O tráfico internacional de pessoas é o principal mote da novela, que traz como heroína a jovem Morena (Nanda Costa), moradora do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, um dos principais núcleos da trama. Ela recebe uma proposta para trabalhar na Turquia e, ao chegar ao país, percebe que foi traficada, passando a lutar para livrar-se da máfia do tráfico e ver presa a chefe da gangue no Brasil, Lívia Marine (Claudia Raia). Ao longo de toda a trama, Morena vive um romance de idas e voltas com Theo (Rodrigo Lombardi), capitão da cavalaria do Exército, devoto de São Jorge, que deseja assumir a relação e criar como seu o filho da jovem, Júnior (Luis Felipe Lima).
Morena conhece Theo durante a ocupação do Complexo do Alemão pelas forças de segurança pública do Estado – trechos de reportagens da ação policial foram intercalados a cenas fictícias, no primeiro capítulo da novela. Theo é um dos militares que ficam no Alemão para assegurar que os traficantes não retomem a comunidade. Os dois se apaixonam, e Theo termina o namoro com a tenente Érica (Flávia Alessandra), veterinária de seu regimento – para desgosto de sua mãe, Áurea (Suzana Faíni), que considera Érica a mulher ideal para o filho. Theo tem um rival, o capitão Élcio (Murilo Rosa), que morre de inveja dele e vive tentando desacreditá-lo diante dos superiores.
Morena e Theo chegam a ficar noivos e fazer planos para o futuro, mas sempre enfrentam obstáculos que, por vezes, levam ao término da relação. Nessas rupturas, Theo volta a se envolver com Érica, que sempre sonhou casar-se com ele. A tenente é uma mulher íntegra e generosa, e sofre por não ser amada pelo capitão da mesma forma que ela o ama.
Num determinado momento, desesperada com o risco de perder a casa no Alemão onde mora com a mãe, Lucimar (Dira Paes), o filho, e a tia, Nilceia (Paula Pereira), Morena aceita a proposta de trabalhar no exterior, com o intuito de juntar dinheiro. Ela é enganada por Wanda (Totia Meireles) e viaja para a Turquia, sem imaginar o que a espera.
Morena chega na Turquia em companhia de Wanda e se depara com um grupo de jovens brasileiras trancafiadas. As moças, todas ludibriadas como ela, são obrigadas a se prostituir em uma boate administrada por Irina (Vera Fischer), cujo segurança é o impiedoso Russo (Adriano Garib). Revoltada, Morena agride Wanda por tê-la enganado, tornando-se uma de suas principais inimigas.
As jovens foram mandadas para a Turquia pela quadrilha de Lívia Marine. A vilã é uma mulher perspicaz, sofisticada e estilosa, que se apresenta como agenciadora de talentos artísticos, com contatos preciosos no mundo da moda e do show business. Ninguém sabe detalhes de sua vida, nem mesmo de onde vem sua fortuna. Diz-se divorciada de um italiano, mas é vaga quando alguém procura conhecê-la mais profundamente. A falta de informação é atribuída a uma imagem discreta e reservada. Mas isso é só fachada.
Ela é a peça-chave de uma quadrilha de tráfico de pessoas: contrata olheiros, como Wanda, e providencia as falsificações necessárias para viabilizar a viagem das vítimas, que seduz com promessas de turnês esplendorosas e ofertas de empregos, muito bem pagos, no exterior. As jovens embarcam acreditando que rapidamente terão dinheiro suficiente para mudar de vida e ajudar a família, mas terminam em boates de prostituição. Jéssica (Carolina Dieckmann), por exemplo, recebe a proposta de um emprego em uma pizzaria em Madri.
'Salve Jorge': Ao descobrir que foi enganada, Morena (Nanda Costa) agride Wanda (Totia Meireles)
Rosângela (Paloma Bernardi) é mandada para Paris com a promessa de se tornar modelo internacional. Waleska (Laryssa Dias) foi contratada para ser prostituta de luxo, mas acaba escravizada. Todas precisam se prostituir para pagar estadia, alimentação e roupas. Quem tenta fugir ou pedir ajuda a clientes, pode desaparecer de um dia para outro, sem nenhuma pista. Com passaportes falsos, comprados pelas aliciadoras, e sem nenhum dinheiro, não há como escapar. Enquanto isso, Lívia Marine posa de benfeitora no Brasil. Além do tráfico de pessoas, que inclui travestis e gays, ela acoberta Wanda no tráfico de bebês roubados.
