Por Memória Globo

João Miguel Júnior/Globo

Os migrantes

O passado das duas famílias protagonistas da trama é apresentado no decorrer da novela, com o recurso narrativo do flashback. Os jovens italianos Filomena (Aracy Balabanian) e Luigi (Francisco Cuoco) se apaixonam perdidamente. Porém, é um amor proibido, já que Filomena está prometida para o filho de um mafioso da região. Correndo muito risco na Itália, os dois fogem para o Brasil em busca de viver esse grande amor. Para preservarem ainda mais as verdadeiras identidades, trocam seus nomes para Geppina De Angeli (Aracy Balabanian) e Gaetano De Angeli (Francisco Cuoco).

Aracy Balabanian e Francisco Cuoco em Sol Nascente, 2016 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Para completar essa história de amizade, está o japonês Kazuo Tanaka (Luis Melo), neto de um americano e uma japonesa. Nascido e criado no Japão, carrega suas tradições e a origem nipônica consigo, até porque nunca conheceu o avô americano. Vem para o Brasil ainda bem jovem e, na estação de trem, encontra Geppina e Gaetano pela primeira vez: Tanaka pega o lenço de Geppina que cai no chão e, ao devolver, Gaetano e Tanaka se identificam de pronto, dando início a uma nova, duradoura e forte amizade.

Luis Melo em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Mesmo tendo chegado ao Brasil sem recursos ou relacionamentos, os amigos constroem empreendimentos de sucesso, trazendo os conhecimentos da terra natal de cada um: Japão e Itália. Tanaka ergue a Arraial Pescados, empresa pesqueira do ramo de sardinhas, na cidade fictícia de Arraial do Sol Nascente, no litoral paulista. Os De Angeli colocam de pé a panificadora e armazém Pane Madre, em São Paulo. No Brasil, Geppina e Gaetano têm um filho, Vittorio (Marcello Novaes), e três netos, Mario (Bruno Gagliasso), Milena (Giovanna Lancellotti) e Peppino (João Côrtes).

Tanaka se casa com Rosário (Karolina Albertassi), que tem uma filha, Alice (Giovanna Antonelli), de quatro anos, e os três formam uma família muito unida. Tanaka cria a enteada como sua filha, ainda mais depois da morte de Rosário. A família japonesa aumenta com a chegada de Mieko (Miwa Yanagizawa), irmã mais nova de Tanaka, que fica viúva e vai morar com o irmão, seguindo uma antiga tradição japonesa. Do Japão, ela traz os três filhos: Hiromi, também conhecida como Hirô, (Carolina Nakamura), Yumi (Jacqueline Sato) e Hideo (Paulo Chun). As crianças se adaptam ao país e crescem com Alice, desenvolvendo uma forte relação de primos.

Os filhos e netos das duas famílias crescem ligados pelos laços de amizade, principalmente Alice e Mario. Quando a amiga perde a mãe, aos 12 anos, Mario é seu principal companheiro e quem mais a consola. O bom humor, o jeito descompromissado e o companheirismo do amigo são fundamentais para Alice superar sua perda. Mesmo sendo uns poucos anos mais velha que Mario, os dois amigos crescem juntos como grandes companheiros, e a amizade se fortalece cada vez mais com o passar dos anos.

Primeiros capítulos

A novela começa cinquenta anos depois daquele encontro na estação de trem. Alice conta para o amigo Mario que ficará dois anos estudando no Japão. O rapaz se entristece com a ideia de ficar tanto tempo longe dela. Mas é um sentimento que, à princípio, ele não entende completamente. É tomado por um grande vazio, que apaga sua alegria de viver e o deixa muito confuso. Alice não entende a atitude do amigo e o que está se passando com ele.

Giovanna Antonelli e Bruno Gagliasso em Sol Nascente, 2016 — Foto: Ramón Vasconcelos/Globo

Mas na família De Angeli não é só Mario que está em apuros por causa do amor. Um detetive particular italiano, Damasceno (Emilio Orciollo Netto), aparece com uma foto de Geppina quando jovem, procurando pela senhora que já foi aquela moça. Geppina fica muito nervosa, até passa mal de tanto medo dos mafiosos que agora estão perto de encontrá-la. Aterrorizados com a possibilidade da máfia ainda estar atrás deles, Geppina e Gaetano resolvem fechar a panificadora de São Paulo e se mudar com toda a família para o litoral, perto do grande amigo Tanaka, em Arraial do Sol Nascente. O filho e os netos acham tudo bem estranho, mas aceitam a aventura, pensando ser pela saúde de Geppina.

