Por Memória Globo

Estevam Avellar/Globo

Alice Tanaka (Giovanna Antonelli) – Filha adotiva de Tanaka (Luis Melo), Alice tem uma grande gratidão pelo pai que a criou nos valores e costumes da cultura nipônica. Perdeu a mãe biológica, Rosário (Karolina Albertassi), aos 12 anos. Melhor amiga de Mario (Bruno Gagliasso) desde a infância, os dois são unha e carne, apesar de serem bem diferentes. Alice vai para o Japão por dois anos para uma Especialização em Administração e Finanças, o que deixa o melhor amigo inconsolável. Ele chega a se declarar apaixonado, mas ela não retribui a paixão. No Japão, Alice conhece César (Rafael Cardoso) e inicia um relacionamento. Na volta ao Brasil, Mario aguarda por Alice disposto a conquistá-la. Aos poucos, Alice vai se apaixonando por Mario e termina com César. O bandido, que se aproximou de Alice para dar um golpe no pai dela, se vê apaixonado e inferniza a vida do novo casal para pôr fim ao relacionamento. Mario e Alice vencem as armações de César, se casam e têm um filho.

Giovanna Antonelli em Sol Nascente, 2016 — Foto: Mauricio Fidalgo/Globo

Mario (Bruno Gagliasso) – Filho de Vittorio (Marcello Novaes) e de Loretta (Claudia Ohana), irmão de Milena (Giovanna Lancellotti) e Peppino (João Côrtes). Mario é um tanto imaturo e passional, além de mulherengo. O rapaz não tem uma formação profissional formal, mas é um mecânico excelente e especialista em motos e motores. Também ajuda na padaria da família, mas sem regularidade, por isso a fama de imaturo. É o melhor amigo de Alice (Giovanna Antonelli) e só percebe estar completamente apaixonado por ela quando a jovem lhe diz que passará dois anos fora do Brasil para estudar. Com a distância dela, Mario muda completamente seu comportamento, arranjando confusão e colocando a vida em perigo. Na volta de Alice ao Brasil, já mais equilibrado, Mario tenta conquistá-la, mas enfrenta César (Rafael Cardoso), com quem Alice começa a namorar durante sua viagem. Mario, por um período, acaba se envolvendo com Carol (Maria Joana). Após um grave acidente, Alice decide se entregar à paixão pelo amigo. O casal demora a ter um final feliz, por conta de um plano de vingança de César. Mas tudo termina bem, e o casal engravida. Mario também assume o filho de Carol, mesmo sabendo que a criança é de César.

Bruno Gagliasso em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Família Tanaka

Kazuo Tanaka (Luis Melo) - Pai adotivo de Alice (Giovanna Antonelli). Tanaka é neto de um americano e de uma japonesa, nasceu e foi criado no Japão. Chega ao Brasil muito jovem e conhece Gaetano (Francisco Cuoco) e Geppina (Aracy Balabanian), dando início a uma amizade que dura mais de cinquenta anos. Apesar de se declarar um japonês legítimo, Tanaka é alvo de piadas do amigo Gaetano que o chama de “Japonês de araque”, por conta da mistura de sua origem. Mesmo sem recursos financeiros, se estabelece em Arraial do Sol Nascente e com muito trabalho constrói a Arraial Pescados, grande empresa na área de pesca de sardinhas. Conhece e se apaixona pela caiçara Rosário (Karolina Albertassi), mãe de Alice (Giovanna Antonelli). Os dois se casam, Tanaka assume Alice como filha, e os três formam uma família linda até a morte de Rosário, quando a menina tinha 12 anos. A partir de então, a relação pai e filha, que já era marcada por um profundo amor, se estreita ainda mais. Tanaka é vítima de um plano de vingança, orquestrado por César (Rafael Cardoso) e Sinhá (Laura Cardoso). Quase perde sua empresa e ainda sofre um atentado, mas sobrevive. Termina a novela feliz, ao lado de Mocinha (Nívea Maria), que chega a fazer parte da tentativa de golpe, mas se apaixona por ele e desiste da vingança.

Luis Melo em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Mieko (Miwa Yanagizawa) – Irmã de Tanaka (Luis Melo), Mieko vem para o Brasil com os filhos Hirô (Carolina Nakamura), Yumi (Jacqueline Sato) e Hideo (Paulo Chun) depois de ficar viúva no Japão. Todos vão morar com Tanaka e Alice (Giovanna Antonelli) em Arraial do Sol Nascente. No decorrer da trama, Mieko se apaixona por Damasceno (Emílio Orciolo). Eles vivem um romance e se casam.

