Memoria Globo

A caracterizadora Marisa Amenta e a figurinista Paula Carneiro criaram uma estética realista para a novela. Júlia (Isabelle Drummond) era uma das personagens que tinha o aspecto mais natural. A personagem usava alpargatas e jeans. Par romântico de Júlia, Pedro (Jayme Matarazzo) era o típico garoto carioca e fazia o estilo tênis, jeans e camiseta. Mas com charme, como sobreposição de camiseta de manga curta com manga comprida e camisa xadrez de flanela amarrada na cintura da calça.

Lígia (Debora Bloch) e Miguel (Domingos Montagner) foram um dos poucos personagens que sofreram mudanças em suas caracterizações. Após a perda de Miguel, a jornalista cortou os cabelos na altura dos ombros e passou a usar roupas mais joviais, como vestidos. Depois, já casada com Vicente (Ângelo Antônio), ela deixou o importante cargo como jornalista para se dedicar ao filho e a casa e passou a se produzir menos.

Durante o tempo em que Miguel foi de veleiro para a Antártica, a caracterização dele mudou de acordo com as condições climáticas e as situações diversas que viveu. Marisa fez uma intensa pesquisa para as cenas em que ele sofre um acidente no mar e tem hipotermia. “As queimaduras provocadas pelo frio são muito diferentes das de sol, a pele queima como se fosse com fogo e fica preta e ferida”, descreveu.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)