Amor não correspondido

Mudando-se para a mesma cidade de Alice, Mario compreende que o sentimento de amizade se transformou e que sente, na verdade, uma grande atração pela amiga. Está apaixonado. Antes de ela viajar ao Japão, rouba um beijo, mas não é correspondido da mesma forma. Muito chateado, vai ficando cada vez mais deprimido. A relação dos dois fica extremamente abalada, e Mario começa a fazer besteiras, como um adolescente rebelde e descontrolado. Alice fica muito triste porque o amigo não comparece à sua festa de despedida e não vai vê-la no aeroporto no momento da partida. Na verdade, Mario, muito arrependido, corre para encontrar Alice, mas chega tarde e vê apenas o avião decolar.

Com a partida de Alice para o Japão, Mario perde a cabeça e começa a se comportar como um inconsequente. Chega até a ser preso. Para piorar, quase morre afogado e é salvo por Thiago (Marcello Melo Jr.), um experiente pescador. Chica (Tatiana Tibúrcio), a líder da comunidade caiçara, percebe a angústia que assola Mario e o ajuda a superar suas angústias e aflições. Mario faz uma espécie de retiro na comunidade, e a troca de conhecimento é fundamental para se reerguer.

Armadilhas do coração

No Japão, Alice conhece César (Rafael Cardoso). Os dois já haviam se esbarrado no Consulado japonês, e não foi por acaso, ao contrário do que Alice pensava. César estava se aproximando da jovem como parte de um plano, tramado em parceria com a sua avó, Dona Sinhá (Laura Cardoso): roubar a fortuna de Tanaka e usar a empresa de sardinhas para lavar dinheiro do lucro de cassinos clandestinos. Fragilizada com a distância da família e amigos, Alice se deixa levar pelo romance.

Rafael Cardoso e Giovanna Antonelli em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Alice e César voltam do Japão juntos, engatando um namoro. Mario vai buscar a amiga no aeroporto e vê os dois se beijando. Como já está mais equilibrado e apaziguado com seus sentimentos, consegue disfarçar o ciúme e receber a amiga de braços abertos, mas tem a certeza de que não vai desistir dela. César é apresentado à família de Alice e bajula Tanaka, dando continuidade ao plano. Inclusive, consegue um cargo de confiança na Arraial Pescados. Mario declara seu amor à Alice, mas ela diz estar namorando César.

Giovanna Antonelli e Rafael Cardoso em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

A empresa de Tanaka passa por uma grande dificuldade financeira por falta de peixes no mar da região, e o empresário começa a vender seus bens, como um barco de pesca, e a demitir funcionários. Tanaka esconde a real situação de Alice e conta com a ajuda de Gaetano para tentar resolver o problema.

Enquanto isso, as aventuras de Geppina, que é Filomena, e Gaetano, que é Luigi, fugindo da máfia italiana, chegam ao fim. O casal descobre que passaram 52 anos fugindo de um padre. Na verdade, Damasceno não foi contratado pela máfia e, sim, por Dom Manfredo (Sérgio Mamberti) que, depois da fuga de sua noiva Filomena com Luigi, pôde encontrar sua verdadeira vocação: a Igreja. O que Dom Manfredo mais queria era agradecer ao casal.

Um golpe atrás do outro

César, que não desiste de seu plano, conhece a advogada Carolina (Maria Joana), filha de Ana Clara (Silvia Bandeira), proprietária da pousada Marseille. Eles logo se interessam um pelo outro, e Carol se torna cúmplice de César, achando que o plano do rapaz é apenas usar a Arraial Pescados para lavar dinheiro. Carol, então, aproxima-se de Mario para afastá-lo de Alice. Mario e Carol namoram por um tempo.

Maria Joana e Bruno Gagliasso em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Enquanto isso, César explode uma traineira da Arraial Pescados para derrubar a empresa de Tanaka, mas Alice acaba gravemente ferida, o que não era sua intenção. Mario consegue salvar a amada e Alice é internada em coma. Quando acorda e se dá conta da força de Mario para cuidar dela, acaba vendo o melhor amigo com outros olhos. Alice termina o namoro com César, ainda sem saber que foi ele o autor da explosão. Com o fim do relacionamento, César percebe que está apaixonado por Alice. Sua sede de vingança e vitória só aumenta.

Carol, que já tinha se separado de Mario, engravida de César e eles mentem que o filho é de Mario, que acredita na ex-namorada. O plano de separar Alice e Mario com um golpe não dá certo, porque o rapaz assume a paternidade da criança, mas não reata o namoro com Carol.

Mario tenta mostrar que César é um bandido, mas a família Tanaka não acredita. Confiando no neto, Gaetano procura convencer Tanaka de que César é o culpado pela explosão. Mas os amigos acabam brigando, porque o japonês não acredita que isso seja possível.

