Manoela (Marília Pêra) é empregada na casa de Donato (Francisco Dantas), funcionário de uma fábrica de cosméticos, e Carolina (Zilka Sallaberry). Após a morte do patrão, Carolina se vê despreparada para lidar com as sérias dificuldades financeiras e demite Manoela, que se dispõe a trabalhar de graça, tornando-se uma mistura de anjo da guarda, conselheira e administradora da casa. Para conseguir pagar a hipoteca do imóvel, ela sugere que Carolina alugue dois dos quartos vagos. Os novos inquilinos são quatro estudantes recém-chegados ao Rio para tentar o vestibular. Durante os estudos, os rapazes conhecem Marcelo, o Belo (Paulo José), que se apaixona por Manoela. O namoro dá a ela a oportunidade de, pela primeira vez, esquecer os problemas alheios e viver a própria vida.
Autoria: Walther Negrão | Supervisão: Daniel Filho | Direção: Reynaldo Boury | Período de exibição: 21/01/1974 – 29/06/1974 | Horário: 19h | Nº de capítulos: 138
TRAMA PRINCIPAL
No Rio de Janeiro, depois de um longo período sob cuidados médicos, sendo submetido a caros tratamentos, Donato (Francisco Dantas), funcionário de uma fábrica de cosméticos, morre de uma doença rara. Sua família – formada pela mulher Carolina (Zilka Sallaberry), as filhas Sílvia (Carmem Monegal) e Regina (Susana Gonçalves) e o pai Nicolau (Manfredo Colassanti) –, vê-se despreparada para lidar com as sérias dificuldades financeiras.
A primeira decisão da viúva Carolina é diminuir as despesas, o que significa despedir a empregada Manoela (Marília Pêra). Dona de uma grande vocação para ajudar o próximo, a moça recusa a demissão e dispõe-se a trabalhar de graça, tornando-se uma mistura de anjo da guarda, conselheira e administradora da casa. Além de lavar, passar, cozinhar, fazer faxina e ajudar a pagar as dívidas costurando para fora, Manoela vive tentando levantar o ânimo dos moradores do casarão. Para conseguir pagar a hipoteca da casa, ela sugere que Carolina alugue dois dos quartos vagos. Os novos inquilinos são quatro estudantes recém-chegados ao Rio para tentar o vestibular: Solano (Carlos Vereza), Chico (Antônio Pedro), Ribamar (Carlos Alberto Riccelli) e Gabriel (Fausto Rocha).
Durante os estudos para o vestibular, os rapazes conhecem Marcelo, o Belo (Paulo José), sujeito simpático e espécie de estudante profissional: aos 40 anos, prestou nove vezes vestibular, para diferentes faculdades, mas sempre acaba mudando de curso. Frequentando a casa onde os rapazes se hospedam, ele se apaixona por Manoela. O envolvimento romântico dos dois dá a ela a oportunidade de, pela primeira vez, esquecer os problemas alheios e viver a própria vida.
Jovens Vestibulandos
Com dificuldades para se habituarem ao ritmo da cidade e ao comportamento dos jovens cariocas, os inquilinos de Carolina (Zilka Sallaberry) – Solano (Carlos Vereza), Chico (Antônio Pedro), Ribamar (Carlos Alberto Riccelli) e Gabriel (Fausto Rocha) – se tornam os melhores amigos uns dos outros. O líder natural dos quatro é Solano, rapaz de personalidade forte e origem humilde, nascido e criado em uma favela em Pernambuco. Desde criança, acostumado a ver a vizinhança padecer de vários tipos de enfermidades, Solano cresceu com o sonho de se tornar médico e fazer algo em benefício dos desamparados. O desajeitado e baixinho Chico vem de uma família de colonos do interior de Minas Gerais. Sem nenhum jeito para o trabalho no campo, foi enviado pelo pai para estudar Direito na cidade grande, mas planeja cursar Agronomia, que considera o melhor caminho para ajudar a família. Ribamar, do Maranhão, é o mais tímido e romântico do grupo. Tem ambições intelectuais e quer se formar em Sociologia, mas, para se sustentar, é obrigado a aceitar trabalhos menos nobres, como traduzir fotonovelas. Gabriel, de Santa Catarina, é o único que veio de uma família com boa situação financeira. Recebe mesada dos pais e veste roupas elegantes, que os outros três vivem pegando emprestadas. Foi para o Rio estudar Arquitetura e sonha um dia voltar e se casar com a namorada, que deixou esperando no Sul.
