MARIA VITÓRIA (Vitória Strada) – Jovem inteligente, bonita e sonhadora, foi criada pelo pai José Augusto (Tony Ramos) com autonomia. Acredita ser órfã de mãe sem imaginar que Mafalda (Marisa Orth) foi expulsa de casa por conta do caso de José Augusto com a empregada Delfina (Letícia Sabatella). Mafalda foi para o Brasil, onde se tornou Celeste Hermínia . É prometida a Fernão Moniz (Jayme Matarazzo) desde a infância, mas, prestes a completar 18 anos, se apaixona por Inácio (Bruno Cabrerizo), um camponês que sonha em trabalhar no Brasil. Após engravidar e ser trancada pelo pai em um convento, foge e vai para o Brasil à procura de Inácio para que juntos recuperem a criança. Rio de Janeiro, Inácio é dado como morto e a jovem conhece Vicente (Bruno Ferrari). Os dois firmam uma amizade que se transforma em um grande amor. Após descobrir a verdade sobre Inácio estar vivo, Maria Vitória é sincera sobre seus sentimentos com o camponês e os dois se tornam amigos. No fim da trama, ela anuncia estar grávida de Vicente.
INÁCIO (Bruno Cabrerizo) – Camponês e músico morador de Morros Verdes, é sobrinho de Henriqueta (Nívea Maria) e primo de Angélica (Lívian Aragão). Vê na ida ao Brasil uma chance de mudar de vida e, mesmo apaixonado por Maria Vitória (Vitória Strada), decide embarcar. Descobre pouco tempo depois a gravidez da moça e, nessa época, já está trabalhando no empório de Geraldo (Jackson Antunes). O patrão lhe dá uma passagem de volta a Portugal, mas, durante a volta do trabalho é agredido, tem seus documentos queimados e dinheiro roubado. Reencontra Maria Vitória já em Portugal tempos depois e, apesar amá-la, compreende que o tempo do amor dos dois já passou. Se torna um artista de fama internacional ao fazer dupla com Justino (Jorge de Sá).
VICENTE (Bruno Ferrari) – É um idealista e é o responsável pela criação do Grêmio Cultural Brasileiro. Jovem de fortes convicções políticas, torna-se inimigo de Teodoro (Henri Castelli), um deputado corrupto. Apaixona-se por Maria Vitória (Vitória Strada). Pouco depois do casamento, sofre um acidente e desaparece no mar, retornando um mês depois, para a alegria da esposa. Com o tempo, Maria Vitoria descobre que está grávida.
LUCINDA (Andréia Horta) – Filha de Reinaldo (Cassio Gabus Mendes). É uma jovem obsessiva e traumatizada pelo fim do noivado com Maurício (Gabriel Muglia). Sente-se culpada pela morte da mãe em uma explosão que a deixou marcada na face. Apaixona-se por Inácio (Bruno Cabrerizo), transferindo toda a obsessão para o rapaz. Quando finalmente consegue separá-lo de Maria Vitória (Vitória Strada), casa-se com ele e passa a impedir que o rapaz alcance o sucesso profissional como músico. Desmascarada, é abandonada por Inácio e se apaixona por Fernão (Jayme Matarazzo), com quem orquestra um golpe na própria tia Emília (Françoise Forton). Quando são descobertos pela polícia, o casal foge para Amsterdã em um navio cargueiro.
FERNÃO (Jayme Matarazzo) – Médico recém-formado, acredita que se casará com Maria Vitória (Vitória Strada) por serem prometidos desde a infância. Não aceita ser preterido por Inácio (Bruno Cabrerizo) e, após a ida de Maria Vitória para o Brasil, passa a investir em Tereza (Olivia Torres), com quem se casa. Passado algum tempo, dá um golpe na esposa e se muda para o Brasil, onde conhece Lucinda (Andreia Horta), e os dois iniciam um romance. Juntos, tramam roubar a fortuna de Emília (Françoise Forton), mas são denunciados por Inácio e fogem num navio cargueiro para Amsterdã.