Miwa Yanagizawa em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Hirô (Carolina Nakamura) – Hiromi, mais conhecida como Hirô, é a filha mais velha de Mieko (Miwa Yanagizawa). Hirô trabalha como secretária na empresa do tio Tanaka (Luis Melo), é ciumenta e tem um pouco de inveja da prima Alice (Giovanna Antonelli). Despreza as investidas de Ralf (Henri Castelli), apesar de se sentir atraída pelo rapaz. Ela sonha em se casar seguindo as tradições japonesas antigas e quer um marido japonês. A prima de Alice pede ao tio e à mãe que arranjem um casamento, seguindo os costumes da terra natal, e é apresentada a Akira (Fabio Yoshihara), com quem se casa sem amor. Mas, com a convivência, os dois se apaixonam.

Carolina Nakamura em Sol Nascente, 2016 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Yumi (Jacqueline Sato) – Designer e artista plástica promissora, Yumi é a melhor amiga e confidente de Alice (Giovanna Antonelli). A jovem ama o contato com a natureza e é uma talentosa criadora de objetos de bambu. Passa a ser representada pelo marchand Bernardo (Marcio Kieling) e trilha uma carreira profissional de sucesso. Yumi se sente um pouco atraída pelo marchand, mas acaba descobrindo que ele é gay. Conhece Tiago (Marcello Melo Jr.), artesão e caiçara, e os dois se aproximam através da arte que compartilham. Começam a namorar depois que Tiago se separa de Dora (Juliana Alves). Yumi convida Tiago para morar no Japão, e eles se casam antes de partir.

Jacqueline Sato em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Hideo (Paulo Chun) – O filho caçula de Mieko (Miwa Yanagizawa) é expert em games e informática. É melhor amigo de Peppino (João Côrtes), filho de Vittorio (Marcello Novaes), e seu parceiro nas investidas para conquistar as garotas. Nas horas vagas, Hideo é atendente na Hamburgueria.

Paulo Chun em Sol Nascente, 2016 — Foto: Mauricio Fidalgo/Globo

Família De Angeli

Geppina (Aracy Balabanian) – Matriarca da família italiana, Geppina chega ao Brasil junto com seu grande amor, Gaetano (Francisco Cuoco), fugida da Itália depois que abandona o filho de um mafioso para quem está prometida em casamento. No Brasil, troca de nome para se proteger da máfia, deixa de ser Filomena e passa a usar Geppina. O casal guarda esse segredo da família e mantém acesa a chama da paixão entre eles. No Brasil, criam o filho Vittorio (Marcello Novaes) e três netos, Mario (Bruno Gagliasso), Milena (Giovanna Lancellotti) e Peppino (João Côrtes). Cinquenta e dois anos depois de chegarem ao país, Geppina e Galeano são surpreendidos por Dom Manfredo (Sérgio Mamberti), seu antigo noivo da máfia, que revela ser enormemente agradecido ao casal, porque pôde se dedicar à Igreja depois de ser abandonado pela noiva. Geppina é uma exímia doceira e faz muito sucesso entre os clientes. Junto com o marido, abre a panificadora e armazém Pane Madre, em São Paulo.

Aracy Balabanian em Sol Nascente, 2016 — Foto: Mauricio Fidalgo/Globo

Gaetano de Angeli (Francisco Cuoco) – Quando jovem, o italiano Luigi se apaixona por Filomena (Aracy Balabanian) na Itália. Os dois fogem para o Brasil para poderem manter o romance, afinal ela está prometida para um mafioso. No país, eles mudam de nome: ele passa a se chamar Gaetano (Francisco Cuoco), e ela, Geppina. Patriarca dos de Angeli, Gaetano é um padeiro de mão cheia e está à frente da padaria da família, a Pane Madre, junto com o filho Vittorio (Marcello Novaes). Respeitado por todos, tem uma grande amizade com o japonês Tanaka (Luis Melo) há mais de 50 anos. O italiano sempre alerta o amigo japonês em relação à nova paixão dele por Mocinha (Nivea Maria), pois acha que ela está interessada no seu dinheiro. Suspeita que toda a família dela, incluindo César (Rafel Cardoso) e Dona Sinhá (Laura Cardoso) escondem alguma podridão por trás da perfeição que aparentavam ter.