Revelação bombástica

Sinhá precisa se ausentar de Arraial do Sol Nascente, e César se surpreende quando João Amaro (Rafael Zulu), afilhado de sua avó e cúmplice, entrega uma carta dela, escrita dois anos antes, em que conta como seu pai realmente morreu. Segunda ela, Vladimir (Tico Cardoso), pai de César, era funcionário de Tanaka e viciado em jogos. Por conta do vício, contraiu uma dívida gigantesca com agiotas. Sem ter como pagar, desviou dinheiro da empresa e acabou sendo demitido. Sem saída, Vladimir teria sido morto pelos agiotas.

Logo depois, sua irmã, Mocinha (Nívea Maria), tia avó de César, vai para Arraial do Sol Nascente auxiliar o rapaz na vingança e revela mais uma parte da história. Segundo ela, Vladimir, pai de César, teria sido acusado injustamente por Tanaka pelo desvio do dinheiro e por isso caiu nos vícios do álcool e da jogatina, pagando as dívidas com a própria vida. César, então, segue na vingança.

Um contra o outro

Mario passa um bom tempo tentando provar que César é o responsável pela explosão que feriu gravemente Alice. Durante sua investigação, vai à Bahia, onde estão escondidos os comparsas de Sinhá e César, e consegue uma confissão de um dos capangas, Wagner (Felipe Mago), de que César é o culpado. Os bandidos, no entanto, conseguem sequestrar Mario. João Amaro , cúmplice de todo o plano, manda os capangas matarem o rapaz, mas ele consegue fugir e pula de um penhasco. Mario vai parar, vivo, desacordado na areia da praia. João Amaro é preso em flagrante pela tentativa de assassinato.

João Amaro, mentindo em delação premiada, acusa Alice de ser a chefe da quadrilha que lava dinheiro da Arraial Pescados. Ela começa a ser investigada. Para piorar a situação da moça, César mata o cúmplice João Amaro, e Sinhá incrimina Alice, colocando a arma do crime em sua casa. Alice é presa.

Carol descobre quem, de fato, é César e se arrepende de ter sido cúmplice do vilão. Junta provas contra ele e ajuda Alice a atestar sua inocência. Finalmente, Mario e Alice conseguem ficar juntos.

A vingança continua

Como parte da vingança de Sinhá e César, Mocinha começa a namorar Tanaka. Quando ela dorme na casa do namorado, rouba os documentos que dão direito à herança bilionária do japonês e os entrega à Sinhá. Aos poucos, no entanto, começa a se apaixonar de verdade pelo empresário, ficando dividida entre o amor e a vingança.

Quando Mocinha vai morar com Tanaka, ele lhe conta que nunca cobrou o dinheiro roubado por um funcionário (que era o pai de César). Mocinha fica surpresa e confusa, afinal sua irmã sempre lhe contou outra história. Aos poucos, Mocinha percebe que Sinhá é uma criminosa, abandona o plano de vingança e se separa do grupo de bandidos.

Sinhá, com seu novo afilhado e comparsa, Cristiano (Malvino Salvador), rapta Tanaka e o obriga a assinar os documentos, transferindo a fortuna para ela. A polícia, no entanto, surpreende os bandidos e começa uma perseguição. Sinhá e Cristiano conseguem fugir de avião, dando uma banana para a polícia. Tanaka é atingido por um tiro, mas se recupera. A dupla de criminosos vai para o México e continua aproveitando a vida e dando golpes.

César é finalmente preso e dá uma entrevista prometendo voltar para Arraial do Sol Nascente. Diz que vai atrás dos seus filhos, um com Carol e outro com Sirlene (Renata Dominguez), uma de suas ex-namoradas.

Alice e Mario se casam, e ela engravida de um menino.

Sete anos depois...

Depois de sete anos na prisão, César cumpre a promessa. Sequestra, por algumas horas, a filha Giuliana (Isabelly Alcantara), criada de forma compartilhada por Mario e Carol. O vilão leva a menina de volta para a família, mas ameaça pedir a paternidade e a guarda da filha. Mario se revolta. Ele sabe que a menina não é sua filha biológica, mas a cria como se fosse.

Descontrolado, César sequestra Alice em um barco. Mario reconhece o carro de César no cais e, com a ajuda da polícia e da guarda costeira, acha a traineira. Quando a alcançam, já está vazia. César havia levado Alice para uma lancha cheia de explosivos. Ele a quer viva ou morta. Quando percebe que César vai explodir o barco, Alice salta da lancha. César morre na explosão. Alice se afoga na queda, mas Mario chega a tempo de resgatá-la.

Bruno Gagliasso e Giovanna Antonelli em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

O casal consegue, finalmente, viver feliz com seus filhos e livre dos bandidos que tentaram acabar com suas vidas e a de Tanaka.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)