Cenografia & Arte
A gravações tiveram início no roteiro turístico Caminhos de Pedra, na Serra Gaúcha. Os atores Tony Ramos, Vitória Strada, Bruno Cabrerizo, Jayme Matarazzo, Olívia Torres, Nívea Maria, Lívian Aragão, Nívea Maria e Jackson Antunes estiveram nas locações acompanhados de mais de 70 profissionais.
O convento onde Maria Vitória é presa após engravidar fica localizado na Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói.
'Tempo de Amar' (2017): Maria Vitória (Vitória Strada) chega ao Brasil
As sequências gravadas no Cais do Rio de Janeiro movimentaram mais de 250 figurantes. A produção dividiu o local em duas alas: de um lado foram gravadas as cenas de ida a Portugal, do outro as de vinda para o Brasil. Foram mais de 500 peças de roupas utilizadas nessas cenas.
Figurino e Caracterização
A figurinista Paula Carneiro se baseou em pesquisas sobre o fim dos anos 1920 e início dos anos 1930 para a confecção do vestuário dos personagens. Como Morros Verdes é uma vila fictícia, foi possível ter licença poética para vestir as personagens. O estilo de Maria Vitória, por exemplo, é inspirado em Romeu e Julieta medieval.
Apesar da ousadia na confecção das roupas dos moradores de Morros Verdes, alguns seguem à risca o guarda-roupa português da época, como José Augusto, personagem de Tony Ramos, que usa bota e culote em razão de andar a cavalo.
Os personagens do Rio de Janeiro remontam à efervescência política e cultural que caracterizam a época. As mulheres usam vestidos retos na altura dos joelhos, silhueta quadrada, franjas e assessórios de cabelo. Os homens aparecem bem barbeados, como no caso de Teodoro (Henri Castelli), usando calças curtas como Edgar (Marcello Melo Jr). Vicente, mais descolado, usava combinações com texturas e padrões.
As roupas de Olímpia (Sabrina Petráglia) atestam sua passagem por Paris, com decotes modernos e vestidos que fogem à regra do Brasil nos anos 1920.
Curiosidades
‘Tempo de Amar’ foi escrita por Alcides Nogueira com Bia Corrêa do Lago a partir de um argumento do escritor Rubem Fonseca. A história é baseada na trajetória real da avó do contista, que deixou a filha, mãe de Rubem, com os pais em Portugal e veio ao Brasil em busca de seu grande amor.
A novela apresentou ao público Vitória Strada e Bruno Cabrerizo, o casal protagonista, e contou com nomes já conhecidos como Tony Ramos, Regina Duarte, Letícia Sabatella, Marisa Orth, Werner Shünemann, entre outros.
A abertura de ‘Tempo de Amar’ mostrava casais clássicos. Adão e Eva, Zumbi e Dandara, Romeu e Julieta, Lampião e Maria Bonita, Helena e Páris, e Cleópatra e Marco Antônio aparecem ao som de ‘Amar pelos Dois’, do cantor português Salvador Sobral.
'Tempo de Amar' (2017): Ester Delamare (Malu Mader) é hostil com Emília (Françoise Forton), e Carolina (Mayana Moura) ouve
Malu Mader reviveu a personagem Ester Delamare, baronesa de Sobral, em ‘Tempo de Amar’. A protagonista de ‘Força de Um Desejo’, novela de Gilberto Braga escrita em 1999, é mãe da personagem Carolina de Sobral (Mayana Moura), que se apresenta em um recital no capítulo 104. Na passagem pelo Rio de Janeiro, foi recebida pelo Conselheiro Francisco (Werner Shünemann) e expôs seu problema com Emília (Françoise Forton), a quem acusou de tentar roubar seu marido.
Foi a última novela de Françoise Forton na Globo. A atriz faleceu em decorrência de um câncer em janeiro de 2022.