Por Memória Globo

Acervo/Globo

Jayme Barcellos em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

HELENO REIS (Jaime Barcellos) – Casado com Gina (Marilu Bueno) e pai de Lívia (Christiane Torloni), mal tem tempo para a família. É dono de uma agência de publicidade que enfrenta uma ligeira crise financeira.

Marilu Bueno em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

GINA DURAN REIS (Marilu Bueno) – Mulher de Heleno (Jaime Barcellos) e mãe de Lívia (Christiane Torloni), ocupa seu tempo com os sonhos de ser cantora lírica, participando de um ou outro inexpressivo recital, onde só comparecem os familiares e dependentes de seu marido. É irmã das modelos Carla (Bruna Lombardi) e Berta (Ana Helena Berenger).

Christiane Torloni em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

LÍVIA (Christiane Torloni) – Filha de Heleno (Jaime Barcellos) e Gina (Marilu Bueno), é uma jovem neurótica que vive de viagens e noitadas em discotecas.

Ilva Niño em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

COTINHA (Ilva Niño) – Mais velha das quatro irmãs pernambucanas, trabalha como doméstica na casa de Heleno (Jaime Barcellos) e Gina (Marilu Bueno). É uma mulher engraçada e expansiva, apaixonada pelo locutor Pérsio Galvão (José Damasceno), de quem só conhece a voz e os poemas.

PÉRSIO GALVÃO (José Damasceno) – Locutor de um programa de rádio, onde mistura notícias com seus poemas.

Marcelo Picchi em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

DINHO (Marcelo Picchi) – Funcionário público, aplica pequenos golpes para complementar seu parco salário. Aproxima-se de Lívia (Christiane Torloni), passando-se por um universitário, filho de fazendeiros. Mora numa pensão com o amigo Patrício (Tião d’Ávila).

Tião D'Ávila em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

PATRÍCIO (Tião d’Ávila) – Amigo e companheiro de trabalho de Dinho (Marcelo Picchi), está sempre envolvido em confusão por causa do colega, que o obriga até a raspar a cabeça para se passar por calouro na universidade.

Gracinda Freire em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

DIRCE (Gracinda Freire) – Dona da pensão onde moram Dinho (Marcelo Picchi) e Patrício (Tião d’Ávila), ajuda os dois a se aproximarem de Lívia (Christiane Torloni). No passado fora uma mulher muito rica.

Sebastião Vasconcellos e Kleber Macedo em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

NILO (Sebastião Vasconcelos) – Engenheiro, casado com Hilda (Joana Fomm), está desempregado e com dificuldade de conseguir emprego por conta de sua idade. Passa os dias fazendo entrevistas em diferentes empresas. É irmão de Orozimba (Kleber Macedo).

OROZIMBA (Kleber Macedo) – Irmã de Nilo (Sebastião Vasconcelos) e filha de Adamastor (Antônio Vitor), é uma mulher extravagante, herança do seu passado rico. Tem mania de criar gatos, cobre os móveis com panos brancos e mantém um dos quartos da casa trancado com cadeados, proibindo a entrada de qualquer pessoa. É patroa de Dorzinha (Arlete Salles).

ADAMASTOR (Antônio Vitor) – Pai de Orozimba (Kleber Macedo) e Nilo (Sebastião Vasconcelos), vive em uma cadeira de rodas e tem dificuldades para ouvir, ver e falar.

Joana Fomm em Sem Lenço, sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

HILDA (Joana Fomm) – Mulher de Nilo (Sebastião Vasconcelos), assume as despesas domésticas vendendo doces e salgados para fora. Mulher de personalidade forte, torna-se, praticamente, a chefe da casa.

Dary Reis e Isabel Ribeiro em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

OLAVO (Dary Reis) – Casado com Das Graças (Isabel Ribeiro), desempregado, pressiona a filha, Zita (Sônia de Paula), a abandonar seus sonhos de ser aeromoça e procurar um trabalho para ajudar no sustento da casa. A possibilidade de ser despejado o fragiliza ainda mais.

DAS GRAÇAS (Isabel Ribeiro) – Segunda das irmãs pernambucanas, casada com Olavo (Dary Reis), trabalha na casa de Nilo (Sebastião Vasconcelos) e Hilda (Joana Fomm). Ajuda a patroa na preparação de salgados e doces que são vendidos para fora. Apesar de estar ameaçada de despejo, hospeda a irmã Rosário (Ana Maria Braga) quando a jovem chega ao Rio.

Sonia de Paula em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

ZITA (Sônia de Paula) – Filha de Olavo (Dary Reis) e Das Graças (Isabel Ribeiro), não está disposta a abrir mão do sonho de ser aeromoça.

