede a Vicente que conte sua história a Mariana, sua filha. A novela termina com José Augusto escrevendo suas memórias, sentado em seu escritório. Conforme suas lições de vida vão sendo ditas, Maria Vitória, Inácio, Vicente e os amigos brasileiros aparecem felizes indo visitá-lo na Quinta da Carrasqueira.