Por Memória Globo

Acervo/Globo.

Manoela (Marília Pêra) é empregada na casa de Donato (Francisco Dantas), funcionário de uma fábrica de cosméticos, e Carolina (Zilka Sallaberry). Após a morte do patrão, Carolina se vê despreparada para lidar com as sérias dificuldades financeiras e demite Manoela, que se dispõe a trabalhar de graça, tornando-se uma mistura de anjo da guarda, conselheira e administradora da casa. Para conseguir pagar a hipoteca do imóvel, ela sugere que Carolina alugue dois dos quartos vagos. Os novos inquilinos são quatro estudantes recém-chegados ao Rio para tentar o vestibular. Durante os estudos, os rapazes conhecem Marcelo, o Belo (Paulo José), que se apaixona por Manoela. O namoro dá a ela a oportunidade de, pela primeira vez, esquecer os problemas alheios e viver a própria vida.

Autoria: Walther Negrão | Supervisão: Daniel Filho | Direção: Reynaldo Boury | Período de exibição: 21/01/1974 – 29/06/1974 | Horário: 19h | Nº de capítulos: 138


TRAMA PRINCIPAL

No Rio de Janeiro, depois de um longo período sob cuidados médicos, sendo submetido a caros tratamentos, Donato (Francisco Dantas), funcionário de uma fábrica de cosméticos, morre de uma doença rara. Sua família – formada pela mulher Carolina (Zilka Sallaberry), as filhas Sílvia (Carmem Monegal) e Regina (Susana Gonçalves) e o pai Nicolau (Manfredo Colassanti) –, vê-se despreparada para lidar com as sérias dificuldades financeiras.

A primeira decisão da viúva Carolina é diminuir as despesas, o que significa despedir a empregada Manoela (Marília Pêra). Dona de uma grande vocação para ajudar o próximo, a moça recusa a demissão e dispõe-se a trabalhar de graça, tornando-se uma mistura de anjo da guarda, conselheira e administradora da casa. Além de lavar, passar, cozinhar, fazer faxina e ajudar a pagar as dívidas costurando para fora, Manoela vive tentando levantar o ânimo dos moradores do casarão. Para conseguir pagar a hipoteca da casa, ela sugere que Carolina alugue dois dos quartos vagos. Os novos inquilinos são quatro estudantes recém-chegados ao Rio para tentar o vestibular: Solano (Carlos Vereza), Chico (Antônio Pedro), Ribamar (Carlos Alberto Riccelli) e Gabriel (Fausto Rocha).

Durante os estudos para o vestibular, os rapazes conhecem Marcelo, o Belo (Paulo José), sujeito simpático e espécie de estudante profissional: aos 40 anos, prestou nove vezes vestibular, para diferentes faculdades, mas sempre acaba mudando de curso. Frequentando a casa onde os rapazes se hospedam, ele se apaixona por Manoela. O envolvimento romântico dos dois dá a ela a oportunidade de, pela primeira vez, esquecer os problemas alheios e viver a própria vida.

Zilka Salaberry e Manfredo Colassanti em 'Supermanoela', 1974. Acervo/Globo. — Foto: Memoria Globo

Jovens Vestibulandos

Paulo José, Carlos Alberto Riccelli, Marília Pêra, Fausto Rocha e Antônio Pedro em 'Supermanoela', 1974 — Foto: Acervo/Globo

Com dificuldades para se habituarem ao ritmo da cidade e ao comportamento dos jovens cariocas, os inquilinos de Carolina (Zilka Sallaberry) – Solano (Carlos Vereza), Chico (Antônio Pedro), Ribamar (Carlos Alberto Riccelli) e Gabriel (Fausto Rocha) – se tornam os melhores amigos uns dos outros. O líder natural dos quatro é Solano, rapaz de personalidade forte e origem humilde, nascido e criado em uma favela em Pernambuco. Desde criança, acostumado a ver a vizinhança padecer de vários tipos de enfermidades, Solano cresceu com o sonho de se tornar médico e fazer algo em benefício dos desamparados. O desajeitado e baixinho Chico vem de uma família de colonos do interior de Minas Gerais. Sem nenhum jeito para o trabalho no campo, foi enviado pelo pai para estudar Direito na cidade grande, mas planeja cursar Agronomia, que considera o melhor caminho para ajudar a família. Ribamar, do Maranhão, é o mais tímido e romântico do grupo. Tem ambições intelectuais e quer se formar em Sociologia, mas, para se sustentar, é obrigado a aceitar trabalhos menos nobres, como traduzir fotonovelas. Gabriel, de Santa Catarina, é o único que veio de uma família com boa situação financeira. Recebe mesada dos pais e veste roupas elegantes, que os outros três vivem pegando emprestadas. Foi para o Rio estudar Arquitetura e sonha um dia voltar e se casar com a namorada, que deixou esperando no Sul.