Morena logo se torna amiga de Jéssica, e arma planos de fuga, que não dão certo. As duas ainda têm de enfrentar Rosângela, que vira cúmplice de seus algozes e passa a colaborar no tráfico de pessoas, sonhando com sua carreira de modelo. A certa altura, Morena e Jéssica são obrigadas a transportar drogas para o Brasil no próprio corpo, engolindo pacotes contendo as substâncias ilegais. Elas conseguem cumprir a missão e passam um tempo no Brasil, sendo acompanhadas de perto por Russo e Wanda, que conseguem o silêncio das duas ameaçando fazer mal a suas famílias. Antes que retornem à Turquia, Jéssica é assassinada por Lívia após descobrir que ela é a chefe da quadrilha de traficantes. Lívia mata Jéssica usando uma seringa com um líquido letal. A vilã costuma carregar uma seringa na bolsa, para usar quando necessário. No decorrer da trama, ela faz mais uma vítima, utilizando o mesmo método: dá fim à vida de Raquel (Ana Beatriz Nogueira), que ameaça revelar seu segredo.
Durante sua estada no Rio de Janeiro, embora vigiada por Russo – que chega a se envolver com sua mãe, para intimidá-la –, Morena reencontra Theo e os dois voltam a ficar juntos, levando o capitão a, mais uma vez, romper com Érica, de quem ficara noivo. Morena está disposta a correr o risco e contar à polícia o que sabe mas, antes que o faça, ela é dopada e levada à força para a Turquia, deixando Theo desolado com seu sumiço. Ele acredita que foi abandonado mais uma vez, já que, com medo de ser rejeitada pelo amado com a revelação de que se prostituía – mesmo por obrigação –, Morena não lhe contou a verdade sobre seu infortúnio.
De volta à boate turca, ao descobrir que está grávida de Theo, Morena pede socorro ao comerciante turco Mustafá (Antonio Calloni), que se sensibiliza com seu infortúnio e negocia sua compra com Russo. No dia em que a transação será efetivada, ocorre um atentado terrorista próximo à boate, e Morena é dada como morta. Ela é abrigada na Capadócia pelos familiares de Demir (Tiago Abravanel) e Zyah (Domingos Montagner), que desconhecem sua história.
Morena tem sua filha na Capadócia e a batiza como Jéssica. Após entrar em contato com a delegada Helô (Giovanna Antonelli), que já vinha seguindo pistas para identificar e prender os integrantes da quadrilha, ela volta ao Brasil disfarçada e, com o apoio da equipe da policial, deixa o bebê com sua mãe e passa a colaborar com as polícias brasileira e internacional. Morena retorna à Turquia, onde finge ter virado prostituta, e simula fazer programas com clientes na rua (na verdade, policiais disfarçados) enquanto colhe informações e grava conversas comprometedoras. De dentro da boate das traficadas, Waleska ajuda na missão.
Enquanto Morena estava escondida na Capadócia, Theo voltou a se acertar com Érica e se casou com ela. No entanto, disposto a desvendar o que teria acontecido com Morena, ele se envolveu com Lívia Marine, certo de que essa mulher escondia muitos segredos. Lívia se apaixona pelo capitão, e fica obcecada por ele. A partir dai, começa a meter os pés pelas mãos. Quando descobre que Érica está grávida de Theo, contrata alguém para fazê-la perder o bebê. A tenente é salva pela delegada Helô, mas acaba perdendo a criança no final da trama, após ser atropelada acidentalmente por Haroldo (Otaviano Costa). Érica e Haroldo ficam juntos no fim da novela. Ainda nos capítulos finais de 'Salve Jorge', Morena e Theo se reconciliam na Turquia, e ela conta toda a verdade para o capitão, inclusive que ele é o pai de Jéssica. A filha dos dois é sequestrada a mando de Lívia e enviada à Turquia para ser vendida, mas Theo consegue resgatá-la. Com a ajuda de Morena, a quadrilha é identificada, todos os traficantes presos e as vítimas, libertadas. Lívia chega algemada no aeroporto do Rio, após vários embates com Morena e a delegada Helô ao longo da trama. Theo e Morena voltam ao Alemão com Jéssica, e são recebidos com festa.