Francisco Cuoco em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Vittorio (Marcello Novaes) – Filho de Gaetano (Francisco Cuoco) e Geppina (Aracy Balabanian), Vittorio cria sozinho os três filhos, Mario (Bruno Gagliasso), Milena (Giovanna Lancellotti) e Peppino (João Côrtes) depois que Loretta (Claudia Ohana), sua mulher, os deixa. Com a mudança para Arraial do Sol Nascente, conhece Lenita (Letícia Spiller), com quem, após algumas hesitações,começa um romance. Vittorio ajuda a namorada a encontrar sua filha perdida.

Marcello Novaes em Sol Nascente, 2016 — Foto: Ramón Vasconcelos/Globo

Milena (Giovanna Lancellotti) – Filha de Vittorio (Marcello Novaes) e Loretta (Claudia Ohana), irmã de Mario (Bruno Gagliasso) e Peppino (João Côrtes). Milena é uma moça tímida. Trabalha no caixa da padaria da família e mantém contato com a mãe pela internet. Quando descobre o envolvimento do pai com Lenita (Letícia Spiller) fica enfurecida, pois se sente traída por Lenita, de quem é amiga. Ao longo da novela, a jovem vai amadurecendo, muda o visual e se envolve com Ralf Tattoo (Henri Castelli), um “bad boy”.Ralf fica muito ciumento quando Milena começa a estudar e ficar mais independente, então, ela termina com ele por não aceitar ser controlada. Reata o namoro com Ralf, depois que ele volta mais maduro de uma viagem aos Estados Unidos.

Giovanna Lancellotti em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Peppino (João Côrtes) – Filho de Vittorio (Marcello Novaes) e Loretta (Claudia Ohana), irmão de Mario (Bruno Gagliasso) e Milena (Giovanna Lancellotti). É o caçula da família italiana, irreverente e tem uma relação de proximidade com o irmão Mario, em quem se inspira. É o melhor amigo de Hideo (Paulo Chun), com quem passa a maior parte do tempo jogando vídeo games. Descobre-se músico. Namora Nanda (Roberta Piragibe) e vira um expert dos deliciosos sanduíches da padaria da família.

João Côrtes em Sol Nascente, 2016 — Foto: Ramón Vasconcelos/Globo

Loretta (Claudia Ohana) – Mãe de Mario (Bruno Gagliasso), Milena (Giovanna Lancellotti) e Peppino (João Côrtes), é ex-mulher de Vittorio (Marcello Novaes). Loretta vai embora de casa quando os filhos ainda são pequenos. Tem um passado misterioso, mantém contato com os filhos pela internet, principalmente, com Milena, já que Mario (Bruno Gagliasso) não perdoou a atitude da mãe de ter deixado a família. Loretta decide voltar a Arraial do Sol Nascente disposta a atrapalhar a vida do casal Vittorio e Lenita (Letícia Spiller). Reaparece rica, glamorosa e quer passar por cima de todo mundo com o seu temperamento egoísta. Aos poucos, descobre-se o mistério por trás do passado de Loretta: ela tinha se envolvido no processo de adoção da filha de Lenita, quando trabalhava como enfermeira na cidade, e acaba desmascarada perante a família De Angeli.

Marcello Novaes e Claudia Ohana em Sol Nascente, 2016 — Foto: Paulo Belote/Globo

Criminosos

César (Rafael Cardoso) – Ganancioso, calculista e manipulador, César é um tipo sem nenhum caráter, que se passa por bom moço. É namorado de Sirlene (Renata Dominguez), mas logo dispensa a moça para colocar em prática o seu plano. Manipulado por sua avó, dona Sinhá (Laura Cardoso), usa Alice (Giovanna Antonelli) para dar um grande golpe financeiro em Tanaka (Luis Melo) e na empresa. Envolvente e sedutor, o rapaz atrai Alice, que se encanta com a segurança que o rapaz passa para ela. Eles começam um romance quando ainda estão no Japão e voltaram juntos para Arraial do Sol Nascente. Formado em economia, e com os conhecimentos que adquiriu no exterior, César e sua avó arquitetam toda a estratégia para conquistar a confiança de Tanaka e se infiltrar na empresa de pescados. Ao chegar no balneário, Cesar também age, e muito, para afastar Mario (Bruno Gagliasso) de Alice. Comete crimes de lavagem de dinheiro, atentados com explosivos, golpes de paternidade e assassinato. Passa alguns anos preso e, ao sair, sequestra Alice. Acaba morrendo ao explodir a lancha onde a mantinha presa. É pai de dois filhos, um com Carol (Maria Joana) e outro com Sirlene.

