Por Memória Globo

Estevam Avellar/Globo

Cenografia & Arte

Vitória Strada em Tempo de Amar, 2017 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

A gravações tiveram início no roteiro turístico Caminhos de Pedra, na Serra Gaúcha. Os atores Tony Ramos, Vitória Strada, Bruno Cabrerizo, Jayme Matarazzo, Olívia Torres, Nívea Maria, Lívian Aragão, Nívea Maria e Jackson Antunes estiveram nas locações acompanhados de mais de 70 profissionais.

Vitória Strada em 'Tempo de Amar', 2017 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

O convento onde Maria Vitória é presa após engravidar fica localizado na Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói.

'Tempo de Amar' (2017): Maria Vitória (Vitória Strada) chega ao Brasil

'Tempo de Amar' (2017): Maria Vitória (Vitória Strada) chega ao Brasil

As sequências gravadas no Cais do Rio de Janeiro movimentaram mais de 250 figurantes. A produção dividiu o local em duas alas: de um lado foram gravadas as cenas de ida a Portugal, do outro as de vinda para o Brasil. Foram mais de 500 peças de roupas utilizadas nessas cenas.

Figurino e Caracterização

Bruno Cabrerizo, Vitória Strada e Jayme Matarazzo em 'Tempo de Amar', 2017 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

A figurinista Paula Carneiro se baseou em pesquisas sobre o fim dos anos 1920 e início dos anos 1930 para a confecção do vestuário dos personagens. Como Morros Verdes é uma vila fictícia, foi possível ter licença poética para vestir as personagens. O estilo de Maria Vitória, por exemplo, é inspirado em Romeu e Julieta medieval.

Apesar da ousadia na confecção das roupas dos moradores de Morros Verdes, alguns seguem à risca o guarda-roupa português da época, como José Augusto, personagem de Tony Ramos, que usa bota e culote em razão de andar a cavalo.

Sabrina Petráglia em Tempo de Amar, 2017 — Foto: Marília Cabral/Globo

Os personagens do Rio de Janeiro remontam à efervescência política e cultural que caracterizam a época. As mulheres usam vestidos retos na altura dos joelhos, silhueta quadrada, franjas e assessórios de cabelo. Os homens aparecem bem barbeados, como no caso de Teodoro (Henri Castelli), usando calças curtas como Edgar (Marcello Melo Jr). Vicente, mais descolado, usava combinações com texturas e padrões.

Jorge de Sá, Françoise Forton, Cassio Gabus Mendes, Eli Ferreira, Andreia Horta e a diretora Tereza Lampreia em 'Tempo de Amar', 2017 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

As roupas de Olímpia (Sabrina Petráglia) atestam sua passagem por Paris, com decotes modernos e vestidos que fogem à regra do Brasil nos anos 1920.

Curiosidades

‘Tempo de Amar’ foi escrita por Alcides Nogueira com Bia Corrêa do Lago a partir de um argumento do escritor Rubem Fonseca. A história é baseada na trajetória real da avó do contista, que deixou a filha, mãe de Rubem, com os pais em Portugal e veio ao Brasil em busca de seu grande amor.

Tony Ramos, Vitória Strada e Marisa Orth em Tempo de Amar, 2017 — Foto: Marília Cabral/Globo

A novela apresentou ao público Vitória Strada e Bruno Cabrerizo, o casal protagonista, e contou com nomes já conhecidos como Tony Ramos, Regina Duarte, Letícia Sabatella, Marisa Orth, Werner Shünemann, entre outros.

A abertura de ‘Tempo de Amar’ mostrava casais clássicos. Adão e Eva, Zumbi e Dandara, Romeu e Julieta, Lampião e Maria Bonita, Helena e Páris, e Cleópatra e Marco Antônio aparecem ao som de ‘Amar pelos Dois’, do cantor português Salvador Sobral.

'Tempo de Amar' (2017): Ester Delamare (Malu Mader) é hostil com Emília (Françoise Forton), e Carolina (Mayana Moura) ouve

'Tempo de Amar' (2017): Ester Delamare (Malu Mader) é hostil com Emília (Françoise Forton), e Carolina (Mayana Moura) ouve

Malu Mader reviveu a personagem Ester Delamare, baronesa de Sobral, em ‘Tempo de Amar’. A protagonista de ‘Força de Um Desejo’, novela de Gilberto Braga escrita em 1999, é mãe da personagem Carolina de Sobral (Mayana Moura), que se apresenta em um recital no capítulo 104. Na passagem pelo Rio de Janeiro, foi recebida pelo Conselheiro Francisco (Werner Shünemann) e expôs seu problema com Emília (Françoise Forton), a quem acusou de tentar roubar seu marido.

Foi a última novela de Françoise Forton na Globo. A atriz faleceu em decorrência de um câncer em janeiro de 2022.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)