GALERIA DE PERSONAGENS

Marília Pêra em 'Supermanoela', 1974 — Foto: Acervo/Globo

MANOELA (Marília Pêra) - Empregada na casa de Carolina (Zilka Sallaberry), moça simples e generosa. Apaixona-se por Marcelo, o Belo (Paulo José).

Paulo José em 'Supermanoela', 1974 — Foto: Acervo/Globo

MARCELO (Paulo José) - Conhecido como Marcelo, o Belo. Muito simpático, já prestou nove vezes vestibular, para diferentes faculdades. Apaixona-se por Manoela (Marília Pêra).

Zilka Sallaberry em 'Supermanoela', 1974 — Foto: Acervo/Globo

CAROLINA (Zilka Sallaberry) - Mãe de Sílvia (Carmem Monegal) e Regina (Susana Gonçalves), e filha de Nicolau (Manfredo Colassanti). Patroa de Manoela (Marília Pêra).

Francisco Dantas em 'Supermanoela', 1974 — Foto: Acervo/Globo

DONATO (Francisco Dantas) - Marido de Carolina (Zilka Sallaberry), pai de Regina(Suzana Gonçalves) e Sílvia (Carmem Monegal). Morre noinício da trama, deixando afamília em sérias dificuldades financeiras.

REGINA (Suzana Gonçalves) - Filha de Carolina (Zilka Sallaberry) e Donato (Francisco Dantas), irmã de Sílvia (Carmem Monegal) e neta de Nicolau (Manfredo Colassanti).

Carmem Monegal em 'Supermanoela', 1974 — Foto: Acervo/Globo

SÍLVIA (Carmem Monegal) - Filha de Carolina (Zilka Sallaberry) e Donato (Francisco Dantas), irmã de Regina (Suzana Gonçalves) e neta de Nicolau (Manfredo Colassanti).

Manfredo Colassanti em 'Supermanoela', 1975 — Foto: Acervo/Globo

NICOLAU (Manfredo Colassanti) - Pai de Carolina (Zilka Sallaberry), avô de Regina (Suzana Gonçalves) e Sílvia (Carmem Monegal).

Carlos Vereza em 'Supermanoela', 1974 — Foto: Acervo/Globo

SOLANO (Carlos Vereza) - Pernambucano de personalidade forte e origem humilde. Sonha em tornar-se médico.

Antônio Pedro em 'Supermanoela', 1974 — Foto: Acervo/Globo

CHICO (Antônio Pedro) - Rapaz desajeitado, oriundo deuma família de colonos dointerior de Minas Gerais, éenviado pelo pai para estudar Direito na cidade grande, mas planejacursar Agronomia.

Carlos Alberto Riccelli em 'Supermanoela', 1974 — Foto: Acervo/Globo

RIBAMAR (Carlos Alberto Riccelli) - Maranhense tímido e romântico, tem ambições intelectuais equer se formar em Sociologia.Mas, para se sustentar, faz bicos, com tradução de fotonovelas.

Fausto Rocha em 'Supermanoela', 1974 — Foto: Memoria Globo

GABRIEL (Fausto Rocha) - De uma família de Santa Catarina, com boa situação financeira, recebe mesada dos pais. Estuda Arquitetura e sonha em se casar com a namorada, que deixou no Sul.

Rubens de Falco e Dayse Lúcidi em Supermanoela, 1974. Acervo/Globo. — Foto: Memoria Globo

CURIOSIDADES

A novela de Walther Negrão foi inspirada em sua peça 'O Sobrado'.

Marília Pêra e Paulo José em 'Supermanoela', 1974 — Foto: Acervo/Globo

O riso era frouxo nas cenas em que Marília Pêra contracenava com Paulo José. A atriz conta que eles não conseguiam se levar a sério como par romântico e riam sempre que tinham que dar um beijo em cena.

Ao começar a gravar 'Supermanoela', Marília Pêra entrava na sua quarta novela consecutiva – antes, gravara 'O Cafona' (1971), 'Bandeira 2' (1971) e 'Uma Rosa com Amor' (1972). Depois dos primeiros meses de gravação, teve uma crise de estafa. A atriz conta que até decorar suas falas se tornou um desafio. Ela decidiu, então, espalhar pelo cenário “dálias” (texto que se esconde no cenário para auxiliar o intérprete a encadear suas falas, caso ele se esqueça do texto). Na hora de ler os diálogos, no entanto, achava a situação absurda para uma atriz disciplinada e tinha ataques de riso, o que não raro contagiava o resto do elenco. Com isso, as gravações levavam horas para serem concluídas. No decorrer da novela, os quatro jovens vestibulandos – Solano (Carlos Vereza), Chico (Antônio Pedro), Ribamar (Carlos Alberto Riccelli) e Gabriel (Fausto Rocha) – ganharam o foco narrativo na novela de Walther Negrão, diminuindo assim o número de cenas de Marília Pêra. Após o término da trama, a atriz afastou-se das telenovelas da emissora e só voltou à Globo 13 anos mais tarde, como uma das protagonistas de 'Brega & Chique' (1987), de Cassiano Gabus Mendes.

