Infeliz no casamento, Rachel (Irene Ravache) decide se separar do marido, o empresário Virgílio (Cécil Thiré). Disposta a dar uma virada em sua vida, ela se muda de Petrópolis para a zona sul do Rio de Janeiro com a filha, Clara (Débora Bloch), passando a morar na casa da mãe, Laura (Beatriz Segall), em Ipanema. Ali ela se apaixona pelo charmoso, mas rude, Heitor (Jardel Filho), dono de uma oficina mecânica. Ele mora com a irmã, Irene (Beatriz Lyra), em um sobrado antigo, um dos principais cenários da novela. O ator Jardel Filho morreu de ataque cardíaco em 19 de fevereiro de 1983, antes do desfecho da trama. Com a sua morte, o destino de Rachel sofre alterações. Ela passa a ser cortejada pelo professor Horácio (Paulo Figueiredo) e por Virgílio, mesmo depois de descobrir que está esperando um filho de Heitor. No último capítulo da novela, Virgílio, feliz, vai à maternidade dando a entender que o casal poderá se reconciliar.
Autoria: Manoel Carlos | Direção: Roberto Talma, Jorge Fernando e Guel Arraes | Direção-geral: Roberto Talma | Período de exibição: 11/10/1982 – 19/03/1983 | Horário: 20h | Nº de capítulos: 137
Abertura da novela Sol de Verão (1982).
EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO
Memória Globo: Tony Ramos relembra Sol de Verão
Trama Principal
Infeliz no casamento, Rachel (Irene Ravache) decide se separar do marido, o empresário Virgílio (Cécil Thiré). Disposta a dar uma virada em sua vida, ela se muda de Petrópolis para a zona sul do Rio de Janeiro com a filha, Clara (Débora Bloch), passando a morar na casa da mãe, Laura (Beatriz Segall), em Ipanema. Ali ela se apaixona pelo charmoso, mas rude, Heitor (Jardel Filho), dono de uma oficina mecânica. Ele mora com a irmã, Irene (Beatriz Lyra), em um sobrado antigo, um dos principais cenários da novela.
Tramas Paralelas
Abel (Tony Ramos), de quem as pessoas sabem muito pouco, é um jovem divertido, sensível e inteligente, que esconde suas tristezas. Aos 8 anos de idade, teve meningite e ficou surdo. A deficiência, no entanto, não o impede de aproveitar ao máximo a vida: ele é amante do futebol, adora tomar chope e paquerar. Aos 18 anos, Abel foi abandonado pelo pai, tornando-se uma pessoa mais reclusa. O rapaz, que desconhece a identidade da mãe, emprega-se na oficina de Heitor (Jardel Filho) e passa a morar com ele no sobrado.
Personagens
Professora de Geografia, Rachel (Irene Ravache) formou-se após se casar e nunca exerceu a profissão. Casou sem amor, e é infeliz com o marido, Virgílio (Raul Cortez). Tem ímpetos de recomeçar sua vida, mas falta-lhe coragem. Mãe de Clara (Débora Bloch).
Bastidores
A morte de Jardel Filho abalou toda a equipe de 'Sol de Verão'. Com o afastamento de Manoel Carlos, autor titular, Lauro César Muniz assumiu a novela nos 17 capítulos finais, sendo auxiliado por Gianfrancesco Guarnieri.
Trilha Sonora
A trilha sonora de 'Sol de Verão' contou com o sucesso 'Você não Soube me Amar', da banda Blitz. No repertório internacional, 'Save a Prayer', da Duran Duran, embalou as histórias dos personagens.
CENAS MARCANTES
'Sol de Verão' (1982): Homenagem a Jardel Filho – morto durante a novela -, escrita pelo autor Manoel Carlos e interpretada pelo ator Gianfrancesco Guarnieri.
'Sol de Verão' (1982): Cena em que Rachel (Irene Ravache) decide se separar do marido, o empresário Virgílio (Cécil Thiré).
'Sol de Verão' (1982): Cena em que Clara (Debora Bloch) e Abel (Tony Ramos) se conhecem.
'Sol de Verão' (1982): Cena em que Heitor (Jardel Filho) tem uma crise de ciúme de Rachel (Irene Ravache).
'Sol de Verão' (1982): Cena em que Clara (Debora Bloch) arma para que Olívia (Carla Camurati) flagre ela e Abel (Tony Ramos) juntos.
'Sol de Verão' (1982): Cena em que Beatriz (Isis de Oliveira) e Olívia (Carla Camurati) conhecem Miguel (Mário Gomes), irmão de Romeu (Miguel Falabella).
'Sol de Verão' (1982): Última cena gravada por Jardel Filho na novela.
'Sol de Verão' (1982): Trecho da primeira cena escrita por Lauro César Muniz, que assumiu a novela após o afastamento de Manoel Carlos: Rachel (Irene Ravache) propõe a todos que o reconstruam o jardim do sobrado de Heitor (Jardel Filho).