Personagens fantásticos e novas histórias
Os tipos exóticos fazem de Saramandaia uma cidade única. Ricardo Linhares, fã do realismo fantástico, já havia trabalhado com o tema em produções como 'Fera Ferida', 'Pedra Sobre Pedra' e 'A Indomada'. Na versão de 2013, o autor manteve os principais personagens mágicos da novela original, de 1976, e adicionou à história mais cidadãos com dons especiais.
'Saramandaia - 2ª versão' (2013): Tibério (Tarcísio Meira) e Candinha (Fernanda Montenegro) viram árvore
Os novos saramandenses são: Vitória (Lilia Cabral) literalmente se derrete pelo amado, Zico Rosado (José Mayer); Tibério (Tarcisio Meira), o patriarca dos Vilar, criou raízes que o prendem a uma poltrona; Candinha (Fernanda Montenegro), a matriarca dos Rosado, cria galinhas imaginárias e Stela (Laura Neiva) chora lágrimas que curam e até fazem ressuscitar.
Ricardo Linhares conta, em entrevista, que modificou a trama e substituiu a família Tavares pelos Vilar. Os personagens Tibério e Vitória não existiam na versão original. O romance entre os Rosado e os Vilar também é novidade. Na década de 1970, a personagem Candinha (Maria Veloso) era surda, esclerosada e matriarca dos Tavares. Quase 40 anos depois, o autor mudou a mulher de família e ela passou a ser a mãe de Zico Rosado (José Mayer). Apesar de criar e conversar com galinhas imaginárias Dona Candinha sabia de tudo o que acontecia na família.
A maioria dos personagens que ajudaram a tornar a novela um clássico da teledramaturgia brasileira continuaram na nova versão. Suas esquisitices ganharam vida por meio de efeitos especiais feitos, em grande parte, por computação gráfica. Algumas histórias também foram atualizadas como a do personagem Belisário. Na primeira versão, ele era apenas uma cabeça mumificada. Na releitura, a cabeça sem corpo do pai do professor Aristóbulo ganhou a interpretação do ator Luiz Henrique Nogueira.
Saramandaia - 2ª versão: Belisário
Os personagens fantásticos que foram mantidos são:
Zico Rosado (José Mayer), que põe formigas pelo nariz quando fica nervoso; Dona Redonda (Vera Holtz), que explode de tanto comer; professor Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes), que se transforma em lobisomem nas noites de quinta-feira; Seu Encolheu (Matheus Nachtergaelle), que consegue fazer a previsão do tempo de acordo com a dor que sente nos ossos; Belisário (Luiz Henrique Nogueira), que é pai de Aristóbulo (Grabiel Braga Nunes), foi “despescoçado” em um duelo e sua cabeça vive dentro de uma redoma de vidro; Marcina (Chandelly Braz), que arde de paixão por Gibão e João Gibão (Sérgio Guizé), que tem um par de asas.
'Saramandaia - 2ª versão' (2013): Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes) vira lobisomem
Loquaz, culto e incorruptível, professor Aristóbulo, o orador oficial de Saramandaia, sofre de insônia há mais de 10 anos. Sétimo filho depois de seis irmãs, ele se transforma em lobisomem nas noites de quinta para sexta-feira. Envergonhado, esconde sua condição, mas atrai a curiosidade de Risoleta (Debora Bloch), a dona da pensão. Depois de vê-lo se transformar em lobo, ela se apaixona e o amor entre os dois acaba curando a interminável falta de sono do professor. A mãe dele, Dona Pupu (Aracy Balanian) e o pai Belisário, que tem apenas a cabeça, mas se manifesta por meio de sorrisos e olhares, apoiam o romance.
A personagem Risoleta guarda um segredo. Ela foi casada com José Mário, filho de Zico Rosado (José Mayer), e é mãe de Stela (Laura Neiva). Na época em que ela ficou grávida, Zico não aceitou a união dos dois, porque Risoleta era uma prostituta. Ele manda eliminar a nora, mas o capanga Firmino (Val Perre), erra o alvo e mata Zé Mário por engano.
Anos depois, os fatos do passado são esclarecidos. Risoleta e Aristóbulo se casam na igreja com a benção de Stela.
Os bolebolenses convictos Maria Aparadeira (Ana Beatriz Nogueira) e Seu Cazuza (Marcos Palmeira) são os pais de Marcina (Chandelly Braz). A jovem, que provoca queimaduras com o calor do corpo, é apaixonada por João Gibão, vereador que propôs o plebiscito para trocar o nome da cidade. Seu Cazuza é dono da farmácia da cidade, não concorda com as ideias políticas de Gibão, mas não tem nada contra o saramandense. Já Aparadeira odeia o genro. Chama ele de “aleijão”, por causa da corcunda, e faz de tudo para que Marcina desista do romance.
Aparadeira é parteira, mas trabalha na farmácia do marido porque a maioria das mulheres têm os filhos no hospital da cidade vizinha, Serro Azul. Preconceituosa, fofoqueira, defensora ferrenha dos valores e interesses tradicionais da cidade, Aparadeira tem uma implicância declarada por Gibão. Acha que ele é culpado por tudo o que acontece de ruim em Saramandaia.
'Saramandaia - 2ª versão' (2013): A morte de Cazuza (Marcos Palmeira)
Seu Cazuza é um homem pacato, mas perde a paciência quando o assunto é a troca do nome da cidade. Quando sofre um forte estresse durante uma discussão o coração dele quase sai pela boca! É um Deus nos acuda para segurar o queixo, apertar os lábios e engolir o órgão. No início da novela ele é dado como morto, por um momento, quando não consegue evitar o incidente. No velório, a surpresa. O caixão cai no chão, o coração volta para o lugar e Seu Cazuza ressuscita. Apesar de amar a esposa, ele não aceita o comportamento dela.
'Saramandaia - 2ª versão' (2013): Dona Redonda explode
Com mais de 250 quilos, Bole-Bole treme com os pesados passos de Evangelina, mais conhecida como Dona Redonda (Vera Holtz). Exagerada e escandalosa, Redonda mostra seu lado amoroso quando está acompanhada do marido Seu Encolheu (Matheus Nachtergaele). Os dois trocam carícias e se chamam por apelidos na frente de todos. Franzino, Encolheu tem que ficar na ponta dos pés para beijar sua amada. Eles são pais de Bia (Thaís Melchior), que é saramandista – para desgosto dos dois –, criadora do blog do movimento e namora Pedro Vilar (André Bankoff). Com as amigas Maria Aparadeira (Ana Beatriz Nogueira) e Fifi (Georgeana Góes) forma o trio de fuxiqueiras da cidade. Falam mal da vida alheia e têm João Gibão (Sérgio Guizé) como o principal inimigo. A implicância piora quando Gibão tem visões com Dona Redonda e pede para ela cuidar da saúde e comer menos. Depois disso, Dona Redonda passa a caçoar da corcunda do rapaz.
Seu Encolheu é chefe de gabinete da prefeitura e consultor meteorológico da cidade. Prevê o tempo de acordo com a dor que sente nos ossos. Ataca João Gibão quando o rapaz pede para Dona Redonda emagrecer. Seu Encolheu não admite que ninguém comente a gordura da mulher. Fica desolado quando Dona Redonda explode depois de um acesso de comilança. A tristeza acaba quando Bitela (Vera Holtz), irmã gêmea de Redonda, chega à cidade, os dois se apaixonam e acabam juntos.