Cléa Simões em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

BERENICE (Cléa Simões) – Vizinha e amiga de Olavo (Dary Reis) e Das Graças (Isabel Ribeiro), apoia os objetivos de Zita (Sônia de Paula). É torcedora fanática do Flamengo.

Arlete Salles em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

DORZINHA (Arlete Salles) – Terceira das irmãs pernambucanas, trabalha na casa de Orozimba (Kleber Macedo) e seu pai, Adamastor (Antônio Vitor). Extremamente ingênua, adora fotonovelas, imaginando-se, com frequência, personagem de uma delas ao lado do namorado Juvenal (Luiz Orioni).

Luis Orioni e Irma Alvarez em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

JUVENAL (Luiz Orioni) – Namorado de Dorzinha (Arlete Salles), diz que está de licença, mas, na verdade, não tem emprego. Seu sonho é dar um golpe que lhe proporcione independência financeira. Mantém um romance escondido com Mabel (Irma Alvarez).

MABEL (Irma Alvarez) – Ex-vedete, seu objetivo é sair da quitinete onde mora. Morre de ciúmes do namorado, Juvenal (Luiz Orioni). Só admite a relação dele com Dorzinha (Arlete Salles) por acreditar que, através da doméstica, os dois poderão mudar de vida.

Lutero Luiz em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

CLÁUDIO (Lutero Luiz) – Golpista sofisticado, aproxima-se de Orozimba (Kleber Macedo) passando-se por corretor de imóveis interessado em sua casa.

Ana Maria Braga em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

ROSÁRIO (Ana Maria Braga) – Caçula das irmãs pernambucanas, por conta de um boato é obrigada a deixar sua cidade natal, Olinda, para tentar a sorte no Rio de Janeiro, onde as irmãs – Cotinha (Ilva Niño), Das Graças (Isabel Ribeiro) e Dorzinha (Arlete Salles) – trabalham como domésticas. Consegue emprego na casa das modelos Carla (Bruna Lombardi) e Berta (Ana Helena Berenger).

Ricardo Blat em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

ZÉ LUIZ (Ricardo Blat) – Namorado de Rosário (Ana Maria Braga) em Olinda, é o responsável pelo boato que a obrigou a deixar a cidade. Tenta de tudo para reatar o namoro, inclusive viajar para o Rio de Janeiro atrás da jovem.

Bruna Lombardi em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

CARLA (Bruna Lombardi) – Modelo e escritora, irmã de Gina (Marilu Bueno) e de Berta (Ana Helena Berenger), com quem divide o apartamento. É uma mulher com ideias feministas. Patroa de Rosário (Ana Maria Braga), ajuda a jovem recém-chegada do nordeste a se refinar, ensinando-lhe boas maneiras.

Ana Helena Berenguer em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

BERTA (Ana Helena Berenger) – Modelo, irmã de Carla (Bruna Lombardi), com quem divide o apartamento, e de Gina (Marilu Bueno), é uma mulher cujo objetivo é o sucesso. E para alcançar o que quer é capaz de todas as concessões. Ignora a presença de Rosário (Ana Maria Braga) em casa e critica Carla por preocupar-se tanto com a empregada. Namora Jacques (Jonas Bloch).

Jonas Bloch em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

JACQUES (Jonas Bloch) – Namorado de Berta (Ana Helena Berenger), trabalha como diretor de redação na agência de publicidade de Heleno Reis (Jaime Barcellos). Sua maior preocupação é ganhar dinheiro.

Ivan Setta em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

BILÉ (Ivan Setta) – Jornalista, autor de teatro, começa a trabalhar na agência de publicidade de Heleno Reis (Jaime Barcellos) devido a problemas financeiros. Estimula sua namorada, Carla (Bruna Lombardi), a investir em seu trabalho como escritora.

Ney Latorraca em Sem Lenço, Sem Documento, 1977 — Foto: Acervo/Globo

MARCO (Ney Latorraca) – Escritor, casado com Yara (Cidinha Milan), espera o primeiro filho. Está envolvido em uma série de problemas e é acusado de desonestidade.

YARA (Cidinha Milan) – Jornalista, casada com Marco (Ney Latorraca).

DR. GOUVEIA (Tony Ferreira) – Advogado de Marco (Ney Latorraca).

CLEONICE (Rosani Maia) – Secretária de Heleno Reis (Jaime Barcellos).

SILVÉRIO (Mário Petraglia) – Primeiro rapaz que Rosário (Ana Maria Braga) conhece no Rio.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)