Rafael Cardoso em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Dona Sinhá (Laura Cardoso) – Avó de César (Rafael Cardoso), Dona Sinhá cria o neto e finge ser uma senhora boazinha. Na verdade, é a grande vilã por trás do rapaz. Ardilosa e calculista, ela não mede esforços para conseguir o que quer. Dinheiro e uísque são suas grandes paixões. Craque na arte de cozinhar doces e quitutes, Dona Sinhá mantém uma fazenda no interior de Minas Gerais, onde organiza o seu quartel-general, que inclui várias mesas de pôquer, roletas e carteado. Com o plano de roubar a fortuna de Tanaka e usar a empresa de sardinhas para lavar dinheiro, orienta o neto a se aproximar de Alice para colocar seus objetivos em prática. Ao perceber que seu neto está apaixonado por Alice, lança mão da mentira de que Tanaka (Luis Melo) é o culpado pela morte de seu filho Vladimir (Tico Cardoso). Assim, Sinhá engana o próprio neto e a irmã, Mocinha (Nívea Maria). Ela pede que Mocinha seduza Tanaka para colocar a mão na herança bilionária. Na verdade, Sinhá sempre esteve de olho no dinheiro e não queria se vingar da morte do filho. Dona Sinhá tem vários afilhados que cumprem suas missões, como João Amaro (Rafael Zulu) e Cristiano (Malvino Salvador). Não é pega pela polícia. Consegue fugir para o México e vive uma vida de madame com dinheiro roubado.

Laura Cardoso em Sol Nascente, 2016 — Foto: Raquel Cunha/Globo

Mocinha (Nivea Maria) – Irmã mais nova de Sinhá (Laura Cardoso), Mocinha é manipulada pela irmã. Chegou em Arraial do Sol Nascente para ajudar no plano que a avó de César tem contra Tanaka (Luis Melo). Mocinha deve fingir interesse romântico em Tanaka para se aproximar e roubar uma caixa de documentos que ele esconde. Porém, a irmã de Sinhá acaba se apaixonando de verdade e desiste da vingança. Quando descobre a verdadeira intenção de Sinhá, Mocinha denuncia todo o esquema criminoso da máfia e consegue ficar em paz para viver ao lado do amado.

Nívea Maria em Sol Nascente, 2016 — Foto: Mauricio Fidalgo/Globo

João Amaro (Rafael Zulu) - É um dos cúmplices de Dona Sinhá (Laura Cardoso), chamado de afilhado. Trabalha como enfermeiro para Tanaka e, aproveitando que circula pela intimidade da casa, pratica diversos crimes: envenena a comida de Tanaka para ele continuar fraco e dependente; rouba documentos importantes; e incrimina Alice. Acaba sendo morto por César, que tem ciúme da relação do capanga com sua avó.

Rafael Zulu em Sol Nascente, 2016 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Rota 94

Lenita (Leticia Spiller) – Proprietária do bar Rota 94, Lenita é uma mulher forte e batalhadora. Perde os pais em um acidente de carro e precisa ir à luta para se virar sozinha. Com o irmão mais novo, Ralf Tattoo (Henri Castelli), e muito trabalho, consegue erguer a Rota 94, onde, além de administrar, também canta com sua banda. Vive um romance com Felipe (Marcelo Faria), que quer um compromisso sério e exclusivo, mas não é o que Lenita deseja. Envolve-se com Vittorio (Marcelo Novaes) e acaba terminando com Felipe. Com ajuda de Vittorio, com quem se casa, encontra a filha que abandonou na maternidade.

Letícia Spiller em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Ralf Tattoo (Henri Castelli) – Irmão mais novo de Lenita (Leticia Spiller), Ralf é muito ciumento e briguento. Seu estúdio de tatuagem, dentro da Rota 94, é referência local. Motociclista experiente, já viajou sobre duas rodas por toda a América Latina. É mulherengo, assim como o grande amigo, Mario (Bruno Gagliasso). Apaixona-se por Hirô (Carolina Nakamura), que não sede às suas investidas. Acaba se encantando por Milena (Giovanna Lancellotti) e vivem uma grande paixão. Mas, muito ciumento, ela termina com ele. Parte para uma viagem de autoconhecimento nos Estados Unidos e, na volta, casa-se com Milena.