GALERIA DE PERSONAGENS
MANOELA (Marília Pêra) - Empregada na casa de Carolina (Zilka Sallaberry), moça simples e generosa. Apaixona-se por Marcelo, o Belo (Paulo José).
MARCELO (Paulo José) - Conhecido como Marcelo, o Belo. Muito simpático, já prestou nove vezes vestibular, para diferentes faculdades. Apaixona-se por Manoela (Marília Pêra).
CAROLINA (Zilka Sallaberry) - Mãe de Sílvia (Carmem Monegal) e Regina (Susana Gonçalves), e filha de Nicolau (Manfredo Colassanti). Patroa de Manoela (Marília Pêra).
DONATO (Francisco Dantas) - Marido de Carolina (Zilka Sallaberry), pai de Regina(Suzana Gonçalves) e Sílvia (Carmem Monegal). Morre noinício da trama, deixando afamília em sérias dificuldades financeiras.
REGINA (Suzana Gonçalves) - Filha de Carolina (Zilka Sallaberry) e Donato (Francisco Dantas), irmã de Sílvia (Carmem Monegal) e neta de Nicolau (Manfredo Colassanti).
SÍLVIA (Carmem Monegal) - Filha de Carolina (Zilka Sallaberry) e Donato (Francisco Dantas), irmã de Regina (Suzana Gonçalves) e neta de Nicolau (Manfredo Colassanti).
NICOLAU (Manfredo Colassanti) - Pai de Carolina (Zilka Sallaberry), avô de Regina (Suzana Gonçalves) e Sílvia (Carmem Monegal).
SOLANO (Carlos Vereza) - Pernambucano de personalidade forte e origem humilde. Sonha em tornar-se médico.
CHICO (Antônio Pedro) - Rapaz desajeitado, oriundo deuma família de colonos dointerior de Minas Gerais, éenviado pelo pai para estudar Direito na cidade grande, mas planejacursar Agronomia.
RIBAMAR (Carlos Alberto Riccelli) - Maranhense tímido e romântico, tem ambições intelectuais equer se formar em Sociologia.Mas, para se sustentar, faz bicos, com tradução de fotonovelas.
GABRIEL (Fausto Rocha) - De uma família de Santa Catarina, com boa situação financeira, recebe mesada dos pais. Estuda Arquitetura e sonha em se casar com a namorada, que deixou no Sul.
CURIOSIDADES
A novela de Walther Negrão foi inspirada em sua peça 'O Sobrado'.
O riso era frouxo nas cenas em que Marília Pêra contracenava com Paulo José. A atriz conta que eles não conseguiam se levar a sério como par romântico e riam sempre que tinham que dar um beijo em cena.
Ao começar a gravar 'Supermanoela', Marília Pêra entrava na sua quarta novela consecutiva – antes, gravara 'O Cafona' (1971), 'Bandeira 2' (1971) e 'Uma Rosa com Amor' (1972). Depois dos primeiros meses de gravação, teve uma crise de estafa. A atriz conta que até decorar suas falas se tornou um desafio. Ela decidiu, então, espalhar pelo cenário “dálias” (texto que se esconde no cenário para auxiliar o intérprete a encadear suas falas, caso ele se esqueça do texto). Na hora de ler os diálogos, no entanto, achava a situação absurda para uma atriz disciplinada e tinha ataques de riso, o que não raro contagiava o resto do elenco. Com isso, as gravações levavam horas para serem concluídas. No decorrer da novela, os quatro jovens vestibulandos – Solano (Carlos Vereza), Chico (Antônio Pedro), Ribamar (Carlos Alberto Riccelli) e Gabriel (Fausto Rocha) – ganharam o foco narrativo na novela de Walther Negrão, diminuindo assim o número de cenas de Marília Pêra. Após o término da trama, a atriz afastou-se das telenovelas da emissora e só voltou à Globo 13 anos mais tarde, como uma das protagonistas de 'Brega & Chique' (1987), de Cassiano Gabus Mendes.