Marília Pêra em 'Supermanoela', 1974. — Foto: Acervo/Globo.

TRILHA SONORA

NACIONAL

Quando Me Sinto Só
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérprete: Wanderley Cardoso

Marcelo, o Belo
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérprete: Coral Som Livre

Moça do Rosto Bonito
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérprete: Wanderley Cardoso

Toró de Lágrimas
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi/ Zé Do Maranhão
Intérprete: Djalma Dias

Simplesmente
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérpretes: Maria Creusa

Supermanoela
Compositores: Antônio Carlos Pinto/ Jocafi/ Heitor Valente
Intérprete: Betinho

Manoela
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérprete: Rildo Hora

Laura
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérprete: Pery Ribeiro

Dona de Casa
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérpretes: Antônio Carlos & Jocafi

Oi Lá
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérprete: Eustáquio Sena

Pernoite
Compositor e Intérprete: Waltel Branco

Presunçosa
Compositores: Antonio Carlos/ Jocafi
Intérprete: Djavan

INTERNACIONAL

Sylvia
Compositores: S. Moy/ H. Cosby/ S. Wonder
Intérpretes: Stevie Wonder

The Love I Lost
Intérpretes: Allen Brown

Hey Hey
Compositores: Ibach/ O. Toussaint/ P. de Senneville
Intérprete: Pop Concerto

Betcha By Golly, Wow!
Compositores: Thom Bell/ Linda Creed
Intérprete: The Stylistics

Witch Doctor Bump
Compositores: Dave Matthews/ Helen Miller/ Rose Marie McCoy
Intérprete: The Chubukos

You Are Everything
Compositores: L. Creed/ T. Bell
Intérpretes: Diana Ross & Marvin Gaye

Goodbye Yellow Brick Road
Compositores: Elton John/ Bernie Taupin
Intérprete: Elton John

I’m Falling In Love With You
Compositor: Jeanne Davis
Intérpretes: Little Anthony & The Imperials

Hot Rod
Compositor: Kaplan Kaye
Intérpretes: Willy Zango & The Mechanics

Devil or Angel
Compositor: Otto Nilsen
Intérprete: Brian Hiland

Chérie Sha La La
Compositores: C. Gordanne/ I. Wira/ Van Loo
Intérprete: Anarchic System

Parlez-Moi De Lui
Compositores: H. Giraud/ J.P. Lang
Intérprete: Nicole Croisille

Like I Do
Compositor e Intérprete: Pat McManus

Softly
Intérprete: Free Sound Orchestra

FICHA TÉCNICA

Elenco: Ada Chaseliov | Ana Maria Jansen – Secretária | Antônio Pedro – Chico | Apolo Correia | Carlos Alberto Riccelli – Ribamar | Carlos Vereza – Solano | Carmem Monegal – Sílvia | Daisy Lúcidi – Maria Elvira | Diana Morel – Tereza | Eleonora Soledad | Elizangela – Regina | Enéas Ricardo | Fausto Rocha – Gabriel | Francisco Dantas – Donato | Franck Mello | Gina Teixeira | Gracindo Júnior – Mário | Irene Stefânia – Laurita | Izio Fucks | João Signorelli – Fernando | Kátia D’Angelo | Leonel Linhares | Lúcia Alves – Rachel | Luís Paulo | Manfredo Colassanti – Nicolau | Manoel Vieira | Marcus Antônio | Margareth Boury | Marília Pêra – Manoela | Moacyr Bastos – Zelador | Moisés Waismann | Nicole Klein | Odilon Wagner – Renato | Paulo José – Marcelo | Pedro Veras | Rita de Cássia – Kate | Roberto Pirillo – Paulo | Rogério Fróes | Rogério Pitanga – Kico | Rosita Thomaz Lopes | Rubens de Falco – Diógenes | Ruy Fiuza – Manoel | Sérgio Britto – Jorge | Suzana Gonçalves – Regina | Tereza Cristina | Wilma Coelho | Zezé Motta – Doralice | Zilka Sallaberry – Carolina |

Coordenação de produção: Gonçalves da Silva
Assistência: Antonio Chaves
Cenografia: Mário Monteiro
Figurinos: Carlos Gil e Marília Carneiro

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)