JOSÉ AUGUSTO (Tony Ramos) – Pai de Maria Vitória (Vitória Strada) e dono da Quinta da Carrasqueira, onde produz vinho e azeite. Apesar de ser conhecido pela integridade, esconde um passado de adultério com Delfina (Letícia Sabatella), empregada de sua propriedade com quem tem uma filha, Tereza (Olivia Torres). Ao descobrir a gravidez de Maria Vitória, a envia para um convento, onde sua neta é dada para a adoção assim que nasce. Arrependido, decide procurar a menina e a rouba dos pais adotivos, passando a criá-la. Disposto a mudar suas atitudes, procura a filha e a ex-esposa, Mafalda / Celeste Hermínia (Marisa Orth), a quem expulsara da Quinta da Carrasqueira anos antes, quando seu caso com Delfina foi descoberto. No decorrer da trama faz as pazes com seu passado e termina a novela escrevendo um livro de memórias.
DELFINA (Letícia Sabatella) – Invejosa e amargurada, Delfina é empregada na Quinta da Carrasqueira e amante de José Augusto (Tony Ramos) há muitos anos. É mãe de Tereza (Olivia Torres), filha que teve com o patrão, e luta para que ele a reconheça. Ajudou a criar Maria Vitória (Vitória Strada), mas não aceita que ela seja considerada filha legítima, e Tereza não. Vê em Fernão (Jayme Matarazzo) um bom partido para a filha, até perceber que as intenções do rapaz são puramente financeiras. Após um golpe em José Augusto, torna-se empresária e compra sua própria Quinta, que cai em ruínas pouco depois devido à sua má administração. Termina seus dias num casebre morando com Tereza e lamentando suas atitudes.
CELESTE HERMÍNIA/MAFALDA (Marisa Orth) – Famosa cantora de fado, é amante do Conselheiro Francisco (Werner Schünemann). No passado, foi expulsa da Quinta da Carrasqueira pelo marido José Augusto (Tony Ramos), ao descobrir a verdade sobre o relacionamento com Delfina (Letícia Sabatella). Por isso teve de abandonar a filha Maria Vitória (Vitória Strada). Mudou de nome ao chegar ao Brasil, mas sempre sonhou em reencontrar a menina. É uma mulher moderna, generosa e sensitiva. Após revelar a verdade a Maria Vitória, torna-se sua amiga e confidente.
BERNARDO (Nelson Freitas) – Marido de Alzira (Deborah Evelyn) e pai de Celina (Barbara França), é frequentador da Maison Dorée e tem um caso com Gilberte (Maria Eduarda de Carvalho) no início da trama. Perde os bens da família em razão do vício em jogo, obrigando a esposa e a filha a refazerem suas vidas. Mais tarde, descobre ser pai de Pepito (Maicon Rodrigues) com a empregada . Balbina (Walkiria Ribeiro).
ALZIRA (Deborah Evelyn) – Amiga de Celeste Hermínia/Mafalda (Marisa Orth), não revela às pessoas que as duas são irmãs. Casada com Bernardo (Nelson Freitas) e mãe de Celina (Barbara França). Preconceituosa, é obrigada a conviver com pobres após o marido perder o dinheiro da família nos jogos. Atenta aos negócios, vê nas Geleias Supimpa um modo de ganhar a vida e inicia uma sociedade com Pepito (Maicon Rodrigues), filho de Balbina (Walkiria Ribeiro). Com o tempo consegue se reerguer financeiramente com a ajuda do marido e volta a viver no luxo.
CELINA (Barbara França) – Filha de Bernardo (Nelson Freitas) e Alzira (Deborah Evelyn). Afilhada de Celeste Hermínia (Marisa Orth), que também é sua tia, se aproxima de Maria Vitória (Vitória Strada) e a ajuda a descobrir a verdade sobre sua mãe. No decorrer da trama, apaixona-se pelo estudante Artur (Guilherme Leicam).
