A caracterizadora Marisa Amenta e a figurinista Paula Carneiro criaram uma estética realista para a novela. Júlia (Isabelle Drummond) era uma das personagens que tinha o aspecto mais natural. A personagem usava alpargatas e jeans. Par romântico de Júlia, Pedro (Jayme Matarazzo) era o típico garoto carioca e fazia o estilo tênis, jeans e camiseta. Mas com charme, como sobreposição de camiseta de manga curta com manga comprida e camisa xadrez de flanela amarrada na cintura da calça.
Lígia (Debora Bloch) e Miguel (Domingos Montagner) foram um dos poucos personagens que sofreram mudanças em suas caracterizações. Após a perda de Miguel, a jornalista cortou os cabelos na altura dos ombros e passou a usar roupas mais joviais, como vestidos. Depois, já casada com Vicente (Ângelo Antônio), ela deixou o importante cargo como jornalista para se dedicar ao filho e a casa e passou a se produzir menos.
Durante o tempo em que Miguel foi de veleiro para a Antártica, a caracterização dele mudou de acordo com as condições climáticas e as situações diversas que viveu. Marisa fez uma intensa pesquisa para as cenas em que ele sofre um acidente no mar e tem hipotermia. “As queimaduras provocadas pelo frio são muito diferentes das de sol, a pele queima como se fosse com fogo e fica preta e ferida”, descreveu.