Por Memória Globo

Acervo pessoal Norma Blum

Norma Blum em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

AURÉLIA CAMARGO (Norma Blum) – Jovem bonita, de origem humilde e personalidade forte. Após ser preterida pelo seu grande amor, o jornalista Fernando Seixas (Cláudio Marzo), herda, inesperadamente, uma fortuna, tornando-se uma mulher rica e independente, decidida a vingar-se daquele que a abandonou.

Cláudio Marzo em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

FERNANDO SEIXAS (Cláudio Marzo) – Jornalista jovem e ambicioso, conta com o apoio da mãe, Dona Camila (Myriam Pires), e da irmã Mariquinhas (Lucia Alves) para manter as aparências em sua vida social. Abre mão de seu amor por Aurélia Camargo (Norma Blum) em troca do dote oferecido pelo banqueiro Tavares do Amaral (Felipe Wagner) para desposar sua filha Adelaide (Fátima Freire).

FIRMINA (Zilka Sallaberry) – Parente distante de Aurélia Camargo (Norma Blum), passa a fazer companhia à jovem após a morte de seu avô. Não tem forças, no entanto, para influenciar as decisões de Aurélia.

Fátima Freire em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

ADELAIDE AMARAL (Fátima Freire) – Filha do banqueiro Tavares do Amaral (Felipe Wagner), é apaixonada pelo advogado Torquato Ribeiro (Osmar Prado), desprezado por sua família por não ter recursos financeiros. Seu casamento com o jornalista Fernando Seixas (Cláudio Marzo) é arranjado pelo pai, que faz tudo para separá-la de seu verdadeiro amor.

Ida Gomes em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

EMÍLIA CAMARGO (Ida Gomes) – Mãe de Aurélia (Norma Blum).

PEDRO (Roberto Murtinho) – Pai de Aurélia (Norma Blum).

Myriam Pires em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

CAMILA (Myriam Pires) – Mãe de Fernando (Cláudio Marzo), não mede esforços para manter a vida social do filho, mesmo precisando arcar com as inúmeras dívidas da família.

Lúcia Alves em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

MARIQUINHAS (Lúcia Alves) – Irmã de Fernando (Cláudio Marzo). Assim como a mãe, Dona Camila (Myriam Pires), acredita que a família deve se sacrificar pelo rapaz.

Elisa Fernandes em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

NICOTA (Elisa Fernandes) – Filha mais nova de Dona Camila (Myriam Pires), não concorda com os planos da mãe e da irmã, Mariquinhas (Lucia Alves), de sacrificar a economia da família em função de Fernando (Cláudio Marzo).

Felipe Wagner em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

TAVARES DO AMARAL (Felipe Wagner) – Banqueiro, oferece a Fernando Seixas (Cláudio Marzo) um dote para que se case com sua filha Adelaide (Fátima Freire) a fim de afastá-la de Torquato Ribeiro (Osmar Ribeiro).

Cleyde Blota em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

MARIA DO CARMO AMARAL (Cleyde Blota) – Mãe de Adelaide (Fátima Freire), é mais compreensiva em relação à filha apesar de não se opor abertamente ao marido. Muitas vezes é cúmplice dos encontros secretos entre Adelaide e Torquato (Osmar Prado).

Cléa Simões em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

ANASTÁCIA (Cléa Simões) – Escravizada, trabalha na casa de Aurélia Camargo (Norma Blum). Com o tempo, transforma-se numa companhia para Firmina (Zilka Sallaberry).

Chica Xavier em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

ROSA (Chica Xavier) – Escravizada da família Amaral.

Osmar Prado em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

TORQUATO RIBEIRO (Osmar Prado) – Advogado, de origem humilde, é apaixonado por Adelaide (Fátima Freire). Sofre com a oposição da família Amaral, que acredita que ela terá um futuro mais estável ao lado de Fernando Seixas (Cláudio Marzo). Sem recursos, concorda em ajudar Aurélia (Norma Blum) em seus planos de vingança contra o jornalista em troca de dinheiro.

Paulo Ramos em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

EDUARDO ABREU (Paulo Ramos) – Homem solitário, porém romântico. Muito rico, apaixona-se por Aurélia (Norma Blum), que o despreza, acreditando que o rapaz esteja interessado apenas em seu dinheiro.

Ivan Setta em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

AFONSO (Ivan Setta) – Pretendente à mão de Nicota (Elisa Fernandes), enfrenta a oposição da família da jovem, que quer vê-la casada com alguém da corte.

FAGUNDES (Nestor de Montemar) – Pai de Afonso (Ivan Setta), dono do armarinho onde Mariquinhas (Lucia Alves) trabalha para ajudar a família.

LÍSIA SORAES (Maria do Roccio) – Moça da sociedade, amiga de Fernando Seixas (Cláudio Marzo) e admiradora de Aurélia (Norma Blum).

Alberto Perez em 'Senhora', 1975. — Foto: Acervo/Globo

LEMOS (Alberto Perez) – Tutor de Aurélia Camargo (Norma Blum) e administrador de seus bens. Obedece todas as ordens da jovem, jamais se opondo à sua vontade, mesmo quando não concorda com suas atitudes.

SANTA (Talita de Miranda)  – Casada com Lemos (Alberto Perez), critica a passividade do marido diante de Aurélia (Norma Blum).

ALFREDO MOREIRA (Fausto Rocha) – Pretendente de Aurélia (Norma Blum), tenta conquistá-la com versos e agrados, mas seus esforços são em vão.

Darcy de Souza em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

BERNARDINA (Darcy de Souza)  – Mendiga que vive nas ruas da cidade, age como informante de Aurélia (Norma Blum).

MATILDE (Solange Radislovich) – Amiga de Aurélia (Norma Blum).

Roberto Bolant em 'Senhora', 1975 — Foto: Acervo/Globo

EMÍLIO CAMARGO (Roberto Bolant) – Irmão de Aurélia (Norma Blum).

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)