PEPITO (Maicon Rodrigues) – Filho de Bernardo (Nelson Freitas) e Balbina (Walkiria Ribeiro), mas só descobre a identidade do pai no decorrer da novela. Torna-se empresário de sucesso através da Sociedade das Geleias Sumpimpa, produzidas por sua mãe. É organizado e por isso tem constantes embates com Alzira (Deborah Evelyn) a quem tenta expulsar da sociedade.
BALBINA (Walkiria Ribeiro) – Foi comprada por Bernardo (Nelson Freitas) para ser ama de leite de Celina (Barbara França). É generosa e cuidadosa com Pepito (Maicon Rodrigues), filho que teve com o patrão. Com a ascensão do rapaz por meio dos negócios com as geleias que produz, ganha uma casa.
CONSELHEIRO FRANCISCO (Werner Shünemann) – Casado com Odete (Karine Teles) e amante de Celeste Hermínia (Marisa Orth). Homem íntegro e muito justo, mas amargurado pela morte do filho Jorge no passado. O menino nasceu morto, o que levou sua esposa a uma depressão profunda. . Após a morte dela, se encanta por Eva (Júlia Almeida), mas termina nos braços de Celeste Hermínia. Criou os sobrinhos Vicente (Bruno Ferrari) e Olímpia (Sabrina Petraglia), a quem tem como filhos.
ODETE (Karine Teles) – Mulher do Conselheiro (Werner Shünemann). Adoeceu ao ver o filho Jorge natimorto e, por conta disso, vive trancada há 18 anos em casa. Não se perdoa pela perda de seu bebê e, em um surto após entrar no local onde a tragédia aconteceu, morre nos braços do marido.
TEODORO (Henri Castelli) – Deputado mau caráter, tenta derrubar seus opositores os acusando de serem contra o governo, em especial o Conselheiro Francisco (Werner Schünemann) e Vicente (Bruno Ferrari). Tenta seduzir Maria Vitória, chegando a sequestrá-la em dado momento da trama. Envolve-se com a cortesã Felícia (Natalia de Godoi) e, depois de ser desmascarado pelo eleitorado ao tentar roubar o cofre do Conselheiro Francisco, foge com ela para não ser preso.
OLÍMPIA (Sabrina Petraglia) – Irmã de Vicente (Bruno Ferrari) e sobrinha do Conselheiro Francisco (Werner Schünemann), estudou na França. Tem um breve relacionamento com Edgar (Marcello Melo Jr.), de quem se torna amiga depois. Consolida-se como uma respeitada escritora feminista.
EDGAR (Marcello Melo Jr.) – Tem pai alemão e mãe afrodescendente e, por isso, é constantemente vítima de preconceito racial. Inicia um relacionamento com Olímpia (Sabrina Petraglia), mas com o tempo se apaixona por Carolina de Sobral (Mayana Moura), com quem se casa.
ISOLINA (Ana Carbat) – Fiel empregada da casa do Conselheiro (Werner Shünemann). Cresceu com Odete (Karine Teles). É uma mulher de fé e está sempre pedindo aos orixás que guiem seus passos.
RAIMUNDO (Gustavo Arthiddoro) – Empregado que trabalha na casa do Conselheiro (Werner Shünemann).
IRMÃ IMACULADA (Bete Mendes) – Superiora do Convento dos Santos Anjos, para onde Maria Vitória (Vitória Strada) é levada assim que seu pai descobre que está grávida. Dura e objetiva. Não faz concessões.
IRMÃ (Malu Valle) – Braço direito de Irmã Imaculada. Amarga e seca.
IRMÃ ASSUNÇÃO/IZABEL (Yasmim Gomlevsky) – Foi para o convento obrigada pela família e lá se torna amiga e confidente de Maria Vitória (Vitória Strada). Vai para a Quinta da Carrasqueira após sair do convento e, ao lado de José Augusto, se torna uma excelente administradora.
