Por Memória Globo

Acervo/Globo

Adaptação de romance homônimo de José de Alencar, a história é ambientada no Rio de Janeiro do século XIX, quando era comum negociar casamentos através do pagamento de dotes, como se fossem transações comerciais. O desejo de vingança de Aurélia Camargo (Norma Blum), preterida pelo grande amor de sua vida, conduz a trama.

Quando não está sacrificando o seu parco salário de jornalista nas festas da alta sociedade que costuma frequentar, o jovem e ambicioso Fernando Seixas (Cláudio Marzo) corteja a bela Aurélia Camargo. Apesar de amá-la, ele termina o relacionamento com a moça e aceita o dote oferecido pelo banqueiro Tavares do Amaral (Felipe Wagner) para que se case com sua filha Adelaide (Fátima Freire).

'Senhora': Aurélia (Norma Blum) descobre que Fernando (Cláudio Marzo) está de casamento marcado

'Senhora': Aurélia (Norma Blum) descobre que Fernando (Cláudio Marzo) está de casamento marcado

Ao completar 18 anos, Aurélia é surpreendida com a herança de um avô fazendeiro, tornando-se uma mulher rica. A fortuna inesperada permite que a jovem tome as rédeas de sua vida. Mas, para a sociedade da época, não era de bom tom que uma mulher gozasse de tamanha independência. Por isso Aurélia passa a contar com uma familiar distante, Dona Firmina Mascarenhas (Zilka Sallaberry), para lhe fazer as vezes de mãe, e com o administrador Sr. Lemos (Alberto Perez), para orientá-la nos negócios.

Zilka Sallaberry e Norma Blum em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

Ainda assim, Aurélia sofre com a rejeição de Fernando, sentindo a necessidade de se vingar daquele que a trocou por outra mulher. Por intermédio de Lemos, ela oferece ao jornalista cem contos de réis para que ele desista da união com a filha do banqueiro e aceite casar-se com uma noiva misteriosa, a quem só conhecerá depois que o pacto matrimonial for selado. A essa altura, Fernando já sabe que o verdadeiro amor de Adelaide é um rapaz chamado Torquato Ribeiro (Osmar Prado) e acha conveniente aceitar a proposta de alguém que não só deseja de fato estar casada com ele, como está disposta a pagar três vezes mais como dote.

'Senhora' (1975): Aurélia (Norma Blum) revela a Fernando (Cláudio Marzo) que o comprou

'Senhora' (1975): Aurélia (Norma Blum) revela a Fernando (Cláudio Marzo) que o comprou

Só então Aurélia revela sua identidade e o informa friamente a respeito do seu papel no casamento de conveniência para o qual fora contratado: ela seria a senhora; ele, o escravo. Aurélia ainda o ama, mas não deixa que seus sentimentos apareçam, submetendo o marido a uma sucessão de ironias e humilhações sociais. A sujeição aos caprichos da esposa faz renascer em Fernando o autorrespeito do qual ele havia abdicado durante sua escalada social.

Cláudio Marzo em 'Senhora'. 1975 — Foto: Acervo/Globo

Depois de um período de convivência infeliz, Fernando surpreende Aurélia ao devolver com juros o dinheiro do dote e reclamar a sua liberdade. Acusada pelo marido de ter se tornado uma mulher vingativa e insensível, Aurélia se dá conta de que havia sido amor, e não vingança, o verdadeiro motivo pelo qual planejara o casamento. Depois de se declarar e implorar o amor de Fernando algumas vezes, Aurélia finalmente o reconquista.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)