TRILHA SONORA
NACIONAL
Quando Me Sinto Só
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérprete: Wanderley Cardoso
Marcelo, o Belo
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérprete: Coral Som Livre
Moça do Rosto Bonito
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérprete: Wanderley Cardoso
Toró de Lágrimas
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi/ Zé Do Maranhão
Intérprete: Djalma Dias
Simplesmente
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérpretes: Maria Creusa
Supermanoela
Compositores: Antônio Carlos Pinto/ Jocafi/ Heitor Valente
Intérprete: Betinho
Manoela
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérprete: Rildo Hora
Laura
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérprete: Pery Ribeiro
Dona de Casa
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérpretes: Antônio Carlos & Jocafi
Oi Lá
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérprete: Eustáquio Sena
Pernoite
Compositor e Intérprete: Waltel Branco
Presunçosa
Compositores: Antonio Carlos/ Jocafi
Intérprete: Djavan
INTERNACIONAL
Sylvia
Compositores: S. Moy/ H. Cosby/ S. Wonder
Intérpretes: Stevie Wonder
The Love I Lost
Intérpretes: Allen Brown
Hey Hey
Compositores: Ibach/ O. Toussaint/ P. de Senneville
Intérprete: Pop Concerto
Betcha By Golly, Wow!
Compositores: Thom Bell/ Linda Creed
Intérprete: The Stylistics
Witch Doctor Bump
Compositores: Dave Matthews/ Helen Miller/ Rose Marie McCoy
Intérprete: The Chubukos
You Are Everything
Compositores: L. Creed/ T. Bell
Intérpretes: Diana Ross & Marvin Gaye
Goodbye Yellow Brick Road
Compositores: Elton John/ Bernie Taupin
Intérprete: Elton John
I’m Falling In Love With You
Compositor: Jeanne Davis
Intérpretes: Little Anthony & The Imperials
Hot Rod
Compositor: Kaplan Kaye
Intérpretes: Willy Zango & The Mechanics
Devil or Angel
Compositor: Otto Nilsen
Intérprete: Brian Hiland
Chérie Sha La La
Compositores: C. Gordanne/ I. Wira/ Van Loo
Intérprete: Anarchic System
Parlez-Moi De Lui
Compositores: H. Giraud/ J.P. Lang
Intérprete: Nicole Croisille
Like I Do
Compositor e Intérprete: Pat McManus
Softly
Intérprete: Free Sound Orchestra
FICHA TÉCNICA
Elenco: Ada Chaseliov | Ana Maria Jansen – Secretária | Antônio Pedro – Chico | Apolo Correia | Carlos Alberto Riccelli – Ribamar | Carlos Vereza – Solano | Carmem Monegal – Sílvia | Daisy Lúcidi – Maria Elvira | Diana Morel – Tereza | Eleonora Soledad | Elizangela – Regina | Enéas Ricardo | Fausto Rocha – Gabriel | Francisco Dantas – Donato | Franck Mello | Gina Teixeira | Gracindo Júnior – Mário | Irene Stefânia – Laurita | Izio Fucks | João Signorelli – Fernando | Kátia D’Angelo | Leonel Linhares | Lúcia Alves – Rachel | Luís Paulo | Manfredo Colassanti – Nicolau | Manoel Vieira | Marcus Antônio | Margareth Boury | Marília Pêra – Manoela | Moacyr Bastos – Zelador | Moisés Waismann | Nicole Klein | Odilon Wagner – Renato | Paulo José – Marcelo | Pedro Veras | Rita de Cássia – Kate | Roberto Pirillo – Paulo | Rogério Fróes | Rogério Pitanga – Kico | Rosita Thomaz Lopes | Rubens de Falco – Diógenes | Ruy Fiuza – Manoel | Sérgio Britto – Jorge | Suzana Gonçalves – Regina | Tereza Cristina | Wilma Coelho | Zezé Motta – Doralice | Zilka Sallaberry – Carolina |
Coordenação de produção: Gonçalves da Silva
Assistência: Antonio Chaves
Cenografia: Mário Monteiro
Figurinos: Carlos Gil e Marília Carneiro