PADRE JOÃO (José Augusto Branco) – Pároco de Morros Verdes. Muito ligado a José Augusto (Tony Ramos), o ajuda a enviar Maria Vitória (Vitória Strada) para o convento.
MARTIM (Erik Marmo) – Jovem comerciante de Lisboa. Casado com Josefina (Giselle Prates), adota Mariana, a filha de Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio (Bruno Cabrerizo)
JOSEFINA (Giselle Prates) – Mulher de Martim (Erik Marmo). Adota Mariana, filha de Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio (Bruno Cabrerizo).
FIRMINO (Joelson de Oliveira) – Motorista da Quinta da Carrasqueira. Homem honesto, do bem, ótimo pai de família.
FIGUEIRINHA (Roberto Frota) – Funcionário dos Correios e Telégrafos de Morros Verdes. É enganado por Delfina (Letícia Sabatella), que exige que as cartas endereçadas à Quinta da Carrasqueira sejam entregues a ela.
Família de Reinaldo Macedo
REINALDO (Cassio Gabus Mendes) – Médico respeitado e pai de Lucinda (Andreia Horta). Enfrenta preconceitos para manter seu relacionamento com Eunice (Lucy Alves), uma mulher negra. No fim da novela, é reconhecido mundialmente pela sua contribuição para a Medicina.
EUNICE (Lucy Alves) – É empregada e amiga de Celeste Hermínia (Marisa Orth). Apaixona-se pelo médico Reinaldo (Cassio Gabus Mendes) para o desgosto de Lucinda (Andreia Horta), filha dele, que desaprova a união. Apesar dos percalços, tem um final feliz ao lado do marido.
EMÍLIA (Françoise Forton) – Irmã de Reinaldo (Cassio Gabus Mendes), que adora a sobrinha Lucinda (Andreia Horta). Após a morte do noivo, nunca mais se relacionou com ninguém até encontrar Fernão (Jayme Matarazzo) e se entregar a ele, sem saber que é amante de Lucinda. Ao descobrir a farsa, vai embora para Paris.
TIANA (Eli Ferreira) – Empregada da casa de Reinaldo Macedo (Cassio Gabus Mendes) . Apaixona-se por Justino (Jorge de Sá) e ganha a casa de Emília (Françoise Forton) quando ela decide ir embora para Paris.
GREGÓRIO (Cristiano Garcia) – Motorista de Reinaldo (Cassio Gabus Mendes) e Lucinda (Andreia Horta). Tem caráter duvidoso e ajuda Lucinda em armações. No final, rouba todas as joias da patroa e foge para o Rio Grande do Sul com Leonor (Beatriz Campos), com quem passa a viver no luxo.
LEONOR (Beatriz Campos) – Empregada e cúmplice de Lucinda (Andreia Horta), ajuda a patroa a impedir Inácio (Bruno Cabrerizo) de se apresentar como músico. Lucinda temia que ele fosse descoberto por Maria Vitória (Vitória Strada). Dá um golpe e foge com o motorista Gregório (Cristiano Garcia), com todas as joias de Lucinda.
Maison Dorée
MADAME LUCERNE/CATARINA DO ESPÍRITO SANTO (Regina Duarte) – É uma cafetina francesa, dona da Maison Dorée. Dúbia, aplica golpes ao mesmo tempo em que faz doações para instituições de caridade. Sofre pelo desaparecimento de sua filha. Ao descobrir que a menina está morta, abandona a Maison Dorée e abre a “Casa da Família”, lar de caridade que abriga crianças e idosos.
GILBERTE (Maria Eduarda Carvalho) – Braço direito de Lucerne (Regina Duarte) na Maison Dorée. Garota preferida de Bernardo (Nelson Freitas), toma as rédeas da casa de prazeres quando Madame Lucerne decide ir embora.