Henri Castelli em Sol Nascente, 2016 — Foto: Cesar Alves/Globo

Felipe (Marcelo Faria) – Grande amigo de Ralf (Henri Castelli), Felipe é apaixonado por Lenita (Leticia Spiller), mas ela não quer nada sério com ele. Diante da incompatibilidade do casal, o namoro não vai adiante. Felipe, no entanto, não desiste de viver um romance e se encanta por Sirlene (Renata Domiguez), ex-namorada de César (Rafael Cardoso). Felipe é uma das pessoas que ajuda a desmascarar o vilão da trama.

Marcelo Faria em Sol Nascente, 2016 — Foto: Cesar Alves/Globo

Caiçaras

Chica (Tatiana Tibúrcio) – Líder dos pescadores caiçaras, Chica é muito respeitada pela comunidade e pelos moradores de Arraial. Tem um carinho grande por Alice (Giovanna Antonelli), por ela ser filha de uma ex-líder das caiçaras. Vive um romance duradouro com o pescador Quirino (Val Perré) e, muito sensitiva, tem visões e premonições sobre o caráter de pessoas e fatos que ainda vão acontecer. Em uma de suas visões, ela constata que César (Rafael Cardoso) é o responsável por uma explosão nas traineiras.

Tatiana Tiburcio em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Dora (Juliana Alves) – Irmã mais nova de Chica (Tatiana Tibúrcio), Dora é casada com Tiago (Marcello Melo Jr.). Tem o sonho de ser mãe, engravida, mas acaba perdendo o bebê após ser atropelada. Diante da dor da perda, a caiçara precisa se reinventar. Ela, então, descobre novos rumos, passa a se dedicar à costura e cria vestidos que fazem sucesso entre as mulheres da cidade. Dora percebe que seu casamento virou amizade e não ama mais Tiago. Bem consciente da situação, se separa e ainda incentiva o ex-marido a investir em Yumi (Jacqueline Sato), que já gostava de Tiago, mas não manifestava o sentimento por respeito à Dora. A caiçara se torna uma grande estilista.

Juliana Alves em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Tiago (Marcello Melo Jr.) – É um experiente pescador e um artesão autodidata que se dedica à fabricação de móveis de bambu. É casado com Dora (Juliana Alves), por quem é apaixonado e com quem vive em harmonia. Fica entusiasmado quando a esposa engravida, mas o atropelamento e a perda do bebê abalam a relação. Dora se separa de Tiago e o incentiva a se aproximar de Yumi (Jacqueline Sato). Tiago fica surpreso com a atitude da esposa e acaba dando vazão aos sentimentos pela japonesa, com quem se casa e viaja para o Japão.

Marcello Melo Jr em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Vanda (Cinara Leal) – Irmã de Júlia (Erika Januza) e casada com Nuno (Pablo Morais), mãe do pequeno Cauã (Lucas Sapucahy). Tem ciúmes do marido.

Cinara Leal em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Nuno (Pablo Morais) – Pescador, casado com Vanda (Cinara Leal), os dois são pais de Cauã (Lucas Sapucahy). Antes de se casar com Vanda, Nuno foi namorado de Júlia (Erika Januza), a irmã dela. Bonito e charmoso, o rapaz atrai olhares na cidade, deixando Vanda enfurecida de ciúmes.

Pablo Morais em Sol Nascente, 2016 — Foto: Tata Barreto/Globo

Júlia (Erika Januza) – Irmã mais nova de Vanda (Cinara Leal), Júlia teve um romance no passado com o cunhado, Nuno (Pablo Morais). Quando ele chega a Arraial, vindo do Sul, Júlia fica balançada. No entanto, depois de um tempo, ela conhece Wagner (Felipe Mago), com quem inicia um romance. Júlia se dedica aos estudos e se torna uma advogada na Arraial Pescados, empresa de Tanaka (Luis Melo).

Erika Januza em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Quirino (Val Perré) – Pescador experiente, Quirino é o eterno namorado de Chica (Tatiana Tibúrcio), a líder das Caiçaras. Eles passam longos períodos separados, devido às viagens de pesca. Essa situação muda completamente quando Quirino resolve se estabelecer em Arraial do Sol Nascente para ficar perto da sua amada. Eles, então, se casam.

