Bento (Marco Pigossi), um dos protagonistas da trama, é dono de uma floricultura. Cerca de 600 vasos de flores eram usados, por semana, para decorar a cidade cenográfica, com quase 7,5 mil metros quadros. Foi necessário quase um caminhão de flores por semana. Muitas ficavam no cenário de Bento, que ocupava 400 metros quadrados desse total.
Para o casamento de Tina (Ingrid Guimarães) com Vitinho Barata (Rodrigo Lopez) foram usados 250 vasos de orquídeas, 700 rosas, 200 maços de lisiantos, 250 samambaias, além de muito verde. Mas nada superou a gravação da primeira cena da novela. Foram flores de todos os tipos: açucenas, rosas, orquídeas, sete ervas. A gravação começou ao amanhecer, na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a Ceagesp. Para a cena, foi trazido um caminhão de flores de Holambra, município de São Paulo que se destaca como o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.
A cidade cenográfica de Sangue Bom foi criada após pesquisa minuciosa pelo bairro da Casa Verde, na zona norte de São Paulo. Os cenários foram montados no Projac, em um terreno com desnível, característica do bairro, e dividiu o espaço em áreas comercial e residencial.
Na parte onde ficam o bar Cantaí, de propriedade de Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso), e a cooperativa de Bento, a Acácia Amarela, existem mais sete construções. No total, incluindo as casas dos personagens moradores desse bairro, somam-se 30 espaços cenográficos.
O maior cenário em estúdio é o da personagem Bárbara Ellen (Giulia Gam). Só a sala somava 220 metros quadrados. Incluindo os três quartos, o total chegava a mais de 450 metros quadrados. Tons de dourado e branco foram usados para dar ao local o glamour tão cobiçado pela personagem.
Outro cenário grandioso da novela é o da agência publicitária Class Mídia. A empresa, com pouco mais de 300 metros quadrados, é dividida em diversos ambientes, todos interligados. No cenário, estão a sala do diretor, Natan (Bruno Garcia), a recepção, um cômodo de criação onde cabem 15 pessoas e ainda uma sala de recreação, com mesa de pingue-pongue.
CENOGRAFIA & ARTE
O ar moderno e urbano de São Paulo inspirou a criação dos figurinos de Sangue Bom, bem leves e joviais, atendendo públicos distintos: “mauricinhos”, modelos, grafiteiros, profissionais de publicidade, da mídia e da imprensa, por exemplo.
Para a montagem dos guarda-roupas, a equipe de figurino fez uma imersão no mundo da publicidade, dos programas de moda e no das it girls e blogueiras conhecidas no país. Os pares de sapatos – scarpins, sapatilhas, mocassins e sandálias – que recheavam o closet de Amora (Sophie Charlotte) começaram a ser procurados em todo o Brasil, meses antes de a novela ir ao ar. O amor da personagem por calçados ficou explícito em diversas cenas.
Amora, a it girl da novela, era exemplo de elegância e charme. A personagem vestia-se com roupas em tom preto com branco, nude, cinza e marfim. Às vezes, usava vermelho ou dourado. Amora tinha estilo próprio, sempre preocupada com as tendências da moda, diferente de Malu (Fernanda Vasconcellos). A irmã adotiva de Amora também gostava de manter boa aparência, mas era tradicional na maquiagem e no cabelo.
Maurício (Jayme Matarazzo) se preocupa mais com o visual. Usa o cabelo sempre bem penteado e a barba feita. No outro extremo da vaidade está Fabinho (Humberto Carrão), o bad boy da novela. Cabelo por cortar e barba serrada garantiam o ar revoltado ao rapaz.
Bento (Marco Pigossi) era um trabalhador sem vaidade e com uma beleza natural. O cabelo estava sempre meio despenteado e a barba curtinha. O personagem usava calça jeans e camiseta, roupas mais básicas, características que tornavam seu visual despojado. Os tons do figurino de Bento eram mais neutros, puxando para o azul, verde e cinza escuro.
Giane (Isabelle Drummond), com que Bento dividiu muitas cenas, também não era vaidosa. Era uma moleca, com ar despojado e cabelo curtinho.
Algumas personagens merecem destaque pela graça e a liberdade de brincar na hora de compor as caracterizações. Exemplo disso são Damáris (Marisa Orth) e Bárbara Ellen (Giulia Gam).
VIDEO
Bárbara Ellen (Giulia Gam) é uma atriz falida, mas que não perde nenhuma oportunidade de chamar atenção. Seu visual contava com apliques, perucas, cílios postiços, lenços para o cabelo e maquiagem bem carregada. Damáris (Marisa Orth) também seguiu a linha espalhafatosa.
Produção
A novela acontece em São Paulo, nas redondezas do bairro Casa Verde, conhecido pela relação de proximidade entre os moradores e pela intensa vida boêmia.
A equipe da novela passou 40 dias na cidade de São Paulo e nos municípios de Holambra e Campinas para captar as primeiras imagens da trama. Cerca de 150 pessoas viajaram para a capital paulista. Quatro caminhões levaram 80% do figurino da novela, além de grande parte do material de produção de arte e de caracterização.
Além dos bairros da zona norte, como Casa Verde e Jardim São Bento, a equipe também gravou no Parque do Povo, Parque Ibirapuera, Shopping JK Iguatemi, além de alguns museus e espaços culturais, como o Museu Afro Brasil e o Museu da Língua Portuguesa.
Em um terreno em Campinas, a equipe montou o fictício Kim Park, parque de diversões da novela.
Ao todo foram oito cidades ao redor do mundo. Entre elas, Vale Nevado, no Chile, que serviu como pano de fundo da lua de mel entre Bento e Amora.