Irmãs Pacheco
HELENA (Jessika Alves) – Também conhecida como “Lena”, faz amizade com Maria Vitória (Vitória Strada) no navio a caminho de Portugal para o Brasil. Na viagem, onde está com as duas irmãs mais novas – Natália (Giulia Gayoso) e Felícia (Amanda de Godoi) –, começa a namorar o italiano Giuseppe (Guilherme Prates). Enganada por Madame Lucerne (Regina Duarte), recusa-se a trabalhar como cortesã na Maison Dorée quando chega ao Brasil.
NATÁLIA (Giulia Gayoso) – Irmã de Lena (Jessika Alves) e Felícia (Amanda de Godoi). Namora Tomaso (Ricardo Vianna), que conhece na viagem de navio de Portugal para o Brasil. Vai trabalhar na Maison Dorée ao chegar ao Rio com a irmã Felícia. No fim da trama, Tomaso consegue pagar sua dívida com Madame Lucerne (Regina Duarte).
FELÍCIA (Amanda de Godoi) – Irmã de Lena (Jessika Alves) e Natália (Giulia Gayoso), a mais nova da família Pacheco. Chega ao Rio de Janeiro, vindo de Portugal, e vai trabalhar no cabaré de Madame Lucerne (Regina Duarte). Se eEnvolve-se com o deputado Teodoro (Henri Castelli), um político corrupto, e, quando suas armações são descobertas, foge com ele.
GIUSEPPE (Guilherme Prates) – Italiano que faz amizade com as irmãs Pacheco – Lena (Jessika Alve), Natália (Giulia Gayoso) e Felícia (Amanda de Godoi) e Maria Vitória (Vitória Strada) no navio em direção ao Brasil. Começa um romance com Lena e, enfrenta com ela a fúria de Madame Lucerne (Regina Duarte), que exige a quantia da passagem paga pela vinda da moça ao Brasil.
TOMASO (Ricardo Vianna) – O italiano também está no navio que segue para o Brasil. Começa a namorar Natália (Giulia Gayoso) e consegue pagar sua dívida com Madame Lucerne (Regina Duarte).
Outros Personagens
GERALDO (Jackson Antunes) – Dono do Empório São Mateus da Lapa, emprega Inácio (Bruno Cabrerizo) e o considera como um filho. No decorrer na trama se casa com Nicota (Olivia Araújo).
NICOTA (Olívia Araújo) – Dona da pensão onde Inácio (Bruno Cabrerizo) se hospeda assim que chega ao Rio de Janeiro para trabalhar no Empório São Mateus da Lapa. Engraçada e batalhadora, apaixona-se por Geraldo (Jackson Antunes), com quem se casa.
ARTUR (Guilherme Leicam) – Estudante de Direito e amigo de Vicente (Bruno Ferrari). Tímido, apaixona-se por Celina (Barbara França) e casa-se com ela.
JUSTINO (Jorge de Sá) – Motorista de Emília (François Forton), toca violão e forma uma dupla de sucesso internacional com Inácio (Bruno Cabrerizo). Une-se à Tiana (Eli Ferreira), e eles passam a morar na casa de Emília (Françoise Forton) quando ela se muda para Paris.
OTÁVIO (Marcel Octávio) – Amigo de Artur (Guilherme Leicam), Vicente (Bruno Ferrari) e Tomaso (Ricardo Vianna). Suas ideias políticas vão se radicalizando, torna-se republicano radical. Chega a implantar uma bomba em um navio, atentado no qual Vicente (Bruno Ferrari) passa a ser o principal suspeito de ter tramado. Ele, então, assume a culpa e livra o amigo.
PADRE ORLANDO (Paulo Vespúcio) – Pároco da Matriz de São Vital (Rio de Janeiro), homem simplório.
CAROLINA SOBRAL (Mayana Moura) – Aristocrata do Vale do Paraíba, é uma jovem que Vicente (Bruno Ferrari) conhece na casa de Celeste Hermínia (Marisa Orth) e por quem se apaixona. Talentosa, é alegre e gosta de cantar.