Val Perré em Sol Nascente, 2016 — Foto: Cesar Alves/Globo

Pousada Marceille

Carol (Maria Joana) – Interesseira e manipuladora, Carol é movida por cobiça. Quando precisa de dinheiro, vai atrás da mãe, Ana Clara (Silvia Bandeira), em Arraial do Sol Nascente. Logo que chega, tenta minar o novo relacionamento da mãe, já que não se conforma com a separação dos pais. Quando conhece César (Rafael Cardoso), torna-se sua aliada para afastar Mario (Bruno Gagliasso) de Alice (Giovanna Antonelli). A jovem rebelde se envolve em confusões, engravida de César e finge que a filha é de Mario. No entanto, a personalidade de inescrupulosa vai mudando quando engravida. Ela se arrepende de ter participado dos planos de César, conta toda a verdade para Mario, se regenera e inicia um relacionamento com Louzada (Marcello Airoldi).

Maria Joana em Sol Nascente, 2016 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Ana Clara (Silvia Bandeira) – Mãe de Carol (Maria Joana) e proprietária da pousada Marseille, Ana Clara é sofisticada e fluente em vários idiomas. Após uma separação traumática, ela conhece Patrick (Jean Pierre Noher) durante um cruzeiro, e a atração entre eles é imediata. Os dois administram a pousada e vivem um casamento maduro e muito apaixonado, até que Carol chega a Arraial para morar com a mãe. Sem enxergar o caráter duvidoso da filha, Ana Clara acaba cedendo aos teatros de vítima que a jovem interpreta para enganá-la.

Silvia Bandeira em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Patrick Lambert (Jean Pierre Noher) – Patrick é capitão pesqueiro da traineira de Tanaka (Luis Melo) na Arraial Pescados. Nascido em Marseille, França, trabalhou durante muitos anos como comandante de transatlânticos. É num desses cruzeiros que conhece a então recém-separada Ana Clara (Silvia Bandeira) e ali mesmo os dois começam um romance tão apaixonado que faz o capitão abandonar o glamour dos cruzeiros e se estabelecer com ela em Arraial do Sol Nascente. Ele logo percebe o caráter duvidoso da enteada, Carol (Maria Joana), e enfrenta resistência e ameaças da jovem, que vive querendo prejudicar o relacionamento da mãe. Muito apaixonado, Patrick se divide entre o mar e a dedicação ao casamento com Ana Clara.

Jean Pierre Noher em Sol Nascente, 2016 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Investigadores

Damasceno (Emilio Orciollo Neto) – Detetive enviado ao Brasil pelo italiano Dom Manfredo (Sérgio Mamberti) para descobrir o paradeiro de Geppina (Aracy Balabanian). Nessa missão, ele conta com a ajuda da beata Elisa (Luma Costa). Ao encontrar a matriarca dos De Angeli, Damasceno finge ser um sobrinho italiano e é acolhido pela família. Ele se apaixona por Mieko (Miwa Yanagizawa), com quem se casa. Passa a fazer parte da polícia local, ajudando inclusive a solucionar os casos.

Emilio Orciollo Neto em Sol Nascente, 2016 — Foto: Raquel Cunha/Globo

Elisa (Luma Costa) – Assistente de Damasceno (Emilio Orciollo Neto) na investigação sobre o paradeiro de Geppina (Aracy Balabanian). Elisa é uma jovem religiosa que conhece a história de todos os Santos. Ao chegar a Arraial, ela consegue um emprego na recepção da pousada Marseille em troca de hospedagem. Não dá chance para as investidas de Damasceno. Elisa passa por uma mudança de comportamento e dá vida a uma mulher mais sedutora e provocante. Para isso, ela conta com a ajuda das amigas Dora (Juliana Alves) e Paula (Anna Lima) que a orientam na forma de se vestir e dão dicas de como Elisa pode chamar atenção dos homens da cidade.

Luma Costa em Sol Nascente, 2016 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

Louzada (Marcello Airoldi) - Delegado que investiga os crimes de Sinhá, César e seus cúmplices. Acaba se envolvendo com Carol, que arrependida de ter ajudado César, se encanta pelo delegado.

Marcello Airoldi em Sol Nascente, 2016 — Foto: Mauricio Fidalgo/Globo

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)